Jump to content
Forum Cinema em Cena

Possuídos (Bug)


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

Aqui vai:

depois dos créditos mostra a casa da Agnes como era antes, sem aqueles papéis aluminio, porém vazia, o telefone tocando e aqueles brinquedos que o cara doido 06 (esqueci o nome) disse ter pego em um parquinho, acho que é isso. Bem é só isso.

Será que significa alguma coisa?
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 82
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu penso que com relação a tudo o que é mostrado no filme não acrescenta muita coisa, mas acho que dá aquela sensação de tensão, afinal a sensação que eu tenho é a de que ele quis remeter a paranóia já que Agnes não recebeu nenhum daqueles telefonemas ... e agora ... qdo ela já não está mais lá ... o telefone continua tocando ... pode dar um sentido de continuidade tb ... será que a próxima pessoa a ficar naquele quarto fica paranóica tb ??? Isso tornaria o filme mais convencional e até inapropriado já que o quarto não deveria desempenhar nenhum papel importante dentro da história, do tipo "quarto da paranóia" ... funciona mais como uma metáfora ... 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma coisa que comentaram lá atrás que eu achei bem pertinente é que nem sempre se sentir constrangido é negativo. Nesse caso, eu relativamente me constrangi no bom sentido; a Judd chega até o final, e todo esse exagero da personagem tem muita crueza, muita vivacidade. O filme constrói a Agnes de um jeito simples, mostra ela solitária em um canto no meio dos EUA, que chegou a conseguir ir vivendo, mas os desenlaces com o marido e com o filho deixaram ela completamente sem chão; ela conhecer o Peter foi o que arrancou, deu um algo a mais, tirou ela da deriva. Mas tanto vão que eles compartilham a paranóia também; a própria Agnes martela mais de uma vez que tirarem o Peter dela seria tirar tudo que representava pra ela, as próprias neuras dele começam a fazer parte do algo novo, desse novo chão que o Peter proporciona. Esse misto de compaixão e asco é que pode ser o que me deixou um pouco constrangido.

 

Spoilers: não cheguei a ficar reparando no telefone, mas pra mim é capaz que a própria R.C. foi quem chamou a pizza como parte de uma própria cilada. Ou não, talvez seja tudo delírio, comecei a desconfiar quando o médico lá fala do filho; sei lá se ele saberia da existência e do desaparecimento do moleque.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

bug_movie2.jpg

Possuídos (Bug, EUA, 2006) Dir.: William Friedkin. Com: Ashley Judd, Michael Shannon, Harry Connick Jr., Lynn Collins e Brian F. O. Byrne.

 

Bug é um filme que não permite que o espectador descansa. Ele persiste até o fim, com pouco tempo para descanso dando, de certa forma, até mesmo uma sensação nauseante em função da incessão das cenas e de várias coisas absurdas. E isso já mostra o quão eficaz foi o estilo teatral do filme:a durabilidade das cenas impulsa coisas desse tipo, o filme inteiro calcado apenas em diálogos incessantes promove uma dinâmica entre os atores, o espaço limitado traz claustrofobia, etc. Além disso, as atuações são magníficas: Judd e Shannon nos filmes mais difíceis de suas carreiras e ambos magníficos. O modo com que demonstram a paranóia deles é notável, gradativo, no final tudo é constrangedor, mas proposital. Depois de tanto tempo em hiato, William Friedkin tem um retorno estonteante: sua capacidade em imprimir um grau de bizarrice e a paranóia dos personagens é magnífica, bem como o desenrolar da narrativa. Além disso, existe mesmo beleza na redenção dos personagens imprimida por Friedkin, já dando um aspecto poético ao longa. A construção dos personagens é impecável: o modo com que Friedkin utiliza pequenas sutilidades para indicar o estado psicológico de seus personagens é esplêndido (como já citaram, a luzinha do telefone de Agnes não aparece, indicando que antes mesmo ela estava paranóica, ou então o modo com que olha para beterraba no mercado, etc.). Perfeito em sua proposta, perfeito em seu desenrolar e perfeito em seu desfecho. Perfeito. Perfeito. Perfeito.

 

Nota: smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...