Jump to content
Forum Cinema em Cena

Trilogia De Volta Para o Futuro


Jailcante
 Share

Qual é o melhor filme da trilogia De Volta Para o Futuro?  

72 members have voted

  1. 1. Qual é o melhor filme da trilogia De Volta Para o Futuro?

    • De Volta Para o Futuro
      54
    • De Volta Para o Futuro Parte II
      41
    • De Volta Para o Futuro Parte III
      7


Recommended Posts

  • Members

E tem esse jogo que saiu uns anos atrás pra vários videogames, que funciona como se fosse a Parte 4 da saga. Bob Gale roteirista dos filmes, escreveu o roteiro do jogo como se fosse mesmo uma sequel da trilogia.

Um fã da série colocou todas cut scenes do jogo e montou como se fosse um filme. Ele teve que dividir em 2 partes, porque ficou longo (ele colocou como parte 4 e parte 5). O resultado é esse aqui (tá em inglês):

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Um teoria aqui do primeiro filme, que era algo que já pensava sobre:

 

Essa é uma questão que sempre pensei sobre o filme mesmo.

Mas acho (achismo meu) que o filme lida que o Marty mudou as pessoas ao redor, mas não ele em si. Talvez ele tenha continuado com a mesma cabeça e ensinamentos (mesmo que com outras lembranças). Se for analisar, os ensinamentos que o Marty deu ao pai em 1955, não eram ensinamentos que ele pegou da família (até porque ele se sentia diferente dos demais ali). Marty teria aprendido aquilo sozinho, com a vida, e o pai e mãe jovens aprenderam com ele em 1955 coisas que eles adultos não tinham passado pro Marty. Então, o Marty continuou do mesmo jeito, já que os novos pais ensinaram pra ele, o que ele já tinha aprendido de forma própria antes. Enfim, algo assim, sei lá. hehe

Sobre a linha do tempo, não tem o que dizer, o Marty voltou pra casa. O filme lida que se você muda a linha do tempo aquela nova é que tá valendo, então ele voltou, e aquele lugar é a casa dele.

 

***Se fosse a linha do tempo da Marvel (hehehe), o Marty voltaria pro mesmo lugar do começo do filme, com a família dele igual ao que tava antes, porque ali seria a "linha do tempo sagrada" onde não haveria alterações, e essa família do final do filme seria uma linha do tempo alternativa, um universo paralelo surgido depois das mudanças no passado que ele cometeu.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

A foto foi tirada na Awesome Con em Washington, D.C., que ocorreu no último final de semana agora. Os dois atores estavam lá para tirar fotos com os convidados e fãs, além de participar de um painel sobre o filme. Nas fotos, os fãs ficavam junto do DeLorean, enquanto cada ator ficava de um lado do carro, permitindo que os fãs tirassem uma boa foto, enquanto ainda praticando o distanciamento social.

 

Sem Título-1.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

Nem queria comentar nada, mas o povo aqui fala umas asnices do filme que tu ama, aí não dá pra deixar pra lá...

 

Natália Bridi reviu 'Os Caçafantasmas' e 'De Volta Para o Futuro' e aí colocou coisas ali que causariam cancelamento hoje em dia nesses filmes. O que achei MUITO errado nesse vídeo é que só a Natália reviu os filmes, as outras duas não. Então, aquilo ali é muito a visão da Natália (que considero meio deturpada), mas elas colocam como se fosse algo universal, que todo mundo iria cancelar esses filmes por isso. Tantos que as duas lá concordam como se fosse visão delas também (mas elas mesmas falam que não lembravam dessas questões ali que a Natália estava falando).  

Comentando sobre:

(Sobre Os Caçafantasmas talvez comente em outro momento, o tópico aqui é do De Volta Para o Futuro, então vou focar nele)

1) A cena do George observando a Lorraine trocando roupa na janela em 1955.

