Jump to content
Forum Cinema em Cena

Faroeste Caboclo


juliocf
 Share

Recommended Posts

  • Members

É, 2012 definitivamente vai ser o ano da Legião Urbana. Tomara que pelo menos um dos filmes seja bom.

 

E que história é essa de colocar a Valverde como Maria Lúcia? Sempre imaginava ela feia pra caramba e agora vem essa mulher lindíssima pra fazer o papel. Já é discrepância com a história original. Pelo menos na minha cabeça 06
leomaran2011-07-19 15:55:09
Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • Members

Faroeste Caboclo | Saem fotos oficiais do filme que adapta a música da Legião Urbana

Veja Fabrício Boliveira e Ísis Valverde em cena

Cesar%20Trancoso%20e%20Fabricio%20Boliveira%2017Ago2011

Isis%20Valverde%2017Ago2011%2002

Isis%20Valverde%2017Ago2011

Fabricio%20Boliveira%2017Ago2011

Fabricio%20Boliveira%2017Ago2011%2002

Faroeste%20Caboclo%2017Ago2011

Antonio%20Calloni%2017Ago2011

Fabricio%20Boliveira%2017Ago2011%2003

Set%20foto%20de%20Hugo%20Santarem

Rene%20Sampaio%20Fabricio%20Boliveira%20e%20Isis%20Valverde

Faroeste Caboclo acompanha a história de João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira), que sai de Salvador e vai para Brasília, onde começa a traficar drogas. Na capital, ele se apaixona por Maria Lucia (Ísis Valverde) e se envolve em uma disputa com Jeremias (Felipe Abib), outro traficante.

Antonio Calloni faz o oficial corrupto Marco Aurélio e César Troncoso vive Pablo. O roteiro foi escrito por Marcos Bernstein (O Outro Lado da Rua) e Victor Atherino.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 2 months later...
  • Members

 Vi o filme. É bem dirigido e tem um elenco bacana. Mas fiquei com a impressão de que alguns momentos ficaram simplesmente corridos demais.

 

 É bom, mas fiquei com a impressão que podia ter sido bem melhor. Especialmente a partir da segunda metade do filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim é um grande filme, mas inferior a qualidade da letra da musica que o originou (clarao, relativo a cada tipo de arte). 

Foi um filme autoral realmente, autêntico, e inteligênte. A história por ser grandiosa por si mesma, já tinha um potencial de comover, o que o filme não desperdiçou-o.

Porém é realmente meio apressado, perdendo o desenvolvimento dos personagens e suas relações, o que me deixou um pouco menos envolvido com os problemas em que cada um se envolviam, pareciam como desconhecidos em que sabiamos das gravidades dos problemas e nos comoviam por isso, mas sem apego maior aos personagens. 

E achei que a solução encontrada pelo diretor em fazer com que a Maria Lucia ficasse com o Jeremias tornou meio caricato, ficou muito explícito toda uma arquitetura. Preferia que a relação entre eles fosse lenta, culpa da fraqueza emocional em que Maria Lucia se encontrava, isolada, desolada, e ideologicamente perdida, fruto de uma fraqueza do Jeremias no momento, de uma duvida nele, além da rivalidade entre os dois.

Mas no fim, achei o filme excelente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 O filme não conseguiu atingir o "excelente" pra mim, ADLER. Até a parte em que o João entra pro tráfico e "os Boyzinho da cidade souberam da novidade" tinha tudo pra ser excelente. A ascensão do João no crime é muito bem construída. Mas dai o filme começa a acelerar demais as coisas. A própria situação citada por você da relação entre o Jeremias e a Maria Lucia, a queda do João e do Pablo, tudo isso foi corrido demais.

 

  Além do mais, achei o clímax do filme, o grande duelo, meio mal dirigido. Não consegui sentir toda a dramaticidade que aquele momento devia ter.

