Jump to content
Forum Cinema em Cena

Boteco dos Esportes


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

  • Members

E sobre esse lance do pênalti no jogo do BRASIL, eu baixei um vídeo da partida (em 1080p) e dá pra ver em 1h35m48s, ou aos 47:55 (começo do segundo tempo).

Só que olhando as regras da FIFA, a "mão na bola" (e aí foi no braço - só que mesmo tendo tocado nele e não na mão, ainda configura área proibida) é dúbio:

*********************
Várias alterações e esclarecimentos às Leis do Jogo foram acordados na AGM, com foco particular na Lei 12 - Faltas e Conduta Imprópria.

Como a interpretação dos incidentes de mão na bola nem sempre foi consistente devido a aplicações incorretas da Regra, os membros confirmaram que nem todo toque da mão/braço de um jogador com a bola é uma ofensa. Em termos do critério de a mão/braço tornar o corpo de um jogador “anormalmente maior”, ampliando o seu espaço corporal, foi confirmado que os árbitros devem continuar a usar seu julgamento – o que é cabível de interpretação e opinião, mesmo com base na regra e nas orientações - para identificar como infração ou não a posição da mão/braço em relação ao movimento do jogador naquela situação específica.

Seguindo este esclarecimento, é uma infração de mão na bola se um jogador:

- tocar a bola deliberadamente com a mão/braço, por exemplo, movendo a mão/braço em direção à bola;

- tocar a bola com a mão/braço quando isso torna seu corpo anormalmente maior, amplia o espaço corporal. Considera-se que um jogador deixou seu corpo anormalmente maior quando a posição de sua mão/braço não é uma consequência ou justificável pelo movimento corporal do jogador para aquela situação específica. Por ter sua mão/braço em tal posição, o jogador corre o risco de sua mão/braço ser atingido pela bola e ser penalizado; ou

- marcar o gol no adversário: diretamente da mão/braço, mesmo que acidental, inclusive pelo goleiro; ou imediatamente após a bola tocar sua mão/braço, mesmo que acidentalmente.


A mão acidental que leva um companheiro de equipe a marcar um gol ou a ter a oportunidade de fazer o gol não será mais considerada uma infração.

Outros esclarecimentos foram aprovados na AGM para inclusão nas Regras do Jogo 2021/22, inclusive a Regra 11 - a definição da Regra 12 para mão na bola, em que o braço termina na parte inferior da axila, deve ser utilizado no julgamento de um jogador está em uma posição de impedimento - e a Regra 12 (a infração de usar um “truque” para burlar a regra contra o goleiro manipulando a bola de um chute deliberado de um companheiro de equipe será aplicada em chutes a gol; o infrator será advertido).
*********************

Eu acho que não foi um movimento anormal do braço (de estender), até porque ele tentou cabecear, e não desviar deliberadamente. Inclusive é tocado pelo Neymar antes disso.

Imagens:

112.jpg

113.jpg

114.jpg

115.jpg

Tem um frame em que parece que encosta a mão na bola, mas acho que só tocou na área do braço e depois a bola se distanciou (o ângulo não permite ver direito). Mas mesmo assim, o braço tem igual importância da mão pra determinar se é falta ou não. Outro detalhe é que a bola viaja de tal forma que mesmo tocando acidentalmente no braço do croata ainda assim vai pro Vini Jr. (que depois toca pro Neymar, que dá passos pra trás e continua a jogada), então se o critério for apenas prejuízo (como impedir ataque do BRASIL), não rolou.

******
90% das regrinhas da FIFA mais confundem que esclarecem.

https://digitalhub.fifa.com/m/1cf301...me-2020-21.pdf

E parece que mudam a cada ano. É que nem lei, tem 6790 artigos, e não dá pra pinçar um ou dois e literalmente aplicar, o juiz que vai dar a sentença também tira do KÚ o que ele interpreta valer...

