Jump to content
Forum Cinema em Cena

David Lean


Indiana Jones
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme dirigido por David Lean?  

12 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme dirigido por David Lean?

    • Nosso Barco, Nossa Alma
      0
    • Uma Mulher do Outro Mundo
      0
    • Desencanto
      1
    • Grandes Esperanças
      0
    • Oliver Twist
      0
    • Sem Barreira no Céu
      0
    • Summertime - Quando o Coração Floresce
      0
    • A Ponte do Rio Kwai
      1
    • Lawrence da Arábia
      7
    • Doutor Jivago
      2
    • Passagem para a Índia
      1
    • Outro. Qual?
      0


Recommended Posts

  • Members

 

Não vi nenhum da fase pré-épica do cineasta favorito de Spielberg, por ora. Ainda assim, claro, escolho Lawrence da Arábia na enquete.

[/quote']

Eu tbm não, o que é uma vergonha pq achei todos que vi dele muito bons (no mínimo) e é até facil achar alguns desses filmes mais antigos dele por aqui, como Oliver Twist e Desencanto. Qualquer dia desses eu vejo e comento aqui o que achei.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

acho q já tinham feito um tópico a algum tempo atrás desse diretor, mas enfim, ..., considero um ótimo diretor e q soube como poucos dirigir filmes de orçamentos gigantescos, voto em doutor jivago q é sua única OP, IMO, tanto lawrence da arábia qt a ponte do rio kwai vejo algum/alguns defeitos grave(s), claro q nunca a produção q é nota 10 c/ louvor, o primeiro acho muito ridiculo

o "motivo" do suicidio do personagem principal 

, já no segundo

o camarada consegue milagrosamente fugir e sobreviver pela floresta e qd chega são e salvo, volta sem nenhum motivo bom o suficiente, sem dizer q o inglês responsável pela construção da ponte do título, tenta e mata o ALIADO da guerra só por causa q "ele" tinha construído a ponte! blarghhh [/spoiler] ...

 

- Filmografia -

 

1984 - Passagem para a Índia (A passage to India) - 7

 

1979 - Lost and Found: The story of Cook's anchor (TV)

 

1970 - A filha do Ryan (Rhyan's daughter)

 

1965 - Dr. Jivago (Doctor Zhivago) - 9,5

 

1965 - Greatest story ever tolded, The

 

1962 - Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia) - 9

 

1957 - A ponte do rio Kwai (Bridge of river Kwai, The) - 8,5

 

1955 - Quando o coração floresce (Summertime)

 

1954 - Papai é do contra (Hobson's choice)

 

1952 - Sem barreira no céu (Sound barrier, The)

 

1950 - As cartas de Madeleine (Madeleine)

 

1949 - A história de uma mulher (Passionate friends, The)

 

1948 - Oliver Twist (Oliver Twist) - 8

 

1946 - Desencanto (Brief encounter) - 7,5

 

1946 - Grandes esperanças (Great expectations) - ? (rever)

 

1945 - Uma mulher do outro mundo (Blithe spirit)

 

1944 - This happy breed

 

1942 - Nosso barco, nossa alma (In which we serve) - 7,5
D4rk Schn31d3r2007-09-20 22:23:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Boa notícia: a Versátil vai disponobilizar alguns filmes de David Lean que estavam inéditos em DVD no Brasil. Os futuros lançamentos incluem A História de uma Mulher' date=' As Cartas de Madeleine e This Happy Breed.03

 

[/quote']

 

ótima notícia 10
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 7 months later...
  • Members

Apesar de vira e mexe escutar o nome de David Lean quando se trata de épicos com bons atores e bela locações e estou em falta com este grande diretor pois o único filme que vi inteiro e me marcou graciosamente foi o Dr.Jivago que e um clássico em todos os sentidos desde o tema de Lara a performaces cativantes de Omar Sharif,Julie Christie, Rod Steiger e Alec Guinnes outros e uma direção e produção que capta toda o clima burguês e revolucionário da Rússia e simplismente uma aula de cinema mas pretendo ver os demais para pode voltar aqui e opiniar com dicernimento sobre a obra deste mestre

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 10 months later...
  • Members

Do Lean, só ví A PONTE DO RIO KWAI

ponte-do-rio-kwai-poster08.jpg

 

 A historia acompanha um grupo de soldados ingleses, liderados pelo Coronel Nicholson(Alec Guiness) que capturados pelos japoneses durante a 2ª guerra mundial, são obrigados a construir a ponte do titulo.