Natália fala que romantizaram essa cena no filme, e até acusou o George de ser stalker. Mas NUNCA que isso foi romantizado no filme. O George, em 1985, ficou claro que ele mentiu sobre aquilo ali pra família (mulher e filhos), ou seja, ele não tinha orgulho daquilo ali, era só um adolescente fazendo uma asnice (sim, ele era um adolescente em 1955), e ele tinha consciência disso, e mentiu falando que "observava pássaros". Não ficou bancando isso como se fosse algo bom. E o Marty quando descobriu que o pai fazia aquilo, não ficou muito contente. Não fez cara de orgulho. Ele faz cara de desaprovação do que o pai estava fazendo. Então, não sei onde essa mulher tirou que romantizaram aquilo ali...

O lance de falar que o George era stalker é meio extremo demais, já que só tem esse evento que poderia demonstrar isso, mas não tem nada mais no filme que mostrava que o George ficava perseguindo a Lorraine. Até quando o Marty evitou que os pais se conhecessem, o George se negava a ir atrás da Lorraine, o Marty é que insistiu que o pai fosse, ou seja... Essa mulher está equivocada. Desculpe.

 

2) A cena que o George salva Lorraine do Biff

Criticam o lance do "macho-alfa salvar a donzela" que era algo comum nos filmes daquela época, e que Lorraine se apaixona pelo George por isso. Mas Natália, pelo jeito, não prestou atenção no filme. Na linha do tempo inicial, o George estava bem longe de ser "macho-alfa", e mesmo assim a Lorraine se apaixonou por ele. Sim, os 2 se beijam no baile e ali a Lorraine vê que vai ficar com o George o resto da vida, e não teve o lance de "macho-alfa que salvou a donzela". Única coisa que mudou ali, foi o George ser mais determinado na vida e não ser tão passivo, mas Lorraine se apaixonar era algo que já iria acontecer (obedecendo o evento do beijo no Baile), mesmo se o George fosse diferente de ser um "macho-alfa".

 

3) Líbanos são terroristas.

Elas comentam sobre o começo ali de colocarem Líbanos como terroristas, seria aquele chavão de pessoas do Oriente Médio serem retratados como terroristas em filmes americanos. Mas sei lá, essa cena é tão rápida e só colocaram pra mostrar da onde o Doc pegou o plutônio... Enfim. Só posso dizer: Tá (aquele 'tá' de tanto faz). 

 

E não consegui ver o vídeo até o final, então nem sei mais qualquer coisas que reclamaram aí. Só vi esses 3 tópicos que comentei acima.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members
Digital-era home video releases of the trilogy have some different audio in places, compared to the original VHS/laserdiscs. One notable difference in the first movie is in Doc Brown's first on-screen line, "Marty, you made it!". It was shouted on those early versions, but is more subdued and calm on DVD and Blu-ray/4K.
 
Essa eu ia morrer sem saber. No VHS/laserdisc parece que a primeira fala do Dr. Brown "Marty, você veio!"  é com a voz do Chris Lloyd gritando, enquanto no DVD/Blu-ray/4K é ele falando de forma calma.
 
Não sei se dublaram o grito pro VHS e se o DVD/mídias mais novas é que estão iguais a versão de cinema. Mas na minha opinião o "grito" do VHS parece falso, pois logo depois ele fala de forma calma.
 
Seria interessante ver esses VHS/laserdiscs também para analisar o segundo filme, pois eu tenho quase certeza que só a partir do DVD mudaram o efeito sonoro daquela cena em que o Strickland começa a "meter chumbo" nos bandidos que metralham a casa dele (no 1985-A). Na dublagem o som parece mais realista. Mas áudio dublado não é prova de nada, claro.
 
 
Já o que vou descrever abaixo eu acho que fui o único a notar e com certeza se trata de alteração. Mas só dá pra gente ver no disco em 4K (UHD) do segundo filme. Isso a gente nota até nesse vídeo abaixo, entre 2 minutos e 2m05s, publicado pela distribuidora.
 
