Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bombardeando Um Filmaço!


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

O bombardeio a Um Corpo que Cai foi quase tão leve quanto o de Troy Atwood a Encontros e Desencontros. Lendo o texto de Vicking, chega-se a conclusão de que o grande problema é o fato de ele esperar algo diferente do filme e como foi dito a algumas páginas atrás: "Filmes são o que são e não o que nós queremos que eles sejam".

Talvez aja apenas um trecho na análise de Vicking com que eu concorde, que é quando ele diz que para nós tudo que ele escreveu pode não passar de uma "biribinha".

 

Tarântula
Tarântula2007-01-18 14:05:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, cheguei atrasado ( O Dook jaá fez boa parte do contra - bombardeio por aqui), mas gostaria de falar algumas coisas:

 

1) Acho que o Vicking não se deixou levar pelo filme, como eu puded perceber na sua análise. Isso fica bem claro nos trechos em que ele fala que esperava alguma coisa e acontecia uma coisa totalmente diferente (especialmente na sua afirmação de que o filme era noir, quando na verdade ele está longe disso...)

 

2) Sobre a trilha sonora de Bernard Herrmann: não a acho nem um pouco melodramática. Pleo contrário, acho ela até um pocu o melancólica, dando um tom ideal do filme.

 

3) Sobre o que o Dook disse em relação ao personagem do James Stewart: Acho até que esse é um dos personagens mais sombrios da filmografia do Hitchcock. É bem como o Dook disse: na verdade, ele não a amava, mas sim era obcecado pela imagem dela, tanto é que SPOILER - logo no início do filme, na primeira "perseguição" dele à personagem da Kim Novak, quando ele a vê entrando no Hotel, a gerente fala que ela não estava  lá. E de fato ela não estava!!! esse fato, que pode passar desapercebido à primeira vista, denuncia o direcionamento do filme: não é uma história de amor, mas sim de obsessão....
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Começa errado aqui... O twist de Vertigo é somente a cereja do bolo' date=' não representando o pulo de gato do filme...

 

Sinceramente não conheço ninguém que seja fã do filme por causa da reviravolta... [/quote']

 

A reviravolta simboliza justamente o que o Silva falou no post acima, quando a história muda de "direção" para a obcessão de Scottie. Vc não conhece ninguém? Ok...já eu, conheço. 01 

 

Tão subjetivo que fica quase impossível rebater, mas já adianto uma coisa: este é o personagem mais sombrio de Stewart, sempre retratado em seus filmes como o cara comum boa praça, de moral ilibada. Vertigo quebra isso de maneira sutil, porém assustadora.

 

sim, subjetivo...jamais falei que eu estou certo e os outros errados...

 

Reveja o filme mais uma vez. E de novo, e de novo, e de novo, até entender a razão da personagem Midge existir.

 

Sim, isso é uma falha da minha parte talvez, mas realmente não vi sentido nela. Não vou rever o filme só por isso...talvez no futuro até dê uma revisada, mas por enqüanto estou satisfeito com a minha interpretação.

 

 

 

Mas Vertigo É cinema e puro ainda por cima! As tomadas de San Francisco, a sequência na floresta de sequóias (um pesadelo lírico e surreal) e a Missão de Juan Batista reforçam isso...

 

E embora o filme tenha características de cinema noir, ele não é noir pelo que já foi explanado pelo rubysun e por vc mesmo: o filme se passa em boa parte durante o dia.

 

Sim, eu sei disso. Já estudei muito sobre o filme noir, e como o meu próprio post diz, acho que o filme possui características desse estilo. Talvez vc estivesse se referindo ao meu post para a propaganda que o Enxak fez, mas eu mesmo me corrigi. O fato de se passar a luz do dia não quer dizer que o filme não tenha nada a ver com noir (o que torna o seu comentário redundante).

Quanto ao seu argumento de que o filme é cinema puro, respeito mas não concordo...acho o filme direcionado demais para a relação dos protagonistas. O Hitch é um diretor visual e várias cenas se enquadram no meu conceito de puro (cenas que enfatizam a imagem), mas olhando o todo, eu não classificaria Vertigo nessa categoria. Citar outros filmes como exemplo aqui vai ser em vão, porque eu estou me referindo a relação entre Madeleine e Scottie.

