Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bilheteria


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Members

A Bahiana escreveu dois artigos interessantes sobre o futuro da indústria e a sua relação com o sucesso ou fracasso do filme do Snyder:

 

07/03/2009

O (muito) que está em jogo com Watchmen

wmen1.jpg

 

Menos de um ano atrás a Warner Brothers, estúdio líder de mercado nos Estados Unidos - 18.4% em 2008 - fez uma re-estrutura radical em sua cadeia de produção e aquisição. A recém criada divisão de filmes de arte e em língua estrangeira, Warner Independent, foi fechada (e nesse momento Quem Quer Ser um Milionário tornou-se um projeto órfão ou, no jargão da indústria, "renegade".) A New Line, produtora de filmes de médio orçamento (exceções: Senhor dos Anéis, Bússola de Ouro) que era distribuída pela WB, foi anexada à nave mãe apenas para que os projetos em curso pudessem ser concluídos sem dar prejuízo. A Picturehouse, divisão especializada em indies, também foi fechada.

Sobre todas essas decisões cirúrgicas pairava a sombra dupla do Cavaleiro das Trevas e da recessão. O primeiro era o mega-sucesso do ano, ultrapassando os recordes da tradição de arrasa-quarteirões de muitos dígitos - as franquias Harry Potter, Matrix- com que o estúdio sempre contara para custear as aquisições de projetos de baixo e médio orçamento.

Mas havia aquela outra sombra.... Numa apresentação para analistas financeiros, alguns meses depois da estréia de Cavaleiro das Trevas, Jeff Bewkes, CEO da Warners, respondeu à pergunta "o que podemos esperar depois de  Cavaleiro das Trevas?" com "mais Cavaleiro das Trevas." No final do ano, ao anunciar seus projetos para 2009 aos acionistas, Bewkes falou das recentes cirurgias corporativas e acrescentou mais uma: o número de filmes lançados por ano cairia de uma média de 45-47 para apenas 21 títulos em 2009. "A meta é reduzir os custos e, reduzindo a produção, aumentar a margem de lucro."

Neste momento, Bewkes e sua  equipe estão com os olhos colados nos relatórios de bilheteria de Watchmen, o primeiro grande lançamento da nova estrutura e o mais amplo - 3611 cinemas nos EUA, mais estréias simultâneas em todos os principais mercados internacionais - para um filme permitido apenas para maiores de 17 anos. As críticas tem sido misturadas demais  para serem consideradas boas, mas isso não tira o sono de ninguém. Para um filme como Watchmen, críticas são completamente irrelevantes.

As questões são outras. Será que a política de "menos filmes, mas maiores" funciona? Será que Watchmen tem apelo vasto o bastante para segurar um lançamento tão imenso? (Os primeiros relatórios de mercado indicam que são os homens entre 25 e 35 anos que estão segurando a bilheteria, muito à frente do público normal para este tipo de filme, os entre 17 e 25, jovens demais para terem a empatia com a graphic novel que Watchmen exige). Mulheres de todas as idades não estão se interessando.

Embora discutindo um tipo de devastação moral, cultural e política de outra era - 1985 - Watchmen pode entrar para a narrativa do cinema como o primeiro lançamento de um novo período marcado por depressão econômica e desejo de evasão  cujos contornos ainda não podemos ver inteiramente.

Com certeza, 2009 começa agora, com ele. E, acho, a primeira década do século 21 no cinema também se encerra com ele.

Bilheteria de Watchmen "cumpre as expectativas"

Segundo os executivos da Warner Bros., a atentamente vigiada bilheteria de Watchmen chegou onde eles queriam, pelo menos nos Estados Unidos: 55.7 milhões de dólares em seus primeiros três dias em cartaz.  "Nossas expectativas foram cumpridas", disse Dan Fellman, presidente de distribuição doméstica do estúdio.

Mas pode ser um caso de copo cheio X copo vazio, dependendo do ponto de vista. Os analistas independentes tinham previsto 60 milhões de dólares para a estréia. E o próprio diretor Zack Snyder continua com o recorde para uma estréia no habitualmente morno mês de março: 71 milhões de dólares por 300, em 2007 - o que, os executivos não vão nunca admitir, era o número que eles tinham na cabeça quando lançaram Watchmen exatamente na mesma época. Mas 300 não tinha duas horas e quarenta minutos de duração, o que leva a menos sessões por dia...

