Jump to content
Forum Cinema em Cena
Sign in to follow this  
SergioB.

Oscar 2020: Previsões

Recommended Posts

 

Mano...

Deem o Oscar de Fotografia imediatamente!!! Que que é isso?! Tecnicamente absurda, linda, diferente, e que tem a ver com a época e com o clima do filme. Razão de aspecto 1.19:1, quase quadrado, que não estamos acostumados a ver, e a dificuldade que deve ter sido para levar também o equipamento antigo às locações... Maravilhoso. Retomando a sensatez, não deve levar o Oscar, mas acho que será indicada, sim. É impossível a quem assistir a esse filme não ficar de queixo caído. Trabalho de Jarin Blaschke, que trabalhou com o Eggers em "A Bruxa".

Comparando os dois trabalhos, este filme aqui, em si, não é exatamente terror. Tá mais para suspense psicológico, ou, literariamente, um conto náutico. E dos bons. Possivelmente, seja o terceiro melhor filme da temporada para mim. Que trabalho!

A trilha sonora parece um canto de gaivota, um choro de baleia, uma buzina de navio, só que tudo junto, tudo harmonioso,e belo. Os dois atores estão fabulosos, um levantando para o outro cortar, uma coisa linda de se ver. Pattinson está excelente, mas o Dafoe está acima das palavras, acima do meu vocabulário. A última grande cena dele é in-crí-vel! Ele deve ir para a sua quinta indicação, e a terceira seguida. Tim Gray e Tom O´Neil acabam de elevá-lo à segunda posição. Nathaniel Rogers o tem em terceiro.

Infelizmente, ele vem sendo lembrado por projetos de menor porte. Parece-me, contudo, que só vão premiá-lo quando ele estiver em um grande player. Não deveria ser assim.

 

Willem Dafoe and Robert Pattinson in The Lighthouse (2019)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ainda está sob embargo, mas parece que "Little Women" é mesmo ótimo, e que Saoirse Ronan está magnífica.

E Atriz que parecia uma corrida definida, ou quase definida, torna-se muito disputada.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

PREVISÕES NOVEMBRO/2019 

BEST PICTURE
1. Once Upon a Time in Hollywood
2. Marriage Story
3. Parasite
4. The Irishman
5. Jojo Rabbit
6. 1917
7. Little Women
8. Bombshell
9. Joker
10. The Two Popes

BEST DIRECTOR
1. Bong Joon-Ho - Parasite
2. Quentin Tarantino - Once Upon a Time in Hollywood
3. Martin Scorsese - The Irishman
4. Sam Mendes - 1917
5. Noah Baumbach - Marriage Story

BEST ACTOR
1. Joaquin Phoenix - Joker
2. Adam Driver - Marriage Story
3. Leonardo DiCaprio - Once Upon a Time in Hollywood
4. Robert de Niro - The Irishman
5. Jonathan Pryce - The Two Popes

BEST ACTRESS
1. Scarlett Johansson - Marriage Story
2. Renée Zellweger - Judy
3. Charlize Theron - Bombshell
4. Saoirse Ronan - Little Women
5. Cynthia Erivo - Harriet

BEST SUPPORTING ACTOR
1. Brad Pitt - Once Upon a Time in Hollywood
2. Al Pacino - The Irishman
3. Willem Dafoe - The Lighthouse
4. Tom Hanks - A Beautiful Day in the Neighborhood
5. Anthony Hopkins - The Two Popes

BEST SUPPORTING ACTRESS

1. Laura Dern - Marriage Story
2. Margot Robbie - Bombshell
3. Jennifer Lopez - Hustlers
4. Thomasin McKenzie - Jojo Rabbit
5. Shuzhen Zho - The Farewell

BEST ORIGINAL SCREENPLAY
1. Marriage Story
2. Once Upon a Time in Hollywood
3. Parasite
4 The Farewell
5.Bombshell

BEST ADAPTED SCREENPLAY
1. Jojo Rabbit
2. The Irishman
3. The Two Popes
4. Little Women
5. Joker

BEST CINEMATOGRAPHY
1. 1917 - Roger Deakins
2. The Lighthouse - Jarin Blaschke
3. The Irishman - Rodrigo Prieto
4. Once Upon a Time in Hollywood - Robert Richardson
5. Parasite - Kyung-pyo Hong 