Legal a sua interpretação das seqüoias, nem tinha pensado nisso já que estava entediado com o casal.

 

 

 

 

 

 

E a atmosfera de mistério, sinceramente, não depende da relação entre os personagens. Vera Miles e John Gavin não têm nenhuma relação nem entre eles, nem com Anthony Perkins... Entretanto, o mistério de Psicose palpita o tempo todo como um coração prestes a ter uma taquicardia e ninguém nunca reclamou da unidimensionalidade do casal central... Agora com Vertigo a coisa muda de figura, necessitando de 'relação de personagens'?

 

 

Hmm...vc acha Kim Novak unidimensional? Ou,vc credita a ela a mesma importância que deu para o casal central de Psicose?

Mas aqui vc está certo realmente a relação entre os atores não é um fator tão importante...mas em Vertigo isso comprometeu, para mim. Não há o que discutir...já expliquei que achei a química entre os dois ruim, e que prejudicou a história, é o mesmo que um ator sem timing cômico em uma comédia...compromete.

 

 

Particularmente, fiquei impressionado como Hitch conseguiu me manipular fazendo acreditar, por boa parte do tempo, que eu estava diante de um filme com tons sobrenaturais (o próprio nome conto que serviu de base para o filme dá essa idéia), mesmo esse tema não ser recorrente em sua filmografia. Qual não foi a minha surpresa ao constatar, a partir da segunda parte do filme, que Vertigo não era sobre Madeline, mas sobre Scottie e a sua degeneração emocional que atinge o ápice na sequência que fecha o filme. No final, não pude esconder uma certa raiva pelo que o personagem Scottie se tornou, demonstrando que ele, de fato, NUNCA amou a garota, mas sim a imagem dela, ao passo que ela o amou tanto, que se abreviou enquanto pessoa, enquanto personalidade, para agradá-lo!!!

 

E o filme é superestimado? Que porra de mundo é esse que estamos? Das duas uma: a) ou eu vi coisas demais no filme; B) ou então algumas pessoas fizeram questão de NÃO prestar atenção ao que estavam assistindo. Como o filme tem mais de 40 anos e é pacífica a posição que ele ocupa na história do Cinema, desconsidero a primeira hipótese.

 

Olha só, mas que coisa...releia a sua primeira frase, e depois a parte em negrito, por favor....07

 

E a tão citada subjetividade...vazou com o excesso de hipocrisia?

 

 

Meu Deus... Onde está escrito que melodramático, necessariamente, é algo ruim?

 

Tb extremamente subjetivo...eu odeio melodramas, coisa que já cansei de discutir quando falei sobre o filme "Longe do Paraíso"...não entendo a surpresa, e nem onde vc viu que eu torno a minha opinião uma regra do bom cinema. 

 

 

Estou intrigado... Qual a identidade que a vizinhança e o Motel Bates acrescentam a seus respectivos filmes? Qual a relação aí?

 

Ah, pelo amor de Deus...no motel, o que vc sentiu ao ver tantos animais empalhados? E a mansão ao fundo com a velha berrando? Somente por ser mostrada, já me dava cagaço. 

Já a vizinhança de Janela Indiscreta, igualmente eficaz, talvez não tanto para o suspense, mas ela ajudava a instigar a curiosidade com os demais vizinhos. Não era somente o cenário que fazia isso, mas ele auxiliava demais.

 

E não sei porque vc está intrigado, qualquer um que tenha assistido O Iluminado sabe o quanto o cenário de um filme pode contribuir para a sua história.

 

Pois é... provavelmente, por ter algumas características de noir, vc deve ter enfiado na cabeça que Vertigo é um filme noir... Só poderia ter um ar 'entediante' mesmo...

 

É, eu devo...afinal vc me conhece perfeitamente e sabe que sou burro. icon_roll.gif

 

Sem querer desmerecer o seu trabalho, mas considero a análise uma biribinha sim e das mais xexelentas por uma razão simples: a velha história do 'espero uma coisa e recebo outra'.

 

Se vai ofender, porque escreve isso então?

 

 

É a maldita insistência nossa em apreciar a arte cinematográfica por um funil simplório e limitado de critérios, como se a arte fosse algo contido e impedido de surtos...