Não existe essa de "encostou, automaticamente é pênalti".

https://placar.abril.com.br/placar/f...substituicoes/
Antes, todos os gols em que a bola batesse na mão de qualquer atleta de ataque, seja de forma intencional ou não, deveria ser invalidada. Agora, a regra se mantém apenas para o autor do gol. Ou seja, a partir de junho, o toque acidental na mão de um companheiro de equipe na origem de um tento deixará de ser marcado como infração. Mas, caso a bola toque na mão ou braço do autor do gol, a falta será marcada.

A Ifab ainda demonstrou descontentamento com o excesso de penalidades marcadas em toques de mão acidentais. Em nota, a entidade ressaltou que “nem todo toque de mão deve ser considerado infração” e insistiu que os árbitros utilizem de critério e juízo ao interpretar o que é um “movimento antinatural” dos atletas. O órgão ressalta que deve ser marcada falta quando:

– um jogador tocar de forma deliberada a bola com a mão ou braço, por exemplo, levando estas partes do corpo até a bola

– Tocar a bola com a mão ou braço quando seu corpo estiver ampliado de forma antinatural, ou seja, quando a posição de sua mão ou braço não for consequência de um movimento justificável. Caso contrário, ele assumirá o risco de que o pênalti seja marcado.

**************

Ou seja: quem acha que foi pênalti está desatualizado, comentarista de TUÍTTER não parou pra ler as regras do jogo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

CLOROKINOS tem + que se F0WDER :nelson:

A seleção portuguesa e o mestre CR7 IdU0uDf.gif foram garfados nessa COPA (o técnico ganhou um bom cascalho pra botar no banco de reservas), o KURROCOS de 2022 é a WORST KOREA de 2002 :money::mesa:

É óbvio que uma COPA realizada no QATAR seria manipulada até a alma pra esses arrombados chegarem longe :megusta:

Vou tapar o nariz e torcer pros ALE LE BLUEZTAS ganharem a Copa de novo, não tem jeito :sqn: :salario:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não tem nada mais pavoroso que torcer pra DIARRENTINA br.png 1f1e6-1f1f7.png hkuOg8c.gif

A ultimate desonra é essa, os nicks dos gados do MERDSSI em tópicos de fórums de internet não serão esquecidos gusta.png morre.png imI0nNE.png mesa.png

Quando a ARRENTINA flopar e a França terminar tricampeã, esses users vão ser espinafrados até 2026 como os cornos mansos que são g8Ath84.png salario.png

É tipo a bola quadrada do Quico fazer uma patifaria dessas problemo.png prassa.png

Torcer pra seleção PORTUGUESA nem é de longe a mesma coisa, é tipo vc torcer pro seu vizinho IdU0uDf.gif hihi.png

Já pra seleção que até hoje só ganhou roubado em todas as Copas...
É que nem comemorar que o Ricardão tá te botando uma gaia chan.png soclose.png nelson.png

Hoje o cuckoldismo cultural virou norma safadao.png RdCqW3E.gif

Seria como um flamenguista torcer pro FLUMINENSE banderas.png AtIojvM.png

Mas vcs todos vão tombar kXaqaYb.gif 8tEEuDy.png

Assim como KÚ de bêbado não tem dono ZTPBlo6.gif badass.png 

O de vocês marmitas de arrentinos também estará comprometido mj.gif lindo.pngfanboys.png

Vão logo abaixando as calças que só faltam 72 horas pro GRAN FINALE, "patriotas" isso.png thathue.png

E I GOT NÍUS FOR IÚ: quem vai carcar o lolozinho de vcs vai vestir azul e branco, mas de outra estirpe sefu.png pff.png

Com um "vermelho" adicional que sairá do forévis de BRAZENTINOS traíras. Cortesia da casa... son.png 1f1eb-1f1f7.png 1ZiiLji.gif

Yj0i4Pa.png

l43RadL.png

bwahaha.png

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os cloroquinos se FLOWderam? :problemo:

UHAEUAHEUAHEUAHEUAHEUaheuhaeuahe :hihi:

Cadê a melhor defesa da COPA? O esquadrão que ia detonar todos os adversários? :br::badass:

Acabaram se autoimplodindo né, muçulmanos lixos :megusta: :therip:

Castigo é pouco pra quem ganha no 171 de Portugal

Agora sim o CR7 está vingado :impossibru::mao:

Pelo visto eu estava certo sobre a mutreta de 2022 ser igual a de 2002 :isso::soclose:

Até o quarto lugar da WORST KOREA foi o mesmo pra KURROCOS :hmm2:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem-t-tulo.jpg

O crepúsculo dos craques


Vai se encerrando a era do histórico confronto entre Messi e Cristiano Ronaldo, com a iminência de uma vitória moral para o argentino

Quão pouco é necessário para a felicidade! O som de uma rede balançando. Sem o futebol a vida seria um erro. O brasileiro imagina até Deus cobrando um escanteio. É parodiando Nietzsche ao estilo Nelson Rodrigues que introduzo um dos dilemas filosóficos que mais perturba o homem no século XXI: Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo?

Os números são parecidos. O português é o maior artilheiro da história da Champions League, com 141 gols — o argentino vem logo atrás, no segundo lugar, com 129, e ainda disputa o torneio. Ronaldo ganhou cinco taças do maior campeonato de clubes da Europa, Messi tem quatro. O craque de Lisboa, Manchester, Madri e Turim marcou 819 gols em 1147 jogos (média de 0,71 por partida); a estrela de Barcelona e Paris balançou as redes 791 vezes nas 1002 ocasiões em que entrou em campo (média de 0,79).

Messi foi eleito o melhor jogador do mundo em sete ocasiões. Seu rival levou a Bola de Ouro cinco vezes. Eles se revezaram nessa disputa ao longo de 13 anos, desde 2008 (o prêmio de 2020 não foi entregue, por causa da pandemia), até que o francês Karim Benzema encerrou o duelo neste ano. Ronaldo mudou mais de time, é possível dizer que se arriscou mais, enquanto Messi construiu seu império no confortável Barcelona antes de tentar a sorte no emergente PSG.

A carreiras dos dois se assemelham nas seleções de seus países. Ambos lideraram suas nações em títulos continentais — Portugal foi campeão europeu em 2016 e a Argentina levou a Copa América no Brasil em 2021, após 28 anos. O campeonato europeu é muito mais difícil que o sul-americano, então Ronaldo leva pequena vantagem no quesito. Mas apenas Messi ainda pode conduzir seu país ao título mundial.

O desempenho dos dois craques na Copa do Mundo do Catar pinta um quadro muito mais favorável para o argentino. Messi é responsável direito pela chegada de sua seleção à final contra a França. Enquanto ele divide a artilharia do torneio com o francês Kylian Mbappé, com cinco gols cada, o português virou reserva ainda na primeira fase e viu seu substituto marcar três gols em uma só partida — ironicamente, Ronaldo é o recordista mundial de hat tricks; marcou três gols numa mesma partida 60 vezes, e é seguido de perto por Messi, que tem 56 tripletes.

O crepúsculo da carreira de ambos escancara as diferenças entre seus estilos. O futebol de Messi depende menos da forma física. Os registros da Fifa mostram que, na vitória contra a Croácia, na semifinal, até o goleiro da Argentina foi mais veloz que a Pulga. Aos 35 anos, depender menos do fôlego e mais da habilidade é uma vantagem óbvia, ainda mais para quem tem a capacidade de Messi. Seu futebol é simples, objetivo, pragmático. É raro encontrar uma firula na carreira do introspectivo argentino, que sempre driblou em direção ao gol, quase sem malícia, com a ingenuidade de uma criança que segue fielmente as regras do jogo.

Já o português exibicionista se notabilizou por buscar a própria imagem no telão do estádio.
 Protagonizou jogadas exuberantes, como um gol de bicicleta perfeito pelo Real Madrid, contra a Juventus, em 2018, e os dribles com mudança de direção em alta velocidade, que geralmente deixavam seus adversários no chão. Mesmo se cuidando obsessivamente, contudo, o Ronaldo de 37 anos não consegue manter a potência que marcou sua carreira. Não sustentou a titularidade nem no abalado Manchester United, com o qual rompeu melancolicamente ainda durante a Copa.