Resta ver como Watchmen está desempenhando pelo mundo afora, onde a Paramount detém os direitos de distribuição. Os primeiros números indicam um "desempenho sólido, mas não de arrasa-quarteirão", segundo a Variety: 27. 5 milhões de dólares em 5.097 telas em 45 países.

E considerem o seguinte: os dois maiores estúdios em participação de mercado em 2008 tiveram que se unir e procurar financiamento externo - na Legendary Pictures - para custear os 120 milhões da produção. Ou seja, o rateio da receita será igualmente fracionado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sinceramente? Tava escrito essa bilheteria aí. Chutei algumas páginas atrás de 60 a 70, mas me falaram que era pouco pelo hype. O filme foi MUITO hypeado em fóruns e tals, mas o grosso da bilheteria vem daquele público que NUNCA ouviu falar de Watchmen antes. Aliás, creio que até eu fui um pouco 'contaminado' pelo hype. Espero que o filme tenha 'boas pernas' e não fique, como disse, no patamar dos Hulks. Espero não ter sido otimista naquele comentário...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

'Watchmen' tops at foreign box office

Comicbook pic takes in $27.5 million overseas

 

By DAVE MCNARY

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Watchmen" dominated

the foreign box office with a respectable rather than blockbuster

opening weekend of $27.5 million at 5,097 in 45 territories -- less

than half the domestic launch.

Zach Snyder's

adaptation of the offbeat graphic novel averaged a decent $5,395 per

location and finished first in most most markets, where it faced

challenges of offering a complex story line and untraditional approach

to superheroes.

"Watchmen" scored its best perf in the UK with

$4.6 million at 420, more than double the takes for the next two

entries -- the ninth frame of "Slumdog Millionaire"

and the second weekend of "Gran Torino," with both taking in $1.7

million. Foreign cume for "Slumdog" has gone past $100 million, led by

$40 million in the U.K.

"Watchmen," handled by Paramount

overseas, took in $2.5 million in France, followed by Russia and

Australia with $2.3 million, Spain with $2 million, Germany with $1.9

million, Italy with $1.6 million and South Korea with $1.4 million.

"Gran

Torino" topped "Watchmen" in France with a second frame of $4.8

million, off only 10%, and a $2.7 million launch in best opening for a Clint Eastwood

pic in that market. "Torino," still early in its foreign run, totaled

$12 million at 1,685 in 17 markets for an overseas cume of $33.4

million.

Fox's "Marley and Me"

topped "Watchmen" in Germany, launching with $2.9 million, and opened

in third in France with $2.4 million. "Marley" fetched $8.2 million at

1,700 in 27 markets for a foreign total of $33 million.

"The Curious Case of Benjamin Button,"

handled by Warner Bros. offshore, continued showing decent foreign

traction with $7.8 million at 4,500 in 61 markets to lift the

international total to $189.2 million -- $63 million above its domestic

cume.

Disney's "Bolt" grabbed $4.2 million at 2,960 in 27 territories to lift the foreign cume to $171.6 million and "Valkyrie"

grossed $4 million at 2,800 in 44 markets to push its international

total to $99 million for a worldwide total of $182 million. Sony's

"Pink Panther 2" remained a modest performer overseas with $3.7 million

at 2,490 in 61 markets for a $27.4 million foreign cume.

Universal's "Milk" grossed $2.2 million at 700 in 25 territories, led by a $1.4 million French launch, for a total of $13.7 million overseas.

Disney's

"Jonas Brothers: the 3D concert Experience" opened impressively in

Mexico with $497,000 at 66 3D venues and took in another $200,000 from

other markets.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fraquíssimo esse número internacional, com 45 países, se cair, vai ser um fiascão internacional. A Bahiana, finalmente, escreveu algo interessante, bem colocado Bruno. Não acho que filmes como "Harry Potter" serão afetados, deve ser uma ótima bilheteria. A Warner precisa de uma nova franquia, logo. O terceiro Batman deve estreiar um ano após o último HP, 2011?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E considerem o seguinte: os dois maiores estúdios em participação de mercado em 2008 tiveram que se unir e procurar financiamento externo - na Legendary Pictures - para custear os 120 milhões da produção. Ou seja' date=' o rateio da receita será igualmente fracionado.

