Jump to content
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Forum Cinema em Cena

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

As Invasões Bárbaras

Featured Replies

• Members

Devido a recomendações e comentários sobre "Declínio...", decidi vê-lo um dia desses. Achei o filme bastante inteligente, com diálogos extremamente afiados, personagens interessantes e discussões idem, além de um humor bem peculiar. Gostei do que vi.

Mas é um filme que não expões muitos dramas. Talvez o único momento em que ele arrisca mais é quando os problemas conjugais entre Remy e sua esposa são colocados, e mesmo assim de uma forma relativamente leve. Claro que, por ser uma questão com a qual nos identificamos, acabamos sendo ainda mais fisgados pelos personagens. Mas, no geral, o filme é intelectualmente profundo (a ironia é que o tema dominante é o sexo) mas emocionalmente raso.

É aí que entra "As Invasões Bárbaras". Eu já sabia que o filme é sobre os mesmos personagens vários anos depois, e que Remy estava com uma doença terminal. Mas o que eu não sabia era o grau de profundidade do filme, bem maior do que eu pensava, e desta vez tanto intelectualmente quanto emocionalmente. É emocionante e triste acompanhar as frustrações de Remy, seus medos e dúvidas, afinal ele é um intelectual à beira da morte. É triste quando ele fala que sente inveja dos pais só porque eles são religiosos, até porque eu mesmo penso muito nisso. E porra, aquela cena dele falando com o filho perto do final, pqp, sem palavras.

O filme todo é excelente, até mesmo no humor resgatado de "Declínio...". O elenco novamente brilha. Talvez o único porém é a parte técnica, relativamente simples e "televisiva". Mas também é pedir demais para um filme com orçamento baixo.

comentários?

• Members

Também só vi As Invasões Bárbaras, apesar de ter procurado bastante por O Declínio do Império Americano.

As Invasões Bárbaras é brilhante, tanto na abordagem inteligente de temas importantes, quanto na sensibilidade com que os personagens se relacionam e se desenvolvem na tela. E especialmente na forma sutil com que essas coisas se combinam, na medida em que a vida que se acaba vai afetando e iluminando as vidas que continuam.
  • 7 months later...
  • Members

Ainda não vi este filme, mas vi O Declínio do Império Americano, filme ao qual Invasões é a continuação, e o considero excelente. Mal posso esperar para ver Invasões.

• Members
Eu continuo achando um dos maiores exemplos de filmes super-estimados .

Na minha opinião de regular para medíocre e o roteiro não é tudo o que falam .

Você é capaz de apontar os improvisos?
Renato2007-09-21 18:09:22
  • Members

É uma bilogia (?) de diálogos agéis e personagens entrosados e bem construídos. Um retrato da fase adulta, mesmo para quem não gostou não consigo achar motivos para ODIAR. Só espero que o argumento não seja "é chato".

• Members
Eu continuo achando um dos maiores exemplos de filmes super-estimados .

Na minha opinião de regular para medíocre e o roteiro não é tudo o que falam .

Você é capaz de apontar os improvisos?

Pronto , agora por isso virou uma obra-prima .

• Members

Essa história de velho morrendo e família reunida já deu o que tinha que dar. Sempre tem um pra dizer que o clichê pode ser bem trabalhado e blá blá blá...ok, até pode, mas não custa deixar o tema de molho por uns tempos.

Eu gostei do filme, mas não adorei e passa loonge de ser obra-prima. Um filme superestimado por José Wilker era de ficar com um pé atrás mesmo.06
  • Author
  • Members

Achei Declinio mediano, mas adorei Invasoes. Dialogos inteligentes, engracados, profundos e tristes. So acho que a parte tecnica poderia ter sido bem melhor trabalhada.

• Members

Eu gosto muito dos dois, principalmente a força dos diálogos, tristes em alguns momentos, engraçados em outros, quase sempre inteligentes... Longe de ser obra-prima, mas são 2 ótimos filmes...

• 3 months later...