 
É o som do Delorean decolando rumo a 2015. Somente no 4K está diferente do que se ouvia nos lançamentos anteriores, Blu-ray 1080p e outras mídias.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

 

Não sei se isso já foi comentado, mas pra quem tem GTA V (game), esse MOD é genial. Uma pessoa editou pra postar no Youtube colocando a trilha do filme e outras coisinhas, que infelizmente não devem ter no MOD citado (fora o Delorean e não sei se hoverboard), bem interessante e que me faz pensar o quão bom seria um jogo baseado na trilogia e não essas tranqueiras horrorosas que lançaram até agora. OBS: a câmera interna do carro mostrar as 3 datas como 1955 (a externa está correta) foi um erro na hora de preparar os vídeos.

 

 

No caso do primeiro vídeo (vejam os 3, vale a pena) adiantem pra 4 minutos e 50, esse trecho é baseado naquela perseguição do filme original em que Marty acaba indo pra 1955.

 

Poderiam fazer até um jogo sem os personagens clássicos dos filmes e sim outros inteiramente novos, e a história poderia ter elementos da trilogia mas não ser um copy-paste, porque se fosse assim não teria muito material. O mais atrativo seria criar todo um cenário/objetivos com base na época viajada.

Mas... infelizmente é aquela coisa, jogos do tipo não saem do papel, já os remakes/reboots visando destruir o que veio antes abundam em Hollywood.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 1 month later...
  • Members

Remake? Não, mas sequência? YES 😁

Poderiam até basear um pouco naqueles desenhos que foram ao ar entre 1991 e 1992.

Eu até comentei uma vez no Reddit que se fossem fazer naquela época (começo dos anos 1990) algo nessa linha, poderiam ter chamado o Macaulay Culkin pra ser um dos filhos do Dr. Brown...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • 1 month later...
  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • Members

Uma curiosidade que eu não sabia é que a trilogia DVPF teve os efeitos sonoros alterados em lançamentos em vídeo.

Primeiro, vale frisar que o filme original de 1985 em VHS teve uma cena em que Doc fala "Marty, vc veio!" mais "calminha" em DVD/Blu-ray/UHD, enquanto que no VHS de 1986 foi o inverso.

Pra quem entende inglês, veja o vídeo abaixo e essa discussão no reddit:

 
 
Que um usuário comentou isso a respeito, no Blu-ray.com:

"This is one of the reasons why I started ripping LD audio years ago. It's not that his voice is leveled, it's that his enthusiasm when he says "you made it!" is lower. Even saying "Marty!" is very different.

I read that the LD audio was from one print type, and the 4K was from another (35 vs. 70mm). Not sure if that's true."

Depois, vejam  a parte 2. No começo, revemos o Delorean decolando para 2015. Essa cena foi reutilizada do final do primeiro filme. Porém, no Blu-ray remasterizado de 2020 (e UHD/4K) ela tem efeito sonoro DIFERENTE.

Isso pode ser comprovado não só nesses discos, mas até nesse trailer da Universal, após 2 minutos.

E por fim, temos a parte 3, de 1990.

Essa eu descobri HOJE que existe uma diferença. Vejam aos 18 minutos, na cena em que o Dr. Brown dá dois tiros pro ar, e Marty volta para 1885.

Comparei essas fontes todas:

1) Blu-ray de 2010 ou DVD em TELA-CHEIA (4:3) (soam iguais)

2) Blu-ray remasterizado de 2020 ou UHD/4K (soam iguais)
3) Dublagem em português, tanto a da BKS, como a da Delart (é outra, e não é a dos DVDs)

As fontes 2) e 3) tem esse efeito sonoro de atirar igual. Porém, a 2-3 é diferente de 1).

Isso significa que a Universal fez algo similar a Warner, com os 4 filmes do BATMAN (1989-1997). Quem lembra que em 2019 lançaram um Blu-ray remasterizado (e UHD/4K), em que modificaram os efeitos sonoros dos 4 filmes, e não colocaram a faixa dos discos antigos (inalterada?).

Em Batman, os efeitos sonoros ficaram mais artificiais, evidentes, como se fossem de filmes modernos, e não antigos.

No caso de DVPF 3, foi o contrário: o DVD e Blu-ray antigos tem esses efeitos sonoros mais "fortes", e nos discos de 2020 (bem como dublagens antigas), é o inverso. Mas essas últimas fontes me parecem ser as ORIGINAIS, e não o DVD/Blu-ray de 2010.