 

 

É, afinal a minha opinião de Vertigo representa toda a minha carga cinematográfica. icon_roll.gificon_roll.gif

 

 

----- x ------

 

Antes de contra-argumentarem, tenham em mente que é possível sim alguém não ter gostado do filme mesmo o tendo entendido, coisa que o  amigo aí em cima parece não compreender, mesmo sendo um dos que mais levanta a bandeira da subjetividade...  sim, restaram alguns buracos,

 mas sempre restam. Como já tinha falado antes mesmo de "bombardear" o filme oficialmente, li e discuti muito sobre Vertigo, sei sobre o que o filme se trata. Aliás, torço para que algum dia alguém refilme Vertigo com boas intenções, e que eu possa assistir aquela história sob o olhar de outro diretor com atuações de outros atores, quem sabe assim eu possa finalmente ficar satisfeito.

 

 

 

E a minha cotação de Vertigo seria de 3/5, está muito longe de ser uma bomba, mas eu quis trazer para o tópico porque achei que ia dar um debate interessante.

 

 

EDIT: troquei o nome do Silva pelo o do rubyson. Sorry.
Vicking2007-01-19 01:26:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não sou nem uma crítica de cinema e nem tenho vocação pra escritora... Mas lendo a resenha do Vicking é que me faz entender que esse tópico de bombardear um filmaço não funciona...09 Afinal' date=' usar como argumento que o casal não tem química é muito subjetivo, não?

Desculpe Vicking... Não estou criticando sua crítica, tá? Foi muito boa, apesar que deu a entender que você não acha esse filme uma porcaria...0306

Quem quiser reclamar, pode reclamar...02
[/quote']

 

Não precisa se desculpar, mas em minha defesa aquilo é um comentário, não uma crítica.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O bombardeio a Um Corpo que Cai foi quase tão leve quanto o de Troy Atwood a Encontros e Desencontros. Lendo o texto de Vicking' date=' chega-se a conclusão de que o grande problema é o fato de ele esperar algo diferente do filme e como foi dito a algumas páginas atrás: "Filmes são o que são e não o que nós queremos que eles sejam".

Talvez aja apenas um trecho na análise de Vicking com que eu concorde, que é quando ele diz que para nós tudo que ele escreveu pode não passar de uma "biribinha".

 

Tarântula
[/quote']

 

 

Uma boa idéia nem sempre dá um bom filme. Como disse, admiro a ambição e a dedicação do diretor, mas não admirei a execução. O que vou fazer, me matar? Não, eu tenho os meus argumentos, muitos deles subjetivos, mas não inválidos. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

sim' date=' subjetivo...jamais falei que eu estou certo e os outros errados...
[/quote']

 

Mas não foi isso que eu disse...

 

Sim' date=' eu sei disso. Já estudei muito sobre o filme noir, e como o meu próprio post diz, acho que o filme possui características desse estilo. Talvez vc estivesse se referindo ao meu post para a propaganda que o Enxak fez, mas eu mesmo me corrigi. O fato de se passar a luz do dia não quer dizer que o filme não tenha nada a ver com noir (o que torna o seu comentário redundante).
[/quote']

 

Não há nada de redundante aí... Utilizei a questão da luz do dia meramente como exemplo e não como um fim em si mesmo.

 

Olha só' date=' mas que coisa...releia a sua primeira frase, e depois a parte em negrito, por favor....07

 

E a tão citada subjetividade...vazou com o excesso de hipocrisia?
[/quote']

 

Acho que discordamos quanto ao 'twist' do filme... Para mim o 'twist' é o final. A obcessividade do personagem estava lá o tempo todo a única diferença é que o filme mudou o foco a partir da segunda fase. Isso não é twist.

 

É o mesmo que dizer que o twist de Psicose é quando a Janet Leigh é morta no chuveiro. Nada a ver... Isso é o que chamamos de 'ponto de virada'. Twist é uma reviravolta completa que EXPLICA determinadas circunstâncias e conclui o mistério. Há mistério na questão da obcessão entre Scottie e Madeline? Para mim, Hitch deixa isso claro desde o início.

