Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bates Motel (série prequel de Psicose)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu achei a série diferente, amsss talvez pq, pela id de
Norman, eu já fui assistir supondo que ele já apresentaria um lado serial, desde cedo, como dex.

 

Foi uam surpresa e bem interessante ver que a mãe dele é que é  a esquisita.

 

pode até não se inovador, ams é interessante, tipo, a maioria das teorias é de que uma pessoa pode vir a ser um serial por abusos, traumas durante a infância e tals.

Aqui, somado o trauma, quase tem  um aprendizado com a mãe.

 

Se bem que ela abusa/abusava dele emocionalmente, né?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

o questão tem razão tb..

mas eu pra mim, o piloto define bastante se o caba vai querer acompanhar ou não um seriado...

tem q se investir muitas fichas logo de cara a meu ver..

poderia sim, ser um p@u#$a de um 1º ep.

em minha opinião modesta de adoradora de séries e afins, hehe

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Só uma correção, JUJUBA. Como diria Dexter, pra ser considerado um serial tem que matar mais de duas vítimas, então os Bates ainda não se enquadram. Hehehehe

 

 Mas falando sério, nesse piloto achei o Norman bem normal em se tratando de quem é. Tem as esquisitices e a timidez dele, mas a reação inicial do garoto ao ver o que a mãe tinha feito foi a reação que qualquer um teria no lugar dele, que é a de chamar a polícia. Norman ainda não esta convencido de que " A boy best friend is his mother" e parte do interesse da série vai ser ver como este Norman que nos foi apresentado chegara ao "Norman clássico". Também não acho que Norman tenha (ainda) tendencias psicopatas como as do Dexter por exemplo. O fato de ele passar mal ao ver a mancha de sangue em seu tênis no dia seguinte mostra que ele ainda esta longe da falta de empatia clássica dos psicopatas.

 

 O interessante de Norma também é que esse abuso que você cita JUJUBA, não parece ser consciente. Ela não deseja para o futuro do filho que ele fique se livrando de cadáveres por ai. Na cena do barco fica claro que ela realmente o ama e quer o melhor para ele, ela quer que ele tenha uma vida normal, plena e feliz. Mas suas carências e possessivivdade vai ser o que conduzira o filho ao abismo, o que torna tudo mais trágico.

 

 GRACI, com todo o respeito, vc foi um pouco contraditória. Se inicialmente você diz que eu tenho razão, por outro parece discordar de mim logo em seguida. :)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas isso supondo que ela não tenha matado o marido.

E eu acho que Norman meio que coloca a mãe dele como a figura mais improtante de sua vida, pq na cena final, no barco ele faz essa declaração. 

 

Se bem que o fato dele recorrer às citações de Orson Welles, Eyre pode ser um indicio de que ele disse pq sabia que era o que ela queria ouvir e esperava dele, massssssssssss qd ele usa suas pprias palavras ele afirma que ela é a família dele que sempre foi e sempre será, que um pertence ao outro e tals.

 

Ah, sei lá, muitas espexulações p/ apenas 1 eppy.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 De fato, JUJUBA. Parece que teremos ao menos mais uma morte no próximo Ep.

 

 Eu achei que eles iam demorar mais pra abordar o lance do desvio da rodovia, mas já puseram no primeiro Ep. Vamos ver que jeito a Norma pretende dar pra tentar resolver o problema como prometeu.

 

 E vai rolar um lance entre a Norma e o Assistente de Xerife ;) Ter um caso com um policial pode não ser a coisa mais sensata quando se ocultou um assassinato a pouco tempo. Fora que o Xerife também vai estar investigando o sumiço do ex- dono do motel.

 

 Mas estou curioso mesmo pra ver qual é a do irmão do Norman. Pelo visto ele não tem uma relação boa nem com a mãe e nem com o irmão, o que deve balançar as coisas no Bates Motel.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Norma é temendamente esperta!

