Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Indicados e Previsões


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

Como alguns sabem, sou viciado em Carnaval, então nas últimas semanas mal tive cabeça para cinema. Não ligo muito para o BAFTA, agora que vi os resultados.

 

 

 

Quem leu minhas postagens anteriores sabe que torço por surpresas e não estava esperando grandes coisas de O artista, defendendo George Clooney e Os descendentes. Mas se o filme de Payne me decepcionou, ao ver hoje o de Hazanivicius saí bastante contente. Espero que, desta vez, não seja pé-frio como o Sync (só torci mesmo por A rede social ano passado).

 

 

 

Depois, escrevo mais sobre o filme - no entanto, ressalto os comentários do Stradivarius/Vicking, em defesa do filme. Não é uma obra-prima, mas é o melhor dos que vi até agora. Meu top dos indicados:

 

 

 

01. O artista

 

02. Os descendentes

 

03. Meia-noite em Paris

 

04. Cavalo de guerra

 

05. A árvore da vida

 

 

 

P.S.: vi "Oliver!", "Marty" e "Gente como a gente", achei todos de razoáveis para bons. Agora faltam-me dezessete vencedores do Oscar de melhor filme para completar a lista - o menos antigo é "As aventuras de Tom Jones", do qual nunca vi ninguém comentar...

Link to comment
Share on other sites

Depois de assistir ao filme eu torço por O Artista também, especialmente pela vitória do Dujardin. Não sei dizer se acho o filme uma obra prima ou não mas acho que é o mais apropriado pra vencer. É um filme que merece ser assistido por outros públicos...

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

P.S.: vi "Oliver!"' date=' "Marty" e "Gente como a gente", achei todos de razoáveis para bons. Agora faltam-me dezessete vencedores do Oscar de melhor filme para completar a lista - o menos antigo é "As aventuras de Tom Jones", do qual nunca vi ninguém comentar...[/quote']

 

Eu gosto dos 3, Gente como a gente é um dos meus filmes favoritos (embora eu saiba que esteja meio sozinho nessa), Oliver! tem lá seus defeitos, mas tem boas canções e coreografias legais, e Marty é um filme extremamente simples mas acerta em cheio, gosto bastante da história.

 

 

 

As aventuras de Tom Jones é um bom filme, alguns momentos inspirados, mas nada que tenha realmente me marcado. Acho que cheguei a comentar sobre ele em algum lugar por aqui, mas já faz tempo... Pra mim faltam 2 vencedores para completar a lista: Asas e Cavalgada.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim Marty é um dos maiores acertos da Academia. Tão singelo que chega a ser mágico em alguns momentos. 5 estrelas, nota 10, obra-prima.

 

Gente como a Gente foi uma experiência ao mesmo tempo plácida e densa, por mais contraditório que soe. Só não merecia o Oscar porque naquele ano havia O Homem Elefante.

 

Também aprecio bastante Oliver!. Não sei se precisava ganhar aquela enxurrada de prêmios no mesmo ano em que os melhores filmes nem foram indicados, mas o Oscar não é tudo, o que importa é a qualidade da obra.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O jornal O Globo a traz hoje: Israel foi indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro 4 vezes nos últimos 5 anos.

 

 

 

Israel' date=' menor que o estado de Sergipe, vale dizer.[/quote']

 

 

 

Claro, Isral é parte dos Estados Unidos e vice-versa. Assim como filmes com temática de sofrimento no Oriente Médio e do Holocausto quase sempre recebem indicação.

 

 

 

 

 

Meu caro amigo, temos de tomar cuidado para não camuflar nossas dificuldades com argumentos geopolíticos. Enquanto eles vão de Valsa com Bashir, Beaufort, etc, nós, por exemplo, vamos de Verônica, Lula, continuações em que o primeiro filme nem foi indicado...Pelo menos eles sabem escolher!

 

 

 

Por falar em Filme Estrangeiro, "Bullhead", da Bélgica, é ma ra vi lho so!SergioBenatti2012-02-17 01:56:42

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de ver La guerre est déclarée, o representante (não-indicado) da França, e que filminho sem vergonha. É um filme com tantos defeitos, que me limitarei a mencionar o momento vergonha alheia do ano: após descobrir sobre o tumor do filho, o casal faz um dueto musical com uma letra que inclui frases como "amo sua boca de cereja, amo a sua bunda quando você dança".

 

 

 

Como a França escolheu esse filme para representá-la é uma incógnita.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

P.S.: vi "Oliver!"' date=' "Marty" e "Gente como a gente", achei todos de razoáveis para bons. Agora faltam-me dezessete vencedores do Oscar de melhor filme para completar a lista - o menos antigo é "As aventuras de Tom Jones", do qual nunca vi ninguém comentar...[/quote']

 

Eu gosto dos 3, Gente como a gente é um dos meus filmes favoritos (embora eu saiba que esteja meio sozinho nessa), Oliver! tem lá seus defeitos, mas tem boas canções e coreografias legais, e Marty é um filme extremamente simples mas acerta em cheio, gosto bastante da história.

