Jump to content
Forum Cinema em Cena

Clássicos que não me servem


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Fato ou opinião?

Opinião obviamente. Afinal' date=' o título do tópico não é "Clássicos que não me servem"? 02

 

Estou falando exclusivamente por mim o tempo todo. 2001 é um "clássico que não me serve" pelos motivos expostos. Se serve para você, divirta-se assistindo. 03

 

Então vá ler um livro. Não é função do cinema despertar emoções ou transmitir idéias por palavras. Ao cinema cabe passar estas coisas pela IMAGEM.

 

E 2001 não consegue passar coisa alguma pela IMAGEM, para mim. Esse é o problema.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Então vá ler um livro. Não é função do cinema despertar emoções ou transmitir idéias por palavras. Ao cinema cabe passar estas coisas pela IMAGEM.

 

Não tinha visto isso e discordo. Cinema é uma arte áudio-visual. Palavras fazem parte do áudio e o cinema pode também passar o que quiser por elas. Não é uma obrigatoriedade, mas não deixa de ser uma possibilidade.

 

Claro que um filme mudo é cinema e uma imagem estática com barulhos/música/falas também pode ser (embora nunca tenha visto um filme inteiro feito assim).

 

 

 

 

Perucatorta2009-09-22 18:26:03

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Claro que um filme mudo é cinema e uma imagem estática com barulhos/música/falas também pode ser (embora nunca tenha visto um filme inteiro feito assim).

 

 

 

 

 

 

Concordo com o que você e digo mais, o cinema mudo também te passa a "extra-percepção" do áudio através da imagem. Afinal, se você vê uma explosão, automaticamente, imagina o barulho que ela faz e tal...

 

 

 

Com relação a 2001: Uma Odisséia no Espaço, que é o filme comentado. Minha opinião:

 

Não li o livro e vi somente o filme, mas não consigo imaginar aquela história com tão pouco enredo contada num livro. Para mim 2001 é um fenômeno cinematográfico que te traz uma experiência além da simples relação áudio/imagem. Sem dúvido o objetivo do Kubrick não foi te impor o significado do filme como, provavelmente, Van Gogh não tinha a intensão de impor o significado de suas pinturas...

Para mim a disposição do filme na relação seqüência de imagens/passagem de tempo e espaço é perfeita, muita reclama da ausência de diálogo, mas 2001 poderia ter diálogo zero. Kubrick soube refazer de maneira completamente diferente a sensação do cinema mudo, porém com música, é uma experiência que fica difícil de comentar porque é muito pessoal. Como alguém aí disse: a concepção do filme é 20% diretor e 80% expectador. Para mim um dos maiores filmes de todos os tempos.

 

Não critico quem não goste, simplismente acho que não é um filme para qualquer um.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Outro clássico que não me serve é O BEBÊ DE ROSEMARY. Por que é ruim? Não' date=' o filme não é ruim - é porque não me assusta!

[/quote']

O bebê de Rosemary não me assusta em nenhum momento, e eu adoro o filme. Acho que a sensação que ela me causa e mais de tensão, tipo quando vc fica na ponta da cadeira torcendo pra que a mocinha consiga escapar.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Confesso que não me empolgo muito em ver os clássicos. Heresia? Talvez, afinal reconheço que não há como gostar de cinema se vc não respeita os clássicos, além do que os filmes de ontem influenciaram e continuam influenciando o cinema de hoje, mas me empolga muito mais a possibilidade de acompanhar a história do cinema sendo escrita, passando pelos meus olhos do que simplesmente atestar ou não o que a história ou o mundo já condicionou a ser clássico.[/quote']

Mas a história está sendo escrita a cada momento. Esse negócio de "a história já condicionou esse filme a ser um clássico" é bem relativa. O filme será um clássico enquanto as pessoas o virem como clássico. Sinfonia de Paris, por exemplo, até algumas décadas atrás era considerado o melhor musical da história. Mas com o tempo Cantando na Chuva foi despertando cada vez mais a atenção do público, e consequentemente da crítica, e foi ganhando mais reputação. Hoje em dia Cantando na chuva é um filme essencial enquanto muita gente nunca ouviu falar de Sinfonia de Paris. Qualquer filme está sujeito a isso. Um filme é clássico enquanto for considerado como tal, assim como um filme esquecido pode ser redescoberto e se transformar num clássico. A história do cinema continua sendo escrita.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Então vá ler um livro. Não é função do cinema despertar emoções ou transmitir idéias por palavras. Ao cinema cabe passar estas coisas pela IMAGEM.


