Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971 x 2005)


Engraxador!
 Share

Qual a melhor versão de "A Fantástica Fábrica de Chocolate"?  

29 members have voted

  1. 1. Qual a melhor versão de "A Fantástica Fábrica de Chocolate"?

    • 1971
      14
    • 2005
      18


Recommended Posts

  • Members

 

Pato Inútil cacarejou:

 

2) Concordo' date=' mas acho que Burton deveria ter se aprofundado mais nestes flashbacks, mostrando mais sobre a formação do caráter e dos traumas de Willy Wonka.

 

 

Mais ainda??? Acho que foi aprofundado até demais,chegando a desvirtuar um pouco o foco da ação durante o filme,que é a lição de moral dada aos garotos/garotas castigados.
[/quote']

Willy Wonka é um personagem muito complexo e seria interessante se Burton tivesse se aprofundado mais nestes flashbacks, mostrando como ele se tornou o excêntrico homem que é.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Willy Wonka é um personagem muito complexo e seria interessante se Burton tivesse se aprofundado mais nestes flashbacks' date=' mostrando como ele se tornou o excêntrico homem que é. [/Quote']

 

Mais? Para mim, o filme usou o preciso. Ou só você não entendeu as razões para os atos de Wonka? E, mais, se a versão de Burton poderia ter aprofundado mais, o que dizer da versão de Mel Stuart que mal narra a trajetória da personagem de Gene Wilder?

 


MAS EU ACHO QUE DEVIA SE APROFUNDAR MAIS !!!

[/Quote]

 

Sim, entendemos; mas... qual a razão? A complexidade da personagem foi desvendada por Burton através de seus flashbacks na minha opinião. O que você esperava mais? Aliás, o que Burton poderia ter colocado a mais, visto a obra literária?

 
ltrhpsm2006-10-21 17:29:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

prefiro a de 2005

 

a canção do Mike Teavee da versão 2005 é a melhor do filme e merecia ter sido indicada ao oscar de melhor canção original

 

a versão do Tim Burton explorou mais a história e os personagens (principalmente os Oompa-Loompa e o Willy Wonka mostrando o passado deles coisa que o de 71 não mostrou)

 

sobre o Willy Wonka do Depp eu achei perfeito (nada contra o Gene Wilder) e é bem fiel ao livro (que ainda não li, mas quero ler)

 

Me responda Engraxador como é que uma pessoa que vive isolada 15 anos sem falar com ninguém como o Willy Wonka vai ser amável com uma criança mimada como a Veruca?

 

sobre a personagem: a Julie Dawn Cole que faz a Veruca no filme do Mel Stuart (de 1971) é a melhor do elenco infantil daquela versão, mas a atriz da versão do Tim Burton dá um banho de atuação

 

cinéfilo2006-10-21 17:50:55

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members

A Fantástica Fábrica de Chocolate - Tim Burton

A Fantástica Fábrica de Chocolate - Mel Stuart

fantastica-fabrica-poster11t.jpg

fantastica-fabrica-de-chocolates-poster01t.jpg

Revi o do Burton semana passada, e o do Stuart agora. E como são filmes diferentes... Assim como os Wonkas. São dois personagens absolutamente distintos, nem faz muito sentido compará-los (apesar disso ser bem interessante). O Wonka do Wilder é uma criança. O Wonka do Depp nunca foi. Isto determina as personalidades dos dois. O primeiro é alegre, irresponsável, gentil, contangiante. O segundo é frio, arrogante, egocêntrico, anti-social, repugnante (acho aquela maquiagem incrível, faz o Depp ficar com cara de velha. Não creio que houve uma inspiração em Michael Jackson, mas se sim, com todo aquele ar de pedofilia impregnado no cara, eu teria que aplaudir o Burton de pé por longas horas). Não consigo entender como tem gente por aí utilizando esta diferença entre os dois como argumento negativo contra o filme do Burton (Pablo, Pato...). Toda a construção do Burton parte deste princípio, o que justifica perfeitamente os flashbacks com o pai (que também vi sendo usados contra o filme). Stuart faz muito mais da própria fábrica a protagonista do seu filme, e o Wonka, uma peça dela (mas não me entendam mal, sem o carisma do Wilder talvez nem o remake existiria). Já Burton transforma o Wonka no centro do filme. Achei a fábrica, no remake, muito mais fria e sem graça que da versão de 71. Reparem como o próprio figurino dado ao Depp é mais obscuro. Imaginem ele com aquela cartola laranja, por exemplo.

