Jump to content
Forum Cinema em Cena

Billy Wilder


rubysun
 Share

Recommended Posts

  • Members

Quanto Mais Quente Melhor (Some Like it Hot' date=' EUA, 1959) - Filme divertido, virtuoso no quesito direção, com boa trilha sonora. Mas falta alguma coisa. Considerando a alta estima em que muitos o têm, eu esperava um pouco mais. Creio que um dos principais problemas é que Tony Curtis não demonstra nem metade do talento e carisma de Jack Lemmon, o que causa certo desequilíbrio. Marilyn maravilhosa, como sempre.[/quote']

 

Concordo muito com isso. Mesmo assim, o filme superou todas as minhas expectativas e demoliu aquele preconceito que eu tinha de que a Marilyn não era uma boa atriz (bom, tudo bem que esse é o único filme dela que eu já assiti).

 

Se meu apartamento falasse também é excelente. Agora vou procurar Crepúsculo dos Deuses já que as recomendações por aqui foram muito boas.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 months later...
  • Members

 Recentemente ví QUANTO MAIS QUENTE MELHOR(Some Like It Hot)

 

some_like_it_hot.jpg

 

 Na trama, dois musicos, Joe(Tony Curtis) e Jerry(Jack Lemmon) são dois musicos desempregados, q vivem na Chicago da lei seca. Quando acabam sendo testemunhas d um massacre, e passam a ser caçados pelo mafioso q liderou a chacina. Para sobreviver, eles se disfarçam de mulher, e se juntam a uma banda feminina, q esta indo para uma turnê em Miami.

 

 Alem d terem q escapar do mafioso, e esconder q não são bem garotas, Joe acaba se apaixonando por uma das integrantes da banda, a bela e atrapalhada Sugar Kane(Marilyn Monroe).

 

 O filme é uma otima comedia, extremamente simpatica. Wilder consegue fazer otimas piadas em cima da mafia e da lei seca, sem levar pro lado da satira. A fotografia preto e branco do filme é otima tambem. Me pergunto se o filme não foi um pouco polêmico na epoca, afinal, para epoca dois homens andando vestidos d mulher pra lá e pra cá devia ser uma coisa incomum d se ver no cinema.

 Curtis e Lemmon estão otimos em seu respectivos papeis. Curtis, alem d interpretar Joe, e sua contraparte feminina Josephine, ainda cria um terceiro personagem, um milionario, q Joe se disfarça para tentar conquistar Sugar. Mas as melhores cenas do filme ainda pertencem a Lemmon. Daphne, a contraparte feminina d Jerry dançando La cumparsita com um pretendente é impagavel. A cena de "Daphne" posterior a essa tambem esta entre as mais engraçadas do filme.

 

 Marilyn Monroe esta linda e sensualissima como a não muito esperta Sugar. Essa mulher nem era tão gostosa, mas ela tinha uma beleza magnetica mesmo, dificil d explicar, acho q dai o mito em torno da Marilyn,  e acrescento q Wilder soube explorar essa beleza muito bem.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Tive o prazer de assistir mais um filme do Wilder, FARRAPO HUMANO

lost_weekend.jpg

 

 Na trama, Don Birnam(Ray Milland) é um escritor frustrado, que sofre com problemas de alcoolismo. Em um fim de semana que iria para o campo com seu irmão, Nick(Philip Terry), ele dá um jeito de sair de casa, em busca de alcool.

 

 Revoltado, o irmão viaja sozinho. Agora, enquanto Don Birnam entra em uma jornada auto destrutiva em busca do objeto do seu vicio, sua namorada(Jane Wyman) tenta encontra-lo, para salva-lo dele mesmo.

 

 FARRAPO HUMANO é mais um grande filme de Billy Wilder, que dessa vez, ataca o drama do alcoolismo. O filme já tem mais de sessenta anos, mas continua atual. Gostei muito da sutileza do diretor durante a sequencia de abertura. Em vez de botar alguem dizendo, "Don, você é um alcoolatra" ou coisa parecida, Wilder constroi o cenario e os dialogos para que nós mesmos possamos chegar a essa conclusão. Antes que os dialogos nos revelem a condição do personagem de Ray Milland, nós já sabemos.

 

 Outra cena que merece destaque, é quando Don explica para o Barman que lhe serve durante o filme, oque sente quando o alcool começa a agir sobre ele. É realmente tragicômico.

 

 Ray Milland esta simplesmente espetacular como Don. Um ator menos experiente poderia levar o personagem rumo ao melodrama, mas felizmente, não é oque Milland faz. A frustração que aquele homem carrega, e a dependencia que tem pela bebida, esta em cada gesto e expressão do ator, que mostra o quanto o vicio pode mesmo degradar uma pessoa. A sequencia em que Don sofre de alucinações devido a abstinencia é otima. Palmas para o ator.

 

 FARRAPO HUMANO pra mim peca apenas no final, simplista demais se comparado ao resto do filme.

 

Valeu16

 

 

 

 
Questão2009-11-16 02:26:20
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • 2 weeks later...
  • Members

 Visto CREPUSCULO DOS DEUSES( Sunset Boulevard)

crepusculo-dos-deuses.jpg

 

 Na trama, Joe Gillis(Willian Holden) é um roteirista mal sucedido de Hollywood, que certo dia, enquanto fugia dos credores, acaba se escondendo em uma mansão de aparencia decadente. Lá, ele conhece Norma Desmond(Gloria Swanson), e seu fiel mordomo, o enigmatico Max( Erich Von Stroheim). Norma foi uma grande estrela do cinema mudo, mas agora foi esquecida por todos, e ela parece ser a unica á não se dar conta d q sua carreira acabou.

 

 Após se esconder na casa de Norma, Joe vai desenvolver uma doentia relação com a atriz decadente, que pode acabar de forma tragica para todos os envolvidos.

 

 CREPUSCULO DOS DEUSES é um dos mais famosos filmes de Billy Wilder, e de fato é um excelente filme. Confesso q achei a primeira parte, que mostra o primeiro contato de Joe com o mundo sombrio e delirante de Norma Desmond, um pouco chato e arrastada, mas depois desses primeiros 40 min meia boca, o filme só faz subir.

 

 A narrativa, e a direção d arte, mostram Norma como uma mulher extremamente arrogante, já que sua mansão é repleta de fotos suas por todos os cantos, e ela insiste em ver apenas os seus proprios filmes mudos. A mansão de Norma é quase um personagem dentro da historia, já que ela nos mostra o nivel de riqueza dessa mulher, mas ao mesmo tempo reflete o esquecimento e a decadencia em que ela esta mergulhada. A critica q o filme faz em certos momentos ao excesso d dialogos q os filmes passaram a ter acaba soando até um pouco hipocrita(ou foi intencional, sei lá) já q a narração em Off d Joe soa muitas vezes desnecessaria, já q nos conta algo q as atuações e a propria arte e foto do filme estão nos contando claramente.

 

 Gloria Swanson merece aplausos por compor uma personagem que nos desperta raiva e pena ao mesmo tempo. Se Norma se mostra arrogante ao extremo, e possessiva a maior parte do tempo, vemos na bela sequencia de sua visita aos estudios Paramount, que ela foi muito respeitada e admirada no passado, e q só nos ultimos anos, se transformou na criatura patétia vista no filme. Destaque para a participação de Cecil. b. Demile, interpretando a sí proprio.

 

 Enfim, recomendo bastante CREPUSCULO DOS DEUSES. Ao lado de O QUE TERA ACONTECIDO A BABY JANE? de Robert Aldrich, mostra o quanto o Showbusiness pode ser cruel, principalmente com aqueles q não conseguem ver q seu tempo acabou.
Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • Members
 Visto PACTO DE SANGUE

 

pacto-de-sangue.jpg

 

 Na trama, Walter Neff(Fred MacMurray) é um vendedor de seguros, que em uma visita de trabalho, acaba se envolvendo com a sedutora Phillis Dietrichson(Barbara Stanwick). Logo, as intenções de Phillis ficam claras, ela pretende assassinar o marido, e ficar com o dinheiro do seguro. A principio Walter fica receosso, mas seu envolvimento cada vez maior com Phillis, e a possibilidade de ganhar uma grande quantia em dinheiro, faz com que embarce no plano homicida.

 

 Em PACTO DE SANGUE, Billy Wilder se aventura com um filme noir, e faz um bom trabalho. O diretor consegue trabalhar bem com todos os elementos deste subgenero, estão lá a figura da femme fatale, a narração em off do protagonista, e especialmente a fotografia sombria, evocada desde a sequencia de abertura, onde vemos um cansado Neff chegar ao escritório, . Reparem que sempre que pode, Wilder enquadra a sombra imponente de Neff, de chapéu e sobretudo.

 

 O filme tambem tem muitos elementos recorrentes da obra do diretor. Assim como em A MONTANHA DOS SETE ABUTRES, e CREPUSCULO DOS DEUSES, uma mulher é peça fundamental na condução do heroi rumo a ruina, e como no segundo exemplo, uma mulher mais "pura" é a chave para que o "heroi" do filme atinja alguma redenção, embora ela não seja de forma alguma completa. Há tambem a figura do chefe honesto, que em PACTO DE SANGUE é o personagem mais carismatico do filme.

 

 Mesmo assim, apesar de suas qualidades, acho que falta algo a PACTO DE SANGUE. Achei que faltou emoção ao filme. Em todos os outros filmes do Wilder que ví até então, a sensação era "uau!". Aqui foi só "Ok, é legal". O suspense do filme não é muito bem conduzido na minha opinião, e parece faltar força a narrativa. Não é um filme ruim, mas em minha opinião, esta longe de ser um dos melhores Noir já feito, como muitos acham.

 

TOP WILDER

 

1) QUANTO MAIS QUENTE MELHOR

 

2) CREPUSCULO DOS DEUSES

 

3) A MONTANHA DOS SETE ABUTRES

 

4) FARRAPO HUMANO

 

5) PACTO DE SANGUE 

 

 

Questão2011-03-19 16:41:24

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Wilder está me abrindo (ui!) para dois dos gêneros que eu menos gosto - comédia e comédia romântica.

 

 

 

1. Sabrina: 5/5 [novo]

2. Crepúsculo dos Deuses: 5/5

3. Pacto de Sangue:

4/5

4. Quanto Mais Quente Melhor: 4/5 [novo]

5. Farrapo Humano: 3/5

6. Irma, La Douce: 2/5

 

Próximos: Se Meu Apartamento Falasse, One Two Three! e The Front Page.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gênio!

 

1) A Montanha dos Sete Abutres - 10/10

2) Pacto de Sangue - 10/10

3) Crepúsculo dos Deuses - 10/10

4) Quanto Mais Quente Melhor - 9/10

5) Se Meu Apartamento Falasse - 8.5/10

6) Testemunha de Acusação - 8/10

7) Sabrina - 7.5/10

8) Farrapo Humano - 7.5/10

 

E estou com Inferno 17 pra assistir.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu top:

 

  1. Crepúsculo dos Deuses
  2. Quanto Mais Quente Melhor
  3. Se Meu Apartamento Falasse
  4. A Montanha dos Sete Abutres
  5. Pacto de Sangue
  6. Inferno Nº 17
  7. Testemunha de Acusação
  8. Cinco Covas no Egito
  9. Cupido Não Tem Bandeira
  10. O Pecado Mora ao Lado
  11. Farrapo Humano
  12. Sabrina
  13. A Primeira Página

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 

 Visto O PECADO MORA AO LADO

 

51N91NylhQL._SS500__189.jpg

 

 Na trama, Richard Sherman(Tom Ewell) é um Novaiorquino que se vê sozinho durante o verão quando a esposa, com quem ja é casado há sete anos, e o filho viajam. Richard Sherman esta decidido a não cair nas tentações que a "liberdade temporaria" lhe proporciona, mas isso ficara extremamente dificil quando uma atraente modelo(Marylin Monroe) se muda para o apartamento de cima, e ambos começam a se aproximar.

 

 O PECADO MORA AO LADO (na verdade em cima06) é uma boa comédia de Billy Wilder, que lida com o velho conflito tentação vs fidelidade. O diretor começa o filme com um prologo bem inteligente e engraçado, envolvendo indios antes de nos apresentar o protagonista da historia. Todo este prologo para mostrar que os homens de 500 anos atrás não são diferentes dos de hoje. Depois do prologo já conhecemos Richard Sherman, que parece ser o unico homem da cidade decidido a permanecer "na linha".

 

 Se passando na maior parte do tempo no apartamento do protagonista, O PECADO MORA AO LADO tem fortes ares de Sitcom. Isso acaba tirando um pouco a força do filme, já que os dialogos escritos pelo proprio Wilder não são suficientemente engraçado para manter o filme num ritmo bom.

 

 O protagonista, vivido de forma quase neurótica por Tom Ewell. é um homem de imaginação muito fertil, e não por acaso, os melhores momentos do filme são aqueles em que acompanhamos os devaneios do personagem. Isso livra o filme das amarras que a aura de Sitcom cria, o que gera excelentes sequencias, como o momento em que Richard tenta convencer a "esposa" que é um homem extremamente desejado, ou quando imagina uma fofoca se espalhando por toda Nova York até chegar aos ouvidos da esposa, que se encontra no estado do Maine.

 

 Marylin Monroe vive o tipo de personagem com o qual esta acostumada, ou seja, a bela loira consciente da propria beleza e do efeito que causa nos homens, mas ao mesmo tempo dona de uma ingenuidade que beira a burrice, não muito diferente de Sugar Kane, sua personagem em QUANTO MAIS QUENTE MELHOR. Ainda sim, Monroe esta linda e atraente no papel da vizinha sexy, e é neste filme que se encontra a classica( e polêmica na epoca) cena em que o vento do metrô levanta a saia de Marylin.

 

 Enfim, O PECADO MORA AO LADO não é o melhor trabalho da dupla Wilder/Monroe, mas vale a conferida, nem que seja para ver uma das cenas mais famosas e imitadas do cinema.

 

Valeu16
Questão2011-07-02 18:25:27
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 3 months later...
  • Members

Qual a relação entre Billy Wilder e filmes ruins? R: os dois não coexistiam.

 

Vim aqui atualizar minha lista, tendo visto Se Meu Apartamento Falasse, e qual a minha surpresa quando percebo que ele fica abaixo da metade da lista. Um cara que, de seis filmes que eu vi, fez três melhores que The Apartment é gênio total.

 

01. Crepúsculo dos Deuses

02. Farrapo Humano

03. Pacto de Sangue

04. Se Meu Apartamento Falasse

05. Quanto Mais Quente Melhor

06. O Pecado Mora ao Lado

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Barbaridade, mais um filme visto e mais um filme genial. Testemunha de Acusação é narrativamente sublime, capturando o espectador e mantendo o interesse o tempo inteiro. Cada personagem é interessante e bem trabalhado, e isso acontece sem que a trama precisa parar. As atuações do trio principal são sublimes. O final é fantástico. Seria o melhor filme da carreira de quase qualquer cineasta, mas o Wilder fez Crepúsculo dos Deuses.

 

01. Crepúsculo dos Deuses

02. Testemunha de Acusação

03. Farrapo Humano

04. Pacto de Sangue

05. Se Meu Apartamento Falasse

06. Quanto Mais Quente Melhor

07. O Pecado Mora ao Lado

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • Members

 Visto TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO

 

 Testigo_de_cargo-918608834-large.jpg

 

 

  Na trama, Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton) é um advogado brilhante, que acaba de regressar do hospital, após se recuperar de um enfarto. Ele é procurado por Leonard Vole (Tyrone Power), que esta sendo acusado do assassinato de uma velha senhora. Sir Wilfrid aceita então o caso que se tornara o mais difícil e surpreendente de sua carreira, principalmente depois do envolvimento da esposa de Vole (Marlene Dietrich) no julgamento.

 

 Faço coro ao  que disse o JACK RYAN. Ainda não vi um filme ruim comandado por este gênio chamado Billy Wilder. Aqui, ele adapta um conto da lendária Agatha Christie, criando um envolvente drama de tribunal, com personagens fortes e carismáticos, em uma narrativa que sustenta bem a sua força dramática, mas que sabe dar bons respiros com alívios cômicos muito bem colocados, representados em sua maioria pela senhora Plimsoll (Elsa Lanchester), enfermeira de Sir Wilfrid.

 

 O trio principal esta muito bem, especialmente Charles Laughton (em uma de suas melhores atuações) e Marlene Dietrich, que cria uma personagem enigmática e multifacetada. TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO merece estar entre os grandes filmes de tribunal. Um ótimo trabalho do Wilder.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

 Visto A INCRÍVEL SUSANA

 

 The%2BMajor%2Band%2Bthe%2BMinor%2B%25281

 

 

   Na trama, Susan Applegate (Ginger Rogers) é uma moça que após passar um ano tentando a vida em Nova York, resolve voltar para a sua pequena cidade natal. Sem dinheiro para a passagem de trem, Susan disfarça-se como uma menina de doze anos para poder viajar pela metade do preço. Durante a viagem, ela acaba sendo descoberta pelos condutores, e se esconde na cabine de Philip Kirby (Ray Milland) um major do exército. Os dois acabam se afeiçoando, e enquanto tenta encontrar uma maneira de contar a verdade a Philip, Susan, ou "Susu" como passa a ser conhecida se envolve em uma série de confusões.

 

  Primeiro filme que Wilder dirigiu em Hollywood depois de um bem sucedido começo como roteirista, A INCRÍVEL SUSANA é uma divertida comédia romântica, gênero em que o diretor se especializou. Embora a premissa seja altamente improvável, pois mesmo sendo baixinha dificilmente alguém acreditaria que Ginger Rogers fosse uma criança de doze anos, fora as grandes aberturas (intencionais ou não) para malícia em torno do personagem de Milland, o texto de Wilder, em parceria com o seu colaborador habitual Charles Brackett nos faz relevar estas inverossimilhanças e digamos complicações da narrativa através de um texto ágil e sarcástico. Embora seja um Wilder menor, A INCRÍVEL SUSANA já mostra sinais do nível que Wider alcançaria posteriormente, inclusive percebe-se muitas características aqui que ecoariam posteriormente na obra do diretor, como na OP QUANTO MAIS QUENTE MELHOR.

 

 Em resumo, uma divertida comédia romântica, que nos lembra de tempos mais inocentes do cinema.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Não consigo achar "quanto mais quente melhor" esta obra-prima que tantos pintam. Acho "se meu apartamento falasse" um filme bem mais engraçado, inteligente e envolvente.

 

O quanto mais quente é bem bobinho e os personagens ali são muito superficiais. E não consigo gostar do estilo "criançona boba" da Marilyn Monroe. A Shirley MacLaine está muito mais adorável no "Se meu apartamento falasse" e interpreta uma personagem com mais personalidade que a da Marilyn. Além disso, o Jack Lemmon está fantástico no "Se meu apartamento falasse", ao passo que está apenas OK no quanto mais quente...

 

E, por fim, o modo como evoluiu o romance principal no "quanto mais quente" é bem artificial, sem química e profundidade... Sendo o desfecho bem automático, e não o ápice de uma dinâmica envolvente entre as partes.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...