 

Tb extremamente subjetivo...eu odeio melodramas' date=' coisa que já cansei de discutir quando falei sobre o filme "Longe do Paraíso"...não entendo a surpresa, e nem onde vc viu que eu torno a minha opinião uma regra do bom cinema. 
[/quote']

 

Defesa desesperada... Em nenhum momento coloco a sua opinião como algo que tenta objetivar a arte cinematográfica ou ser uma regra, apenas questionei o absolutismo da negativação do melodrama. Pelo seu raciocínio, vc deve ter ODIADO Menina de Ouro...  

 

Hmm...vc acha Kim Novak unidimensional?

 

Acho. O personagem complexo ali é o Scottie e não a Novak.

 

Ah' date=' pelo amor de Deus...no motel, o que vc sentiu ao ver tantos animais empalhados? E a mansão ao fundo com a velha berrando? Somente por ser mostrada, já me dava cagaço. 

Já a vizinhança de Janela Indiscreta, igualmente eficaz, talvez não tanto para o suspense, mas ela ajudava a instigar a curiosidade com os demais vizinhos. Não era somente o cenário que fazia isso, mas ele auxiliava demais.
[/quote']

 

Ok... continuando o raciocínio, o que eu deveria sentir ao ver a Golden Gate? A Missão de Juan Batista? Ou será que é VOCÊ que dá ao cenário de Vertigo a mesma importância que dá ao cenário de Psicose, Janela e O Iluminado (filmes cuja força narrativa está, também, nos cenários, o que não ocorre com o filme em debate aqui)?

 

É' date=' eu devo...afinal vc me conhece perfeitamente e sabe que sou burro. icon_roll.gif
[/quote']

 

Bã.

 

É' date=' afinal a minha opinião de Vertigo representa toda a minha carga cinematográfica.[/quote']

 

Se foi isso que vc depreendeu do meu comentário, só posso sentir muito (e rir do lado de cá do PC)...

 

 

Se vai ofender' date=' porque escreve isso então? [/quote']

 

Uau! Que eu saiba eu ataquei a sua análise. Se isso é ofender você, a coisa realmente tá SÉRIA... 06

 

Antes de contra-argumentarem' date=' tenham em mente que é possível sim alguém não ter gostado do filme mesmo o tendo entendido, coisa que o  amigo aí em cima parece não compreender, mesmo sendo um dos que mais levanta a bandeira da subjetividade...[/quote']

 

Repetindo: se isso foi tudo que vc depreendeu do que escrevi (e não escrevi pouca coisa), só tenho a lamentar...
Dook2007-01-19 10:30:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Começa errado aqui... O twist de Vertigo é somente a cereja do bolo' date=' não representando o pulo de gato do filme...

 

Sinceramente não conheço ninguém que seja fã do filme por causa da reviravolta... [/quote']

 

A reviravolta simboliza justamente o que o Silva falou no post acima, quando a história muda de "direção" para a obcessão de Scottie. Vc não conhece ninguém? Ok...já eu, conheço. 01 

 

 

Aqui eu concordo com o Dook sobre a reviravolta ser somente "a cereja do bolo". Além do mais, a obsessão de Scottie não nasce aqui no twist, ela já começa após a cena da ponte de São Francisco.

 

Tarântula
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Ainda não assisti Vertigo, mas vou alugar esse fim de semna.. parece um bom filme.

Bem... como os bombardeios estão durando pouquissimo tempo, acho bem provavel que, quando eu tiver uma opinião formada sobre o filme, já vão estar bombardeando outro... rsrssrsr

 

Ah! Eu achava que o alvo da vez era  Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Ainda não assisti Vertigo' date=' mas vou alugar esse fim de semna.. parece um bom filme.
Bem... como os bombardeios estão durando pouquissimo tempo, acho bem provavel que, quando eu tiver uma opinião formada sobre o filme, já vão estar bombardeando outro... rsrssrsr

Ah! Eu achava que o alvo da vez era  Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain... [/quote']

 

Penny,realmente às vezes a coisa anda com agilidade por aqui (na verdade acho que só foi assim com "Encontros e Desencontros",devido a uma maçiça campanha de marketing 06),mas sabe como é,a fila tem que andar.Mas vc não precisa opinar sobre o filme em pauta,necessariamente,fique a vontade para comentar sobre qualquer outro filme que já passou por aqui.03

 

"O Fabuloso Destino de Amelie Poulain" é oficialmente o próximo filme a ser bombardeado (por mim mesmo,a propósito),mas como estou sem grana pra alugar,isso deve demorar.Se mais alguém estiver interessado em bombardear outro "filmaço",favor entrar em contato.01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Ainda não assisti Vertigo' date=' mas vou alugar esse fim de semna.. parece um bom filme.