 

 Mas o filme é bom sim. Um ótimo exemplo do cinema de gênero nacional.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 O filme não conseguiu atingir o "excelente" pra mim, ADLER. Até a parte em que o João entra pro tráfico e "os Boyzinho da cidade souberam da novidade" tinha tudo pra ser excelente. A ascensão do João no crime é muito bem construída. Mas dai o filme começa a acelerar demais as coisas. A própria situação citada por você da relação entre o Jeremias e a Maria Lucia, a queda do João e do Pablo, tudo isso foi corrido demais.

 

  Além do mais, achei o clímax do filme, o grande duelo, meio mal dirigido. Não consegui sentir toda a dramaticidade que aquele momento devia ter.

 

 Mas o filme é bom sim. Um ótimo exemplo do cinema de gênero nacional.

 

 

aaah, e me esqueci de dizer que a história na música é mais complexa e torna os personagens mais complexos (e mais inexplicáveis) do que o do filme.

 

Por exemplo, essa richa desde o começo do Jeremias com o João me pareceu fazer do Jeremias meio canastrão, meio caricato. Na música o Jeremias meio que aparece depois que o João já está famoso e dono do pedaço. 

 

O duelo final eu achei maneirão, mas não teve o tom épico (com a população e mídia em volta, com a Maria Lúcia em um estado ainda dúbio se tinha o coração pra o Jeremias ou pro o João, até o momento em que vê o João convalido e vê de quem é o seu coração de verdade.

 

Tudo isso torna os personagens enigmáticos, porque torna todas as explicações causas (a personalidade do João em já querer ser bandido, e ainda mais vendo seu pai morrendo pela políca, ai já tem duas causas, a origem enigmática de Jeremias e os motivos dele e de Maria Lúcia se juntarem...e assim vai...).

 

Acho que a opção do diretor em tornar mais explicado, mais compreensível as rotas dos personagens foi eficaz em fazer entendível o filme e, ao meu ver, teve uma intenção de se tornar mais absorvivel, mais fácil de assimilar e não deixar o público meio perdido. 

 

Mas em compensação, diminuiu toda a dimensão que a letra da música tinha. 

 

E fora que perdeu também o GRANDE TCHAN da música, que é fazer de um ser humano dúbio, contraditório, atos de criminoso e de amor,, com a sua morte se tornar uma lenda, um mito, tanto pra mídia que o transformou em um diabo, figura representando o que há de ruim na sociedade, como para a classe média ingênua (o que é o ápice do que na letra toda demonstra essa ingênuidade) um herói.

 

O filme tenta ter uma história mais enxuta para tomar a liberdade de fazer as inserções e alterações com o intuito de expressar certas sensações pertinentes aos momentos da história (como a parte em que ele lembrava da infância, tal qual é mencionada no filme, e que eu achei uma boa leitura, uma boa sacada).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Então ADLER, eu lí em uma critica (não lembro de onde) que o filme ganhou um tom mais pessoal, perdendo um pouco do "clima grandioso" da musica, e de fato concordo com esta observação. Mas por mim tudo bem. Não vejo problema no duelo ter se tornado mais intimista e menos épico. Foi a execução que me incomodou

 

 Mais uma coisa que me incomodou no filme foi o vilão. Achei o Jeremias muito fraco, não sendo um adversário a altura do Santo Cristo do Fabrício Boliveira (que mandou muito bem). Sempre imaginei o Jeremias muito mais como o policial corrupto interpretado pelo Antônio Caloni no filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Então ADLER, eu lí em uma critica (não lembro de onde) que o filme ganhou um tom mais pessoal, perdendo um pouco do "clima grandioso" da musica, e de fato concordo com esta observação. Mas por mim tudo bem. Não vejo problema no duelo ter se tornado mais intimista e menos épico. Foi a execução que me incomodou

 

 Mais uma coisa que me incomodou no filme foi o vilão. Achei o Jeremias muito fraco, não sendo um adversário a altura do Santo Cristo do Fabrício Boliveira (que mandou muito bem). Sempre imaginei o Jeremias muito mais como o policial corrupto interpretado pelo Antônio Caloni no filme.

 

Então, eu achei que a abordagem do diretor se preocupou mais em dar o tom certo (que acho que fez muito bem), mas acabou tendo que reduzir a grandeza dos personagens.

 

Achei o Jeremias muito claro demais, muito reto demais.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...