Jump to content
Forum Cinema em Cena

Harry Potter e o Enigma do Príncipe


Renata
 Share

Recommended Posts

  • Replies 524
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

O filme conseguiu algo que achava impossível... É melhor que o livro... É a primeira adaptação de um livro para o cinema que considero a obra adaptada melhor que a original...

 

Acabei de ver... Estou enebriado... Mesmo sabendo de tudo q aconteceria no filme (dado q tinha lido o livro previamente) não deixou de me impressionar... A cena em que todos levantam as varinhas para o céu foi magnífica... Meus olhos encheram d'água... Quando Dumbledore convoca fogo, desde Senhor do Anéis que não via uma cena envolvendo fogo tão bem feita... Daniel Radcliffe trabalhou bem por demais, finalmente consigo elogiar esse menino...

 

Técnicamente impecável, do início ao fim... Tenho esse Harry Potter como o melhor dos filmes do bruxinho e o melhor filme de 2009 até agora... Incrível... Estupendo... Desculpem o uso dessa palavra, mas o filme é mágico!!!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O filme conseguiu algo que achava impossível... É melhor que o livro... É a primeira adaptação de um livro para o cinema que considero a obra adaptada melhor que a original...

 

 

Jura? Curioso, eu achei isso de Ordem da Fênix. Achei o filme melhor que o livro, de longe.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aí é q tá... Não achei Ordem da Fênix assim tão melhor que o livro... Achei-o um tanto episódico... O problema foi esse... Pode até ter passado a tesoura em algumas coisas desnecessárias que tinham no livro, mas não ficou harmônico, no meu ver... Já Enigma do Príncipe ficou perfeito... Não cansa... É denso... Estupendo...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sunderhus, o filme realmente é bom, mas não o achei melhor que o livro, basicamente porque o ritmo frenético do filme, que funciona muito bem em boa parte, prejudica algumas seqüências que ficam melhores lentas... por exemplo, o suspense, a tensão e o terror da seqüência da caverna é muito melhor no livro que no filme, pois no livro ela é construída lentamente, com muito mais detalhes... na morte de Dumbledore também, no livro é algo grandioso pois acontece num dos pátios elevados de Hogwarts... e no filme, foi tudo confinado naquele cubículo... no livro, se não me engano, enquanto o Dumbledore estava prestes a ser morto, Harry estava imobilizado embaixo da capa da invisibilidade, por isso não pode ajudar Dumbledore... no filme, ele estava que nem um idiota andando de lá pra cá, no piso inferior, sem fazer nada.... ridícula essa cena, não condiz com o que Harry realmente faria... A história de Tom Ridle no filme ficou profunda como um pires... Enfim, é o melhor filme do Potter, mas por uma série de razões, inferior ao livro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Jura? Curioso' date=' eu achei isso de Ordem da Fênix. Achei o filme melhor que o livro, de longe.[/quote']

 

Não era nada dificil fazer uma adaptação melhor que o livro, no caso de A Ordem da Fenix, né... É o pior livro dos 7.

 

Não considero o pior não. Eu gosto bastante, apesar de ter inúmeras histórias desnecessárias e tal. Uma das coisas que mais me irritou nesse livro foi a Cho. Ô mulher chata, rs

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Além disso, é impossível não reconhecer que eles transformaram o livro mais longo (700 páginas) no filme mais curto (130 minutos). É até perdoável que o filme tenha ficado episódico.

 

Não digo com isso que A Ordem da Fênix é o melhor da franquia (ele fica atrás deste, do terceiro e até do quarto).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pelo menos o motivo será uma surpresa. Vou ter mais cuidado ao ler informações do filme aqui. Espero pelos filmes ou leio o livro? Dúvida cruel. smileys/17.gif" align="absmiddle" alt="17" />  

 

 

 

 

Vai pro livro... a experiência com certeza será muuuuito superior se comparada ao filme... e depois vc vê o filme. Digo isso com conhecimento de causa, já que li todos os livros até aqui, e assisti a todos os filmes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei o filme excelente, o melhor até agora, porém, é aquela coisa, tantos anos acompanhando os personagens, as besteiras, as piadas sem graça, que mesmo este aqui, muito bom, deixa uma sensação esquisita; não consigo levar a sério a trama, talvez pelos outros filmes. Liberdade narrativa e criativa é o que constatei aqui, quase tudo ótimo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não é só pq é um filme de fantasia que automaticamente deixa de ser levado a sério. SdA, por exemplo, é um filme que levo a sério. Pois a trama contem em seu bojo elementos que dão substância a indagações filosóficas. Não é uma simples historinha do bem contra o mal. Creio que a fantasia trata de algo ligado aos dilemas, fraquezas e superações humanas. Enfim, talvez não seja o caso de Harry Potter, que é uma estória para crianças/ pré-adolescentes.