BEST COSTUME DESIGN
1. Once Upon a Time in Hollywood - Arianne Phillips
2. Little Women - Jacqueline Durran
3. Dolemite is My Name - Ruth E. Carter
4. Downton Abbey - Anna Mary Scott Robbins
5. Rocketman - Julian Day


BEST PRODUCTION DESIGN 
1. Once Upon a Time in Holywood - Barbara Ling e Nancy Haigh
2. 1917 - Dennis Gassner
3. Little Women - Jess Gonchor
4. The Irishman - Bob Shaw
5. Parasite - Lee Ha-jun

BEST FILM EDITING
1. Ford v Ferrari - Michael McCusker
2. 1917 - Lee Smith
3. The Irishman - Thelma Schoonmaker
4. Once Upon a Time in Hollywood - Fred Raskin
5. Parasite - Jinmo Yang

BEST VISUAL EFFECTS
1. Avengers: Endgame
2. The Lion King
3. Star Wars: The Rise of Skywalker
4. The Irishman
5. Ad Astra

BEST MAKE UP AND HAIRSTYLING

1. Bombshell
2. Avengers: Endgame
3. Rocketman
4. Judy
5. Joker
                                                                                                                                                                                                                                                    

BEST ORIGINAL SCORE
1. 1917 - Thomas Newman
2. Joker - Hildur Guonadóttir
3. Jojo Rabbit - Michael Giacchino
4. Avengers: Endgame - Alan Silvestri
5. Ford v Ferrari - Marco Beltrami

BEST SOUND MIXING
1. Ford v Ferrari
2. 1917
3. Avengers:Endgame
4. Star Wars: The Rise of Skywalker
5. Once Upon a Time in Hollywood


BEST SOUND EDITING
1.1917
2. Ford v. Ferrari
3. Avengers: Endgame
4. Star Wars: The Rise of Skywalker
5. Once Upon a Time in Hollywood

BEST SONG
1. "Speechless " - Aladdin
2. "(I`M Gonna) Love me Again" -  Rocketman
3. "Stand Up" - Harriet
4.  "Into the Unknown" - Frozen 2
5. "The Ballad of a Lonesome Cowboy" - Toy Story 4

BEST ANIMATED FEATURE
1. Toy Story 4
2. Frozen 2
3. How to Train Your Dragon: The Hidden World
4. Weathering With You
5. I Lost My Body

BEST INTERNACIONAL FEATURE FILM
1. Parasite - Coreia do Sul
2. Pain & Glory - Espanha
3. Les Misérables - França
4. Atlantics - Senegal
5. And Then We Danced - Suécia

BEST DOCUMENTARY FEATURE
1. American Factory
2. One Child Nation
3. The Cave
4. Apollo 11
5. Honeyland

Share this post


Link to post
Share on other sites

Weekend Results:
1. Terminator: Dark Fate – $29 million
2. Joker – $13.92 million
3. Maleficent: Mistress of Evil – $12.17 million
4. Harriet – $12 million
5. The Addams Family – $8.49 million

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, eu fiz uma lista no letterboxd com a data dos possíveis concorrentes do Oscar/Globo de Ouro e as datas especuladas de estreia aqui no Brasil (só clicar em read notes). Quem tiver interesse pode acompanhá-la. Qualquer sugestão do que acrescentar é só falar (logo vou colocar os docs, filmes internacionais e animação)

https://letterboxd.com/thiagoduarte/list/possiveis-filmes-do-oscar/

Share this post


Link to post
Share on other sites

Dei uma olhada hoje e parece que não estreia por aqui (DF), mas vou conferir amanhã pra ter certeza maior.

Se estrear, vou ver ele, se não, vou ver o Doutor Sono.

 

 

EDIT: Conferi aqui e vai estrear por aqui também, devo ir ver hoje ou amanhã.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meio off topic: Repostando aqui uma curiosidade de um Oscar do passado.

19 hours ago, Jailcante said:

Ri disso aqui:

 

Globo ia estrear o Crocodilo Dundee na Tela Quente, mas passou o filme pra quarta-feira em vez da segunda, por causa da transmissão do Oscar.

