Jump to content
Forum Cinema em Cena

Laranja Mecânica


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • 7 months later...
  • Replies 150
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • 8 months later...
  • Members

Eu acho que Kubrick é incomparável. Tem uns extras no dvd do "O Iluminado" que tem algumas pessoas falando/comentando sobre o Kubrick. E tem uma coisa que o Spielberg(ele mesmo) fala que não deixa de ser a mais pura verdade. "Por mais que você tenha visto algum filme do Kubrick umas 15 vezes, quando você pensar em algo para ver e pensar em algum do Kubrick, as cenas virão na sua cabeça e você se lembrará,e com isso verá novamente." Ele tem essa essência. E també outra coisa que ele falou é sobre o posicionamento de câmera. "Se é a primeira vez que você olha um filme do Kubrick, a cãmera é colocada de uma maneira que você nao saberá de onde vem o "perigo", EU NUNCA VI UM DIRETOR NADA IGUAL." E com Laranja Mecânica não é diferente, um filme surpreendente e que nos deixa cada dia mais fascinados por tamanha qualidade de que como foi feita a obra.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
  • Members

Nunca mais ousarei emprestá-lo na locadora. Embora a única vez fora por causa da obrigação de fazer um trabalho de psicologia, contudo nunca mais. É um filme que retrata a escola behaviorista, aquela que trata os homens como se fossem animais. E acreditam que a solução dos problemas de todas as pessoas é o adestramento. É um típico filme sustentador de uma ideologia e verdadeiramente a retrata fielmente. Porém acredito no humanismo e para mim, o filme é horroso uhauhauhahua.  Mas muito bem produzido e com um enredo perspicaz. Não recomendo. rsrsrs  Mia Thermopolis2009-12-23 04:13:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com você... há muito em questão...há muitos pontos de vista. Eu é que não vou argumentar com meu professor agora sobre o que ele acha disso..uhauhahuauha Só sei que realmente, embora bem feito, não o recomende a ngm, pois há mts pessoas q apenas se atentarão à violência do filme. Como o meu professor diz, os personagens são psicóticos, daí se assustarão e não retirarão a essência.  ;)

See U
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Deixa eu explicar melhor o erro de julgamento que acho que o seu professor cometeu:

 

Vamos supor que você seja uma serial killer psicopata que já tenha feito inúmeras vítimas. E que cabe a mim a decisão de te matar ou não.

 

Ora, é óbvio que te matar seria, em termos práticos, uma solução tecnicamente eficaz. Afinal, você morta não poderia mais fazer nenhuma vítima não é mesmo?

 

Mas será que, apesar de indubitavelmente eficaz, te matar seria uma decisão correta, eticamente falando ???

 

Então, é mais ou menos esse o questionamento que o filme promove. Mostrar o adestramento de Alex como algo eficaz em termos práticos não quer dizer que o filme aprove essa prática.

 

Na realidade o filme apenas tem a necessidade temática/narrativa de apresentar o adestramento "funcionando". Se o método Ludovico não fizesse efeito em Alex o filme jamais teria a oportunidade de abordar a questão de "ser certo ou errado impor à força valores/condutas ao indivíduo" e assim a coisa toda perderia o propósito. Não é por defender a tese do adestramento que o filme o retrata dessa maneira, mas sim por levantar o debate.

 

Além disso, o filme não hesita em retratar seu próprio universo como ficção através

de seus bizarros figurinos e visuais dos personagens. Desta forma o

universo do filme se distancia o bastante da realidade para poder

retratar uma "teoria" como sendo "verdadeira" sem com isso querer dizer

que tal teoria realmente seria verdadeira no mundo real.

 

Afora que, como você mesma apontou, no fim das contas o adestramento não se revela "eficaz", já que no fim do filme Alex "se curou da cura".