Ter um caso com o xerife pode ser a melhor coisa que ela tme a fazer qd se oculta um cadaver, ainda mais se ele estiver investigando.

Que melhor forma de saber a qtas andas a investigação, o que eles descobriram sobre que "extraindo" informações da ppria fonte ?!

 

Talvez nessa primeria temporada eles abordem apenas  as peripécias de mãe e gradativamente como isso vai afetar Norman.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Visto Ep. 2. Como sempre, o comentário pode conter spoilers, então estejam avisados.

 

  Um Episódio levemente inferior ao primeiro, que parece mais preocupado em preparar o terreno para os eventos que virão, mas que ainda sim consegue manter um ótimo nível.

 

  O episódio basicamente é centrado na chegada de Dylan ao Bates Motel (no final das contas o rapaz não é um Bates, mas sim meio irmão de Norman, fruto do primeiro casamento de Norma). E a relação dele com a mãe não podia ser pior. Fica claro o grande ressentimento que o rapaz tem da mãe, não só por esta ter abandonado o seu pai, mas por ter claramente preferido Norman a ele durante toda a vida.

 

 Alias, as cenas entre Dylan e Norma foram as melhores deste ep. Dylan deixa claro para a mãe que veio pra ficar, e que também sabe "a verdade" sobre o relacionamento da mãe sobre o falecido pai de Norman.

 

 A relação de Dylan com o irmão também não é das melhores. Ri do jeito como Dylan listou a mãe em seu celular "the whore" :D. Mas Norman não achou tão engraçado, e chegou bem perto de cometer o seu (primeiro?) assassinato. Falando em Norman, é obvio que o rapaz já desenvolveu uma certa fascinação com a morte, como mostra a cena de abertura, onde vemos o garoto olhando fascinado para o bizarro mangá que encontrou no episódio anterior.

 

 Emma ganhou mais destaque neste episódio. A garota é bem "doidinha" e a conversa entre ela e Norma foi outro grande momento. Apesar de claramente demonstrar o seu ciume pelo filho, ela foi muito mais simpática do que com Bradley no episódio anterior. Alías, Norma perguntando a Emma qual era a sua expectativa de vida e a garota respondendo de boa "acho que uns vinte sete anos" foi morbidamente hilário. O desfecho da cena com Dylan trollando a mãe depois que Norman e Emma se retiram para o quarto de Norman também foi digno de nota "Sera que ela tem que tirar aquilo do nariz pra eles se pegarem? :D

 

 Emma revela-se um bom par para Norman. A garota também parece ter a sua fascinação pelo mórbido (e parece que sera com ela que Norman aprendera as técnicas de taxidermia que sera o seu grande hobby no futuro). A dupla topa com não um, mas dois grandes segredos guardados pelos cidadãos de White Pine Bay, o que me deixou curioso sobre como este plot vai se desenvolver nos próximos episódios.

 

  Falando nos cidadãos, o Xerife Romero esta na cola de Norma, e parece já ter sacado que a Sra. Bates tem algo a ver com o desaparecimento do antigo dono do motel, que pra piorar a situação, era seu amigo pessoal. Como a JUJUBA disse, Norma foi esperta, e já se engraçou para o Assistente do Xerife, Shelby. Mas é ai que Norma descobre que White Pine Bay tem um jeito diferente de lidar com as coisas, o que é confirmado na bizarra cena final.

 

 Em resumo, foi um bom episódio, sem grandes acontecimentos, e focado no desenvolvimento da relação dos Bates com a cidade. Mas ficou um pouco aquém do piloto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tb achei esse eppy menos itneressante que o primeiro, masss cheio de pontas p/ algo mais  relevante a caminho, tipo um monte de engates que pode explodir nos eppys que se seguirão.

 

Tô achando que além de Norma, a cidade em si pode ser um fator perturbador tb. Vide  o alerta dado pelo hot xerife !