 

 

 

As aventuras de Tom Jones é um bom filme, alguns momentos inspirados, mas nada que tenha realmente me marcado. Acho que cheguei a comentar sobre ele em algum lugar por aqui, mas já faz tempo... Pra mim faltam 2 vencedores para completar a lista: Asas e Cavalgada.

 

 

 

Eu acho Tom Jones um filme bom também, mas é o típico filme clássico anos 60 sem muita relevância. Eu já completei minha lista, vi todos (incluindo o campeão desse ano, mesmo sem saber ainda qual será), mas tem muita lama no meio que mal vale como curiosidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oliver! é medíocre, mas pelo menos "consagrou" Carol Reed no Oscar... Deste filme gosto apenas do Oliver Reed de vilão e da canção "Who will buy?".

 

 

 

O elenco de Gente como a Gente faz o filme valer a pena, mas jamais daria o Oscar de filme em cima de Touro Indomável...

 

 

 

Tom Jones não vi, mas é do grande Tony Richardson, que junto com Lindsay Anderson e atores como Albert Finney e Tom Courteney, foi um dos expoentes do cinema inglês daquela época. Aliás, recomendo muito assistir "If....", um filme visionário lançado bem no ano de 1968.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quais você menos gosta' date=' Thico?[/quote']

 

 

 

Crash, com certeza! Tem uns do início, tipo Cimarron e Melodia da Broadway que são bem fracos, mas eu não esperava grandes coisas de linguagem de filmes tão hollywoodianos da transição. Nenhum dos diretores era um "autor" nem nada e ainda era uma época de razoável banalidade, no geral. Acho vários filmes medíocres e piores que concorrentes, como O Maior Espetáculo da Terra, A Volta ao Mundo em 80 Dias, Entre dois Amores (que era de um ano especialmente ruim) e Conduzindo Miss Daisy. Enfim, um dia eu vou brincar de colocar uma lista do que eu acho que ao menos presta e outra do que é lixo absoluto. rs

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oliver! é medíocre' date=' mas pelo menos "consagrou" Carol Reed no Oscar... Deste filme gosto apenas do Oliver Reed de vilão e da canção "Who will buy?".[/quote']

 

Achei que você gostasse do Jack Wilde também. Apesar de gostar do filme, eu entendo perfeitamente quem não gosta. A voz do Oliver quando canta, por exemplo, é insuportável.

 

 

 

Tom Jones não vi' date=' mas é do grande Tony Richardson, que junto com Lindsay Anderson e atores como Albert Finney e Tom Courteney, foi um dos expoentes do cinema inglês daquela época. Aliás, recomendo muito assistir "If....", um filme visionário lançado bem no ano de 1968. [/quote']

 

O que você recomenda do Richardson? Dele só vi Tom Jones, que achei bom, e Um Hotel muito louco, um filme bem estranho (e não digo isso no bom sentido). A taste of honey me pareceu interessante, mas nunca vi.

 

 

 

Enfim' date=' um dia eu vou brincar de colocar uma lista do que eu acho que ao menos presta e outra do que é lixo absoluto. rs[/quote']

 

Aguardarei essa lista.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Achei que você gostasse do Jack Wilde também. Apesar de gostar do filme' date=' eu entendo perfeitamente quem não gosta. A voz do Oliver quando canta, por exemplo, é insuportável.[/quote']

 

 

 

Sim, bem lembrado! Ele e o ator que faz o Fagin estão bem também, mas é difícil lembrar de tudo, pq o filme em si não é marcante... 08.gif

 

 

 

Do Tony Richardson, vi apenas 2 tb, mas que gostei bastante: The Loneliness of the Long Distance Runner e Chamas de Verão. Tb queria muito ver A Taste of Honey, além de Tom Jones, claro. E tenho uma ligeira curiosidade em ver Ned Kelly, hehehe.

 

 

 

Se tiver curiosidade sobre essa fase do cinema inglês, procure por artigos sobre o "Free Cinema".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O jornal O Globo a traz hoje: Israel foi indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro 4 vezes nos últimos 5 anos.

 

 

 

Israel' date=' menor que o estado de Sergipe, vale dizer.[/quote']

 

 

 

Claro, Isral é parte dos Estados Unidos e vice-versa. Assim como filmes com temática de sofrimento no Oriente Médio e do Holocausto quase sempre recebem indicação.

 

 

 

 

 

Meu caro amigo, temos de tomar cuidado para não camuflar nossas dificuldades com argumentos geopolíticos. Enquanto eles vão de Valsa com Bashir, Beaufort, etc, nós, por exemplo, vamos de Verônica, Lula, continuações em que o primeiro filme nem foi indicado...Pelo menos eles sabem escolher!

 

 

 

Por falar em Filme Estrangeiro, "Bullhead", da Bélgica, é ma ra vi lho so!