Bem... como os bombardeios estão durando pouquissimo tempo, acho bem provavel que, quando eu tiver uma opinião formada sobre o filme, já vão estar bombardeando outro... rsrssrsr

 

Ah! Eu achava que o alvo da vez era  Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain... [/quote']

 

Penny,realmente às vezes a coisa anda com agilidade por aqui (na verdade acho que só foi assim com "Encontros e Desencontros",devido a uma maçiça campanha de marketing 06),mas sabe como é,a fila tem que andar.Mas vc não precisa opinar sobre o filme em pauta,necessariamente,fique a vontade para comentar sobre qualquer outro filme que já passou por aqui.03

 

"O Fabuloso Destino de Amelie Poulain" é oficialmente o próximo filme a ser bombardeado (por mim mesmo,a propósito),mas como estou sem grana pra alugar,isso deve demorar.Se mais alguém estiver interessado em bombardear outro "filmaço",favor entrar em contato.01

 

All right , than!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Começa errado aqui... O twist de Vertigo é somente a cereja do bolo' date=' não representando o pulo de gato do filme...

 

Sinceramente não conheço ninguém que seja fã do filme por causa da reviravolta... [/quote']

 

A reviravolta simboliza justamente o que o Silva falou no post acima, quando a história muda de "direção" para a obcessão de Scottie. Vc não conhece ninguém? Ok...já eu, conheço. 01 

 

 

Aqui eu concordo com o Dook sobre a reviravolta ser somente "a cereja do bolo". Além do mais, a obsessão de Scottie não nasce aqui no twist, ela já começa após a cena da ponte de São Francisco.

 

Tarântula

 

Exato. Tanto é que no meu post eu postei um dos momentos do filme que se vê claramente essa obsessão do Scottie logo no início do mesmo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu me referi a isso como reviravolta, porque assim como acontece em O Sexto Sentido, por exemplo, vc só percebe um fato depois de uma cena que deixe tudo claro, mesmo as pistas estando espalhadas pelo filme desde o ínicio. No caso de Vertigo, não só pela cena já citada, mas até pelo modo acelerado com que o relacionamento dos dois progride, já dando pistas da condição do Scottie. Talvez alguém já tenha desvendado sua obcessão desde a tentativa de suicídio da Madeleine, eu só fui perceber isso quando ele insistia na transformação de Judy.

 

 

Mas isso não passa de um desentendimento de intepretação do termo que eu usei, não acho que vcs estejam contribuindo para a defesa do filme comentando sobre isso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas não foi isso que eu disse...

 

Não estava te acusando de ter dito nada. Coloquei esse comentário para complementar a minha resposta para o seu.

 

 

Acho que discordamos quanto ao 'twist' do filme... Para mim o 'twist' é o final. A obcessividade do personagem estava lá o tempo todo a única diferença é que o filme mudou o foco a partir da segunda fase. Isso não é twist.

 

É o mesmo que dizer que o twist de Psicose é quando a Janet Leigh é morta no chuveiro. Nada a ver... Isso é o que chamamos de 'ponto de virada'. Twist é uma reviravolta completa que EXPLICA determinadas circunstâncias e conclui o mistério. Há mistério na questão da obcessão entre Scottie e Madeline? Para mim' date=' Hitch deixa isso claro desde o início.[/quote']

 

Ok, uma discordância. O seu comentário parece ensinar o que realmente é um twist, nada sobre o filme, então considero esse caso encerrado.

 

 

Defesa desesperada... Em nenhum momento coloco a sua opinião como algo que tenta objetivar a arte cinematográfica ou ser uma regra, apenas questionei o absolutismo da negativação do melodrama. Pelo seu raciocínio, vc deve ter ODIADO Menina de Ouro...  

 

Repare na contradição do comentário...palavras bonitas, mas ainda assim contraditórias...