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Pois é JUJUBA, parece que no fim das contas, a atitude de Norma em esconder o cadáver do antigo dono do motel não foi tão insensata, visto o jeito que o pessoal de White Pine Bay lida com os seus problemas.

 

 JUJUBA o que você achou dos personagens do Dylan e da Emma?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Emma é tremendamente interessante.

Talvez por saber que sua vida pode ter prazo de validade, corre epega o que quer.

Estranhamente seu carrinho de oxigênio passa a impressão às outras pessoas de uma pobre mocinha frágil.

Mas a achei curiosa e louca por aventura.

 

Qto a Dylan, a mágoa pela mãe não parece ser apenas ciúmes de Norman. Talvez seja o único que veja a mãe como ela realmente é.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Também tive a mesma impressão quanto a Emma, JUJUBA.

 

  Quanto ao Dylan, de fato ele vê o lado negro da mãe que o Norman não consegue ver. Achei interessante também o fato de ele não parecer sentir raiva do Norman, e sim pena. Mesmo tendo dado umas porradas no irmão (que foi mais uma auto defesa exagerada do que propriamente um ataque), ele pare tentar alertar Norman sobre o fato da mãe "O estar arruinando". E na cena da visita de Emma, em que Norma faz aquele hilário interrogatório "Quem são seus pais, há quanto tempo vivem aqui, quando você vai morrer? :P ", o Dylan parece ficar tentando cortar o interrogatório para livrar o irmão e a garota da presença de Norma.

 

  Se bem que eu não sei se ele fez isso para ajudar o irmão, ou só pra irritar a mãe :P

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Me pareceu que foi p/ interromper o constrangimento do irmão, sim.

Acho que le ppoupa o irmão por vê-lo como vitima da mãe.

 

Mas não é apenas saber do que a mãe é capaz o problema. ele se ressente, sim de não ser amado e mais da mãe não esocnder isso em absoluto.

Mas é bem forte o "apelido' que deu a  mãe em sua agenda do celular... afff" :o

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Acho que vai ser bem interessante saber o que se passou entre Norma e Dylan, JUJUBA. De fato, existe um ressentimento por ele não ter o amor da mãe (repare que ele realmente demonstra mágoa por não ter sido avisado da mudança, ou a cena em que ele observa as fotos de Norman e Norma juntos, talvez desejando uma fração do carinho que a mãe demonstra naquelas fotos).

 

 Mas Norma também não parece confortavel com a situação. Ela também guarda algum ressentimento do filho. Em algum momento, algo deu errado entre os dois. Ela não esconde o fato de odiar o filho mais velho, mas também não suporta o desrespeito com que ele a trata, irritando-se a cada vez que ele a chama de Norma em vez de chama-la de mãe. Por isso acho que os personagens de Bates Motel estão sendo muito bem trabalhados. Detalhes como esse mostram que Norma não ficou feliz com a relação que acabou tendo com Dylan, embora também não faça nada pra mudar isso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto Ep 3. Ótimo episódio que nos faz repensar todo o "tabuleiro' que havia sido estabelecido pelsa série. Como de costume, aviso que os comentários tem spoilers.

 

 Parece que os eventos do episódio anterior mexeram mais com Emma do que eu supunha. Agora tem a convicção de que algo tem que ser feito pela garota enterrada morta na floresta. A verdade precisa vir a tona, não importa o quão feia ela seja. Norman a principio não pensa assim, chegando inclusive a acusar a amiga de estar obcecada pelo assunto do caderno. Mas logo vemos quem esta obcecado, quando durante a aula, Norman tem uma serie de flashes onde vê sua professora na mesma situação das garotas asiaticas no desenho, alucinações seguidas por um desmaio em plena sala de aula. Tudo antes dos créditos iniciais.

 

 O título do episódio é "What's Wrong With Norman?" e resume o episódio de forma perfeita. Se os episódios anteriores eram mais focados em Norma, este é totalmente centrado na confusão mental de Norman, que o guiarão para o célebre personagem apresentado ao mundo pelo mestre Hitchcock. E Norma sabe que o filho esta trilhando esse caminho, embora se recuse a admitir.

