Jump to content
Forum Cinema em Cena

Inicialização Literária


filmesking
 Share

Recommended Posts

  • Members

acho que é multifatorial o desinteresse pela leitura mas o ambiente de criaçao pesa muito...acho que os pais tem que dar exemplo mesmo.

 

É só tomar como referencia  a europa que conta com uma populuçao que lê 12 a 15 livros por ano.

 

 ler na frente de um guri que nao viaja em leitura nem tem pessoas-referencia que leem com frequencia da ideia pra ele de perda de tempo que vc é um babaca que se diverte com coisas chatas.O gosto so nasce a partir do momento em que ela por acaso comece a se entreter. Pode ser por interferencia ou nao, de imposiçao dos pais ou escola por exemplo.O que é ideal pra um nem sempre é ideal para outro eu mesmo acho harry potter lixo, enquantos outros começaram a ler porcausa desse livro :D

Meu ingresso se deu com revista em quadrinho gibi da turma da monica mas nao gostava de ler romance até que...descobri Tolkien(!!!) .Funcionou pra mim mas tem gente que odeia acha grande e chato

 

é culpa da tv cara...falando serio!

 acho muito cultural isso. Crianças em geral da sociedade brasileira atual criadas a base de leite,pera, telenovelas e bbb nao desgrudam da tv nem a pau nem que mundo pegue fogo e exploda para ler um machado de assis.

 

 

meu palpite é que sao os aparelhos ideologicos que maior exercem influencia nos jovens  seja ele familia, politica, religiao, tv(este aqui é o de maior periculosidade) e moldam sua relaçao com diversos campos inclusive literarios.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

 

 

é culpa da tv cara...falando serio!

 acho muito cultural isso. Crianças em geral da sociedade brasileira atual criadas a base de leite' date='pera, telenovelas e bbb nao desgrudam da tv nem a pau nem que mundo pegue fogo e exploda para ler um machado de assis.

[/quote']

 

A TV funciona como babá pros pais poderem ter um pouco de sossego. O que eu não julgo como coisa boa. Acho que é muito fácil fazer o filho e quando ele estiver na fase de descobrir as coisas você ligar uma TV e manter ele preso no sofá pra você ler o jornal, ao invés de participar do crescimento do seu filho estimulando algumas atividades e participando dessas atividades.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É a TV e agora a Internet são grandes concorrentes dos livros e tb os filmes.

 

Mas hoje as crianças estão sendo alfabetizadas cada vez mais cedo.

Acho que é a hora certa p/ "enfeitiçá-los" com os livros.

 

Onde eu trampo todos so alunos leem 1 livro por semana, a partir da segunda série.

Antes sugestionavamos, agora  colocamos tudo espalhado numa mesa e é uma delicia ve-los escolhendo

... tá, os mais novos sempre escolhem pela capa bonita e os mais velhos pela finura do livro 06
MariaShy2010-04-18 13:03:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não tinha muito o costume de ler, mas quando comecei, aí num da pra parar, era da turma q sempre pegava os livros mais fininho08

Minha irmãzinha, estava sendo alfabetizada, e ai comçou a ler gibis da Turma da Mônica, era umas 3 revistinha por dia. Agora ela lê de td msm, não entende várias coisas q le, mas ao menos ela le qualquer coisa.03

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quando eu comecei, também tinha medo dos livros mais grossos. Eu achava que não conseguiria terminar de ler, que não era possível tantas páginas se manterem interessantes. Um dos paradidáticos que eu li naquela época, e  que hoje me dá vontade de ler a obra completa, foi Os Inocentes/A Volta do Parafuso, de Henry James. Não tenho dúvida de que um dia eu vou ler.

Lucy in the Sky2010-04-18 13:43:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu comecei a gostar de ler quando pequeno com os para didaticos, meu preferido desses foi O Outro Lado da Ilha, mas assim eu naum tinha o habito de comprar, era mais quando a professora pedia, o habito de comprar foi mais depois de adulto, eu lia mais quadrinho.

 

Mas esse negócio de idade é balela, nada como o primeiro livro e um pouco de esforço para tomar gosto pela leitura.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

EU iniciei na escola e com o incentivo do meu pai.

 

Na minha escola, Shy, também mandavam ler 1 livro, mas era a cada 15 dias e tínhamos que entregar resenhas de cada livros que líamos.

 

E meu pai me levava toda semana na biblioteca pública da cidade e eu tinha que ler 1 livro por semana e contar a história pra ele.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Mas esse negócio de idade é balela' date=' nada como o primeiro livro e um pouco de esforço para tomar gosto pela leitura.
[/quote']

Se for para se interessar pela leitura, é possível até mesmo antes de saber ler.

 

Se for para entender determinados livros, é utopia achar que idade não

tem influência e força de vontade resolve tudo. Todas as pessoas da

mesma idade não têm exatamente o mesmo nível de desenvolvimento, mas

ainda assim idade tem a ver com maturidade, e é preciso maturidade, além

de certos conhecimentos, para assimilar certos livros.

 

Eu sei bem do

que estou falando. Li Crime e Castigo pela primeira vez quando era

adolescente, e terminei o livro apenas porque me achava na obrigação de ler até o fim, mas não captei as mensagens e questionamentos que ele traz e a leitura caiu no vazio. Não adianta ler um livro assim só

para dizer que leu.

Li o paradidático de Razão e Sensibilidade quando tinha 12 ou 13 anos e gostei da história de novela, só não percebi o livro como um retrato fiel e crítico de uma sociedade. Mas como eu gostei (é uma leitura bem mais fácil do que Crime e Castigo em versão obra completa), valeu a pena.

Lucy in the Sky2010-04-22 08:06:01

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não expliquei bem, "nada como o primeiro livro e um pouco de esforço" porque na minha escola, muita gente não comprava porque naum queria ler e achava desperdicio de dinheiro, e esses paradidaticos são muito bons para se pegar o habito da leitura e ter um pouco de esforço claro, para ler até o final se vc não curtir muito a historia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Somado a isso que Leo disse, se tu tiver alguém, como o papa da Fran, que a incentivava desde criança a leitura, pode fazer de tu tb um bom leitor adulto. 

Minha sobrinha lê desde os 5 anos (tia e mãe professoras... aff!).

 

Acho que isso de não estar maduro p/ se ler um livro tb é relativo, tem que ser considerado se o tipo de literatura é o que tu curte.

Se não for tu não vai estar maduro p/ le-los nunca!
MariaShy2010-04-22 12:46:39
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 4 months later...
  • Members

 

Já a militante do Movimento Negro do Distrito Federal, Marlene Lucas,

discorda da pesquisadora. Ela é a favor da retirada de Caçadas de

Pedrinho das escolas. "Tudo aquilo que agride a identidade das pessoas

deve ser banido, seja de qual período for, independentemente da

importância histórica e artística", defende.

Além de Monteiro Lobato, há várias outros exemplos de racismo

"velado, sutil e subjetivo" na literatura, segundo Marlene. Por isso, o

movimento negro seria a favor da retirada destes exemplares não só das

escolas, mas do mercado. "Uma adaptação tiraria o cunho original da

obra. Então, essas obras poderiam vir com um aviso. Mas o ideal é que

não sejam mais publicadas", disse.

Banir livros é uma atitude perigosa...

Se toda produção artística que não é

completamente justa com todos os grupos sociais for banida, vai sobrar

pouca coisa (não estou dizendo que o livro de Monteiro Lobato é ou não é racista). Existem muitas obras literárias

em que algum personagem ou o narrador se refere a mulheres de uma forma

injusta, e nem por isso eu acredito que o livro deixa de ter suas qualidades. É desagradável, mas o conteúdo que está na obra não precisa se perder por causa disso. O melhor que se pode fazer é ler mantendo uma visão crítica.

 

Lucy fer2011-02-09 23:18:46

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É desagradável' date=' mas o conteúdo que está na obra não precisa se perder por causa disso. O melhor que se pode fazer é ler mantendo uma visão crítica.[/quote']

Afff! Disse tudo!

Se se começar a censurar tudo na literatura, daqui a pouco haverá manual do que pode e do que não pode, ou qual seria  a maneira politicamente correta de se escrever. Isso pode  vir a comprometer p/ caramba a criação de personagens, comprometer uma história inteira...aff!

 

Suponho que alguém com visão critica, como citado acima não se ofenderia, pq saberia/perceberia que foi mais uma forma ludica de descrever um personagem.

 
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Acho que o amigo que abriu o tópico quis dizer "iniciação", hehehe.

 

 

 

Sobre essa questão do Monteiro Lobato, pau no rabo de quem quer censurar. São obras que representam um contexto e um momento histórico, e como muito bem disse a Lucy, a questão é a capacidade de quem lê.

 

 

 

Quanto ao tema do tópico, eu comecei a ler livros por causa do colégio, normal, mas não por clássicos. A gente tinha aqueles livros infanto-juvenis na biblioteca da escola, cada aluno tinha que escolher um, ler e contar pra turma, tínhamos liberdade.

 

 

 

Só fomos entrar nessa do livro obrigatório lá pela sétima ou oitava série, eu acho. Nessa época eu já me sentia preparado para ler os clássicos (ou quase, pq O Ateneu foi foda).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...