[/quote']

Ainda não consegui entender isso. Pq a Warner iria querer dividir os custos (e os lucros) com a Paramount? Ela realmente achou que havia chances de não conseguir o investimento de volta?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

As maiores bilheterias do fim de semana

dias 6/7/8 - por renda

 

 

 

 

filme

renda (R$)

1 QUEM QUER SER UM... 2.069.455,00

2 WATCHMEN 1.877.781,00

3 O MENINO DA PORTEIRA 1.154.617,00

4 SE EU FOSSE VOCÊ 2 900.158,00

5 OPERAÇÃO VALQUÍRIA 790.288,00

6 SIM, SENHOR 618.300,00

7 A PANTERA COR DE ROSA 2 560.598,00

8 O CURIOSO CASO DE... 546.850,00

9 UM HOTEL BOM PRA... 455.253,00

10 O LEITOR 243.971,00

Slumdog ficou na frente de Watchmen aqui no Brasil, e ainda não estou acreditando nisso!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E considerem o seguinte: os dois maiores estúdios em participação de mercado em 2008 tiveram que se unir e procurar financiamento externo - na Legendary Pictures - para custear os 120 milhões da produção. Ou seja' date=' o rateio da receita será igualmente fracionado.

[/quote']
Ainda não consegui entender isso. Pq a Warner iria querer dividir os custos (e os lucros) com a Paramount? Ela realmente achou que havia chances de não conseguir o investimento de volta?

 

 

Pelo que eu entendi a Warner simplesmente não tinha o dinheiro todo, por isso o projeto foi co-financiado.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
As maiores bilheterias do fim de semana
dias 6/7/8 - por renda


filme

renda (R$)

1

QUEM QUER SER UM...

2.069.455' date='00


2

WATCHMEN

1.877.781,00


3

O MENINO DA PORTEIRA

1.154.617,00


4

SE EU FOSSE VOCÊ 2

900.158,00


5

OPERAÇÃO VALQUÍRIA

790.288,00


6

SIM, SENHOR

618.300,00


7

A PANTERA COR DE ROSA 2

560.598,00


8

O CURIOSO CASO DE...

546.850,00


9

UM HOTEL BOM PRA...

455.253,00


10

O LEITOR

243.971,00



Slumdog ficou na frente de Watchmen aqui no Brasil, e ainda não estou acreditando nisso!
[/quote']

 

 

E tem gente que acha que ganhar o Oscar não dá mais dinheiro.

 

Alguém viu esse O Menino da Porteira?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E considerem o seguinte: os dois maiores estúdios em participação de mercado em 2008 tiveram que se unir e procurar financiamento externo - na Legendary Pictures - para custear os 120 milhões da produção. Ou seja' date=' o rateio da receita será igualmente fracionado.

[/quote']

Ainda não consegui entender isso. Pq a Warner iria querer dividir os custos (e os lucros) com a Paramount? Ela realmente achou que havia chances de não conseguir o investimento de volta?

 

 

Pelo que eu entendi a Warner simplesmente não tinha o dinheiro todo, por isso o projeto foi co-financiado.

Ainda assim acho estranho que o estudio que mais faturou no ano (centenas de milhões de dólares) não tenha 120 milhões pra investir num filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E considerem o seguinte: os dois maiores estúdios em participação de mercado em 2008 tiveram que se unir e procurar financiamento externo - na Legendary Pictures - para custear os 120 milhões da produção. Ou seja' date=' o rateio da receita será igualmente fracionado.

[/quote']
Ainda não consegui entender isso. Pq a Warner iria querer dividir os custos (e os lucros) com a Paramount? Ela realmente achou que havia chances de não conseguir o investimento de volta?

 

 

Pelo que eu entendi a Warner simplesmente não tinha o dinheiro todo, por isso o projeto foi co-financiado.

Ainda assim acho estranho que o estudio que mais faturou no ano (centenas de milhões de dólares) não tenha 120 milhões pra investir num filme.

 

Sim, é como imaginar que a Globo tá sem dinheiro para fazer novela. Mas ao que parece foi isso mesmo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

As 3 estréias no topo...

Box Office Brasil - Público

06 de Março de 2009 a 08 de Março de 2009

Filme

Número de Cópias

Público na Semana

Semanas em Cartaz

Market Share

Público Total

Arrecadação (em R$)

Arrecadação Total (em R$)

1. (-)

Quem Quer Ser um Milionário?

