Members -felipe- Posted February 2, 2007 Members Report Share Posted February 2, 2007 Nascido no meio dos anos 70, ouvi falar de Idi Amim pela primeira vez quando os Titãs cantaram a música "Nome aos bois", no disco Jesus não tem dentes no país dos banguelas (1987). Ele estava logo depois de Sérgio Dourado e era seguido por Plínio Correia de Oliveira e Plínio Salgado. Mas uma coisa eu sabia: ser citado ao lado de Garrastazu, Stalin, Hitler e Mussolini não era boa coisa. O último rei da Escócia (The last king of Scotland, 2006) conta um pouco da história de Idi Amin, o ditador que governou Uganda entre 1971 e 1979. Nascido no interior, ele serviu o exército inglês durante a época em que o país ainda era uma colônia britânica. Com a independência, em 1962, ele subiu rapidamente de patente, chegando a ser chefe do exército em 1966, sob comando do presidente Milton Obote, que ele mesmo destituiu do poder, no golpe militar de 1971, quando Obote ameaçava abrir investigação de desvio de verbas. O longa, porém, procura dar ao sanguinário ditador algumas feições humanas. O projeto é uma adaptação de um romance homônimo, escrito por Giles Foden. No livro, o autor cria a figura de um jovem escocês, Nicholas Carrigan (James McAvoy), que acaba se tornando o médico pessoal e confidente do governante ugandense. Nicholas, acuado pelo jeito como seu pai o tratava, resolve pegar seu recém-conseguido diploma de medicina e partir para o mundo em busca de aventuras, mulheres e experiência profissional. Acaba em Uganda, trabalhando em condições precárias no interior do país. Após um acidente com o presidente, ele é chamado para prestar primeiros-socorros e com seu jeito sincero e direto conquista Idi Amin, que já tinha admiração pelos escoceses e o convida para o cargo de confiança. A mudança para a capital parece ser o oposto do que Nicholas pretendia. Mas usando o seu carisma, Amin convence o jovem que ali, ao seu lado, ele poderia fazer ainda mais coisas por Uganda do que no meio do mato. Inebriado pelo poder, pela riqueza e pelas grandiosas festas oferecidas pelo presidente, o médico fica e vai descobrindo uma outra faceta do ditador, que não consegue ser contrariado e usa seu poder para se impor sobre os adversários. Diferente de outros filmes sobre a África que vêm sendo feitos recentemente, como Hotel Ruanda (2004), ou Diamantes de Sangue (2006), O último rei da Escócia pega leve quando o assunto é mostrar as barbaridades que aconteceram por lá. Estima-se que Amin tenha matado entre 300 mil e meio milhão de pessoas durante o seu regime, mas este seu lado mais feroz só aparece mesmo na parte final do filme, quando Nicholas começa a enxergar quem o general realmente era e a temer pela sua própria vida. Para se ter uma idéia, desmembramento de uma de suas esposas e até canibalismo são exemplos freqüentemente atribuídos ao ex-líder, morto em 2003, exilado na Arábia Saudita. Torturas e assassinatos daqueles que não comungavam da sua visão de governo também estão na lista. Esta figura instável, da qual não se sabe se virá um ataque ou um sorriso, deve render a Forest Whitaker seu primeiro Oscar de Melhor Ator. Merecido. Todo aquele discurso dos atores de que eles não interpretam vilões, mas sim pessoas com visões diferentes do mundo, se encaixa perfeitamente aqui. Whitaker consegue mostrar na tela que Amin achava que estava fazendo o melhor pelo seu país, pelo seu povo. Tanto é que até hoje o ex-ditador é lembrado com uma certa afeição por alguns ugandenses. Durante as filmagens, toda feita no país, um general disse ao ator "Sim, Amin matou meu pai, mas ele também fez coisas maravilhosas pelo país". O diretor Kevin MacDonald, documentarista premiado, estréia na ficção mostrando a redenção de Nicholas. Agora só falta o resto do Ocidente também mostrar seu arrependimento e começar a ajudar o continente africano, que não está muito melhor do que na época e Idi Amin. http://www.omelete.com.br/Conteudo.aspx?id=100003749&secao=cine Estréia nessa sexta no Brasil. Quote Link to comment
Members D4rk-Schn31d3r Posted February 5, 2007 Members Report Share Posted February 5, 2007 não é possível q aquela situação toda q rolou entre amin e o médico tenham sido verdadeiras, só pode ser piada, ..., e a atuação de whitaker é boa, mas bastante superestimada a meu ver, em algumas cenas ele mostra bastante força e convicção em suas palavras, porém em várias outras ele não consegue fugir daquele esteriótipo de "boa praça" q já conhecemos em tantos papéis de sua longa carreira. nota 4 Quote Link to comment
Members Marko Ramius Posted February 21, 2007 Members Report Share Posted February 21, 2007 Ninguém mais viu ? Vocês já foram mais ativos . Quote Link to comment
Members rubysun Posted February 21, 2007 Members Report Share Posted February 21, 2007 Teve uma parte que viu, não gostou, e não se deu ao trabalho de criar / procurar tópico. Além do mais, a única atenção que o filme está recebendo é por causa da chuva de prêmios que Whitaker vem recebendo, e não acho que o filme - regular - merece mais que isso. Não achei o filme ruim, mas chega a ser constrangedor o fato de como ele é dirigido em função de Whitaker. Tem uma cena bizarra, em que tá um close na cara do Idi Amin, e a câmera fica tentandp captar o máximo de gestos, expressões possíveis no menor espaço de tempo. Whitaker, foi um pouco superestimado; sua atuação é interessante nos momentos em que ele se torna imprevisível para o James McAvoy (atuando muito bem, OK), mas as vezes o sotaque divide um pouco o espaço. E além do mais, existem algumas subtramas nesse filme que eu vou te contar... No mais, o filme só me fisgou quando o personagem de McAvoy está recebendo, tentando manipular e sendo manipulado, pelo de Whitaker. Quote Link to comment
Members Fernando Posted February 21, 2007 Members Report Share Posted February 21, 2007 não é possível q aquela situação toda q rolou entre amin e o médico tenham sido verdadeiras Já li até que o personagem médico não existiu e o que foi feito é um amálgama de pessoas que conviveram com o tal ditador africano ... Isso é verdade mesmo ? Quote Link to comment
Members D4rk-Schn31d3r Posted February 25, 2007 Members Report Share Posted February 25, 2007 não é possível q aquela situação toda q rolou entre amin e o médico tenham sido verdadeiras Já li até que o personagem médico não existiu e o que foi feito é um amálgama de pessoas que conviveram com o tal ditador africano ... Isso é verdade mesmo ? é verdade, eu li na crítica do rubens q de fato toda essa situação foi fictícia! pô, então infelizmente só posso constatar q rolou um tremendo maniqueísmo na tentativa de "suavizar", "humanizar" a figura do ditador amin, ..., pois é, esse filme conseguiu cair ainda mais no meu conceito q já não era nada favorável! Quote Link to comment
Members -felipe- Posted August 2, 2007 Author Members Report Share Posted August 2, 2007 Eu gostei do filme. Tem alguns lances claramente desnecessários, como o caso do Nicholas com a esposa de Amin, mas no geral achei o filme bom. E pra mim Whitaker, mesmo se destacando mais, é coadjuvante no filme (tanto quanto Meryl Streep em O diabo veste Prada, por exemplo) e McAvoy é o protagonista. Quote Link to comment
Members Investigador L Posted August 2, 2007 Members Report Share Posted August 2, 2007 Muito ruim. Só tem aquele momento de alta tensão perto do final, mas nada que vá causar alguma surpresa na gente. Er... muito ruim. Quote Link to comment
Members EdTheTrooper Posted August 4, 2007 Members Report Share Posted August 4, 2007 Gostei, 8/10. Quote Link to comment
Members Bob.Lee Posted January 6, 2008 Members Report Share Posted January 6, 2008 Forest Whitaker está fantástico. Quem diria ein, aquele ator mediano de A Experiência ganhando Oscar. Inté! Quote Link to comment
Members Marko Ramius Posted January 6, 2008 Members Report Share Posted January 6, 2008 Forest Whitaker está fantástico.Quem diria ein, aquele ator mediano de A Experiência ganhando Oscar.Inté![/quote'] Pois eu acho ele bem mais que mediano . A Experiência não vale como termômetro para medir atuação de ninguém . Quote Link to comment
Members Administrator Posted January 6, 2008 Members Report Share Posted January 6, 2008 O Whitaker também rendeu bem em O Quarto do Pânico, do Fincher. Sobre o filme, também achei de mediano para ordinário. Me incomodou o desprezo para com os coadjuvantes, que não se fazem valer na estória, e as subtramas que não envolvessem Amin diretamente (inclui-se aí até o romance escuso entre uma das esposas dele e o doutor). Parecia que todos os outros, além de Amin e do médico, estavam ali apenas para encher a metragem final do filme, coisa porca mesmo. Quote Link to comment
Members Administrator Posted January 6, 2008 Members Report Share Posted January 6, 2008 Pois é, mas em geral acho Whitaker bem mediano mesmo (tirando esse filme, LÓGICO). Quanto a O Último Rei da Escócia, acho apenas OK. Esquecível, não traz nada demais. Quote Link to comment
Recommended Posts