 

Rindo que hoje em dia, a Globo com Carnaval, BBB, ou qualquer outra coisa, deixa de passar grande parte da transmissão do Oscar (quem quer ver tudo, tem que apelar pra TNT), então se eu falar isso pra alguém jovem que não viveu essa época, a pessoa com certeza iria duvidar muito que a Globo faria tal coisa de mudar a Tela Quente de data por causa do Oscar. hehehe

Share this post


Link to post
Share on other sites
On 11/6/2019 at 7:44 AM, Tensor said:

Amanhã tem Parasite! ❤️❤️

Inveja de quem ainda não viu! Voltava no tempo só pra repetir a experiência da primeira vez.

Obra-prima.

Depois diga o que achou.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

"Harriet" é um filme apenas razoável.

Tem bons figurinos de Paul Tazawell (que alguns apostam ainda com chances de ser indicado) e uma ótima atuação de Cynthia Erivo. Só. No momento, só vejo o filme indicado em Canção (que também não é lá grandes coisas) e em Atriz.

Cynthia, como disse, tem uma ótima atuação, mas é extremamente prejudicada pelo PÉSSIMO Roteiro. Imaginava-se que com um papel como esse, uma importância histórica como essa, Cynthia seria pule de dez para o Oscar em Atriz. Mas, quando o filme saiu, as críticas ao filme foram muito mornas.

Há momentos terríveis de abandono do realismo histórico. Do nada, a personagem está fugindo dos fazendeiros e...começa a cantar!! Vem uma canção "do nada". Socorro! Fora uma parte "sobrenatural", infantil, boba...Uma visão melodramática, espiritual, que ficou muito mal empregada.

Não curti também a montagem, acelerando passagens da vida dessa lutadora emblemática.

Tão emblemática que será a estampa da futura cédula de 20 dólares.

Leslie Odom Jr., Janelle Monáe, and Cynthia Erivo in Harriet (2019)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nossa!!

Eu tinha escrito que seria muito difícil um documentário me conquistar tanto quanto "American Factory" da Netflix, mas seu principal concorrente, da Amazon, "One Child Nation", é igualmente esbabacante!

É sobre a Política do Filho Único na China, com suas consequências terríveis. Pra mim, esse foi um assunto presente no ano, pois li o estupendo "As Rãs" do Nobel Mo Yan, que trata também sobre o tema, e, claro, esse doc serviu como um irmão gêmeo para o livro. Quase as mesmas situações inacreditáveis. E dá pra ver o poder das duas formas de arte. A conclusão desse doc é estupenda e bastante atual, fazendo um link perfeito com outras partes do mundo. 

A linguagem é do tipo que eu gosto, privilegiando o momento, a câmera na mão, com um assunto muito poderoso por trás. É o terceiro trabalho da diretora, que quase foi indicada pelo primeiro filme, "Hooligan Sparropw", chegando às semifinais no ano de "O.J: Made in America".

A China pode ser um país assustador. O país não tem escapatória neste ano, sairá com a imagem defenestrada seja por "American Factory" seja por "One Child Nation". Não sei dizer qual o favorito. Qual o meu favorito.

Born in China (2019)

Share this post


Link to post
Share on other sites
32 minutes ago, Big One said:

 

Assisti ontem e é realmente ótimo. 

Começa meio cômico, meio leve, mas depois dá uns giro de 360, e fica tudo bem frenético na segunda metade de filme.

 

(Perigo é os americanos inventarem de remekear e sair uma boshta)

Share this post


Link to post
Share on other sites

The Academy just unveiled the 159 contenders that are eligible for Best Documentary Feature:

“Advocate”
“After Parkland”
“The All-Americans”
“Always in Season”
“The Amazing Johnathan Documentary”
“American Dharma”
“American Factory”
“American Relapse”
“Angels Are Made of Light”
“The Apollo”
“Apollo 11”
“Aquarela”
“Ask Dr. Ruth”
“At the Heart of Gold: Inside the USA Gymnastics Scandal”
“Bethany Hamilton: Unstoppable”
“The Biggest Little Farm”
“The Black Godfather”
“Blink of an Eye”
“Blowin’ Up”
“Blue Note Records: Beyond the Notes”
“The Boy Band Con: The Lou Pearlman Story”
“Bridges of Time”
“The Brink”
“Broken Dreams”
“The Bronx USA”
“Bruno Sammartino”
“Buddha in Africa”
“Call Me Intern”
“Carmine Street Guitars”
“The Cave”
“Chasing Einstein”
“Cinema Morocco”
“Citizen K”
“The Cold Blue”
“Cold Case Hammarskjold”
“Combat Obscura”
“The Cordillera of Dreams”
“Cracked Up”
“Cunningham”
“David Crosby: Remember My Name”
“Debut”
“Diego Maradona”
“The Disappearance of My Mother”
“Don’t Be Nice”
“Echo in the Canyon”
“The Edge of Democracy”
“The Elephant Queen”
“Emanuel”
“Ernie & Joe: Crisis Cops”
“Fantastic Fungi”
“#Female Pleasure”
“Fiddler: A Miracle of Miracles”
“Fiddlin’”
“Finding Farideh”
“Finding the Way Home”
“5B”
“For Sama”
“For the Birds”
“Foster”
“The Fourth Kingdom. The Kingdom of Plastics”
“Framing John DeLorean”
“Fyre: The Greatest Party That Never Happened”
“The Game Changers”
“Gay Chorus Deep South”
“Gaza”
“Ghost Fleet”
“The Gift: The Journey of Johnny Cash”
“The Gospel of Eureka”
“The Great Hack”
“Hail Satan?”
“Halston”
“Hate among Us”
“Heading Home: The Tale of Team Israel”
“Heimat Is a Space in Time”
“Hesburgh”
“Honeyland”
“Hope Frozen”
“The Hottest August”
“Humberto Mauro”
“I Had a Dream”
“Immortal”
“The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley”
“It’s a Hard Truth Ain’t It”
“Janani’s Juliet”
“Jawline”
“Jay Myself”
“Jim Allison: Breakthrough”
“Joseph Pulitzer: Voice of the People”
“The Kingmaker”
“Knock Down the House”
“Letter to the Editor”
“Liberty: Mother of Exiles”
“Linda Ronstadt: The Sound of My Voice”
“Love, Antosha”
“M for Malaysia”
“Maiden”
“Making Waves: The Art of Cinematic Sound”
“Marianne & Leonard: Words of Love”
“Meeting Gorbachev”
“Midnight Family”
“Midnight Traveler”
“Mike Wallace Is Here”
“Miles Davis: Birth of the Cool”
“Moonlight Sonata: Deafness in Three Movements”
“The Most Dangerous Year”
“Mosul”
“Moti Bagh”
“My Home India”
“My Name Is Daniel”
“On the President’s Orders”
“One Child Nation”
“Pavarotti”
“The Proposal”
“Prosecuting Evil: The Extraordinary World of Ben Ferencz”
“Q Ball”
“The Quiet One”
“Raise Hell: The Life and Times of Molly Ivins”
“Reason/Vivek”
“Recorder: The Marion Stokes Project”
“Reinventing Rosalee”
“The Rememberer”
“The River and the Wall”
“Roll Red Roll”
“Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese”
“Running with Beto”
“The Russian Five”
“Satan & Adam”
“Scandalous”
“Sea of Shadows”
“Serendipity”
“The Serengeti Rules”
“Shooting the Mafia”
“16 Bars”
“16 Shots”
“The Spy behind Home Plate”
“Super Size Me 2: Holy Chicken”
“Talking about Trees”
“Tell Me Who I Am”
“Tesla Nation”
“This Changes Everything”
“This One’s for the Ladies”
“Tigerland”
“To Be of Service”
“Toni Morrison: The Pieces I Am”
“True Justice: Bryan Stevenson’s Fight for Equality”
“A Tuba to Cuba”
“Walking on Water”
“Watson”
“Western Stars”
“What She Said: The Art of Pauline Kael”
“What You Gonna Do When the World’s on Fire?”
“When Lambs Become Lions”
“When Tomatoes Met Wagner”
“Where’s My Roy Cohn?”
“Who Will Write Our History”
“Woodstock: Three Days That Defined a Generation”
“Wrestle”
“XY Chelsea”
“Ximei”

The 15 semifinalists that will be shortlisted for official Oscar nominations will be announced on December 16.

https://www.oscars.org/news/159-documentary-features-submitted-2019-oscarr-race

Share this post


Link to post
Share on other sites

"Klaus" é uma produção espanhola em 2D, para o Natal da Netflix, que disfarçadamente tenta se projetar para o Oscar de Melhor Animação.