 

  Ao ser perguntada pelo médico se Norman já havia sofrido "apagões" ela pergunta preocupada "por que esta me perguntando isso?", mesmo dizendo que não logo em seguida, ao meu ver, a resposta óbvia é sim. Isso fez com que eu começasse a pensar que Norman já esta muito mais perto da "Psicose" do que eu supunha inicialmente.

 

  Nos campos de maconha Dylan começa o seu novo trabalho de "guarda florestal". Embora neste ep os mistérios envolvendo White Pine Bay não evoluam muito, deu pra conhecer um pouco mais sobre o passado da família Bates e do próprio Dylan. O pai do rapaz ainda esta vivo, o que pode sugerir uma aparição futura. O passado de Norma é mais nebuloso do que pensamos, pois o rapaz não tem ideia do estado natal da mãe. Mas o mais interessante pra mim foi a confirmação de que Dylan realmente nutre algum afeto pelo meio irmão e lamenta não ser mais próximo dele.

 

 Norman recebe a visita de Bradley no hospital. A personagem ainda não disse a que veio, mas me parece que a idéia é fazer um contraponto a outra garota na vida de Norman, Emma. Diferente de Emma, Bradley "só quer ser feliz" nas próprias palavras. Não esta preocupada em saber o que realmente aconteceu com o pai, só tenta seguir em frente, sem preocupações com verdades que possam trazer mais sofrimentos. De certa forma, a personalidade das garotas representa a encruzilhada enfrentada pelo próprio Norman.

 

 E o Xerife Romero continua no pé de Norma. Como prometeu, ele voltou com um mandato para revistar o Bates Motel. Mesmo tensa, Norman não tem grandes razões para se preocupas, afinal apagaram todas as provas, certo? Errado! Norman guardou um souvenir do ex-dono do motel, o seu cinto, e que agora sumiu! Mas por que diabos Norman tinha que guardar o maldito cinto? Esta é a pergunta que nem mãe e nem filho conseguem responder, o que desemboca na triste cena de Norman encolhido em seu quarto perguntando a si mesmo o que há de errado com ele.

 

 Com os problemas gerados pelo filho, lá vai a Sra. Bates sondar o Delegado Shelby de novo. E surpresa, Shelby encontrou o cinto, mas não revelou a seus superiores. Aparentemente, ele parece mesmo encantado por Norma, e diz querer protegê-la, o que rende uma noite do delegado com a mamãe Bates.

 

 Norman espera a mãe assistindo TV na sala, em uma interessante inversão do cenário típico, onde são as mães que esperam os filhos :)  É quando Dylan chega do "trabalho" e temos uma bela cena entre os irmãos. Do jeito de, Dylan mostra que gosta do irmão, e que teme pelo seu futuro. O rapaz disse de forma mais delicada dessa vez o que disse entre socos no episódio anterior. Senti que há um desejo genuíno de Dylan em se aproximar do irmão. E embora Norman não dê muita abertura (afinal, tem como base de visão do irmão a figura pintada pela mãe), ele gostou dessa tentativa de aproximação de Dylan. Eu gostaria de ver essa relação evoluir nos próximos episódios. Mas no final da cena, temos outro pequeno indício de que há algo errado com Norman. Ele não se lembra de ter atacado Dylan com o martelo de carne :o

 

 Pouco tempo depois, Norma chega. O filho esta nitidamente morto de ciumes, e não gosta de saber que Shelby os tem na mão. Mas  Norma faz questão de dizer ao filho que por ora esta tudo sob controle, e que estão seguros.