 

 

Até concordo em parte com você, o Brasil passou alguns anos mandando filmes medíocres, mas vamos as ponderações: Verônica não foi, talvez tenha confundido com Salve Geral que também é estrelado pela (maravilhosa) Andrea Beltrão; Tropa 2 é um filme magnífico, tinha que mandar ele mesmo, se eles são torpes pra não reconhecerem isso que se danem, o filme ficou na lista de melhores do NBR; também mandamos filmes excepcionais: Eu, Tu, Eles, Abril despedaçado, Cidade de Deus, Cinema, aspirina e urubus, O ano em que meus pais saíram de férias (que eu nem acho isso tudo, mas ficou na pré-lista); sem contar que tivemos azar no ano de Linha de passe, um filme que tinha tudo pra entrar, mas como o Waltinho não quis inscrevê-lo...  É tudo muito nebuloso nessa categoria de filme estrangeiro.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Mas E não vem antes de T?Os filme que tem The na frente eu percebi a ordem' date=' mas não entendi por exemplo, pq eles não estão por último. Acho estranho ignorar o The na ordem, mas enfim.

 

[/quote']

 

É comum desconsiderar o artigo e considerar a partir da próxima palavra. Mesmo em português. Na maioria das lojas se vc procurar um filme (livro, etc) que chame O Artista ele estará na letra A.

 

 

 

Até concordo em parte com você' date=' o Brasil passou alguns anos mandando filmes medíocres, mas vamos as ponderações: Verônica não foi, talvez tenha confundido com Salve Geral que também é estrelado pela (maravilhosa) Andrea Beltrão; Tropa 2 é um filme magnífico, tinha que mandar ele mesmo, se eles são torpes pra não reconhecerem isso que se danem, o filme ficou na lista de melhores do NBR; também mandamos filmes excepcionais: Eu, Tu, Eles, Abril despedaçado, Cidade de Deus, Cinema, aspirina e urubus, O ano em que meus pais saíram de férias (que eu nem acho isso tudo, mas ficou na pré-lista); sem contar que tivemos azar no ano de Linha de passe, um filme que tinha tudo pra entrar, mas como o Waltinho não quis inscrevê-lo...  É tudo muito nebuloso nessa categoria de filme estrangeiro.[/quote']

 

Eu realmente achei que Tropa 2 tivesse chances. O filme causou um relativo impacto nos EUA, está no Top 250 do IMDb - o que traz muita notoriedade - ou seja, tinha vários fatores a seu favor. E ainda assim não ficou na shortlist. 12.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apostas da Entertainment Weekly:

 

Picture:

 

Artist - 20%

 

Help - 15%

 

Hugo - 15%

 

Descendants - 10%

 

Midnight in Paris - 10%

 

Moneyball - 10%

 

Tree of Life - 8%

 

War Horse - 7%

 

Extremely Loud - 5%

 

 

 

Actor:

 

Clooney - 35%

 

Dujardin - 30%

 

Pitt - 15%

 

Bichir - 10%

 

Oldman - 10%

 

 

 

Actress:

 

Davis - 35%

 

Streep - 30%

 

Williams - 20%

 

Close - 10%

 

Mara - 5%

 

 

 

Supporting Actor:

 

Plummer - 45%

 

Von Sydow - 30%

 

Branagh - 15%

 

Hill - 5%

 

Nolte - 5%

 

 

 

Supporting Actress:

 

Spencer - 35%

 

McCarthy - 25%

 

Bejo - 20%

 

Chastain - 10%

 

McTeer - 10%

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Mas E não vem antes de T?Os filme que tem The na frente eu percebi a ordem' date=' mas não entendi por exemplo, pq eles não estão por último. Acho estranho ignorar o The na ordem, mas enfim.

 

[/quote']

 

É comum desconsiderar o artigo e considerar a partir da próxima palavra. Mesmo em português. Na maioria das lojas se vc procurar um filme (livro, etc) que chame O Artista ele estará na letra A.

 

 

 

Até concordo em parte com você' date=' o Brasil passou alguns anos mandando filmes medíocres, mas vamos as ponderações: Verônica não foi, talvez tenha confundido com Salve Geral que também é estrelado pela (maravilhosa) Andrea Beltrão; Tropa 2 é um filme magnífico, tinha que mandar ele mesmo, se eles são torpes pra não reconhecerem isso que se danem, o filme ficou na lista de melhores do NBR; também mandamos filmes excepcionais: Eu, Tu, Eles, Abril despedaçado, Cidade de Deus, Cinema, aspirina e urubus, O ano em que meus pais saíram de férias (que eu nem acho isso tudo, mas ficou na pré-lista); sem contar que tivemos azar no ano de Linha de passe, um filme que tinha tudo pra entrar, mas como o Waltinho não quis inscrevê-lo...  É tudo muito nebuloso nessa categoria de filme estrangeiro.[/quote']

 

Eu realmente achei que Tropa 2 tivesse chances. O filme causou um relativo impacto nos EUA, está no Top 250 do IMDb - o que traz muita notoriedade - ou seja, tinha vários fatores a seu favor. E ainda assim não ficou na shortlist. 12.gif

 

Ignorar o Artigo quando esse vem antes de um substantivo/adjetivo é norma internacional para bibliografia.

 

E essas apostas da EW, na minha opinião, está furada, prefiro GoldDerby.

 

rodrigoleite2012-02-17 18:36:31

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...