185

197.572

estréia

18,76%

470.704

2.069.455

4.748.150

Orçamento: US$15.000.000 (estimado)

2. (-)

Watchmen - O Filme

236

189.240

estréia

17,97%

189.240

1.877.781

1.877.781

Orçamento: US$100.000.000 (estimado)

3. (-)

O Menino da Porteira

270

128.090

estréia

12,16%

128.090

1.154.617

1.154.617

4. (3)

Se Eu Fosse Você 2

271

103.456

10

9,82%

5.479.985

900.158

46.215.678

5. (1)

Operação Valquíria

221

77.885

4

7,39%

985.244

790.288

8.817.306

Orçamento: US$75.000.000 (estimado)

6. (5)

Sim, Senhor

147

66.000

6

6,27%

1.159.272

618.300

9.953.029

7. (2)

A Pantera Cor-de-Rosa 2

248

61.628

3

5,85%

506.816

560.598

4.104.822

8. (4)

O Curioso Caso de Benjamin Button

160

53.100

8

5,04%

1.999.290

546.850

18.025.646

Orçamento: US$150.000.000 (estimado)

9. (6)

Um Hotel Bom Pra Cachorro

128

52.381

3

4,97%

332.882

455.253

2.602.728

Orçamento: US$75.000.000 (estimado)

10. (10)

O Leitor

65

23.092

5

2,19%

290.242

243.971

2.840.741

Orçamento: US$40.000.000 (estimado)

11. (7)

Força Policial

80

20.436

2

1,94%

92.169

208.937

853.470

Orçamento: US$30.000.000 (estimado)

12. (8)

Milk - A Voz da Igualdade

47

17.342

3

1,65%

150.391

201.139

1.562.798

Orçamento: US$15.000.000 (estimado)

13. (9)

Coraline e o Mundo Secreto

97

16.787

4

1,59%

274.632

188.553

2.609.151

Orçamento: US$35.000.000 (estimado)

14. (11)

Noivas em Guerra

67

11.970

5

1,14%

425.838

96.441

3.618.850

Orçamento: US$30.000.000 (estimado)

15. (-)

Frost/Nixon

10

5.844

estréia

0,55%

5.844

87.549

87.549

Orçamento: US$35.000.000 (estimado)

16. (13)

Um Faz de Conta que Acontece

71

8.973

7

0,85%

987.794

65.009

7.381.016

17. (12)

Sexta-Feira 13

77

6.558

4

0,62%

238.187

54.362

2.046.551

Orçamento: US$16.000.000 (estimado)

18. (15)

Perdido pra Cachorro

36

5.346

4

0,51%

105.296

45.270

844.382

19. (18)

O Casamento de Rachel

10

3.645

4

0,35%

52.735

43.680

585.294

20. (16)

Foi Apenas um Sonho

29

3.872

6

0,37%

205.685

32.183

1.908.804

Orçamento: US$35.000.000 (estimado)Fonte: Filme B / e-Pipoca

tigo2009-03-11 12:45:03

Link to comment
Share on other sites

Slumdog na frente de Watchmen? O box office tupiniquim é uma caixinha de surpresas.

 

Mas Watchmen não tá sendo O sucesso internacionalmente. Na Alemanha, por exemplo, perdeu pra Marley e Eu

 

E não sei se o boca-a-boca vai ser tão generoso também...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não esperava que Watchmen fosse ter uma boa bilheteria... É um filme longo e denso pra kct... Pra um público bem específico... Watchmen não tem o mesmo apelo popular que Batman, por exemplo... Por melhor que seja o filme, vários fatores contribuem pra baixa bilheteria... O filme é longe, denso e proibido para menores de 18 anos... Complexo isso...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Overseas Total Box Office

March 6–8, 2009

 

 

 < Prev Return to Index Next > 

 

 

 

 

TW LW Movie Weekend Gross Change Territories Change Gross-to-Date Week Production

Country

1

N

Watchmen

$26,632,667

-

44

-

$26,632,667

1

USA

 

2

1

Slumdog Millionaire

$15,096,266

-7.6%

41

+5

$116,989,587

14

UK, USA

 

3

3

Gran Torino

$11,544,598

+19.6%

17

+6

$33,000,000

7

Australia, USA

 

4

52

Marley and Me

$8,311,124

+750.1%

30

+11

$33,005,000

11

USA

 

5

2

The Curious Case of Benjamin Button

$7,300,000

-47.9%

61

-

$189,600,000

11

USA

 

