Jump to content
Forum Cinema em Cena

Saneamento Básico - O Filme


Christopher_P
 Share

Recommended Posts

  • Members
SANEAMENTO BÁSICO - O FILME - 7/10 - É um filme leve, divertido, escrachado, quase uma paródia que apesar de levantar algumas questões morais interessantes parece mais preocupado em praticar um gostoso exercício de metalinguagem ("o filme dentro do filme") e explorar a deliciosa ignorãnica dos personagens (a atuação mecânica dos atores é hilária) tornando-o um filme bem agradável já que a empolgação que eles passam a sentir ao fazer o filme também é transmitida ao espectador. É uma pena que as tentativas de criar apelo dramático entre os personagens não funcionam muito bem, como entre o casal de protagonistas - Fernanda Torres e Wagner Moura - que possuem uma interação cômica significante, mas tornam-se esquemáticas quando querem causar algum tipo de comoção, como quando ele decide sacrificar um objeto de grande estima (algo que funciona um pouco melhor na relação pai/filha) ou quando o roteiro precisa incluir um plano em que ele observa com admiração a mulher.  A química do casal não funciona quando a narrativa assume uma carga dramática mais signficativa já que ficamos sem saber muito sobre o casal e apesar de ser divertido vê-los discutindo, não parece ser um casal uniforme. Apesar da produção que está sendo realizada dentro do filme assumir uma natureza pastelão, o roteiro também cria uma expectativa desnecessária em cima do desfecho que soa implausível ao considerar que aquele tipo de opção poderia ser aceita em uma obra de cárater educativo. O elenco está muito bem, especialmente a Camila Pitanga que tem uma personagem cômica que mistura ingenuidade e ignorância com muita leveza e espontaneidade. O mesmo que acontece com o de Bruno Garcia, mas sem o mesmo carisma. O personagem do Wagner Moura é bem bacana no começo, mas vai cansando. Paulo José e Tonico Pereira estão impagáveis como dois personagens comicamente aborrecidos e a Fernanda Torres "segura" como pode o papel de protagonista. Lázaro Ramos é o que parece mais deslocado e particularmente é uma composição pouco inspirada desse talentoso ator. O clímax tem dois bons momentos (o discurso envolvendo o "obrigado" e a reação do Wagner ao sentir a boa recepção do público), mas depois perde o ritmo e até mesmo as conclusões da narrativa soam burocráticas demais (especialmente as intervenções de Bruno Garcia e Tonico Pereira), mas em geral o saldo é positivo. Quem gosta de cinema irá gostar do filme, afinal é uma brincadeira gostosa que tem mais pontos a seu favor do que contra e reserva boas gargalhadas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim! Mas vc o olhou por uma perspectiva completamente diferente da minha, daí o 'discordo'. Não acho que Furtado tinha como objetivo criar apelos dramáticos sérios. Tampouco fiquei prestando atenção na 'química' do casal. A atuação do Moura e da Fernanda são sublimes e pra mim isso gera a química do casal. E, sinceramente, procurar carisma no Bruno Garcia quando Furtado faz uma bela declaração de amor à arte é querer demais, IMO...

 

Enfim, vc se ateve a detalhes que, para mim, são insignificantes. Furtado fala de coisas maiores, de forma poética e, como vc apontou, metalinguística. Para mim é mais do que o cinema brasileiro está acostumado a nos oferecer.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme é ridiculo, bobo e sem graça. Parece até que é mais um longo e tedioso episódio de novela da Globo.

 

Filmes nacionais, este ano salvo só "Tropas de Elite", sem globo, independente e sem o dever de fzr as vontades da burguesia brasileira, é o meu grande favorito para a Academia, é claro, se a maldita Plim Plim não intervir.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sim! Mas vc o olhou por uma perspectiva completamente diferente da minha' date=' daí o 'discordo'. Não acho que Furtado tinha como objetivo criar apelos dramáticos sérios. Tampouco fiquei prestando atenção na 'química' do casal. A atuação do Moura e da Fernanda são sublimes e pra mim isso gera a química do casal. E, sinceramente, procurar carisma no Bruno Garcia quando Furtado faz uma bela declaração de amor à arte é querer demais, IMO...

 

Enfim, vc se ateve a detalhes que, para mim, são insignificantes. Furtado fala de coisas maiores, de forma poética e, como vc apontou, metalinguística. Para mim é mais do que o cinema brasileiro está acostumado a nos oferecer.
[/quote']

 

Bom, eu falei sobre coisas que estão no filme. Mas a excelência da proposta não funciona sozinha se os elementos que a compõem não funcionam plenamente. Eu acho que as atuações de Fernanda e Wagner comicamente são boas, mas não levar em consideração que se trata de um personagem que vive à sombra da esposa e que começa a apoiá-la a partir do momento que também se apaixona por aquilo que ela está empenhada e não acreditar naquela relação é o suficiente para que eu identifique que tem algo do filme que não funcionou.