Eu montei um clipe de 25 segundos, baixem o mesmo e alternem entre as faixas, vocês vão conseguir perceber essa diferença. Segue o link:

https://drive.google.com/file/d/1Sk0_DonsZhV569hsiYq4R_d-392BlXe-/view?usp=share_link

A pergunta que fica é: todos os filmes passaram por essas modificaçõezinhas? Em que cenas?

Eu lembro que no segundo (de 1989) tem uma cena em que o Strickland no 1985-A dá um tiro de espingarda e grita "tomem chumbo, vagabundos!". Na dublagem o som é diferente do áudio original, que também parece mais artificial.

Meu entendimento é que a Universal fez umas mexidinhas, se isso não foi nos filmes inteiros, foi em alguns específicos.

E dublagens são, apesar da baixa qualidade/fidelidade do som, boas fontes também pra se comparar, pois precedem os lançamentos em home-vídeo cheios de "revisionismo", na imagem e no áudio de filmes. Por serem fontes antigas, são boas também pra se juntarem a essas comparações.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

1946 Ford Coupe, o carro usado por Biff na trilogia:

E também:

Este é um dos sete DeLoreans usados na tela da trilogia. Este carro em particular foi usado no terceiro filme para a cena do filme drive-in de 1955, quando Michael J. Fox o dirige para 1885, visando encontrar o Dr. Brown. Dos sete DeLoreans, apenas três sobreviveram desde as filmagens, e este é um desses três – o único em mãos privadas. Os demais ainda são propriedade da Universal Studios e geralmente estão em exibição nos parques temáticos.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

f4glvlg3vl9c1.jpg

A família reunida no terceiro filme, de 1990, já perto do final. OBS: o ator não é Crispin Gover, mas Jeffrey Weissman, como George McFly (substituiu nas sequências, em que fizeram se parecer com ele, pra dar a ideia de que ainda estaria lá, tanto que levou a um processo e mudança nas regras de sindicatos de atores, que não se pode pegar emprestado o "visual" destes, sem autorização).

https://lostmediawiki.com/Back_to_the_Future_(partially_found_Eric_Stoltz_performance_as_Marty_McFly_footage_of_science-fiction_film;_1985)

OK, mas se planejam lançar o material de Eric Stoltz no futuro, e não está destruído, quando isso vai rolar? Em 2025?

******

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 3 months later...
  • Administrators

Ryan Reynolds postou essa linda homenagem ao Michael J. Fox.

 

 

"Eu conheço Michael J. Fox. Tipo, eu o conheço muito bem. Ele é engraçado. Ele é afetuoso. Ele é bonito e extremamente inteligente. Ele também cai muito. Não apenas porque ele tem Parkinson. Ele cai muito porque não tem medo de voar.

Conheci Mike há 17 anos. Eu o vi elevar a fasquia em termos de propósito e paixão. Seria um pouco preguiçoso simplesmente caracterizá-lo como o maior defensor da pesquisa sobre Parkinson no planeta. Ele é alguém que ajudou meu pai, junto com milhões de outras pessoas, a se sentir menos sozinho. Seria um pouco preguiçoso simplesmente considerá-lo uma estrela de cinema que moldou a vida de pessoas em todo o planeta com uma inteligência elétrica única e um charme autoconsciente. Ele é a soma dessas lindas partes. E muitos mais.

No ano passado assisti De Volta para o Futuro com minha filha de 8 anos. Tornou-se seu filme favorito. E por enquanto, isso é o suficiente para mim – e para ela. Mais uma criança de mais uma geração vê o que eu vi.

Eu sei como tenho sorte em chamar Mike de amigo. Ela ainda não tem ideia de que eu o conheço. Não preciso ensinar à minha filha o nível de compaixão que Mike domina. Ou ensine-a a contar histórias da mesma forma que Mike conta. Preciso ensiná-la que não há problema em cair muito. É a melhor maneira de saber que você está voando."

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...