Jump to content
Forum Cinema em Cena

Como Se Fabrica um Cinéfilo?


Jack_Bauer
 Share

Recommended Posts

  • Members

Preguiça de dar o quote' date=' vou responder ao Bauer aqui mesmo:

Bauer, como eu falei, você não têm que gostar de coisa alguma, não existe cinéfilo que não ache vários dos filmes e dos diretores mais celebrados da história superestimados. Quem frequenta esse fórum faz algum tempo já cansou de ver eu dizendo que 8 e 1/2 e Amarcord são os filmes mais superestimados da história e que o Gláuber Rocha só fez porcaria, o Serge falando que os filmes do Godard são fracos, etc.

Pra ser cinéfilo, você não pode ficar restrito a um tipo específico de filme, seja qual for, até por que isso restringe sua visão do mundo e do cinema (como se você só ouvir o que determinado partido político diz torna seus horizontes mais estreitos, por exemplo). Com o tempo, mais filmes vistos, e ler mais sobre cinema, você vai, naturalmente, vê-lo de maneira diferente, aberto a cinema menos convencional (caso você não tenha reparado, todos os seus filmes favoritos são americanos comerciais ou brasileiros também comerciais), e você vai parar de só gostar do que passa no Cinemark. Aliás, é possível que você já fosse gostar de muitos agora, mas não foi ver por que não teve propaganda na TV (outra coisa: esqueça marketing). Isso não quer dizer que você vá gostar de tudo o que odeia hoje e vice-versa.

E quanto a preconceitos, seu post está cheio deles.smiley2.gif

[/quote']

  Preguiça de dar Quote foi ótimo hein smiley36.gifsmiley36.gif

  Cara, eu sei q meus filmes prediletos são só marketing, mas condizem com o tipo de filme q eu gosto de ver, eu gosto de ver filme p rir e me divertir, se eu quisesse ver filme p chorar eu ia assistir o Jornal Nacional smiley36.gif...até entendo o q vc quer dizer, de q com tempo os meus filmes vão ser menos "mulecões", se é q podemos dizer assim, mas sinceridade, filme não me atrai cara, acho q sou a única pessoa q se estiver passando um bom filme no cinema e uma boa série na TV, prefiro ficar em casa e assistir a série...uma série bem elaborada prende muito mais atenção do q um filme todo cheio de frescura...mas quem sabe, já q tô aqui p aprender mesmo, eu não sigo a dica dos cinéfilos daqui e fico bom nissosmiley36.gif

1 - Então pq a insistência?smiley36.gif
2 - Pq não pode ser o contrário? Um filme bem elaborado X uma série toda cheia de frescura. Só aí já mostra que vc já está pré-disposto a não gostar dos filmes, vc já vai com um pé atrás.

1 - Pq eu sou chato smiley36.gif

2 - Tá, tá, tu tem razãosmiley36.gif ...mas se fosse o contrário, eu ainda ia preferir a sériesmiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não me considero cinéfila. Eu vou tão pouco ao cinema.

eu tb naum apesar de eu adorar cinema e atuação naum vo mto ao cinema alugo  filmes mas naum td semana...apesra de q se eu tivesse tempo e disposição eu seguiria  a carreira de diretor ou ator ate pq eu ja atuo na escola' date=' mas n eh algo q eu tenho como meta

gostaria de poder assistir mais filmes mas tv naum gostaria de ser aquele cinefilo q vive de cinema vê trocentos filmes por semana...

[/quote']

  Eu gosto de filmes, mas assisto muito pouco, tipo, eu consigo ficar meses sem ver um filme, mas não consigo ficar 1 dia sem ver seriado smiley4.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jack Risadinha você é um cara boa praça e de bobo não tem nada' date=' só o título do tópico já valeria um prêmio... smiley1.gif

[/quote']

Muito espertinho o Jack .smiley36.gif Ele fez o tópico com o intuito de alfinetar os ditos "cinéfilos", utilizando um jeito simpático para destilar seus preconceitos quantos aos filmes .smiley36.gif Mas qual o problema de filme em preto-e-branco ? Eu acho legal .smiley4.gif  

  Puts, olha o cara, descobriu o meu segredo smiley36.gif...a idéia do tópico era o de saber o q precisa p ser um cinéfilo, pois todo mundo se considera um cinéfilo, e o mais legal, é q até agora tivemos várias versões de como ser um cinéfilo smiley32.gif....preto e branco? Hum, tá bom vai, eu sou palmeirense e já detesto essa combinação de "falta" de cores naturalmente smiley36.gif, mas no caso dos filmes, sei lá cara, dá um puta sono ver um filme preto e branco smiley36.gif...e não se limita só a filmes, eu odeio série antiga tb, o meu negócio é contra os véinhos smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jack Risadinha você é um cara boa praça e de bobo não tem nada' date=' só o título do tópico já valeria um prêmio... smiley1.gif

