Members Deed Posted June 23, 2006 Members Report Share Posted June 23, 2006 Estou terminando de ler essa obra incrível de Aldous Huxley, e estou simplesmente perplexa de ver como ele é atual, apesar de ter sido escrito na dec. de 30. Fala de uma sociedade totalitária, na qual as pessoas possuem seus sentimentos controlados, não cultivam laços emocionais ou de fidelidade com o próximo, pois desde que "nascem" (são "produzidos" dentro incubadoras, em série e de forma idêntica, dependendo da classe de que farão parte - trabalhadores braçais, afas-menos, betas, ypsilons...) e vivem subordinados ao Estado, incrivelmente felizes por "amarem o que são obrigados a amar"... justamente por serem condicionados desde bebês, à base de repetições enquanto dormem (hipnopedia), a aceitarem suas condições e sentirem certa indiferença e repulsa em relação às demais classes, ainda que mais elevadas. A palavra-chave do livro é "estabilidade", pois consegue-se uma civilização estável com seres humanso emocionalmente estáveis. O livro tras uma realidade tão diversa da nossa, mas ao mesmo tempo tão assustadoramente real e 'aceitável', que paramos pra refletir sobre a condição humana e suas mazelas inevitáveis. Quem leu poderia comentar mais sobre, e quem não leu, fica minha indicação. Simplesmente fenomenal. Frase forte do livro: "Sistema de castas. Constantemente proposto, constantemente rejeitado. Havia uma coisa chamada democracia. Como se os homens fossem mais do que físico-quimicamente iguais!" Quote Link to comment
Members LEospider Posted June 23, 2006 Members Report Share Posted June 23, 2006 fiquei curioso vou let hehehe Quote Link to comment
Members Madame Bovary Posted June 24, 2006 Members Report Share Posted June 24, 2006 Este é um dos melhores livros que eu já li. Mas é importante "estar aberto" para conseguir acompanhar e entender o livro. Eu mesma, no começo, ficava quase chocada com os comportamentos narrados. Então, é importante se desfazer de qualquer conservadorismo (nem que seja apenas para ler o livro). Porque, senão, perde-se a oportunidade de apreciar um livro muito bom! Se não me engano, existem mais duas continuações deste livro (não me recordo os nomes). Quote Link to comment
Members Deed Posted June 24, 2006 Author Members Report Share Posted June 24, 2006 Tem uma continuação sim!Chama-se "Regresso ao Admirável Mundo Novo". E concordo, sem dúvida alguma, não só neste como em muitos livros de cunho mais científico-filosófico, é preciso ter a mente aberta, sem limitações, para se poder antes de tudo entender a proposta do autor e viajar em sua narração Quote Link to comment
Members rubysun Posted June 30, 2006 Members Report Share Posted June 30, 2006 Esse livro é brilhante. É incrível que vc consegue se projetar lá muito fácil, mesmo. É muito fácil de imaginar vc viver dentro daquela regulamentação que eles conseguiram fazer pra sexo-drogas-e-rock-n'-roll. E quando vc vai comparando com as épocas anteriores o processo de "evolução" que a sociedade vem passando é aterrador... também, quanto mais vc reflete sobre ele, mais vc percebe que ele não é uma crítica, nem é uma previsão apocalíptica, e sim uma cínica constatação inevitável. Quote Link to comment
Members TOMATE Posted June 30, 2006 Members Report Share Posted June 30, 2006 Realmente este livro é brilhanta, mas ainda não terminei de lê-lo, em algumas partes ele chega a ser cansativo. Em alguns trechos me fez lembrar daquele filme Gattaca - Experiência Genética.TOMATE2006-6-30 14:6:45 Quote Link to comment
Members jujuba Posted June 30, 2006 Members Report Share Posted June 30, 2006 Li o livro qd tinha uns 15 anos, mais tarde li de novo. É um livro estranho, tive visões diferentes nas vezes em que li. Acho que se lê-lo agora tb terei. Assisti tb uma mini série e um filme. O livro supera em muito o filme , mas a mini série foi muto boa. Ele é meio assustador se vc pensar que alguns fatos citados nele podem facilmente se realizar. Me lembro bem do lance da promiscuidade, acho que p/ evitar o sentimento de apego, amor, sei lá. Isso me lembra muito o "ficar" de hoje. E tb de como eles tentavam desmitificar a morte ... afff Quote Link to comment
Members rubysun Posted July 6, 2006 Members Report Share Posted July 6, 2006 Mas veja bem: a promiscuidade faz mal? Vc consegue apontar um problema grave para a sociedade com essa banalização? Aliás, a maneira como eles desmistificavam a morte e o sexo fazia bem para eles... só porque a gente não partilha essa opinião não significa que outras pessoas possam partilhar e/ou se sentir melhor diante de tais condições. PS 1: A continuação do livro é "A Ilha". PS 2: Não, não originou o filme do Michael Bay. Quote Link to comment
Members Deed Posted July 6, 2006 Author Members Report Share Posted July 6, 2006 Não, a continuação de Admirável Mundo Novo não é "A Ilha", e sim "Regresso ao Admirável Mundo Novo". Quem quiser, passo o livro em PDF. Também li A Ilha, é igualmente maravilhoso. abraços! Quote Link to comment
Members Madame Bovary Posted August 20, 2006 Members Report Share Posted August 20, 2006 Passa pra mimmm????????????????????? Quote Link to comment
Members Dark Logan Posted September 7, 2006 Members Report Share Posted September 7, 2006 Acho esse livro simplesmente maravilhoso, admirável, como o mundo nele descrito. Eu o tenho em minha coleção particular, e é, sem dúvidas, uma de minhas obras favoritas. Extremamente inteligente, crítico, filosófico, e q serve perfeitamente como um alerta. Já o citei diversas vezes em meu blog, e o considero uma leitura obrigatória. Bem, eu adoraria q me enviasse a continuação, tenho muita curiosidade em lê-la. Quote Link to comment
Members Odo Posted July 18, 2007 Members Report Share Posted July 18, 2007 Deed, você pode me enviar os PDFs via MP? Tinha interesse em pesquisar por esses livros citados no tópico, mas só achei versões em inglês, infelizmente. Editado: Ah, agora que eu vi, já faz mais de um ano que ela não loga no fórum. Alguém sabe se esses livros já saíram no Brasil? David Burton2007-07-18 08:45:56 Quote Link to comment
Members Bruna ^^ Posted July 24, 2007 Members Report Share Posted July 24, 2007 Eu, como estudante de psicologia, afirmo que foi de grande utilidade as abordagens sobre o condicionamento, manipulação do Ser Humano, as influências da evolução tecnológica no viver, pensar e agir. Entretanto, as vezes, a história me parecia um tanto quanto confusa. Centravam a história no Condicionamento, dando a impressão de um livro de ficção científica, em outro momento centraram a história no romance de Lenina com John, parecendo um livro de romance e ao final parecia um livro de aventura com toda a história do Selvagem Jonh querendo salvar sua tribo. Enfim, toda essa mistura acabou em um grande livro. Muitas pessoas me falaram que acharam o livro decepcionante. Entretanto acredito eu que estes, procurar o livro apenas como forma de entrererimento e não de conhecimento. Quote Link to comment
Members cinefila03 Posted August 13, 2007 Members Report Share Posted August 13, 2007 li umas 20 paginas e não me identifiquei em nada. è a terceira vez que pego um livro do genero ficção cientifica e não consigo ler. Acho que meu gosto é mesmo para romances, dramas psicologicos como de Lispector, Wolfe e suspense. Quote Link to comment
Recommended Posts