Jump to content
Forum Cinema em Cena

Rebobine Por Favor, de Michel Gondry


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

be_kind_rewind_poster.jpg

 

Senti uma grande relação desse filme com um excelente filme de 2007 (e brasileiro): Saneamento Básico. Ambos brincam muito bem com a metalinguagem, apropriando-se dessa ferramenta a fim de declarar sua paixão ao cinema, ao mesmo tempo em que critica o desrespeito que estão dando a ele. Tem até uma certa obviedade ao criticar, mas nem chega a tirar sua força: o Gondry detona com Hollywood e expõe seu repudio a continuações, refilmagens, entre estas coisas, bem como ao poderio das produtoras, que acabam com as verdadeiras obras de arte a fim de eliminar a concorrência (e nesse quesito, existe a melhor cena do filme: quando um trator esmaga uma porção de filmes considerados por muitos como obras incríveis). E também é linda a maneira com que o Gondry reúne todas as pessoas da cidade para fazer seu próprio filme, lindo, lindo, lindo...

 

Ah, e só pra chover no molhado, mas o Jack Black é foda! Tá pau a pau com sua atuação em Escola de Rock (acho até que ganha, a imitação dele da velhota de Conduzindo Miss Daisy é hilária). Mos Def também ótimo e Danny Glover roubando as cenas como não fazia em anos (e é triste – mas lindo – como o Gondry põe o personagem dele em choque com a mente marketeira atual, que não leva em consideração a arte). E este deve ser o primeiro filme que critica a baixa disponibilidade de clássicos em locadoras, o que eu sempre digo por aqui.

 

Very motherfuckin' good! 4/5
Bernardo2008-06-14 20:46:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A prioridade mesmo é prestar uma homenagem (e faz uma linda homenagem, a última cena então...), mas eu senti uma acidez dele com relação ao que o dinheiro anda fazendo com o cinema.

 

E antes que eu me esqueça, a paródia com os filmes é hilária, minha preferida foi Conduzindo Miss Daisy ("Hoke, você é surdo?! Hoke, quem é essa pervertida com a câmera na mão do lado do nosso carro?!"0606060606).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Melhor comédia do ano até agora, além das "refilmagens" serem hilárias, destaque pras piadas SPOILER!!!!!

 

 

1 - da camuflagem de cerca do Black e do Def (me acabei de rir) e

2 -  dos efeitos do magnetismo quando o Black chegava próximo dá própria camera do filme, além dos efeitos sonoros bem ficção cientifíca b dos anos 50.

 

5/5, todo cinéfilo q se preze tem q assistir esse filme!!!, Dá vontade de pegar uma câmera (mesmo q fotográfica digital) e sair filmando por ai!!
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

 

Rebobine Por Favor

Uma Locadora Muito Louca

 

 

esses subtitulos brasileiros são hilarios! whatever...

 

assisti ao filme agora. li o topico, achei interessante e fui conferir. de fato o filme é excelente. acho que ha mto tempo nao via algo bacana, criativo. nao é pra mim um humor pastelao, mas é humor, simples e original. achei o roteiro mto bom, dialogos espontaneos e o filme tem um ritmo interessante. e sim, a cena final é pra uma das melhores. todo os personagens vendo ao filme ao som daquele pianinho. vc ve aqueles rostos iluminados pelo projetor e pensa: isso é cinema! recomendarei a todos. vale a pena!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Melhor comédia do ano até agora' date=' além das "refilmagens" serem hilárias, destaque pras piadas SPOILER!!!!!

 

 

1 - da camuflagem de cerca do Black e do Def (me acabei de rir) e

2 -  dos efeitos do magnetismo quando o Black chegava próximo dá própria camera do filme, além dos efeitos sonoros bem ficção cientifíca b dos anos 50.

