Jump to content
Forum Cinema em Cena

Noah Baumbach


ltrhpsm
 Share

Seu filme favorito de Noah Baumbach?  

6 members have voted

  1. 1. Seu filme favorito de Noah Baumbach?

    • A Lula e a Baleia
      4
    • A Vida Marinha Com Steve Zissou
      3
    • Mr. Jealousy
      0
    • Highball
      0
    • Outro
      0


Recommended Posts

  • Members

Roteirista diferenciado, é um dos meus favoritos da atualidade, apesar de ter visto apenas dois filmes dele: "A Lula e a Baleia" e "A Vida Marinha Com Steve Zissou".

No primeiro, ele escreveu e dirigiu de maneira surpreendente, no típico filme "independente". Extrai ótimas atuações de Jeff Daniels e Laura Linney, constituindo uma bela metáfora para a separação de um casal sob a ótica dos filhos, de maneira radical.

 

No segundo, a direção coube a Wes Anderson e o resultado foi ainda melhor: clima surreal, com um Bill Murray sarcástico e cômico, usualmente, e o enquadramento das cenas é divino, propicia ainda mais as risadas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E ele vem aí com outro longa com um elenco de cair o queixo(ele escreveu e dirigiu o filme):Nicole Kidman,Jeninifer Jason Leigh e Jack Black.O filme continua sem título mas já está em fase de pós-produção pronto para estrear em Novembro de 2007...

 

06

 

Vendi o peixe da Kidman de novo...

Ainda não vi nenuhm filme do cara mas dizem q A Lula e a baleia é excelente,quando puder vai estar na minha lista de prioridades na minha próxima locação!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dois comentários que gostei muito sobre os filmes dele:

A VIDA MARINHA COM STEVE ZISSOU
 - Por Vicking -

Ok, convenhamos...Wes Anderson é um dos 5 melhores diretores americanos em atividade. Esse é apenas o segundo que eu assisto dele, e já consegui notar algumas características... todos os elementos em cena são cuidadosamente organizados pra dar um efeito visual "peculiar". Numa platéia, por exemplo, as personagens estão distribuidas de forma que nós facilmente reconhecemos quem é quem. A apresentação do navio do Zissou é genial. Os movimentos de cãmera são inovadores, seguros, é um dos únicos diretores que eu consigo perceber o porquê da câmera estar se movendo de tal forma (as vezes uma piada aumenta sua eficácia devido a câmera).

 

26062_g.jpg

 

Outra característica excêntrica é encher o cenário de animais, soltos, convivendo junto com personagens...em Os Excêntricos Tenenbaums isso acontece com os milhares de hamsters do Chaz, já aqui tem gatos, cachorros, pássaros, lagartos, peixes, etc...eu não sei o motivo disso, mas ajuda a criar um ambiente diferente, artificial (mas não no sentido negativo).

 

A história do filme é totalmente diferente de tudo o que eu já vi...mas tem algumas coisas que vem de Tenenbaums tb, o Bill Murray é muito parecido com o Gene Hackman daquele filme, com problemas de relacionamento com as pessoas que ele gosta. Tudo tratado da forma mais sincera possível, sem espaço pra clichês e chavões. O elenco está brilhante, a excessão é mais uma vez Owen Wilson, que apesar de não estar ruim, não clica muito bem com o seu personagem...mas pelo menos ele tá se esforçando. Eu acho que o irmão dele teria se saído melhor como o Ned. Eu queria só destacar a Anjelica Huston e o Willen Dafoe, dando novos caminhos a suas carreiras (eu espero). Os dois estão impagáveis.

 

Mal posso esperar pra assistir outro filme do diretor, acho que assim como o Jeunet, dificilmente vou me desapontar.

 

A LULA E A BALEIA

 - Por Alexei -

Vi o filme anteontem e é muito bom, dos melhores que eu vi até agora nesse ano. A lente que Baumbach coloca sobre os personagens principais é tão possante que chega a ser cruel, pois os desajustes que contribuem para a falência familiar que se vê na tela são mostrados sem retoques.

O filme acaba de forma meio brusca, mas talvez seja porque os elementos do roteiro são desenvolvidos de uma forma tão perfeita que dá vontade de ver mais, de conferir o destino de cada um deles. E se não fosse pelo Owen Kline, que dá um show, o filme seria totalmente dominado pelo Jeff Daniels, que estava inspirado. Ótimas interpretações de todos os integrantes do elenco (Anna Paquin inclusive), mas esses dois se destacam.