Não tinha visto isso e discordo. Cinema é uma arte áudio-visual. Palavras fazem parte do áudio e o cinema pode também passar o que quiser por elas. Não é uma obrigatoriedade' date=' mas não deixa de ser uma possibilidade.

Claro que um filme mudo é cinema e uma imagem estática com barulhos/música/falas também pode ser (embora nunca tenha visto um filme inteiro feito assim).

[/quote']

 

Discordo de você aí... O fato das palavras fazerem parte do áudio não elide a função primordial do cinema que é passar sua mensagem através da imagem. As palavras são um auxiliador, um complemento, não devem ser a força motriz do filme (salvo algumas raríssimas excessões onde isto deu certo). O cinema sobrevive sem áudio (haja vista o cinema mudo, como vc citou), mas o cinema sobrevive sem imagem?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Discordo de você aí... O fato das palavras fazerem parte do áudio não elide a função primordial do cinema que é passar sua mensagem através da imagem. As palavras são um auxiliador' date=' um complemento, não devem ser a força motriz do filme (salvo algumas raríssimas excessões onde isto deu certo). O cinema sobrevive sem áudio (haja vista o cinema mudo, como vc citou), mas o cinema sobrevive sem imagem?
[/quote']

 

Porque não? Woody Allen discordaria. Não acho que devemos determinar o que é primordial ou não no cinema. O fato do cinema sobreviver sem áudio de forma alguma obriga que a imagem seja o fator principal. Se você pode e quer utilizar o som (seja em palavras, músicas, etc) como fator primordial, porquê não?

 

Você já viu Brick? Não sei se é o melhor exemplo, mas é um bom exemplo, creio. O grande lance desse filme é o clima noir expressado primordialmente pelos diálogos. Claro que visualmente ele busca isso também, mas a forma dos personagens se expressar é o lance.

 

E Casablanca, será que o primordial é o que é mostrado? Pra mim ainda é o filme com os melhores diálogos já craidos/encenados e é este o fator que, IMO, o tornou um clássico absoluto.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vc leu o post com atenção? Pelo visto não... Do contrário teria lido As palavras são um auxiliador, um complemento, não devem ser a força motriz do filme (salvo algumas raríssimas excessões onde isto deu certo)

Não, não vi Brick... Quanto à alegação de que a imagem não seja o fator principal, lembro-me que em outra discussão (acho que sobre a eterna briga de quem é mais importante, direção ou roteiro) vc havia concordado que o cinema sem imagem não é cinema... Agora você desmente isso dizendo que a imagem não é o fator principal... Sorry PT... acho que vc está muito empolgado com seu HT (não te culpo, som de qualidade em filme é um negócio de encher os ouvidos), mas me diga: um filme sem imagem é filme?

 

E quanto à Casablanca aí vc se enrosca de vez... Sim, os diálogos são primorosos, maravilhosos, mas veja a atuação do casal principal, suas feições, suas emoções estampadas com seus rostos e não com suas palavras. As falas deles são esmagadas diante da interpretação dos atores (aliás, enquanto escrevo isso, me vem à memória a cena em que ele se reencontra com Ilsa pela primeira vez no filme e a expressão do Bogart neste momento específico vale mais que todas as falas do filme).

 

Na boa, dizer que Casablanca virou clássico por causa de seus diálogos é, com todo respeito, coisa de quem parece que começou a ver filmes semana passada...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vc leu o post com atenção? Pelo visto não... Do contrário teria lido As palavras são um auxiliador' date=' um complemento, não devem ser a força motriz do filme (salvo algumas raríssimas excessões onde isto deu certo)[/quote']

Pois é, não acho que sejam raríssimas excessões. Mas enfim.

