Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sidney Lumet


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 Primeiro post do tópico desde que este grande diretor se foi04

 

 Mas vamos lá. Visto VIDAS EM FUGA

 

 484354.1020.A.jpg

 

  Na trama, Valentine Xavier (Marlon Brando) é um musico que após cumprir pena na prisão, decide recomeçar a sua vida em um lugar onde ninguem o conheça. Ele vai então para uma pequena cidade onde arranja emprego como ajudante de loja. Mas a paz que Xavier procura é abalada no momento em que ele se envolve com sua patroa (Anna Magnant) uma mulher de passado trágico, casada com um moribundo. Ao mesmo tempo, Xavier passa a ser assediado por Carol Cutrere (Joanne Woodward) uma garota tresloucada que conhece o seu passado, e o idolatra.

 

 VIDAS EM FUGA esta longe de estar entre os melhores trabalhos do Lumet, mas ainda sim consegue ser um drama bem interessante. O roteiro é baseado em uma peça de Tennesse Williams, cuja obra tambem originou filmes como UM BONDE CHAMADO DESEJO e GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE. Por consequencia, o filme é entrecortado por muitos dialogos, alguns deles longuissimos. Já tendo experiencia com este tipo de cena, Lumet as conduz de forma que elas não se tornem chatas ou enfadonhas.

 

 Entretanto, parece haver certo problema de ritmo a narrativa, pois enquanto em alguns momentos o filme se desenvolve sem pressa, em outros, as coisas parecem acontecer mais rapido do que deveriam.

 

 Quanto as atuações, não tem muito o que comentar, já que Lumet sempre foi um grande diretor de atores. Estão todos muito bem, embora aqui ninguem se destaque tanto, nem mesmo Brando que faz uma variação do seu personagem no já citado UM BONDE CHAMADO DESEJO.

 

 Mas é um filme que vale a conferida, principalmente pra quem curte as historias de Tennesse Williams (não é muito o meu caso).06
Questão2012-01-10 21:11:43
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 6 months later...
  • Members

Primeira vez aqui no tópico. Vamos ao ranking.

 

01. Doze Homens e uma Sentença

02. Rede de Intrigas

03. Um Dia de Cão

04. Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto

05. O Golpe de John Anderson

 

Os dois primeiros são mega-filmaços que estarão na minha lista de melhores filmes quando eu fizer uma. O terceiro e o quarto são muito bons, quase geniais. O quinto é legal, mas não muito marcante. No geral, Lumet era um grande cineasta.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

 Visto ARMADILHA MORTAL

deathtrap_1982.jpg

 

 Na trama, Sidney Bruhl (Michael Caine) é um renomado escritor de peças de misterio, que já viu melhores dias. Bruhl lê o manuscrito enviado por um velho aluno chamado Clifford Anderson (Christopher Reeve) e ao considerar a peça genial, Bruhl planeja convidar Clifford até seu isolado chalé no interior de Nova York sob o pretexto de revisar o texto, e com a ajuda relutante da esposa Myra Dyan (Dyan Cannon) assassinar o rapaz, e se apossar de seu texto. Mas este é apenas o inicio de um tenso jogo psicológico, onde nada é o que parece ser.

 

 Com ARMADILHA MORTAL, que é a adaptação de uma peça de teatro, Lumet caminha por um terreno que conhece bem. Ou seja, uma historia passada quase que inteiramente em um mesmo cênário (o chalé dos Bruhl), e que é focada na atuação dos atores e na mise-en scéne. Não muito diferente de filmes como ATÉ OS DEUSES ERRAM, e VIDAS EM FUGA, obras que tambem são adaptações teatrais.

 

 O cllima da narrativa lembra bastante os classicos suspenses inglês, onde somado o elemento da tenção, há tambem um refinado humor negro. Nesse sentido a escalação de Michael Caine para viver um dos protagonistas foi fantastica. Com a competencia habitual, Caine faz um homem que se diverte ao planejar um assassinato. O Sidney Bruhl de Caine é um homem extremamente inteligente, e que se adapta facilmente as novas situações que vão surgindo.

 

 Christopher Reeve segura muito bem a onda de contracenar com Caine. Tendo aqui a chance de interpretar um personagem mais sombrio, Reeve consegue se denvincular da imagem do Superman ao interpretar um Clifford com trejeitos levemente afeminados, mas que nem por isso deixa de ser ameaçador nos momentos certos. Reeve dá ao personagem um olhar astuto e constantemente atento, nos mostrando que Clifford nada mais é do que uma versão mais enérgica do proprio Sidney.

 

 Dyan Cannon acaba sendo o elo fraco do elenco, vivendo Myra de forma excessivamente histerica. Um alivio cômico que não se entende se é intencional ou não.

 

 ARMADILHA MORTAL esta longe de ser memoravel, mas vale pela boa quimica de cena entre Caine e Reeve, a direção sempre competente do Lumet, e otimas tiradas do bom humor inglês.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...