Aborda, de viés, a figura do Papai Noel de uma perspectiva original, humana, sem toques mágicos, ou resquícios religiosos. De viés, por que o protagonista seria seu "ajudante de cartas", um riquinho esnobe que vai ser obrigado a se virar em um lugar isolado e frio. Parece ótimo. Mas eu não gostei tanto assim. Faltou graça, faltou piada.

Concorrerá ao Oscar de Animação? Nathaniel Rogers diz que sim. E alguns poucos o enxergam brigando pela quinta vaga. Mas não será com esse filme que a Netflix ganhará a sua primeira estatueta na categoria.

Há uma canção bem bonita - Invisible -  de Zara Larson. É pra ficar de olho nesta categoria também. Foi o que eu mais gostei do filme. Deixo o link.

 

Joan Cusack, Jason Schwartzman, Rashida Jones, Will Sasso, and J.K. Simmons in Klaus (2019)

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Detesto automobilismo, mas adorei o filme, ressalvando que ele poderia tranquilamente ser um pouco menor. Não precisamos de um filme de 24 horas, como a tal corrida de Le Mans.

Não quero dizer com isso que a Montagem seja ruim. Muito pelo contrário, tenho colocado a Montagem desse filme em primeiro lugar nas minhas previsões ao Oscar desde o começo do ano, e não vou tirar. Um trabalho excelente, ainda que tenha muitos menos momentos de "corrida" do que todos imaginávamos. Mesmo assim, quando as tem, é fantástico. Normalmente, o Oscar de Montagem vai para o filme que tenha "mais" cortes, que "apareça" mais. Mesma coisa nas categorias de Som. Quanto "mais" Som, quanto mais barulhento, ,maiores as chances. Acho que "Ford v Ferrari" é fortíssimo candidato para ganhar os 3: Montagem (Michael McCurskey), Edição de Som, e Mixagem de Som. As de Som, imagino, brigando diretamente com "1917".

Matt Damon, é um ator sempre eficiente; porém o show é de Christian Bale, numa interpretação física (reparem no queixo para dentro, e no andar curvado), mas muito técnica também, transmitindo muitas emoções como humor, raiva, doçura, coragem, sapiência. Ele é dos maiores atores em atividade, sem lugar a dúvidas. Contudo, não acho que será indicado. Quem também mandou muito bem foi o Tracy Letts, mostrando que lhe falta um papel maior em Hollywood.

Amei o Figurino. Desde o começo do ano, imaginava que Daniel Orlandi (nunca indicado) pudesse arrasar aqui, e assim foi feito. Reconstituição de época excelente. Pena que filmes de esporte não costumem ser apreciados pelos votantes.

Mesma coisa com a Trilha Sonora de Marco Beltrami. Desde o começo do ano, a imaginei chegando forte. E ela é muito boa de fato, embora não nescessariamente deslumbrante aos ouvidos. Não acho que ganhe. Luta pela quinta vaga, no momento.

Retirei o grego Phedon Papamichael, indicado por "Nebraska", das minhas previsões em Fotografia, mas acho que vou reconsiderar, em virtude da maravilhosa cena na chuva.

James Mangold me arrebatou em "Logan", e aqui, como chefe dessa enorme equipe, realiza um ótimo trabalho também. 

Na minha última previsão, não coloquei o filme entre os 10 indicados. É que o ano está bem forte. 

Christian Bale and Matt Damon in Ford v Ferrari (2019)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Weekend Results:
1. Ford v. Ferrari – $31.03 million
2. Midway – $8.75 million
3. Charlie’s Angels – $8.6 million
4. Playing with Fire – $8.55 million
5. Last Christmas – $6.7 million
6. Doctor Sleep – $6.18 million
7. The Good Liar – $5.65 million

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...