 

 

 

Não' date=' não vi Brick... Quanto à alegação de que a imagem não seja o fator principal, lembro-me que em outra discussão (acho que sobre a eterna briga de quem é mais importante, direção ou roteiro) vc havia concordado que o cinema sem imagem não é cinema... Agora você desmente isso dizendo que a imagem não é o fator principal... Sorry PT... acho que vc está muito empolgado com seu HT (não te culpo, som de qualidade em filme é um negócio de encher os ouvidos), mas me diga: um filme sem imagem é filme?[/quote']

 

Claro que alguma imagem o cinema deve ter. Senão poderia ser apreciado no rádio. Sobre a discussão direção ou roteiro, é imbecil a utilizar aqui, já que não estamos discutindo se imagem é mais importante que som. Você está desqualificando a importância do som no cinema e eu estou simplesmente dizendo que existem filmes onde o som exerce um papel importantíssimo. Filmes que sem o som (ou palavras, mais especificamente) não seriam aclamados como são.

 

Sobre o comentário do HT, não tem absolutamente nada a ver, já que estamos falando primordialmente de PALAVRAS. E para se ouvir palavras nem de HT precisa.

 

E quanto à Casablanca aí vc se enrosca de vez... Sim' date=' os diálogos são primorosos, maravilhosos, mas veja a atuação do casal principal, suas feições, suas emoções estampadas com seus rostos e não com suas palavras. As falas deles são esmagadas diante da interpretação dos atores (aliás, enquanto escrevo isso, me vem à memória a cena em que ele se reencontra com Ilsa pela primeira vez no filme e a expressão do Bogart neste momento específico vale mais que todas as falas do filme).

 

Na boa, dizer que Casablanca virou clássico por causa de seus diálogos é, com todo respeito, coisa de quem parece que começou a ver filmes semana passada...
[/quote']

 

Aí você está, como sempre faz, querendo forçar seu ponto de vista

sobre o dos outros. Aliás, você já tem idade suficiente pra saber que

discussões não são para se provar porra nenhuma. No meu ponto de vista,

Casablanca não seria o que é se não tivéssemos aqueles diálogos. E

tenho certeza que não sou o único que pensa isso.

 

 

 

E sobre o segundo parágrafo, eu tenho dó quando leio merdas desse tipo. Dó de pensar que isso veio de um lesado que 3 posts atrás perguntou se a opinião de um cara era fato. E a resposta do Nostromo foi linda, daquelas de fazer ficar quieto mesmo. Aliás, já que você valoriza tanto "ganhar" alguma argumentação, some essa do Nostromo à sua já repleta Loser gallery.06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Algumas "evidências" para nosso advogado de plantão:

 

Ugarte: You know, Rick, I have many a friend in Casablanca, but somehow, just because you despise me, you are the only one I trust.

 

Berger: We read five times that you were killed, in five different places.

Victor Laszlo: As you can see, it was true every single time.

 

Ilsa: Play it once, Sam. For old times' sake.

Sam: [lying] I don't know what you mean, Miss Ilsa.

Ilsa: Play it, Sam. Play "As Time Goes By."

 

Captain Renault: [to Ilsa] I was informed that you were the most beautiful woman ever to visit Casablanca. That was a *gross* understatement.

Ilsa: [genuinely pleased] You're very kind.

 

Ugarte: You despise me, don't you?

Rick: If I gave you any thought I probably would.

 

 

Tudo isso acima e muito mais faz Casablanca genial. E provavelmente seria muito menos genial se isso não existisse. And I rest the case.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Claro que alguma imagem o cinema deve ter. Senão poderia ser apreciado no rádio. Sobre a discussão direção ou roteiro' date=' é imbecil a utilizar aqui, já que não estamos discutindo se imagem é mais importante que som. Você está desqualificando a importância do som no cinema e eu estou simplesmente dizendo que existem filmes onde o som exerce um papel importantíssimo. Filmes que sem o som (ou palavras, mais especificamente) não seriam aclamados como são.[/quote']

 

Hein? Onde eu estou desqualificando a importância do som?? Que eu me lembre, há pouco mais de um ano era você quem dizia que coisas como Dolby Digital, DTS, THX, etc. eram sem importância...