 

5/5, todo cinéfilo q se preze tem q assistir esse filme!!!, Dá vontade de pegar uma câmera (mesmo q fotográfica digital) e sair filmando por ai!!
[/quote']

 

Eu ja achei apenas bonzinho, mas nada excepcional.. Gondry ja fez melhor! Vale pela criatividade nas refilmagens dos filmes mencionados..O filme quer ser uma comedia-indie-homenagem mas sei la..o histrionismo do Jack Black acho q nao combina c/ a seriedade q o filme se propoe a prestar homenagem ao cinema, seja ele independente ou blockbuster... A ultima cena, convenhamos, Tornatore fez bem melhor..
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Rebobine, Por Favor - Festival do Rio 2008

Michel Gondry presta sua homenagem à popularização da Sétima Arte através do VHS

bekindrewind_32.jpg

 

Há dois pré-requisitos para aproveitar ao máximo Rebobine, Por Favor (Be Kind, Rewind, 2008): Gostar de cinema e ter vivido os anos 1980.

Só quem experimentou na tela grande Os Caça-Fantasmas, ficou na fila de espera para alugar a fita de Robocop e viu sair o primeiro VHS de 2001: Uma Odisséia no Espaço entenderá totalmente o carinho que o diretor e roteirista Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança) tem por essa época.

Não tome isso, porém, como um apreço do cineasta a la "trash eighties", ode exagerada à breguice de uma era. Em tempos de blu-ray e mídias digitais, o cineasta francês presta aqui sua homenagem à popularização da Sétima Arte através do "Video Home System" (VHS), às locadoras de bairro em extinção e a uma época em que a criatividade corria livre por Hollywood, quando estavam apenas começando as seqüências e refilmagens e a quase inexistência da computação gráfica forçava a indústria a buscar inventivas soluções para as cenas que desejava criar.

Na trama, um dono de locadora (Danny Glover) vê-se em apuros. A concorrência começa a investir em lojas modernas e alta tecnologia e seus negócios vão de mal a pior. Sem dinheiro, ele sequer tem como fazer as reformas que a prefeitura exige em seu prédio - e pode perdê-lo. O pacato senhor parte então para a cidade, onde estudará o novo negócio dos digital video discs, deixando o ajudante Mike (Mos Def) tomando conta da loja. Mas Mike tem um amigo desmiolado, Jerry (Jack Black), que acaba desmagnetizando por acidente todas as fitas da locadora. Desesperados, eles começam a reencenar, com os recursos que têm à mão, cada filme da loja. E a demanda começa a crescer...

O que são os personagens de Jack Black e Mos Def senão os pioneiros do cinema? Para refilmar os clássicos, usam inadvertidamente técnicas criadas ao longo de um século de arte por mestres como Fritz Lang, de quem primeiro partiu o truque da perspectiva que os amigos usam em sua versão "suecada" de King Kong. Sim, há até um termo para as refilmagens toscas: "Suecar", ou recriar sem recursos, que virou mania de "mundo real" no YouTube.

Outra grande idéia atrelada à suecagem foi a proibição de Gondry que qualquer pessoa assistisse novamente aos filmes citados. As recriações deveriam partir das lembranças de cada um daquelas produções, do que as pessoas guardaram com elas. Em filmes cheios de ícones e momentos antológicos, como o citado Caça-Fantasmas, fica relativamente fácil - mas é igualmente hilário acompanhar como se refaz um filme-falatório como Conduzindo Miss Daisy, do qual ninguém lembra de coisa alguma.

Mesmo antes do lançamento, Gondry explorou a "suecagem" na campanha de marketing do filme com grande sucesso, mas o resultado nas bilheterias decepcionou. Talvez porque pouca gente divida com o diretor a agradável nostalgia que ele transmitiu tão bem. Não é um filme de gargalhadas histéricas, mas um de sorriso constante, um "feel good movie" fantasioso e totalmente cinéfilo. E dá uma vontade enorme de assisti-lo em VHS, ouvir o barulhão da fita, ter que colar o filme com esmalte depois que o cabeçote engoliu um pedaço, e, claro, não rebobinar ao final!

Senti falta apenas - e acredito que o cineasta também - dos grandes clássicos da Amblin Entertainment, verdadeiro sinônimo do cinemão oitentista. Sem ET - O Extraterrestre, Gremlins, Goonies e De Volta Para o Futuro, filmes que a produção não conseguiu licença para suecar, os anos 1980 parecem incompletos...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...