Gosto de Menina de Ouro. Não acho melodramático, pelo contrário, acho até cheio de cenas sutis. Ouça a trilha de Hermann na cena do primeiro beijo em Vertigo e depois ouça o piano de Eastwood em MdO. Pra mim o segundo é bem melhor... 

 

 

 

Ok... continuando o raciocínio, o que eu deveria sentir ao ver a Golden Gate? A Missão de Juan Batista? Ou será que é VOCÊ que dá ao cenário de Vertigo a mesma importância que dá ao cenário de Psicose, Janela e O Iluminado (filmes cuja força narrativa está, também, nos cenários, o que não ocorre com o filme em debate aqui)?

 

 

Antes de mais nada, vc ainda está "intrigado" com o meu comentário sobre cenários? Porque do jeito que vc falou, parecia estar zombando nas entrelinhas...coisa bem típica dos metidos a intelectuais. Depois de anos de RottenTomatoes, isso começa a cansar.

 

Já na frase em negrito:

 

1) Olha quem esta usando negações "absolutistas" agora...quem disse que não ocorre com o filme? Vc pode achar que não, mas isso obviamente não é um fato.

 

2)Sim, dou a mesma importância para os cenários, porque pude perceber que o Hitch não usou eles em vão. São Francisco já tinha um ar extremamente cosmopolita naquela época, em que acredito eu era um bom cenário para uma trama de suspense na opinião dele. Infelizmente não posso falar bem do cenário, pois como falei na minha critica, contribuíram para a minha opinião negativa. Mas não foi em vão, para quem tem o DVD, o documentário tem uma parte onde se fala sobre isso.

 

3)Ao afirmar que o cenário não contribui para a força narrativa, quem está se prejudicando é a defesa de Vertigo, pois uma interpretação da importância dele na história daria mais uma faceta, e tornaria o filme ainda mais rico na opinião de quem gosta. Tudo bem se vc não consegue pensar em nada, mas daí a negar que ele tem um fim...é lapidar a obra.

Só os meus 2¢.

 

 

 

 

 

 

Se foi isso que vc depreendeu do meu comentário' date=' só posso sentir muito (e rir do lado de cá do PC)...

 [/quote']

 

Tenho inveja de vc, se diverte com pouco.

 

Uau! Que eu saiba eu ataquei a sua análise. Se isso é ofender você, a coisa realmente tá SÉRIA... 06

 

Sim, ofendeu a análise...outro desentendimento do meu comentário. Mas olhe o seu:

 

Sem querer desmerecer o seu trabalho, mas considero a análise uma biribinha sim e das mais xexelentas por uma razão simples: a velha história do 'espero uma coisa e recebo outra'.

 

E agora a sua resposta, que vc deu:


Uau! Que eu saiba eu ataquei a sua análise. Se isso é ofender você, a coisa realmente tá SÉRIA... 06

 

E por isso perguntei, se vai ofender a minha análise, para que escrever o que estava em negrito? (não precisa nem responder...)

 

 

 

Repetindo: se isso foi tudo que vc depreendeu do que escrevi (e não escrevi pouca coisa), só tenho a lamentar...

 

Não, vc realmente tem coisas interessantes a dizer, uma pena que misturadas com muita ironia, sarcasmo, cinismo e nariz empinado. O que me faz querer pagar na mesma moeda.

 
Vicking2007-01-19 22:40:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu me referi a isso como reviravolta' date=' porque assim como acontece em O Sexto Sentido, por exemplo, vc só percebe um fato depois de uma cena que deixe tudo claro, mesmo as pistas estando espalhadas pelo filme desde o ínicio. No caso de Vertigo, não só pela cena já citada, mas até pelo modo acelerado com que o relacionamento dos dois progride, já dando pistas da condição do Scottie. Talvez alguém já tenha desvendado sua obcessão desde a tentativa de suicídio da Madeleine, eu só fui perceber isso quando ele insistia na transformação de Judy. [/quote']

 

Vc percebeu tarde então...  

 

Mas isso não passa de um desentendimento de intepretação do termo que eu usei' date=' não acho que vcs estejam contribuindo para a defesa do filme comentando sobre isso.
[/quote']

 

Ahh, eu também acho um montão de coisa... smiley24
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Repare na contradição do comentário...palavras bonitas' date=' mas ainda assim contraditórias...