6

N

Lyubov v bolshom gorode (Love in the Big City)

$6,784,108

-

3

-

$6,784,108

1

Russia, Ukraine, USA

 

7

7

The Reader (2008)

$5,196,534

-15.0%

18

+3

$27,671,588

10

Germany, USA

 

8

4

Bolt

$4,782,503

-36.9%

34

-7

$165,975,127

15

USA

 

9

N

Yattâman

$4,631,173

-

1

-

$4,631,173

1

Japan

 

10

N

Eiga doraemon: Shin. Nobita no uchû kaitakushi

$3,770,210

-

1

-

$3,770,210

1

Japan

 

11

6

The Pink Panther 2

$3,652,256

-41.3%

61

+6

$27,480,317

5

USA

 

12

9

He's Just Not That Into You

$3,442,854

-29.9%

34

+6

$44,966,354

5

Germany, USA

 

13

8

Confessions of a Shopaholic

$3,345,002

-37.4%

17

-1

$22,847,050

4

USA

 

14

10

Män som hatar kvinnor

$3,310,759

-31.9%

2

-

$10,727,104

2

Denmark, Sweden

 

15

31

Bedtime Stories

$3,019,368

+76.5%

21

-9

$89,991,481

11

USA

 

16

5

Valkyrie

$2,718,217

-62.1%

45

-14

$98,250,000

10

Germany, USA

 

17

16

Okuribito (Departures)

$2,636,878

-28.6%

4

+1

$48,799,559

26

Japan

 

18

38

Milk

$2,553,790

+84.1%

30

+2

$14,642,860

9

USA

 

19

14

Hotel for Dogs

$2,461,599

-37.6%

29

-2

$31,987,294

8

Germany, USA

 

20

18

LOL (Laughing Out Loud) ®

$2,342,298

-22.1%

2

-

$24,362,797

5

France

 

21

12

The Unborn (2009)

$2,152,966

-46.9%

17

+2

$14,809,277

9

USA

 

22

32

The Wrestler

$1,971,082

+19.9%

24

+2

$12,649,347

9

USA

 

23

11

The International

$1,953,585

-56.8%

32

+3

$14,590,731

4

Germany, UK, USA

 

24

-

Skalolazka and the Latter from the Seventh Cradle

$1,897,810

-

1

-

$3,231,412

71

Russia

 

25

N

Kochaj i tancz

$1,855,196

-

1

-

$1,855,196

1

Poland

 

26

13

Underworld: Rise of the Lycans

$1,665,304

-58.0%

24

-10

$31,906,616

7

USA

 

27

19

Changeling

$1,542,993

-46.7%

35

-3

$71,106,762

17

USA

 

28

17

Yes Man

$1,500,000

-51.6%

47

-2

$127,500,000

12

USA

 

29

N

Jeneraru rûju no gaisen (The Triumphant Return of General Rouge)

$1,497,473

-

1

-

$1,497,473

1

Japan

 

30

21

Le Code a changé

$1,495,844

-40.4%

2

-

$10,967,291

3

France

 

31

-

Last Chance Harvey

$1,460,012

+242.2%

5

+3

$2,247,381

5

UK, USA

 

32

15

Bride Wars

$1,455,194

-60.9%

35

-14

$51,725,000

9

USA

 

33

N

The Young Victoria

$1,432,877

-

1

-

$1,432,877

1

UK, USA

 

34

20

Cyprien

$1,417,935

-43.9%

2

-

$4,382,522

2

France

 

35

N

13B

$1,386,507

-

14

-

$1,386,507

1

India

 

36

26

Hexe Lilli, der Drache und das magische Buch

$1,375,217

-30.7%

3

-1

$6,686,753

3

Austria, Germany, Italy

 

37

-

Les Deux mondes

$1,313,869

-

1

-

$6,740,545

68

France

 

38

N

Le Premier cercle

$1,067,661

-

1

-

$1,067,661

1

France

 

39

28

Banlieue 13 - Ultimatum

$1,054,468

-43.9%

1

-

$7,622,822

3

France

 

40

N

Dhoondte Reh Jaoge

$1,045,359

-

11

-

$1,045,359

1

India

 

41

25

You Changed My Life

$1,020,885

-49.0%

1

-

$3,403,121

2

Philippines

 

42

37

Delhi 6

$1,007,560

-28.0%

9

-3

$11,071,345

3

India

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...