Os dois melhores jogadores de futebol deste século têm feitos praticamente iguais e estilos completamente diferentes. Messi parece ter uma perspectiva mais longeva para a carreira, mas Ronaldo foi muito mais plástico e atlético. Dois anos mais velho, o herdeiro de Eusébio vê a carreira sangrar em campo, se revelou mortal antes do rival. O argentino ainda é foco e precisão, o português foi força e disciplina. Digamos que escolher um deles é questão de gosto. Pelo menos até a final deste domingo, à qual a Argentina chegou por causa de seu camisa 10, mas também porque Dibu Martínez pegou dois pênaltis contra a Holanda.

Depois que Messi for campeão mundial e se igualar a Maradona, é a história que vai se encarregar de julgar os dois, e esse julgamento não depende do gosto de ninguém.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

2x0 com primeiro gol de pênalti roubado pros HERMANOS...

Mas... verdade seja dita:

Esse time da FRANÇA de 2022 é 1000x pior que o de 2018. :conte:

2018 é como se fosse a seleção brasileira de 1982, e 2022 deu sorte de chegar na final, porque é sofrível. :salario:

Se pegasse uma seleção PORTUGUESA arrumadinha com CR7 inspirado (e não tivessem garfado ele no jogo com o KURROCOS) era caixão e vela preta, a final era pra ter sido essa :mas:

A França só era favorita pra quem não acompanhou os jogos. Jogou mal contra a Inglaterra, jogou mal contra os CLOROKINOS e joga muito mal contra a Argentina.

A Argentina veio crescendo desde o fiasco contra a Arábia. Esse resultado não é surpreendente até aqui. 😶

França da final de 2022 = BRASIL da final de 1998 :banderas::mesa:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem-t-tulo.jpg%E2%80%8B

O recado de Neymar para Messi

Craque da seleção brasileira repercutiu a conquista da Copa do Mundo pela seleção argentina

Amigo de Messi, com quem divide vestiário no PSG, Neymar colecionou RTs e likes no Twitter ao parabenizar o craque argentino pela conquista da Copa do Mundo…

Sem-t-tulo2.jpg

Na rede social, Neymar exibiu uma imagem de Messi com a taça acompanhada da frase “Felicidades Hermano”.

Em dez minutos, a publicação somava 300 mil interações, entre respostas, compartilhamentos e curtidas.

É sabido que, além de ser muito amigo de Messi, Neymar já teve problemas com Mbappé, o grande derrotado da final da Copa.

******
Quem é o NEYMALA na fila do pão? icon_lol.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre a seleção, vai rolar um HEXA em 2026, sim:

- Nas primeiras 5 Copas (1930/34/38/50/54) o BR não ganhou, aí veio um título em 58;
- Em outras 5 Copas ficou sem ganhar: 1974 até 90; aí veio o título em 1994; e mais 5 agora: 2006 a 22;

Se não vencer em 2026 vai completar pela primeira vez 6 edições SEM GANHAR DE NOVO porra.gif

- Por sinal 28 anos é o maior período até um novo título (mesmo contando 2 Copas que não teve), de 1930 a 1958;
- 24 anos sem ganhar (1970 a 1994 e agora 2002 a 2026) é o segundo maior.

Em 1994 o país sede foram os EUA; em 2026 também, junto com Canadá e México.

O período de hegemonia com mais títulos ficou de 12 anos pro bicampeonato (Itália em 1938 e Uruguai em 1950); depois 12 anos também pro TRI (1970 a 82), e mais 12 pro TETRA (1994 até 2006).

Pro PENTA já são 24 anos (2002 a 26). Ou seja, dos 96 anos de COPAS (1930 até a próxima em 2026) o BR ficou 36 deles como o maior campeão mundial.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...