Gosto de Menina de Ouro. Não acho melodramático, pelo contrário, acho até cheio de cenas sutis. Ouça a trilha de Hermann na cena do primeiro beijo em Vertigo e depois ouça o piano de Eastwood em MdO. Pra mim o segundo é bem melhor... [/quote']

 

Uau... Então o exagero da trilha de Hermann no primeiro beijo é um sinal inequívoco de toque melodramático?

 

Já ouviu falar em teatricalidade nas atuações cinematográficas até meados dos anos 60? Explica um bocado alguns 'exageros' que vemos em muitos filmes antigos e que nos apressamos para criticar...

 

 

 

Antes de mais nada' date=' vc ainda está "intrigado" com o meu comentário sobre cenários? Porque do jeito que vc falou, parecia estar zombando nas entrelinhas...coisa bem típica dos metidos a intelectuais. Depois de anos de RottenTomatoes, isso começa a cansar.[/quote']

 

Não fuja da raia meu caro... Atenha-se às perguntas para continuar o debate e manter a credibilidade de suas argumentações. Ataquezinhos baratos como esse me cheiram a pessoas com enorme complexo de inferioridade...

 

Já na frase em negrito:

 

1) Olha quem esta usando negações "absolutistas" agora...quem disse que não ocorre com o filme? Vc pode achar que não' date=' mas isso obviamente não é um fato.

 

2)Sim, dou a mesma importância para os cenários, porque pude perceber que o Hitch não usou eles em vão. São Francisco já tinha um ar extremamente cosmopolita naquela época, em que acredito eu era um bom cenário para uma trama de suspense na opinião dele. Infelizmente não posso falar bem do cenário, pois como falei na minha critica, contribuíram para a minha opinião negativa. Mas não foi em vão, para quem tem o DVD, o documentário tem uma parte onde se fala sobre isso.

 

3)Ao afirmar que o cenário não contribui para a força narrativa, quem está se prejudicando é a defesa de Vertigo, pois uma interpretação da importância dele na história daria mais uma faceta, e tornaria o filme ainda mais rico na opinião de quem gosta. Tudo bem se vc não consegue pensar em nada, mas daí a negar que ele tem um fim...é lapidar a obra.

Só os meus 2¢.

 

[/quote']

 

1) Onde usei negações absolutistas? Expus uma opinião, já que vejo Vertigo como um filme que possui sua força primordial em outros fatores que não o cenário. Isso não tira a importância do mesmo, mas não reflete a força majoritária do filme, IMO... Enquanto isso, aguardo vc me dizer qual deveria ser a sensação com relação ao cenário de Vertigo.

 

2) Qual a relação entre a cidade ter um ar 'cosmopolita' com a trama de suspense que, de início, revela-se como um plot com toques sobrenaturais?

 

3) Qual faceta? Desenvolva por favor...

 

 

Tenho inveja de vc' date=' se diverte com pouco.[/quote']

 

Tenho a vantagem de não levar as coisas muito a sério...

 

 

Sim' date=' ofendeu a análise...outro desentendimento do meu comentário. Mas olhe o seu:

 

Sem querer desmerecer o seu trabalho, mas considero a análise uma biribinha sim e das mais xexelentas por uma razão simples: a velha história do 'espero uma coisa e recebo outra'.

 

E agora a sua resposta, que vc deu:


Uau! Que eu saiba eu ataquei a sua análise. Se isso é ofender você, a coisa realmente tá SÉRIA... 06

 

E por isso perguntei, se vai ofender a minha análise, para que escrever o que estava em negrito? (não precisa nem responder...)[/quote']

 

Ufa, obrigado por me poupar o trabalho...  

 

Não' date=' vc realmente tem coisas interessantes a dizer, uma pena que misturadas com muita ironia, sarcasmo, cinismo e nariz empinado. O que me faz querer pagar na mesma moeda.

[/quote']

 

É uma reação natural e instintiva quando vejo muita asneira escrita junta... Não é nada pessoal não...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah, sim, claro...se algum detrator de Vertigo se sentir à vontade para rebater às questões que eu levantei e que o Vicking fez o favor de não responder, fico no aguardo... Pelo menos estou me eximindo de ser responsabilizado injustamente por ter 'matado o debate'...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não fuja da raia meu caro...