 

 Mas se antes tinhamos pequenos indícios de que havia algo de errado com Norman, temos isso jogado na nossa cara perto do final. Norma aparece no quarto do filho dizendo que ele tem razão, Shelby não pode controla-los, e como a culpa é dele de eles estarem nesta situação, é Norman que deve recuperar o cinto. Mas Norma não esta realmente lá. O garoto tem uma conversa imaginária com a mãe. Norman Bates, este é você.

 

 E lá vai Norman no meio da noite invadir a casa de Shelby. E é aqui que temos o melhor cliffhanger da temporada até então. Norman não encontra o cinto, mas sim uma garota asiática acorrentada no porão de Shelby, ao mesmo tempo em que Shelby estaciona o carro em frente de casa. Fiquei salivando pelo próximo episódio.

 

 Considerações finais. Este episódio me fez repensar todos os personagens de Bates Motel. Talvez Norma não seja a assassina fria que pensávamos. Os indícios de que foi Norman, e não Norma o responsável pela morte de Sam Bates aumentam muito aqui. Achei que eles demorariam mais pra abordar os ataques esquizofrênicos de Norman. Mas eles já surgem no 3º episódio, o que me deixa curioso pra saber qual rumo a série vai tomar, já que imaginei que isso sera abordado só mais pra frente, e não estamos sequer na metade da temporada.

 

 Quanto a relação entre Shelby e Norma, há claramente um jogo em andamento alí. Não acreditei na paixão repentina de Shelby pela Sra. Bates, embora ambos troquem olhares desde o piloto.

 

 E quanto ao cliffhaneger, eu me pergunto, sera que o que Norman viu foi real, ou só mais um surto esquizofrênico?

 

 Esperando ansioso pelo Ep. 4.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bates Motel é renovada para a segunda temporada Foram encomendados mais dez episódios para a série

Aline Diniz
08 de Abril de 2013
BatesMotel-poster.jpg
 
 

O canal pago estadunidesne A&E renovou Bates Motel, a série que serve de prelúdio ao clássico Psicose, de Alfred Hitchcock, para a segunda temporada.

Estrelada por Freddie Highmore e Vera Farmiga, a série acompanha como Norman Bates (Higmore) desenvolveu seu lado sombrio e psicótico entre a infância e a adolescência, explicando como o amor de sua mãe, Norma (Farmiga), ajudou a moldar um dos mais conhecidos maníacos da história do cinema.

O primeiro episódio de Bates Motel atraiu cerca de 4,5 milhões de espectadores nos EUA, atingindo 2,5 milhões adultos entre 18 e 49 anos, a principal audiência para as emissoras. Tais números fazem da série a mais assistida da A&E entre os mais importantes demográficos.

A segunda temporada da série deve começar sua pré-produção no último trimestre de 2013, com previsão de estreia para 2014, em data a ser definida.

 

FONTE: OMELETE

 

 Nossa, a 1ª temporada nem chegou a metade e já encomendaram a 2ª! Deve estar fazendo sucesso por lá!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Visto o Ep. 4

 

 Como sempre, aviso que o comentario pode conter spoilers do episódio.

 

 Ó episódio começa de maneira eletrizante, com Norman encontrando uma asiatica acorrentada no porão de Shelby, e o delegado chegando em casa. Mas pra quem achava que o episódio giraria em torno da investigação das asiaticas desaparecidas quebrou a casa, pois assim que Norman consegue sair da enrascada em que se meteu (com uma providencial ajuda de Dylan) o foco do episódio muda.

 

  A relação entre Norma e Shelby (que ela agora chama de Zack) esta ficando cada vez mais séria. É claro que Norman não confia num sequestrador namorando a sua mãe. Ou melhor, suposto sequestrador. Norma revela ao filho que já faz algum tempo que ele tem "visto e ouvido coisas que não existem", e que ela manteve isso em segredo para protegê-lo. Isso, somado as referências feitas ao comportamento violento do falecido Sam Bates aumentam as minhas suspeitas de que foi o filho, e não a mãe, o responsavel pela morte do patriarca dos Bates.