 

E ademais, você está distorcendo o que eu disse. Sim, o som exerce um papel importantíssimo em TODOS os filmes sonoros, porém, vc está tentando se esquivar do óbvio ululante: o som deriva da imagem, é ela quem estabelece o ground onde o som vai atuar e arrebatar o expectador. Tire a imagem e vc tem qq outra forma de arte, MENOS cinema...

 


Aí você está' date=' como sempre faz, querendo forçar seu ponto de vista sobre o dos outros. Aliás, você já tem idade suficiente pra saber que discussões não são para se provar porra nenhuma. No meu ponto de vista, Casablanca não seria o que é se não tivéssemos aqueles diálogos. E tenho certeza que não sou o único que pensa isso. [/quote']

 

Ah, claro... vc nunca força o seu ponto de vista sobre o dos outros. Não, não... Vc "apenas" DESQUALIFICA o seu "oponente" para ter a última palavra...

 

Entenda isto: um filme se torna clássico devido a inúmeros fatores. Dizer que Casablanca é o que é por causa tão somente dos diálogos (danem-se as atuações, dane-se a direção, dane-se a fotografia) é reducionismo no seu PIOR estado. É diminuir o filme ao máximo. Isto é postura de quem tá começando a ver filmes agora e quando leio posts assim vindo de você, fico na dúvida se é o PT mesmo que escreveu ou o henrique felipe usando a sua conta.  


E sobre o segundo parágrafo' date=' eu tenho dó quando leio merdas desse tipo. Dó de pensar que isso veio de um lesado que 3 posts atrás perguntou se a opinião de um cara era fato. E a resposta do Nostromo foi linda, daquelas de fazer ficar quieto mesmo. Aliás, já que você valoriza tanto "ganhar" alguma argumentação, some essa do Nostromo à sua já repleta Loser gallery.06[/quote']

 

Bom... tem que ser muito lesado para não sacar que a pergunta feita 3 posts atrás era simplesmente para provocar e a resposta à pergunta foi incrivelmente previsível (tanto é que nem repliquei)...

 

Igualmente lesado é achar que eu valorizo "ganhar" uma discussão quando tal pérola vem de um cara que fez questão de replicar cada linha escrita por mim, sempre que possível tecendo algum comentário depreciativo, incorrendo em ad hominem... Claro que isso não é postura de quem quer ganhar a discussão... Imagina... 06  
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Algumas "evidências" para nosso advogado de plantão:

Ugarte: You know' date=' Rick, I have many a friend in Casablanca, but somehow, just because you despise me, you are the only one I trust.

Berger: We read five times that you were killed, in five different places.
Victor Laszlo: As you can see, it was true every single time.

Ilsa: Play it once, Sam. For old times' sake.
Sam: [lying'] I don't know what you mean, Miss Ilsa.
Ilsa: Play it, Sam. Play "As Time Goes By."

Captain Renault: [to Ilsa] I was informed that you were the most beautiful woman ever to visit Casablanca. That was a *gross* understatement.
Ilsa: [genuinely pleased] You're very kind.

Ugarte: You despise me, don't you?
Rick: If I gave you any thought I probably would.


Tudo isso acima e muito mais faz Casablanca genial. E provavelmente seria muito menos genial se isso não existisse. And I rest the case.



 

Obrigado Sapo por comprovar tudo que eu disse no post anterior... Obrigado por demonstrar a sua ânsia em "ganhar" a discussão, principalmente em relação ao negrito, coisa patética...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dook, discutir com você é totalmente improdutivo. Não o considero no meu nível. Não tenho bagagem para discutir contigo. A vitória é sua. Som no cinema deriva necessariamente da imagem. O contrário é impossível, por isso não existem musicais.

 

E pra seu governo, a parte que você negritou era pra tirar um barato de você. Ainda bem que você entendeu...06

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Dook' date=' discutir com você é totalmente improdutivo. Não o considero no meu nível. Não tenho bagagem para discutir contigo. A vitória é sua. Som no cinema deriva necessariamente da imagem. O contrário é impossível, por isso não existem musicais.

E pra seu governo, a parte que você negritou era pra tirar um barato de você. Ainda bem que você entendeu...06


[/quote'] Um classico q não me serve é BenHur. Arrrghhhhhh07

E essa expressão "tirar um barato", vc deve ser da idade do meu avô!06
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...