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Forum Cinema em Cena

Oscar 2006


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Ih ' date='o Kleber Mendonça Filho do Cinemascópio não  gostou de Crash e , eu acho , da atuação  de Bullock ( chegou a apontar uma cena constrangedora e brega envolvendo a atriz ) ... mas acha que o filme deve ser um  dos destaques do Oscar 2006 .E pelo visto , por causa dos defeitos que aponta no filme ,hehe.

 

Estou cada vez mais curioso em relação ao filme dirigido por Paul Haggis , o roteirista de Menina de Ouro .

[/quote']

A cena "constrangedora" dela foi uma das que mais me tocou!!!

Enfim...

... Acho que ele foi extremista!!!

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É aquela velha história > cada cabeça , uma sentença ....  Fora isso , a critica dele é ,por enquanto, a única negativa que eu li .Todas as outras foram bem positivas .<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

De qualquer forma , o filme está no páreo .O buzz tem aumentado .  

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Keira Knightley???

certo!!!

Veja bem Ronny,não disse que ela deveria ser indicada,tanto que na minha própria lista ela não aparece.É que eu acho que deve haver alguma surpresa pelo caminho,como sempre,e ela é uma das possibilidades sim,razoávelmente bem cotada no Oscar Jam,Film Experience e Oscar Watch.Aliás,esqueci de uma: Felicity Huffman,outra que pode entrar.

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Opa!!!

 

Olhem só que o respeitado e renomado (OK, nem tanto) crítico Gene Shalit escreveu sobre Soldado Anônimo:

 

Do LA TIMES:

"A MASTERWORK. An immediate classic, sure to endure as one of the greatest of all wartime films. Its glory is in its understatement, its frightening quietude. The actors are so true to life, every one should be decorated. The images are breathtaking, and William Broyle's dog-face dialogue drills the air. JARHEAD is more than a movie - it's an experience. Director Sam Mendes has made a masterwork."

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Isso é um tanto generalizante. As críticas negativas atacam diretamente os alegados defeitos do próprio filme' date=' cuja proposta passa mesmo longe de maiores ufanismos.

[/quote']

Com certeza. Quantos filmes que atacam os EUA das mais diferentes maneiras foram sucessos de crítica....até os documentários do Michael Moore são elogiados pela maioria, no próprio RT...
Alegar que o patriotismo dos americanos foi o principal motivo das críticas negativas é muito precipitado.
Por enqüanto, sem ter assistido ao filme, eu acredito que são fruto da incompetência de alguns críticos mesmo.

 

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Críticas

Crash é uma película que segue o esquema de cruzamentos de vidas que já vimos em "Magnolia", de Paul Thomas Anderson, ou mais recentemente em “Intermission”. Realizado por Paul Haggis, que é também o responsável pelo argumento, o filme incide sobretudo na questão do racismo na cidade de Los Angeles. Haggis é o responsável por séries televisivas como "Family Law", "thirtysomething", "L.A. Law" ou "Walker, Texas Ranger, para além de ter feito o argumento de "Million Dollar Baby", o filme vencedor do Oscar o ano passado.

Todas as personagens estão, de algum modo, relacionadas. A história começa após um acidente de carro e a descoberta de um jovem assassinado, retrocedendo depois para o dia anterior. Os protagonistas, que não têm nada a ver uns com os outros, vão, de uma maneira ou de outra, ficar relacionados durante esse dia. Um polícia negro (Don Cheadle) com uma mãe toxicodependente e um irmão que rouba carro. Este e o seu companheiro de assaltos estão constantemente a teorizar sobre a sociedade e o racismo. Ambos roubam o carro do procurador geral (Brendan Frasier) e da sua esposa, melindrada e assustada (Sandra Bullock), que decide mudar todas as fechaduras de casa, contratando um jovem mexicano.

Um polícia racista (Matt Dillon) comete atrocidades contra um casal negro bem sucedido, e tudo acaba por convergir num clímax onde todos se relacionam.

A realização está cuidada e a ligação entre as cenas é bastante interessante. Conseguimos perfeitamente reconhecer as ligações entre todas as personagens, mesmo que algumas não pareçam claras ao início, e temos inclusivamente algumas surpresas. A edição e colagem dos planos é muito interessante. Destaque para algumas cenas de acidentes e para os momentos muito bem filmados de introspecção interior das personagens. A banda-sonora não se destaca mas também não choca. Falta-lhe, talvez, um tema forte que aumente a intensidade dramática.

Em termos de argumento, de realçar os diálogos entre os dois jovens assaltantes de carros, um espelho do preconceito racista e um retrato da sociedade americana. Embora em termos de efeitos especiais não haja muitas surpresas, o trunfo está sobretudo no fantástico elenco reunido pelo realizador e na cuidada direcção de actores. Todos cumprem na perfeição o seu papel e conseguem convencer. Um destaque para a representação de Don Cheadle ("Hotel Rwanda") e as suas cenas com a parceira Ria (Jennifer Esposito), e também para Sandra Bullock na pele de Jean, num registo diferente do que estamos habituados.

O filme apresenta algumas cenas mais emotivas e fortes, embora nenhuma delas seja realmente incomodativa. No entanto, consegue comover e fazer pensar sobre o que o racismo e o preconceito podem fazer. Um filme a ver.…8/10… Cátia C. Simões

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