30064_g.jpg

 

O lance do gato é de uma perspicácia fenomenal. O garoto Frank projeta no felino sua situação em relação à separação dos pais, de desamparo, abandono psicológico e instrumento de agressão usado pelo pai contra mãe e vice-versa. Quando o gato desaparece num determinado evento, o menino entra em surto (como não poderia deixar de ser), porque ele se vê igualmente desamparado no meio do fogo-cruzado paterno.

A todo o tempo eu me lembrava de um outro filme que gosto muito, Terra de Sonhos. Alguns elementos do roteiro são parecidos: crise familiar motivada por desajuste conjugal e dificuldades financeiras, filhos que se mostram mais maduros que os pais em alguns momentos, década de 80, tentativas irresponsáveis de superação de dificuldades. Mas o diferencial é que em Terra o movimento é de reconstrução, e em A Lula, de total desagregação.

Esse filme é obrigatório.

ltrhpsm2006-10-15 22:21:57
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members

O que muito me agrada em A Lula e a Baleia é o espaço-tempo em que ele se situa, adquirindo uma característica muito mais pessoal e por isso significativamente mais melancólica. É um dos melhores filmes do ano passado, sem muitas dificuldades.

 

A Vida Marinha Com Steve Zissou é o meu segundo preferido do Wes Anderson, o que já é muita coisa. Só acho difícil comparar esses dois filmes porque o Noah, nesse aqui, só ajudou no roteiro.

 

De qualquer forma, o cara é bom e merece ter seu trabalho acompanhado.

 

(se eu não me engano, tem novo dele chegando por aí...)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

1 - A Lula e a Baleia 4,5/5

2 - Margot at the Wedding 4/5

 

Gosto muito dos personagens que ele cria, especialmente em A lula... Se bem que nem desgosto dos "asqueráveis" de Margot também, não no sentido moral da palavra mas como se encaixam no filme mesmo, pra mim funcionam.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 5 months later...
  • Members

Mark Ruffalo e Amy Adams em comédia de Noah Baumbach - 19/05/2008 09:10

markruffalo_03.jpgamyadams_03.jpgMark Ruffalo (Traídos pelo Destino - foto) e Amy Adams (Jogos do Poder - à direita) vão trabalhar juntos na comédia dramática Greenburg, que será dirigida e escrita por Noah Baumbach (A Lula e a Baleia).

Segundo o The Hollywood Reporter, detalhes sobre o roteiro estão sendo mantidos em segredo. As filmagens devem acontecer no final deste ano.

O longa terá Scott Rudin como produtor. Ele colaborou com Baumbach em A Lula e a Baleia e Margot e o Casamento.

Ruffalo, que faz parte do drama Ensaio Sobre a Cegueira, está filmando o policial Shutter Island, dirigido por Martin Scorsese. Já Adams está rodando a comédia Julie & Julia, que também conta com Meryl Streep no elenco.

Ben Stiller e Greta Gerwig substituem Mark Rufallo e Amy Adams - 10/02/2009 13:53

benstiller_01.jpggretagerwig_01.jpgOs atores Mark Rufallo e Amy Adams foram substituídos na nova comédia dramática de Noah Baumbach. Ben Stiller (Trovão Tropical - foto à esquerda) e Greta Gerwig (foto à direita) serão agora os novos protagonistas de Greenberg.

Gerwig é ainda uma desconhecida do público brasileiro, mas nos últimos dois anos ela passou a ser percebida na cena independente do cinema norte-americano por protagonizar uma série de longas que participaram de festivais como o de Sundance.

A história de Greenberg continua mantida em segredo, mas é esperada uma trama que se passa em Los Angeles e que foca nas intimidades do relacionamento.

As filmagens estão previstas para começar em maio.

Uma troca bem inusitada do casal de protagonista.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Greenberg: Veja cinco cenas do filme sério de Ben Stiller

Nova comédia dramática de Noah Baumbach estreia este mês nos EUA

05/03/2010

Greenberg, a nova comédia dramática do diretor de A Lula e a Baleia e Margot e o Casamento, Noah Baumbach, teve cinco clipes divulgados. Assista às cenas abaixo, em um único player

Ben Stiller interpreta o personagem do título, nova-iorquino desempregado que aceita cuidar da casa de seu irmão caçula famoso em Los Angeles. Lá, Greenberg reencontra antigos amigos, mas os tempos mudaram, e aos poucos ele se aproxima de outra alma em crise, a assistente pessoal do irmão, Florence (Greta Gerwig).

Rhys Ifans, Jennifer Jason Leigh, Chris Messina, Brie Larson e Juno Temple também estão no elenco. Baumbach escreveu o roteiro com Jason Leigh, sua esposa. A estreia acontece em 19 de março, nos EUA, pela Focus Features. No Brasil não há previsão

Fonte: Omelete
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...