Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar - James Cameron


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Bah, não sei. Eu li uma vez que o JC bateu o pé com a Celine e o marido dela (na época, empresário) porque eles queriam outra música para o filme e ele insistia em MHWGO. O Horner compôs mais de uma música ao que parece e o JC só gostou dessa.

Em Tróia, ele chegou de última hora com a saída do Gabriel Yared. Foi serviço rápido. Ele não teve muito tempo e acabou fazendo um feijão com arroz mesmo. Compreensível.

A outra que ouvi dele depois dessa foi The New World e eu achei soberba.

A de Avatar tem uns temas indígenas, umas flautinhas estilão Titanic e tambores mais incidentes nas cenas de ação na metade final do filme. Eu baixei aqui. É boa. O tema é marcante, ele realmente tem esse poder, o problema é que  apenas reprisa as mesmas notas com instrumentos diferentes e vocais em todas as 14 músicas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fico feliz por ter queimado a língua ao dizer que os efeitos de Avatar lembravam gráficos de PS3. rs!. Realmente um filme para ser visto no cinema... e em 3D! 

 

Efeitos visuais deslumbrantes combinados com um universo rico e maravilhosamente colorido (o qual é muito melhor apreciado em 3D). Mas confesso que fiquei muito mais empolgado com a tecnologia 3D do que com a revolução da captura de movimentos em si (e a combinação de ambos é um casamento perfeito).

 

E é interessante perceber que nenhum objeto é jogado na direção da tela de forma gratuita. O que na verdade acontece muito pouco ao longo da projeção. O que impressiona é a noção de espaço entre um objeto e outro da cena, além da tela ficar bem mais próxima, o que quase nos joga no meio dos atores. E interessante perceber que as legendeas não atrapalham em nada, e também como elas flutuam no meio da cena. rs!

 

Agora que Cameron desenvolveu um câmera que filma em 2D e 3D simultaneamente, espero que mais produções sigam por esse caminho. Só achei curioso o Pablo, em sua crítica, não ter dado ênfase ao 3D.

 

O roteiro é extremamente simples e até de certa forma "batido", mesmo assim não deixa de ser interessante, principalmente pela riqueza dos personagens. Acho errado dizerem "ignorem o roteiro". O visual deslumbra, mas é toda uma combinação de fatores que fazem de Avatar o espetáculo que ele é. ;)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

o roteiro funciona dentro de todo o novo mundo que temos para descobrir. Imaginem um roteiro complexo, uma trama cheia de surpresas em um filme que o próprio ambiente em si já é uma grande novidade.História simples para um filme espetacular que nos envolve do começo ao apoteótico final.dinhoems2009-12-22 19:33:57

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Fico feliz por ter queimado a língua ao dizer que os efeitos de Avatar lembravam gráficos de PS3. rs!. Realmente um filme para ser visto no cinema... e em 3D! 

 

Efeitos visuais deslumbrantes combinados com um universo rico e maravilhosamente colorido (o qual é muito melhor apreciado em 3D). Mas confesso que fiquei muito mais empolgado com a tecnologia 3D do que com a revolução da captura de movimentos em si (e a combinação de ambos é um casamento perfeito).

 

E é interessante perceber que nenhum objeto é jogado na direção da tela de forma gratuita. O que na verdade acontece muito pouco ao longo da projeção. O que impressiona é a noção de espaço entre um objeto e outro da cena' date=' além da tela ficar bem mais próxima, o que quase nos joga no meio dos atores. E interessante perceber que as legendeas não atrapalham em nada, e também como elas flutuam no meio da cena. rs!

 

Agora que Cameron desenvolveu um câmera que filma em 2D e 3D simultaneamente, espero que mais produções sigam por esse caminho. Só achei curioso o Pablo, em sua crítica, não ter dado ênfase ao 3D.

 

O roteiro é extremamente simples e até de certa forma "batido", mesmo assim não deixa de ser interessante, principalmente pela riqueza dos personagens. Acho errado dizerem "ignorem o roteiro". O visual deslumbra, mas é toda uma combinação de fatores que fazem de Avatar o espetáculo que ele é. ;)
[/quote']

 

Achei interessantíssima a noção de profundidade e também a impressão de que tudo que se move em direção a tela fica mais próximo, quase no colo do espectador. Um moleque que estava do meu lado, ás vezes, estendia a mão como se pudesse tocar nos objetos. Deu pra sentir mesmo que as pessoas estavam maravilhadas com os óculos 3D. Aliás, esses óculos tem um design horrível. Acho que meu avô usa um nesse estilo. 06

 

Estou contando os minutos para repetir a experiência com a tecnologia 3D. Já estou viciado. Creio que gastarei muito com cinema a partir de agora, pois haja grana para pagar ingressos a 23 reais por sessão. Eita prejuízo bom! 06

 

Verei o filme novamente, mas agora legendado. Aliás, a dublagem está excelente. Senti falta de uma tela maior. E foi então que eu entendi porque as pessoas falam tanto no tal Imax. Imagino que assim a experiência com os óculos deve ser ainda mais espetacular.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois de assistir Avatar, tomei uma decisão: NÃO assisto mais filmes em 3D!

 

Sinceramente, achei uma p* propaganda enganosa dizerem que este iria mudar o cinema 3D e blá blá blá...não vi diferença alguma na qualidade com "A era do Gelo 3". Só dá mais profundidade e pronto. Não entrei literalmente no filme nem espantei os mosquitos...

 

Avatar é belo visualmente, produção impecável, efeitos ótimos, história bem elaborada, maaass...tem seus defeitos, que eu ao menos considero graves, ainda mais num filme tão pretensioso como este: o roteiro em si, as falas, são medíocres, cheias de clichês e pieguices (não tanto quanto um 2012 da vida, claro), mas para um filme destes, não esperava por isso. E não gostei da trilha sonora, juro que ouvi acordes da trilha de Titanic! E a música no final? Cópia de Celine Dion, argh!

 

Enfim, é minha opinião, é um bom filme, mas não subirá ao meu pódio dos melhores do ano.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os efeitos especiais de Avatar são melhores, sem dúvida, estou comparando é a diferença entre ver um filme em 2D e 3D, e achei a diferença pouca em ambos, não vale o investimento (do meu bolso). Se é pra ver os efeitos lindos de Avatar e os maisoumenos de Era do gelo com mais profundidade apenas e depois ainda sentir dor de cabeça...no, thanx.

Acho que cinema 3D é uma moda, portanto vai passar.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme é exatamente o que eu esperava.

 

Efeitos 3D muito bons. O filme tem um visual muito bonito.

 

Mas é desnecessariamente longo, a história é clichê do princípio ao fim, o design da vegetação, das máquinas, do figurino e da maioria das criaturas é pouco criativo, as atuações são medianas, os personagens são desinteressantes.

 

Tire a tecnologia 3D e avatar vira só mais um filme "massa véio!!"...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ao pensar sobre "Avatar", uma série de sentimentos tomam conta da minha mente, passam pela minha cabeça... me faltam palavras pra expressar, estou tendo uma dificuldade enorme pra colocar no "papel" ... talvez a canção abaixo faça um pouco dessa tarefa pra mim...

 

Eu tenho tanto
Prá lhe falar
Mas com palavras
Não sei dizer
Como é grande
O meu amor
Por você...

E não há nada
Prá comparar
Para poder
Lhe explicar
Como é grande
O meu amor
Por você...

Nem mesmo o céu
Nem as estrelas
Nem mesmo o mar
E o infinito
Não é maior
Que o meu amor
Nem mais bonito...

Me desespero
A procurar
Alguma forma
De lhe falar
Como é grande
O meu amor
Por você...

Nunca se esqueça
Nem um segundo
Que eu tenho o amor
Maior do mundo
Como é grande
O meu amor
Por você...(2x)

Mas como é grande
O meu amor
Por você!...

Thiago Lucio2009-12-23 05:25:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ursa, antes de mais nada, o que você considera como 3-D?

 

Às vezes dá a sensação que a expectativa das pessoas com relação a isso está ligada diretamente a quantidade de objetos que são esfregados em seu nariz e/ou que são jogados na direção do espectador durante a sessão. A profundidade que você coloca como "apenas", faz toda a diferença, mas não é somente isso. Com o 3-D mais a tecnologia desenvolvida por JC, a sensação que se tem é que a ação não se desenvolve na frente dos nossos olhos, mas sim ao nosso redor. Quando Jake Sully desembarca em Pandora, nós desembarcamos juntos (ambos "presos" em uma cadeira), quando ele adentra na floresta, a fauna e a flora se apresenta de uma maneira muito mais palpável. Eu, sinceramente, não queria abandonar Pandora ...

 

Enfim... posso exagerar, mas acho que JC fez pelo cinema com "Avatar" o mesmo que George Lucas fez com a saga clássica de "Guerra nas Estrelas". Se eu estou certo ou não, se será em partes ou não, só o tempo irá dizer...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Comprado para ver amanhã... todas as sessões lotadas com um dia já...

Só tinha lugar na quarta fileira. Será que ver tão lá na frente atrapalhará a experiência?

 

 

Olha, é meio desconfortável, Renato, mas vi pessoas na minha sessão sentando no corredor. Pouca gente saiu no meio da sessão para qualquer coisa, o que tornou menos incômodo.

Em Titanic, nas duas sessões que fui (08), o pessoal se virava assim.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

o roteiro funciona dentro de todo o novo mundo que temos para descobrir. Imaginem um roteiro complexo' date=' uma trama cheia de surpresas em um filme que o próprio ambiente em si já é uma grande novidade.História simples para um filme espetacular que nos envolve do começo ao apoteótico final.[/quote']

 

Pois é, fiquei pensando nisso depois.  É copmo a Boscov bem colocou: podia ter melhorias? Sim. Fariam diferença? Não.

 

Acabei de voltar da sessão, 3D Legendado. É inútil tentar descrever Avatar, portanto nem me atrevo.

 

Cameron, a exemplo do que já fizera com T2 elevou o cinema a um outro patamar, agora, os outros que corram atrás.. [/quote']

 

Eu jurei que ias descascar o filme com toda a malvadez possível, Nacka06 Tu eras um dos mais desanimados.

 

Ursa, antes de mais nada, o que você considera como 3-D?

 

Às

vezes dá a sensação que a expectativa das pessoas com relação a isso

está ligada diretamente a quantidade de objetos que são esfregados em

seu nariz e/ou que são jogados na direção do espectador durante a

sessão. A profundidade que você coloca como "apenas", faz toda a

diferença, mas não é somente isso. Com o 3-D mais a tecnologia

desenvolvida por JC, a sensação que se tem é que a ação não se

desenvolve na frente dos nossos olhos, mas sim ao nosso redor. Quando

Jake Sully desembarca em Pandora, nós desembarcamos juntos (ambos

"presos" em uma cadeira), quando ele adentra na floresta, a fauna e a

flora se apresenta de uma maneira muito mais palpável. Eu,

sinceramente, não queria abandonar Pandora ...

 

Enfim...

posso exagerar, mas acho que JC fez pelo cinema com "Avatar" o mesmo

que George Lucas fez com a saga clássica de "Guerra nas Estrelas". Se

eu estou certo ou não, se será em partes ou não, só o tempo irá dizer...[/quote']

 

 

 

Exato. Não entendi essa da Ursa 09 Pow, comparar com Era do Gelo 3?12

E é engraçado ver como as crianças percebem o 3D. A sessão que eu fui tinha muitas crianças e não ouvi nem um pio durante o filme. Pode ter sido uma exceção, claro 06

Scarlet Rose2009-12-23 08:08:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
' date=' o design da vegetação, das máquinas, do figurino e da maioria das criaturas é pouco criativo, as atuações são medianas, os personagens são desinteressantes.

[/quote']

 

Como que é?

 

No que diz respeito as máquinas eu até acredito, mas sinceramente tudo já foi inventado no que diz respeito a máquinas e tal, então nem me assusto... Mas, todas elas funcionaram muito bem... E foi bacana ver a ligação de Avatar com os outros filmes de JC... Como se ele dissesse que tudo que ele fez antes na verdade foi um laboratório para fazer Avatar...

 

Agora, no que diz respeito à vegetação e criaturas... Tudo aquilo lá é simplesmente incrível... Sinceramente, foi um desbunde de criatividade e de noção de evolucionismo, inclusive...

 

Atuações medianas? Bom... Sam Worthington matou a pau como Jake, assim como Weaver foi excelente como Dr. Grace... Stephen Lang então, nem se fala... Um vilão canastrão no talo, em sua mais pura expressão... E era isso mesmo que JC queria mostrar... Afinal de contas, o que mais temos nos filmes de Cameron são vilões canastrões (ou vão dizer o contrário?)...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Enfim... posso exagerar, mas acho que JC fez pelo cinema com "Avatar" o mesmo que George Lucas fez com a saga clássica de "Guerra nas Estrelas". Se eu estou certo ou não, se será em partes ou não, só o tempo irá dizer...
[/quote']

 

JC fez para o cinema, com Avatar, o mesmo que George Lucas fez com "Guerra nas Estrelas", não tenho dúvidas quanto a isso também...

 

Ele marcou o cinema no que tange a tecnologia de efeitos visuais e captura de movimentos em "antes e depois"... Fico imaginando o que estará pensando Robert Zemicks depois de Avatar...
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Fui pra assistir na sala IMAX, mas vejam só, sala lotada até o Natal....acabei indo na 3D e dublado e fiquei de queixo caído....fala pro Rolando Emmerich que eh assim que se faz cenas grandiosas..o CGI matou a pau..o 3D eh espetacular..fodasso..sim..verei em IMAX semana que vem....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

"Zemeckis seeing AVATAR must have been like Salieri hearing Mozart"

 

Frase tirada do Twitter16

 

 

Boa' date=' mas Zemecks fez a trilogia De Volta para o Futuro, só por isso ele está longe dessa comparação, hehehehe

 

.

 

James Cameron citou várias vezes que uma das inspirações dele pra Avatar foi John Carter of Mars. O interessante é que a PIXAR está trabalhando numa adaptação do personagem. E eles, claro, querem superar Cameron:

 

How Avatar Has Changed Pixar's John Carter of Mars

 

 

 

 

 

 

thumb160x_jcm.jpgNow that Avatar

has raised the bar thanks to its cutting-edge visual effects, the folks

at Pixar are taking notice. Their next big picture is the other-worldly

epic John Carter of Mars, and Avatar just changed the game for them.

 

In an interview with Collider actor Mark Strong discussed how Avatar made everyone at Pixar sit up and take notice, mere days before they go into production in January.

Strong, who plays Matai Shang, the God-like ruler over the Fern

people who spends his time being ripped and keeping tabs on the

Universe, shared his thoughts on how Pixar's Andrew Stanton is ready to

dominate James Cameron's Avatar with their own mo-cap/live action scifi film.

I mean it's "Avatar" type territory, and I think the point I was

making before [is that'] these Pixar guys are always wanting to be in

the vanguard. They want to be leading from the front. They're giving

the public stories that the public don't even know they want. I mean a

story about a fish? A story about an old guy keeping his house? On

paper, these must seem like, you know, how on earth are you going to

carry those things off. Talking toys? Come on. But they... I think

Andrew said they're in the business of giving the public what they want

before they know they want it. So I can totally imagine he's gone to

see "Avatar" and that'll just set the cogs whirring in his brain and

the twinkle in his eye because he'll just want to surpass it, no

question.

James Cameron Versus Pixar — it doesn't get much better than that.

Sure Pixar, will have to upgrade their live action assimilation, since

the Toy Story humans still reside deep in the uncanny valley. But story

wise? Pixar, hands down. It should be interesting to see what they pull

out.

As for Strong, he's signed on to make the entire John Carter movie trilogy that Pixar has planned as the heroes nemesis, if it beats Avatar, that is.

http://io9.com/5432469/how-avatar-has-changed-pixars-john-carter-of-mars

 

Skywalker2009-12-23 14:36:17
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu gostei do final. Achei interessante a crítica anti-ceticismo que o filme deixa e que é coroada por esse final.
Ficou uma mistura de Rei Leão com Senhor dos Anéis - RdR. Toda a estética do trecho é fantástica.
Dúvida: O Jake morre antes de virar um Na'vi' date=' ou a "transfusão" de espírito acontece enquanto ele ainda está vivo? Como o ar é venenoso, ele deve ter ficado inconsciente sem a máscara de O2, certo?[/white']

 

Hum... acredito que ele estava vivo sim. Quando fizeram com a Grace o processo fracassou justamente por ser tarde demais. Ela estava morta. Escrevi isso sem ler. Tá certinho?

 

Wow... e não é que tá!
Lucas2009-12-23 14:51:25
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...