 

 Pra piorar a situação pro Norman, Norma (que já esta dormindo na casa do delegado) foi checar o seu porão, mas não havia nada lá. Sera que Norman imaginou a garota? Por um lado, isso é possivel. Mas por outro, um intenso jogo de gato e rato iniciou-se entre Shelby e Norman, o que nos faz pensar que o policial suspeite que Norman esconda alguma coisa e que o garoto não seja (tão) louco assim.

 

  Mas quem achava que os problemas dos Bates resumem-se ao cinto guardado por Shelby, se enganou. A mão delatora de Keith Summer foi achada por pescadores, com fibras de carpete sob as unhas. O Xerife Romero mais uma vez dá uma prensa em Norma. Deixa claro que sabe que foi ela que matou o ex dono de motel, e que é só questão de tempo até que ele possa provar e então prende-la. Mas é claro que Norma é do tipo que morre negando.

 

 E lá vão Os Bates revistar os lixões pra tentar encontrar o carpete descartado no piloto. E é aqui que temos uma bela cena do episódio, e um show de interpretação de Vera Farminga. Ao perceber que o carpete estava fora do seu alcançe lacrado atrás de um lixão, Norma tem um surto de pânico e raiva, agarrando-se naquele portão em uma vã tentativa de alcançar a prova que a incrimina. Em um desabafo com o filho, vemos que o passado de Norma é mais sofrido do que aparenta, nos mostrando um pouco das raizes de sua loucura.

 

 Norman e Bradley também estão mais próximos. Devo confessar que a garota não mostrou a que veio como personagem. Entendo o que ela representa para Norman (vide o profético diálogo que os dois tem sobre o luto), mas ela ainda é uma personagem rasa, diferente de Emma (ausente neste ep) que se mostra uma personagem bem mais interessante e complexa. Mas ainda sim, com um pequeno empurrão de Dylan, Norman visita Bradley no meio da noite, e os dois transam em uma poética cena. Da-lhe Bates! :)

 

 Mas voltando um pouco atrás, gostei da evolução da relação entre Norman e Dylan. O irmão mais velho parece estar tentando compensar a sua ausencia até então, e salvar o irmão da loucura da mãe. Embora a cena tenha o onus de Norman fazer um "previously" para Dylan de tudo o que rolou na serie até então, foi uma cena legal. Dylan prometeu a Norman que vai ajuda-lo a encontrar e salvar a garota asiatica, e ainda incentivou Norman a sair da loucura que cerca o Bates Motel e ser "um garoto normal de 17 anos por cinco minutos". Enfim, gostei muito da cena dos dois.

 

 E isso desemboca na excelente cena final do episódio, onde temos o confronto mais doloroso entre Dylan e Norma até aqui. A cena mostrou toda a possessividade que a mamãe Bates tem em relação ao filho mais novo, e de como é insuportavel para ela a idéia de perde-lo, de qualquer forma que seja. Ao mesmo tempo, ao estapear Dylan descontroladamente, e ser contida por ele na parede, deu pra ver a quantidade de mágoa que existe entre essa mãe e esse filho, e de como nenhum dos dois queria que as coisas tivessem tomado este caminho. Uma cena simples, mas cheia de significado para o universo de BATES MOTEL.

 

 Mas eis que batem na porta, e uma desesperada Norma vai atender, esperando ver o filho que tanto ama de volta pra ela. Mas é realmente uma noite ruim para a Sra. Bates, quando descobrimos que o Xerife Romero é um homem de palavra. Mais um otimo cliffhanger em BATES MOTEL, me deixando avído pelo proximo Ep, e para ver como Norma vai sair dessa.

 

 Em resumo, mais um otimo Ep de BATES MOTEL, que revela-se uma excelente série, que ao mesmo tempo que não desrespeita o seu icônico material base, também consegue trilhar o seu proprio caminho. E mais uma vez, palmas para Vera Farminga. Sinto cheiro de Emmy para ela este ano.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...