 

Furtado faz uma bela declaração de amor à arte. Ponto. Bruno Garcia não tem carisma. Ponto. O fato de o Bruno Garcia não ter carisma não anula o fato da bela declaração de amor à arte, mas quando a atuação deste ator se torna um elemento da narrativa eu não posso deixar de comentar e identificar seus problemas. Assim como a boa química da maior parte do elenco ajuda na proposta. Não posso ignorar isso.

 

Eu tb acho que "Saneamento Básico" é algo diferente do que estamos acostumados a ver no cinema, mas não são apenas de boas intenções que um filme se sustenta.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Furtado faz uma bela declaração de amor à arte. Ponto. Bruno Garcia não tem carisma. Ponto. O fato de o Bruno Garcia não ter carisma não anula o fato da bela declaração de amor à arte' date=' mas quando a atuação deste ator se torna um elemento da narrativa eu não posso deixar de comentar e identificar seus problemas. Assim como a boa química da maior parte do elenco ajuda na proposta. Não posso ignorar isso.[/quote']

 

Ele precisa ter carisma? O que é 'carisma'? Vamos consultar o pai dos burros:

 

carisma

[Do gr. chárisma' date= ‘dom’, pelo lat. charisma.]
Substantivo masculino.

1.Força divina conferida a uma pessoa, mas em vista da necessidade ou utilidade da comunidade religiosa:
“Entorna sobre mim as soberanas / Inspirações que brotam dos Altares, / Ó carisma de amor que tudo irmanas, / Serva de Deus, Esposa dos Cantares.” (Alphonsus de Guimaraens, Obra Completa, p. 167).

2.Impr. Epilepsia. [V. nota em carismático.]

3.Atribuição a outrem de qualidades especiais de liderança, derivadas de sanção divina, mágica, diabólica, ou apenas de individualidade excepcional.

4.O conjunto dessas qualidades especiais de liderança.

 

Ou seja, o cara carismático é aquele que tem um dom de liderança. Posto isso vamos à questão: o Bruno Garcia é protagonista do filme (afinal, o carisma é uma característica do líder ou personalidade dominante)? A resposta (óbvia) à pergunta ensejará o meu ponto de vista...  

 

 

Eu tb acho que "Saneamento Básico" é algo diferente do que estamos acostumados a ver no cinema' date=' mas não são apenas de boas intenções que um filme se sustenta.
[/quote']

 

Concordo, mas acho que aqui vc está procurando coisa onde não tem.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pô, Dook ... é claro que eu não quis usar o sentido literal da palavra ... da maneira como vc coloca dá a impressão que nada mais importa no filme já que o Jorge Furtado fez uma competente declaração de amor à arte e isso só já basta. Eu tiro o chapéu para a proposta dele, mas é como o exemplo da relação entre os personagens do Wagner e da Fernanda que eu citei ... será que, por exemplo, a caracterização da personagem da Camila Pitanga não representa algo que tb qualifica o filme ? Ou será que se estivéssemos acompanhando uma série de personagens sem graça e sem humanidade alguma e a declaração se mantivesse, gostaríamos tanto do filme assim ???? Eu, por exemplo, acho reprovável a idéia que o filme vende de que o vídeo que fizeram seria aceito para ser de cárater educativo por maior que seja o tom da proposta, meio "pastelão", afinal assume uma condição de ser algo passível de ser real, afinal pra que serviria a burocracia exposta pelo filme ... resumindo eu preciso acreditar nos personagens e na proposta por mais linda que seja a sua ideologia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Thiago não é o sentido literal, é o SIGNIFICADO da palavra. Sim, a personagem da Camila representa algo que qualifica o filme: é a garota burra que aproveita cada segundo dos 15 que ela tem de fama, é o retrato claro do brasileiro hoje.

 

E só vc entendeu que o Furtado encara de forma séria a proposta de vender o vídeo com fins educativos. Na verdade é uma tremenda tiração de sarro, ao mesmo tempo que, paradoxalmente, diz muito mais sobre proteção ambiental do que os inúmeros vídeos institucionais que existem sobre o tema. O filme é, no fim, de um sarcasmo impressionante, pois os valores estão completamente deturpados em nossa sociedade, a ponto de aceitaram um vídeo em que uma garota aparece semi-nua para fins educativos.

 

Sim, o filme é uma declaração de amor à arte, bem como uma obra sarcástica que discute política, prioridade social e valores.

 

Sobre o Bruno Garcia, é um personagem que não se sente confortável com o lance de fazer filme, de início ele se mostra arredio em emprestar seu equipamento, etc. Devo procurar 'carisma' num personagem desse? Não faz sentido, honestamente.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O tom pastelão do vídeo é até aceitável, mas é uma idéia fraquíssima criticar os valores da sociedade utilizando-se de algo tão inverossímil e colocá-lo dentro de um contexto real. É a mesma coisa que filmar uma mulher casando com um cavalo e dizer que o objetivo é critica a instituição do matrimônio informando que ela está falida e que os casais não estão pensando duas vezes antes de dar um coice em seus parceiros. O Furtado nesse ponto não fez uma escolha muito feliz ...