 

Quanto a Depp x Wilder, não faz sentido nenhum. São duas composições opostas. Duas interpretações GENIAIS, dois mestres. Ainda assim, se tivesse que escolher ou ser enforcado, escolheria o Depp. Além de ter precisado trabalhar com o peso do Wilder nas suas costas, tem alguma coisa nesse cara que não é normal. Antes de devolver o filme, eu tive que rever alguns momentos transformados em pérolas por ele. Tanto é que minha cena favorita é o olhar que ele dá para o pai da Veruca assim que abre o portão da sala de nozes. Não foi preciso qualquer intervenção textual, qualquer recurso do Burton ou mecanismo de roteiro. Em dois segundos o Depp deixa mais que claro algo que torraria alguns minutos para ser mostrado.

 

Respondendo à pergunta do tópico, prefiro a versão do Tim Burton. Concordo que havia muito mais fantasia na versão do Stuart. Um filme extremamente leve, infantil, talvez sintetizado pela belíssima Pure Imagination (por falar nas músicas, odiei todas, menos esta. Na do Burton não se salvou nenhuma, graças a Deus ele limitou-as aos Oompa-Loompas). Mas a obra do Burton é complexa, sombria, visualmente impecável, e extremamente ousada. A nostalgia trabalha a favor do filme de 71, mas se não fosse por isso, não haveriam muitas razões (além do Wilder) que justificariam uma revisitada.
Forasteiro2007-08-06 23:10:28
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Sem dúvida, a versão de Burton foi mais fiel ao livro, teve um final (pelo menos) decente e interessante, e tem Johnny Depp, como sempre numa ótima performance. Mas, pelo lado emocional, a primeira versão ainda é meu xodó, pois era meu filme preferido na infância, quando passava quase sempre nas tardes da Globo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Quando vi A Fantástica Fábrica de Burton não acreditei que ele havia conseguido a façanha de superar o primeiro filme... Simplesmente inacreditável mesmo... Peguei, duas semanas depois, pra deixar baixar a empolgação, eu peguei e fui atrás do de 71 e assisti novamente, e foi com lágrimas nos olhos (e exagero, hehe) que eu admiti que o atual é melhor que o clássico... Pra mim, A Fantástica Fábrica de Burton já nasceu obra-prima...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Recentemente eu assisti o de 2005 e logo em seguida o de 1971. O impacto q ausência de Burton causou em mim foi enorme. A direção dele fez muita falta. Stuart foi bom, mas Burton é superior.

A tecnologia tbm ajudou. Em exemplo: no primeiro, a cachoeira parece o chuveiro, enquanto no segundo, parece uma cachoeira. Durante todo o filme de Burton nós vemos como a teconologia (bem usada) contribuiu para a transformação do roteiro em imagens

 

As duas adaptações são um exemplo de como personagens estereotipados podem funcionar dependendo do contexto e se forem bem trabalhados. No segundo, as atitudes das crianças são exageradas e elas ficam mais engraçadas.

 

O Willy Wonka de Depp me agradou mais (e isso é mesmo uma questão de gosto). As falas dele são ótimas. "Tudo aqui é comestível, inclusive eu, mas isso se chama canibalismo e é abominado na maioria das sociedades". "5 crianças iriam visitar a fábrica e a que fosse menos chata seria a vencedora". Além disso, a atuação de Depp é uma obra-prima.

 

Os números musicais dos Oompa Loompa no filme de 2005 são muito superiores, mais elaborados e mais divertidos. Os Oompa Loompa laranjas são meio toscos. E embora eu goste muito de Pure Imagination, ao analisar a trilha sonora como um todo, percebo q a do filme do filme de Burton é bem melhor.

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • Members

Tive a oportunidade de assistir aos dois filmes e, em relação ao de 1971, o diretor Mel Stuart trabalhou com as ferramentas limitadas que ele possuia de uma forma bem proveitosa, mas na versão do Tim Burton (que convenhamos, tem um estilo único para todos os filmes que dirrige..... Digamos que dá pra acertar na mosca todos os filmes produzidos por ele......) há uma reviravolta principalmente no Willie Wonka..... Além da interpretação diferenciada e cômica de Jhony Depp, há uma bela moral em termos de educação inantil bem mais enfatizada que na versão de 1971....

Uma amiga minha até hoje não quer nem ouvir falar desse filme, pois, na visão dela, o Willie Wonka tá meio "demoníaco" no filme..... rsrsrsrrs.......... Acredito que ela falou isso pelo tom "esquisito" que só o Jhony Depp consegue doar aos seus personagens (que nos diga isso o "Barbeiro de Sweeney Todd"). rsrsrsrsr

 

 


Link to comment
Share on other sites

  • 14 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...