 

Temas como cobiça, traição, egoismo, ganância, arrependimento, arrogância, amizade, lealdade, perseverança, etc, aliado a um roteiro muito bem construido, fazem de SDA um filme que se leve a sério, pois tudo é desenvolvido de forma psicológicamente densa, sendo que elfos, hobbits e toda a atmosfera mitológica serve como pano de fundo para o desenrolar de sentimentos e ideais extremamente humanos.

 

Nexus 62009-07-25 09:13:41

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não é só pq é um filme de fantasia que automaticamente deixa de ser levado a sério. SdA' date=' por exemplo, é um filme que levo a sério. Pois a trama contem em seu bojo elementos que dão substância a indagações filosóficas. Não é uma simples historinha do bem contra o mal. Creio que a fantasia trata de algo ligado aos dilemas, fraquezas e superações humanas. Enfim, talvez não seja o caso de Harry Potter, que é uma estória para crianças/ pré-adolescentes.

Temas como cobiça, traição, egoismo, ganância, arrependimento, arrogância, amizade, lealdade, perseverança, etc, aliado a um roteiro muito bem construido, fazem de SDA um filme que se leve a sério, pois tudo é desenvolvido de forma psicológicamente densa, sendo que elfos, hobbits e toda a atmosfera mitológica serve como pano de fundo para o desenrolar de sentimentos e ideais extremamente humanos.
[/quote']

 

É basicamente isso, muito bem colocado.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sei pra que comparar SDA com o Potter... são estilos diferentes, mesmo tendo a fantasia como pano de fundo... são excelentes em suas propostas, cada um tem seus méritos... e pra mim, por exemplo, me divirto mais com o Bruxinho... acho os filmes do SDA um tanto quanto cansativos, enfim... e os livros, então...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não é só pq é um filme de fantasia que automaticamente deixa de ser levado a sério. SdA' date=' por exemplo, é um filme que levo a sério. Pois a trama contem em seu bojo elementos que dão substância a indagações filosóficas. [/quote']

 

Quais? Indagações acerca de cobiça, traição, egoismo, ganância, arrependimento, arrogância, amizade, lealdade, perseverança?

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um filme apenas razoável, bem abaixo do potencial dramático e mesmo de ação do livro de Rowling. Concordo que, na tentativa de suavizar o filme para crianças e vender para adolescentes fanfarrões (pqp, tinham uns 6 - e o pior, pré-adolescentes na verdade - na minha sessão e isso porque fugi o máximo, quase que soquei uma), a série perdeu-se em piadinhas fracas e bobagens desnecessárias. O filme não empolga nas sequências que poderiam acirrar os ânimos - apesar de bem construída visualmente, por exemplo, a chegada de Potter e Dumbledore à procura da Horcrux é aleatória e mal-esclarecida - e deixa MUITO a desejar no amadurecimento de Potter (como comentou o Amílcar) e, principalmente, na reconstrução de Tom Marvolo Riddle.

 

 

 

O bom desta sessão foi ter visto o filme fugindo do aspecto fãzoidista dos anteriores (isso já ocorrera com o quinto, mas eu vi sem me preocupar muito, em DVD e com gente comentando etc; de forma que nem me lembro direito do filme) e evitei comparações com o livro; inclusive nem me lembrava - pasmem! - quem era o Príncipe Mestiço. Daí tentei assistir à obra mais como filme do que como adaptação literária, o que acho ideal. E mesmo nesse sentido, algumas comparações surgiram e expectativas criadas foram falhadas no decorrer da sessão.

 

 

 

Por outro lado, o elenco adulto da trama é sensacional e faz jus às personagens: Broadbent e Rickmann (como não podia deixar de ser) têm grande valor. Só o Gambon que, por mais que tenha deixado de ser a figura patética dos terceiro e quarto filmes (todo nervosinho, ui!), está muito distante da figura de Alvo Dumbledore, ao meu ver, constrói uma personalidade diferente do que qualquer um imaginaria ao ler qualquer outra obra.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não é só pq é um filme de fantasia que automaticamente deixa de ser levado a sério. SdA' date=' por exemplo, é um filme que levo a sério. Pois a trama contem em seu bojo elementos que dão substância a indagações filosóficas. [/quote']

 

Quais? Indagações acerca de cobiça, traição, egoismo, ganância, arrependimento, arrogância, amizade, lealdade, perseverança?

 

06

 

sim, entre outros05

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...