 

 Enquanto isso, um grupo de soldados americanos liderados pelo Coronel Green(André Morell) é enviado para destruir a ponte, tendo como guia o Major Shears(William Holden) o unico que até então conseguiu escapar da prisão onde a ponte esta sendo construida.

 

 Filme interessante, que discute bem não só os motivos da guerra, mas a motivação d cada um dos personagens em participar dela. O Coronel Nicholson por exemplo, inicialmente esta disposto a aceitar qualquer consequencia para que as regras sejam cumpridas, mas no climax do filme, parece esquecer delas em nome do seu orgulho proprio.

 

 O Major Shears por sua vez, não esta nem ai para as regras, o seu negocio é sobreviver, e garantir a sobrevivencia dos colegas. Danem-se as regras do "jogo" e a honra.

 

 Lí acima q um colega não gostou do final. Mas apesar d parecer meio ridiculo a primeira vista, a ultima frase do filme justifica tudo de mareira brilhante :"loucura, loucura".

 

 A fotografia do filme e a direção de arte estão muito boas. Não chegam a ser espetacular, mas curtem bem seu papel. Quanto a trilha sonora, esta entre aquelas trilhas q todo mundo conhece, mesmo sem ter visto o filme.

 

 Enfim, é um bom filme, e passa bem a mensagem. É um pouco sonolento antes do climax, mas dá pra assistir o filme numa boa.

 

Valeu16
Questão2009-07-04 13:37:04
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Meu top:

 

 

 

01. A Ponte do Rio Kwai

 

02. Dr. Jivago

 

03. Lawrence da Arábia

 

04. Desencanto

 

05. Nosso Barco, Nossa Alma

 

 

 

Os três primeiros são excelentes, Desencanto (que eu vi agora há pouco) é muito bom, e o último é bom. Lean foi um grande diretor, sem dúvida.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 1 year later...
  • Members

 Visto DESENCANTO

 

 DESENC%257E1.JPG

 

 

   Na trama, Laura Jesson (Celia Johnson) é uma dona de casa, mãe de duas crianças, que certo dia conhece em uma estação de trem o Doutor Alec Harvey (Trevor Howard) também casado e com filhos. Após um segundo encontro casual, os dois se tornam amigos, e aos poucos vão se apaixonando um pelo outro. Mesmo tentando evitar os sentimentos que sentem um pelo outro, Laura e Alec continuam a se encontrar toda qunta feira na estação de trêm.

 

  DESENCANTO é um romance bastante singelo filmado pelo David Lean. A idéia do amor impossivel apresentada no filme pode soar um pouco datada, já que hoje a ideia do casamento já não tem a mesma força que tinha em 1945, quando DESENCANTO foi rodado. Ainda assim, é interessante a forma como Lean desenvolve a relação do casal protagonista. Por mais da metade do filme, a relação de Laura e Alec é absolutamene platônica. Só depois que eles trocam um beijinho ou outro.

 

  O interessante é que Lean tenta trazer a idéia mais pura de amor possivel para a historia que esta contando. Não há quase nenhuma conotação sexual na relação do casal protagonista. Talvez por isso a narrativa seja praticamente toda contada do ponto de vista da protagonista. Sabemos absolutamente tudo o que Laura esta pensando e sentindo. Não que Alec não seja um personagem transparente, mas é na mente da mocinha que o espectador mergulha, presenciando a sua culpa crescente pela "relação proibida" que estabelece com Alec.

 

 A direção e a fotografia de DESENCANTO são bastante competentes em seus objetivos também. 40% da historia se passa na estação de trêm e no pequeno café da estação. O ambiente é ao mesmo tempo rômantico e opressor, refletindo de forma perfeita os sentimentos da protagonista sobre a relação que tem com o médico vivido por Trevor Howard.

 

 Enfim, DESENCANTO é um romance que ficou datado em alguns aspectos, mas que conserva outros aspectos que o tornam um filme de classe e elegância inquestionaveis. Um bonito rômance proibido.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...