Me desculpe, mas eu me recuso a acreditar que vc fez um senso com todos os espectadores de "Saneamento Básico" no Brasil e chegou a conclusão que só eu que levei a sério essa proposta.03

 

Será que não é o retrato do brasileiro aquele que tb não dá a mínima importância ao cinema, que não faz a mínima idéia o que é o cinema e acha que uma câmera só serve pra filmar a nudez da namorada ???? Se vc for analisar cada um daqueles personagem representa de alguma forma algum "esteriótipo" do que seria a platéia ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi o filme e as gravações feitas pelo video, são H-I-L-Á-R-I-A-S!!!! Furtado tece críticas como uma fábrica têxtil e tudo de maneira convincente, desde Silene Seagal (rsrs), a brasileira com seus 15 minutos de fama (uma Iris Stefanelli melhor dizendo), passando pela falta de verbas do governo, bem como a preocupação dos políticos com a concorrência, até finalmente a analogia do "a tecnologia tirou tudo o que há de bom" (a cena onde os dois velhos estão com seus carros). Pra falar a verdade a única crítica feita por Furtado que acaba sendo mal elaborada é aquela de que "os jovens estão seguindo cada vez mais cedo o caminho das drogas" por destoar do restante da narrativa e vir de forma inorgânica. Mas logo após ele se sae melhor com a apresentação do video e as conseqüências de seu sucesso, caricaturando brilhantemente aquela produções de Hollywood que produzem vários artigos em cima do sucesso que alcançam (é só ver os bonecos Transformers que anunciam toda a hora na TV). E não posso me esquecer da propaganda escancarada feita a certa empresa pelo curta (alguém escutou de longe Daniel Filho) e da caricaturação feita aos clichês de tantos filmes.

 

E que elenco, meu Deus!!!! Dou destaque a Fernandinha Torres, finalmente de volta, como o centro de toda a trupe louca que faz o vídeo, me lembrou bastante Shreyl Hoover de Pequena Miss Sunshine, por ser a líder, aquela que segura as pontas para que tudo não desabe. Wagner Moura está muito bem, sua simpatia é eminente desde o começo do filme e mesmo que conte com pouco tempo, Lázaro Ramos dá um show. Mas destaque ao elenco secundário vai para Camila Pitanga, cuja Silene Seagal é hilária pelo seu egocentrismo e Bruno Garcia que utiliza detalhes para tornar tudo ainda mais engraçado (como o modo de olhar de esguelha para a câmera quando está em cena).

 

Já Furtado cria uma atmosfera nonsense que a meu ver, deixa tudo, de certa forma, convincente. Aqui ele alcança um grande êxito cômico na maioria de suas cenas, em particular ao utilizar brilhantemente momentos de silêncio para entoar suas piadas (como a briga entre os personagens de Torres e Moura na frente de Pitanga sobre uma micose), ao mesmo tempo em que abusa e reabusa dos clichês cinematográficos de tantos filmes (ri horrores com o grito de Silene no curta).

 

Continuando a provar ser um cara brilhante, o entrosamento que ele adquire em seus personagens soam tão reais, que acabam tornando tudo ainda mais engraçado, com destaque às brigas entre Fernanda Torres e Wagner Moura. E não posso me esquecer em mencionar de que mesmo sendo hilários, os personagens deste filme são humanos, especialmente pela causa que os move e pelas ambições que possuem.

 

Resumindo, quem não viu Saneamento Básico - O Filme, corra logo atrás desse erro, valerá o gasto de seu ingresso. Um dos melhores filmes do ano!!!16

 

4,75/5
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

 Be, tá difícil te arrancar um 5... aff! 06

 

 Achei o filme completamente descompromissado em fazer qquer crítica de maneira mais pesada, daí vc se diverte muito.

 

 Em algumas cenas  não é dificil a gente se pegar pensando em coisas que eles poderiam fazer p/ melhorar o roteiro.

 

 Tb gostei das cenas com a Silene, principalmente aquela com os trabalhadores que falavam muito decorado "Lá vem a Silene... Silene Seagal" 060606

 

 

 

 

 

  
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Achei o triunfo o menos importante no filme...aff!

 

O que ficou meio velado nem foi a necessidade do saneamento, mas a descoberta de um amor ao cinema.

Eles poderiam fazer qquer bobeira, p/ constar como um item cumprido, e por a mão na verba, mas agiram como se isso fosse heresia.

A verba foi apenas um bonus. O tempo todo tu percebe que a motivação não é outra senão o amor ao cinema.

Pura e simplemente.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...