 

Haha...

 

Eu me recuso a continuar...se qualquer outra pessoa ainda quiser argumentar eu responderei.

 

Por que,Vicking?

 

Enfim...Mais um bombardeio em que o tiro saiu pela culatra.

 

O próximo bombardeio agendado é para o filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain.Porém,estou sem dinheiro para alugá-lo (eu o bombardearia).Sendo assim,se mais alguém tiver algum filme considerado "filmaço" que não o agrada muito,favor entrar em contato comigo via MP.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enxak. Boa noite!

 

 

 

Se o próximo filme for "Fabuleux destin D?Amelie Poulan", eu não vou poder bombardear, porque simplesmente não compreendi o filme, acredito ser um estado de ignorância minha em relação ao contexto e objetivo do roteiro, mas não consegui entender o filme, então de novo vou passar batido, assisti ele em 2001, assisti ele na Band e não consegui entender até agora o filme, mesmo assim ouço e leu coisas muito boas desse filme, será interessante ler o que os membros do fórum pensam sobre ele.

 

 

 

Eu até tinha uma opinião sobre ele, mas revendo-o, eu chego a conclusão que minha opinião não é clara.

 

 

 

T+!

 

(Õ.ô)2007-01-24 18:39:36

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não fuja da raia meu caro...

 

Haha...

 

Eu me recuso a continuar...se qualquer outra pessoa ainda quiser argumentar eu responderei.

 

Por que' date='Vicking?

 

Enfim...Mais um bombardeio em que o tiro saiu pela culatra.

 

O próximo bombardeio agendado é para o filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain.Porém,estou sem dinheiro para alugá-lo (eu o bombardearia).Sendo assim,se mais alguém tiver algum filme considerado "filmaço" que não o agrada muito,favor entrar em contato comigo via MP.
[/quote']

 

Sorry Enxak, mas esta foi a desculpa mais absurda que eu já ouvi. Não tem dinheiro pra alugar?06 Putz, 3 ou 4 pila? Não roubou o suficiente do Movio esse mês?06 Ah, você consegue vai, procura umas moedinhas embaixo do sofá, atras do cachorrinho de porcelana da estante, pede pra mãe, pra avó, pra tia, sei lá.06 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O debate não tava se focalizando no mais importante' date=' o filme,[/quote']

 

Como não? Transcrevo aqui alguns pontos sobre o filme que eu levantei e que vc fugiu de responder:

 

Já ouviu falar em teatricalidade nas atuações cinematográficas até meados dos anos 60? Explica um bocado alguns 'exageros' que vemos em muitos filmes antigos e que nos apressamos para criticar...

 

1) Onde usei negações absolutistas? Expus uma opinião' date=' já que vejo Vertigo como um filme que possui sua força primordial em outros fatores que não o cenário. Isso não tira a importância do mesmo, mas não reflete a força majoritária do filme, IMO... Enquanto isso, aguardo vc me dizer qual deveria ser a sensação com relação ao cenário de Vertigo.

 

2) Qual a relação entre a cidade ter um ar 'cosmopolita' com a trama de suspense que, de início, revela-se como um plot com toques sobrenaturais?

 

3) Qual faceta? Desenvolva por favor...
[/quote']

 

Aguardo respostas...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Sorry Enxak' date=' mas esta foi a desculpa mais absurda que eu já ouvi. Não tem dinheiro pra alugar?06 Putz, 3 ou 4 pila? Não roubou o suficiente do Movio esse mês?06 Ah, você consegue vai, procura umas moedinhas embaixo do sofá, atras do cachorrinho de porcelana da estante, pede pra mãe, pra avó, pra tia, sei lá.06 

 

 
[/quote']

 

OFF:

 

Há outras prioridades,Foras.Hj por exemplo gastei os "últimos dinheiros"  comprando remédios pra gripe pra minha mulher,banana,maçã e abacate.06

 

Sem falar que estou assistindo,aos pedaços,"Embriagado de Amor",e elaborando a crítica para o Cineclube.O Bombardeio à Amelie Polain (merda,vou ter mesmo que rever 07) está pausado (mas não anulado).
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...