 

 

 

FelDias2009-12-24 06:24:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members

FelDias, eu o compreendo perfeitamente. Inclusive na minha reflexão/crítica ao filme deixei clara minha posição sobre ele e foi bem corrigida pelo professor que ao mesmo tempo me disse que a teoria behaviorista era tão bem exposta que ao fim tornava-se não tão clara a crítica, embora fosse, já que para muitos pareceria que Alex não morrera por causa da falsa cura, compreende? Mas ele morreu. E que para muitos o adestramento pareceria contundente. Realmente me confundiu um pouco, mas eu acertei na minha cr´tica ^^ huauhahuhua E acredito que ele poderia estar tentando me fazer refletir mais no momento em que conversava comigo, e eu posso ter entendido algo errado também Perucatorta, coitadinho dele ^^ Eele é maravilhoso, tem muita firmeza em tudo o que diz e passou 10 anos estudando psico, 5 dó Freud rsrsrs. Deve ser d eendoidecer ^^ Acredito que tentava tirar o máximo de mim, pois viu que realmente curti o trabalho. rs

tigo, realmente. Mas tenho cuidado em recomendá-lo pois tenho amigos que verdadeiramente me falaram coisas desonrosas dele, como se o filme fosse de ficção e/ou a favor da violência e banditismo. rsrs ^^

 

Foi o que eu escrevi dele:

 

           Laranja mecânica concerne em uma forma de trato domesticável, animalesca que sofre um jovem chamado Alex, personagem principal do filme. E parece realmente ser uma crítica ao behaviorismo, já que esta escola atribui aos processos psicológicos internos, à mente quase nenhum valor em comparação ao cognitivismo, às ações de uma pessoa. Isso significa que para eles é possível “adestrar” um ser humano utilizando-se técnicas de observação. Ou seja, só o que veem é o que vale.

         O filme se inicia com cenas de imprudência e violência explícitas. Numa das primeiras cenas, os quatro jovens protagonistas divertem-se ''brincando'' de donos da rua, dirigindo na contramão, pondo em risco de vida todos os motoristas que porventura nada têm a ver com as loucuras deles. Já em outras cenas, houve vandalismo, espancamentos, latrocínios, estupros e demais tipos de violências. Todas realizadas com exímio prazer e sem ressentimentos. Para os quatro, esses atos imorais significavam um momento “bom”. Outrora o narrador-personagem afirmava: “era muito legal, bom para rir e liberar a velha ultra violência”.

        Enquanto assistia, anotava o que me vinha à cabeça e não faltaram adjetivos e frases: psicopatas, imorais, anormais, insensíveis, desumanos, fazem da mulher máquinas de prazer, inconsequentes, inescrupulosos etc. Como pode um ser humano ser capaz de transmitir a sensação de paz ao dizer que fazer mal ao outro é um “trabalho duro, que está cansado por ter um dia duro” e voltar para casa tranquilo como se fosse um dia normal e lindo? É simplesmente inacreditável, contudo, infelizmente ocorrem todos dias situações iguais em nossas cidades.

         Observa-se também um mar de mentiras rodeando a estrutura familiar. A relação pai-filho é inexistente, desgastada. O pai não conversa com o filho, o filho foge das tentativas de conversas da mãe. E dessa maneira, a sociedade que não tem nada a ver com os problemas de outrem, toma o órfão para si e o corrompe a maneira que ela deseja. É assim que vão surgindo os distúrbios na adolescência. Filho livre, mundo de braços abertos. E então, de acordo com o ambiente que transforma, com os amigos que influenciam, com seus desejos e anseios de liberdade e libertinagem, desestimulado a frequentar a escola, somada a perda de valores, falta de amor e acolhimento familiar, acredito que este ser com certeza não terá condições de obter boa formação de caráter, acarretando-se desse modo, num ser problemático.

         E todo desejo de cometer atos violentos, ao fim do filme dramático, pareceu ser transformado em ânsias de vômito. Tudo isso, pois a ciência acreditou que possamos ser adestráveis. Em virtude dessa crença, através de soros, filmes, músicas, leituras, somos obrigados a crer que uma injeção comportamental teve tamanho efeito no jovem Alex que conseguiu reverter seus desejos de agir com maldade. Será que no mundo atual, isso daria certo? Na verdade, todo ser pensante vai além de comportamentos, tenho dito.

 

 Bom, tirei nota máxima pelo o menos uahuhahua ;)

                                                                     
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...