[/quote']

Muito espertinho o Jack .smiley36.gif Ele fez o tópico com o intuito de alfinetar os ditos "cinéfilos", utilizando um jeito simpático para destilar seus preconceitos quantos aos filmes .smiley36.gif Mas qual o problema de filme em preto-e-branco ? Eu acho legal .smiley4.gif  

Isso mesmo Fernando... por isso não procede (ao menos para mim) que este tópico é igual àquele outro citado. O debate é que seguiu um rumo parecido... acho que nem o Jack sabe o que ele fez aqui... smiley36.gif  eu também acho legal filmes preto e branco, Casablanca colorido? Heresia (isso se você gosta do filme, claro).

 

  Caramba, não espalha smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jack Risadinha você é um cara boa praça e de bobo não tem nada' date=' só o título do tópico já valeria um prêmio... smiley1.gif

[/quote']

Muito espertinho o Jack .smiley36.gif Ele fez o tópico com o intuito de alfinetar os ditos "cinéfilos", utilizando um jeito simpático para destilar seus preconceitos quantos aos filmes .smiley36.gif Mas qual o problema de filme em preto-e-branco ? Eu acho legal .smiley4.gif  

Isso mesmo Fernando... por isso não procede (ao menos para mim) que este tópico é igual àquele outro citado. O debate é que seguiu um rumo parecido... acho que nem o Jack sabe o que ele fez aqui... smiley36.gif  eu também acho legal filmes preto e branco, Casablanca colorido? Heresia (isso se você gosta do filme, claro).

 

Eu detesto que tornem colorizado um filme preto-e-branco .Principalmente um filme como Casablanca , que tem uma fotografia muito bonita .  

  Aí tb é sacanagem, colocar cor num filme preto e branco é foda smiley36.gif...eu odeio preto e branco, mas o original acima de tudo, fazer isso é a mesma coisa do SBT traduzir o nome dos seriados..puts, ele já faz isso smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assistir filmes de nacionalidades exóticas ' date=' onde "falta vida civilizada " ?

Assistir filmes mais antigos que a sua bisavó ?

Assistir filmes que os críticos mais pedantes adoram dizer que amam ?

Hibernar nas filas das Mostras de Cinema ?

smiley36.gif

[/quote']

  Puts, definitivamente eu não sou um cinéfilo smiley36.gif...apesar q ninguém falou tão mal da minha lista de filmes, isso "pode" significar q eu não estou tão fora da realidade..ou estou? smiley36.gif...ah,faltou um na lista dos q eu mais odeio, cara, eu odeio A.I., aquele filme é um porre, se eu ver aquele robozinho na minha frente dou-lhe uma porrada p largar de baitolagem smiley36.gif... "Ai, ninguém me ama!"...bicho baitola smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assistir filmes de nacionalidades exóticas ' date=' onde "falta vida civilizada " ?

Assistir filmes mais antigos que a sua bisavó ?

Assistir filmes que os críticos mais pedantes adoram dizer que amam ?

Hibernar nas filas das Mostras de Cinema ?

smiley36.gif

[/quote']

Isso é um bom começo, sem dúvida... smiley36.gif

Com certeza, estas coisas (exceto a última) são fundamentais. Não é permitido ter preconceito contra nacionalidade ou data do filme.

  Blz, vou te mandar um filme Ucraniano de 1820, aonde só mostra a parede o filme todo smiley36.gif

Jack_Bauer38698.5371064815
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas afinal' date=' ser cinéfilo é gostar ou entender de cinema?smiley5.gif[/quote']

   Eu penso o seguinte, se a resposta for "Gostar", significa q o cinéfilo tb é um ser humano smiley36.gif...agora se for "Entender", significa q ele é um robôzinho(igual ao mala de A.I. smiley36.gif) q só assiste filmes p poder xingar alguém, ou p poder encontrar um defeito aonde não existe smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cinéfilo é aquele que assisti e GOSTA de cinema. Além é claro de gostar de discutir sobre o tema' date=' ler artigos ou livros sobre a sétima arte. Enfim, estar atento sobre este grande entreterimento que é a sétima arte.

Não precisa ser inteligente, nem fazer uma análise crítica da obra em parágrafos intermináveis ou colecionar figurinhas das estrelas e saber de cor e salteado os ganhadores do Oscar. Basta sentir prazer e emocionar-se com aquilo que assiste.

Caso você consiga rir ou chorar; odiar o bandido (ou não); amar perdidamente a mocinha indefesa (ou não) e estar completamente integrado na história, você é um cinéfilo. Não importa se voce gosta dos Filmes do Mazzaropi ou Bergman; das produções do Didi ou de Allen. Não importa se você gosta de comédia ou drama, guerra ou musical, filme colorido ou preto-e-branco ou filme mudo. O que importa é o cinema e tudo o que ele representa.

Emoção, entreterimento, cultura, arte e prazer. Eu sou um cinéfilo.

[/quote']

  Cara, tu falou bonito agora, quase me convenceu de q o cinéfilo é um ser humano smiley36.gif...mas falando sério, acho q vc descreveu bem agora o q precisa p ser um cinéfilo, dismistificou toda a imagem q eu tinha de um cinéfilo, eu imagino um cinéfilo aquele q assiste a um filme, e o filme pode estar sensacional, emocionante, intrigante e tudo mais, e de repente ele solta aquele comentário: "Esse filme é de qualidade baixa, o Steven Seagal está nele" smiley36.gif...porra, assiste o filme e depois xinga o cara smiley36.gif..apesar q eu acho q forcei agora com o Tio Seagal smiley36.gif

Acredito que esta confussão se explica: Você está confundindo cinéfilo com Crítico de Cinema.

Todo cinéfilo pode ser crítico de cinema. Mas o inverso pode não ser verdadeiro. O crítico de cinema (alguns, claro) possui  o hábito de "querer parecer mais inteligente" do que ele realmente é. Procura fazer uma análise "racional" da obra para arrotar conhecimentos técnicos de uma obra que é essencialmente "emoção". Deve até gostar dos filmes do Steven Segal, mas não admite isto em público para não se misturar com a multidão anônima.

Já percebeste que todo filme que o crítico diz que é ruim você gosta? Comigo isto sempre acontece e raras vezes concordo com as tais "estrelinhas" que eles classificam o filme.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

OK' date=' acaba de surgir uma nova expressão: cinéfilo fabricado. Mas o que seria um cinéfilo fabricado? Um cinéfilo que aje maquinalmente, elogiando os mesmo filmes que a crítica e detestando os mesmos filmes que a crítica?[/quote']

  Não, esse q vc falou é o Cinéfilo mesmo smiley36.gif....Quantas vezes vcs já ouviram a seguinte frase: "Vou assistir esse filme pq o crítico da Folha(Estadão, Veja, SET, não importa, qualquer um desses malas smiley36.gif) disse q é bom!" smiley4.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cinéfilo é aquele que assisti e GOSTA de cinema. Além é claro de gostar de discutir sobre o tema' date=' ler artigos ou livros sobre a sétima arte. Enfim, estar atento sobre este grande entreterimento que é a sétima arte.

Não precisa ser inteligente, nem fazer uma análise crítica da obra em parágrafos intermináveis ou colecionar figurinhas das estrelas e saber de cor e salteado os ganhadores do Oscar. Basta sentir prazer e emocionar-se com aquilo que assiste.

Caso você consiga rir ou chorar; odiar o bandido (ou não); amar perdidamente a mocinha indefesa (ou não) e estar completamente integrado na história, você é um cinéfilo. Não importa se voce gosta dos Filmes do Mazzaropi ou Bergman; das produções do Didi ou de Allen. Não importa se você gosta de comédia ou drama, guerra ou musical, filme colorido ou preto-e-branco ou filme mudo. O que importa é o cinema e tudo o que ele representa.

Emoção, entreterimento, cultura, arte e prazer. Eu sou um cinéfilo.

[/quote']

  Cara, tu falou bonito agora, quase me convenceu de q o cinéfilo é um ser humano smiley36.gif...mas falando sério, acho q vc descreveu bem agora o q precisa p ser um cinéfilo, dismistificou toda a imagem q eu tinha de um cinéfilo, eu imagino um cinéfilo aquele q assiste a um filme, e o filme pode estar sensacional, emocionante, intrigante e tudo mais, e de repente ele solta aquele comentário: "Esse filme é de qualidade baixa, o Steven Seagal está nele" smiley36.gif...porra, assiste o filme e depois xinga o cara smiley36.gif..apesar q eu acho q forcei agora com o Tio Seagal smiley36.gif

Acredito que esta confussão se explica: Você está confundindo cinéfilo com Crítico de Cinema.

Todo cinéfilo pode ser crítico de cinema. Mas o inverso pode não ser verdadeiro. O crítico de cinema (alguns, claro) possui  o hábito de "querer parecer mais inteligente" do que ele realmente é. Procura fazer uma análise "racional" da obra para arrotar conhecimentos técnicos de uma obra que é essencialmente "emoção". Deve até gostar dos filmes do Steven Segal, mas não admite isto em público para não se misturar com a multidão anônima.

Já percebeste que todo filme que o crítico diz que é ruim você gosta? Comigo isto sempre acontece e raras vezes concordo com as tais "estrelinhas" que eles classificam o filme.

 

 

  Quando eu escrevi meu post acima, não tinha lido o q vc escreveu....sabe q vc tem razão, apesar q todo cinéfilo tenta ser crítico, se o Crítico diz q é bom, ele tenta um motivo p dizer q é ruim, por isso q eles podem ser difundidos um ao outro smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cinéfilo é aquele que assisti e GOSTA de cinema. Além é claro de gostar de discutir sobre o tema' date=' ler artigos ou livros sobre a sétima arte. Enfim, estar atento sobre este grande entreterimento que é a sétima arte.

Não precisa ser inteligente, nem fazer uma análise crítica da obra em parágrafos intermináveis ou colecionar figurinhas das estrelas e saber de cor e salteado os ganhadores do Oscar. Basta sentir prazer e emocionar-se com aquilo que assiste.

Caso você consiga rir ou chorar; odiar o bandido (ou não); amar perdidamente a mocinha indefesa (ou não) e estar completamente integrado na história, você é um cinéfilo. Não importa se voce gosta dos Filmes do Mazzaropi ou Bergman; das produções do Didi ou de Allen. Não importa se você gosta de comédia ou drama, guerra ou musical, filme colorido ou preto-e-branco ou filme mudo. O que importa é o cinema e tudo o que ele representa.

Emoção, entreterimento, cultura, arte e prazer. Eu sou um cinéfilo.

[/quote']

  Cara, tu falou bonito agora, quase me convenceu de q o cinéfilo é um ser humano smiley36.gif...mas falando sério, acho q vc descreveu bem agora o q precisa p ser um cinéfilo, dismistificou toda a imagem q eu tinha de um cinéfilo, eu imagino um cinéfilo aquele q assiste a um filme, e o filme pode estar sensacional, emocionante, intrigante e tudo mais, e de repente ele solta aquele comentário: "Esse filme é de qualidade baixa, o Steven Seagal está nele" smiley36.gif...porra, assiste o filme e depois xinga o cara smiley36.gif..apesar q eu acho q forcei agora com o Tio Seagal smiley36.gif

Acredito que esta confussão se explica: Você está confundindo cinéfilo com Crítico de Cinema.

Todo cinéfilo pode ser crítico de cinema. Mas o inverso pode não ser verdadeiro. O crítico de cinema (alguns, claro) possui  o hábito de "querer parecer mais inteligente" do que ele realmente é. Procura fazer uma análise "racional" da obra para arrotar conhecimentos técnicos de uma obra que é essencialmente "emoção". Deve até gostar dos filmes do Steven Segal, mas não admite isto em público para não se misturar com a multidão anônima.

Já percebeste que todo filme que o crítico diz que é ruim você gosta? Comigo isto sempre acontece e raras vezes concordo com as tais "estrelinhas" que eles classificam o filme.

 

 

  Quando eu escrevi meu post acima, não tinha lido o q vc escreveu....sabe q vc tem razão, apesar q todo cinéfilo tenta ser crítico, se o Crítico diz q é bom, ele tenta um motivo p dizer q é ruim, por isso q eles podem ser difundidos um ao outro smiley36.gif

Eu acredito que o cinéfilo verdadeiro está pouco se importando com o que diz o crítico de cinema. Acredito mais: Ele não lê crítico de cinema para saber o que deve ver ou não. O Cinéfilo não faz comparações. Ele GOSTA de seus filmes (sejam ele preto-e-branco ou coloridos, dramas ou comédias, guerra ou ficção) o que importa é a emoção e a mensagem que recebeu diretamente em seu coração aflorando suas emoções e todos os seus sentidos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acredito que o cinéfilo verdadeiro está pouco se importando com o que diz o crítico de cinema. Acredito mais: Ele não lê crítico de cinema para saber o que deve ver ou não. O Cinéfilo não faz comparações. