Jump to content
Forum Cinema em Cena

Halloween Ends


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

Defeito da trilogia que considero é não considerar o Halloween 2 de 1981 (não sei o que afetaria ali se considerassem ele, já que o principal que é o Michael ser irmão da Laurie, desmentiram isso de forma tão enfática que não acho que faria diferença se tivessem considerado esse filme na cronologia), e a Daniele Harris deveria ser a filha da Laurie, seria demais as duas aparecendo juntas no mesmo filme.

Mas ok.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tenho que falar que ao contrário da Marvel, o mote principal do filme não foi spoilado nas promos (Trailer e entrevistas), eu pelo menos não vi. Nos trailer, com certeza não dá pra saber do que o filme fala. Então, estou tomando cuidado pra não falar muito, e se falo já deixo o aviso antes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto HALLOWEEN ENDS

 

image.jpeg.0d7786eb5e851779d1c1381eb1d24c04.jpeg

 

Na trama, quatro anos se passaram desde que Michael Myers desapareceu após promover um novo massacre. Resolvida a deixar o passado para trás, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) tenta reconstruir a sua vida, enquanto escreve as suas memórias, mas quando a sua neta Allison (Andi Matichak) se envolve com Corey (Rohan Campbell), um jovem de passado sombrio, uma cadeia de eventos colocara Laurie e Michael frente a frente uma ultima vez.

  Quando assumiu a franquia "Halloween" em 2018 com um filme que propunha um soft reboot na série, se colocando como uma sequência direta do HALLOWEEN de John Carpenter, o diretor David Gordon Green conseguiu tornar a franquia relevante de uma forma que ela talvez não fosse desde os anos 80, agradando público e crítica com um longa reverente ao clássico, e tematicamente ambicioso para os padrões da cinessérie, ainda que seguisse os seus moldes básicos de perto. Logo, duas sequências foram anunciadas, prometendo uma trilogia. HALLOWEEN KILLS lançado em 2021, apresentou uma continuação mais violenta, também tematicamente ambiciosa, e que se arriscava mais que o filme anterior ao tensionar o universo da série, questionando o seu coração dramático (a rivalidade Michael/Laurie) em um filme bem mais divisivo. Pessoalmente, não morri de amores por nenhum dos dois "Halloween" anteriores de Green, então reconheço que fui com as expectativas baixas para esse filme, sendo positivamente surpreendido pelo desfecho da visão do diretor para a saga de Michael Myers, sendo talvez o exemplar da trilogia que mais me agradou.

  Eu vou começar pelo negativo, e dizer que embora o filme funcione bem pra mim isoladamente, quando posto no contexto de trilogia, o filme falha em se comunicar com os dois exemplares anteriores escritos (e dirigidos) pelo mesmo diretor. É como se em cada filme, Green e sua equipe tivessem pensado em uma perspectiva diferente de explorar Michael, e a sua dinâmica com Laurie, e essas perspectivas não se comunicam nos três filmes. A trilha sonora do Carpenter surge aqui também mais apagada do que nos filmes anteriores; e a direção de Green, embora ainda muito competente, carece de alguns momentos mais criativos que se destacaram em suas investidas anteriores, tanto em termos de criação de suspense quanto em termos da exploração do Gore típico do Slasher movie.

 Mas olhando para HALLOWEEN ENDS isoladamente e como parte do legado da franquia, ele possui algumas idéias muito interessantes sobre a natureza infecciosa e destrutiva do mal que pode consumir a todos nós se assim o permitirmos, ao qual nem mesmo o indestrutível Michael Myers esta ímune. Eu gosto que o filme leve o seu tempo para construir essas idéias, permitindo-se adotar uma abordagem, veja so, intimista, um termo que eu nunca pensei que ia usar pra falar de um filme da franquia "Halloween". Além disso, Green entende a força que a Laurie Strode de Jamie Lee Curtis possui, e é mais do que justo que HALLOWEEN ENDS seja um filme sobre o seu entendimento da natureza do mal, e mais do que nenhum outro, reforça por que afinal, ela é a nemêsis de Michael Myers (e o confronto final deles realmente vale a pena e é cheio de intensidade).

 Claro, o roteiro de Green perde algumas chances de tornar a sua reflexão sobre a natureza e origem turva do mal realmente instigante ao se entregar a alguns clichês desnecessários, parecendo ignorar os pontos simples das referências que  claramente adota (como o HALLOWEEN original, CHRISTINE: O CARRO ASSASSINO e HENRY: RETRATO DE UM ASSASSINO). Além disso, quando o filme abandona o seu ritmo mais lento, pra acelerar a narrativa, a montagem faz uma opção de dividir a ação em blocos que pessoalmene não me agrada muito. Ainda assim, com todos os seus problemas, HALLOWEEN ENDS é um filme que encerra a saga de Michael Myers (pelo menos por agora) de forma digna, se recusando a simplesmente seguir a fórmula básica da franquia, mas ainda mantendo o seu espírito, o que é digno de nota. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estava vendo a crítica do Trasheira Violenta pro filme. Um questionamento curioso dele é que se o Carpenter dirigiu o Halloween original, mas aqui seria uma história real, já que a trilogia é sequência dele, e o Carpenter também é o diretor do The Thing que aparece em exibição aqui numa TV. Ou seja, um filme dele é história real, o outro é um filme. Como funcionaria isso?

Ele ficou chutando umas coisas aleatórias pra "explicar" isso. Mas tudo sem sentido (e nem lembro direito o que ele disse). Eu gosto de ir no mais simples.

Ele nunca viu O Último Grande Herói? O Swarza era uma pessoa real naquela universo e nesse universo existe o filme T2, que sem o Swarza como ator, acabou sendo feito pelo Stallone.

images?q=tbn:ANd9GcT8h-f7QHkhBX4hHrollK4

Aqui a mesma coisa, o The Thing, pode ter sido feito por outro diretor (talvez o Carpenter não exista aqui como pessoa, daí os filmes dele tenham sido imaginados por outro/outros diretor/es), ou o mais provável, é que não existe mesmo Halloween como filme nesse universo, já que é uma história real. O Carpenter, nesse universo, não fez o filme Halloween. Em 1978, ele tenha feito outro filme, que tenha feito sucesso também, daí ficou famoso e fez o The Thing anos depois.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fantasia de Halloween do pessoal:  Kerry Washington de Lionel Richie. Eu ri. hehehe

Bryan Fuller de Pamela Voorhees (ele que vai escrever a série prequel de Sexta-feira 13 então faz sentido a fantasia)

Os atores de The Boys: Jason e Alex Delarge

Paul McCartney

 

 

Pela primeira vez fui numa festa de Halloween. Foi na sexta-feira passada, e fui de Jason mesmo (já tinha a máscara só faltava a roupa, e minha sobrinha me arranjou um facão de brinquedo). Vou em outra amanhã, mas não queria repetir a do Jason, só que ainda não bolei outra. Tá osso...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 10/13/2022 at 12:27 AM, Jailcante said:

Defeito da trilogia que considero é não considerar o Halloween 2 de 1981 (não sei o que afetaria ali se considerassem ele, já que o principal que é o Michael ser irmão da Laurie)

Aho que justamente pelo fato do Michael ser irmão da Laurie que ignoraram o filme. Fora que ali não tem muito como negar que a Laurie era o alvo principal do Michael (fica bem mais claro que no de 78),e essa trilogia várias vezes tentou negar isso.

Como eu disse, eu gostei do HALLOWEN ENDS, mas não dá pra negar que a trilogia foi muito mal planejada, e o filme toma danos por expor esse mal planejamento. No filme de 2018, tentaram seguir a fórmula do original,deixando ambíguo se tinha alguma coisa sobrenatural com o Michael ou não. E ainda que fiquem martelando o tempo todo que a Laurie e o Michael são opostos/rivais, isso parece que era só do lado da Laurie, pois o Michael tem que ser sequestrado e jogado na casa dela pra efetivamente ir atrás dela.

Ai no HALLOWEEN KILLS, eles meio que assumem que não tinha nada de especial na Laurie pro Michael, e que ele só foi atrás dela em 78 por puro azar dela ter cruzado com ele. O filme também assume de vez o Michael como uma figura sobrenatural, já que ele é ferido de todos os jeitos possíveis, e ainda consegue matar uma multidão inteira como se não fosse nada. A Laurie chega a dizer que não dá pra derrotar o Michael na força.

 Mas ai vem o HALLOWEEN ENDS, e o diretor tenta fazer o LOGAN do Michael Myers, botando o Michael fraco, velho e cansado, chegando a apanhar do Corey, que rouba a mascara dele. Seria uma visão interessante, mas não faz sentido nenhum no contexto da trilogia quando você coloca o Michael no melhor estilo Jason indestrutível no filme que veio antes desse. Fora que o Michael parece meio obcecado com a Laurie de novo, coisa que o filme anteriortinha estabelecido que ele não era.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 11/14/2022 at 1:04 PM, Jailcante said:

É que o lance do Michael e Laurie serem irmãos, de qualquer forma já tiveram que negar isso firmemente no filme. Porque é algo do imaginário popular. Então, considerando ou não, tiveram que negar. Se fosse só por isso, então, não vejo porque ignorar. Mas enfim, já foi.

 

Acho que tem a questão também de no filme de 2018, eles quiseram por o Michael como sendo não abertamente sobrenatural. O que com o fim do segundo filme ficava difícil, por que um monte de tanque de gás explodiu na cara dele, e ele meio que virou o Tocha Humana. Fora que ia deixar a cronologia mais confusa ainda se dissessem que tudo no 2º filme aconteceu, menos que eles são irmãos. Acabou sendo melhor do jeito que foi, creio eu, se a idéia era dissassociar a Laurie do Michael. Fora que ia ficar ainda mais estranho no HALLOWEEN KILLS quando defendem que não tinha nada de especial na Laurie, e ela só teve azar de cruzar com o Michael, mas no  HALLOWEEN 2 ele claramente tá atrás dela especificamente.  

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Confesso que vi o filme Halloween Ends e não tenho todo o ódio que a crítica propagou sobre ele. MAs, de fato em certos minutos o que parece é não ser um filme do Michael Myers, parece algum desses filmes "made for tv" sobre história dramática do Cory, que em tese não importa muito...

Não sei o que esperavam tanto do filme, mas era um filme pra acabar de vez a história de 1978 e o resultado entregue pela Jamile Lee Curtis é apreciável.

Agora é momento mesmo de reinventar a franquia com novo atores e outro conceitos, Robie Zombie tentou e não deu muito certo...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members
On 12/10/2022 at 10:49 PM, Scatman said:

Agora é momento mesmo de reinventar a franquia com novo atores e outro conceitos, Robie Zombie tentou e não deu muito certo...

Não deu certo pois Zombie tirou do Michael um elemento essencial; o fator inexplicavel em torno do mal dele. Torna-lo fruto de um lar abusivo no primeiro filme, e uma cópia do Jason no segundo (e não, os dois não são a mesma coisa) foi um dos principais fatores que ferrou a tentativa de reinvenção do Zombie.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
9 minutes ago, Questão said:

Não deu certo pois Zombie tirou do Michael um elemento essencial; o fator inexplicavel em torno do mal dele. Torna-lo fruto de um lar abusivo no primeiro filme, e uma cópia do Jason no segundo (e não, os dois não são a mesma coisa) foi um dos principais fatores que ferrou a tentativa de reinvenção do Zombie.

Concordo contigo,mas ele tentou alguma abordagem nova que não fosse colocar a Jamie Lee Curtis, como diversas sequências fizeram...

Fracassou, mas o caminho para a franquia é repensar conceitos mesmo, talvez esse do mal dentro do garoto seja algo intacto mesmo, porém outros pontos devem ser remodelados mesmo.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...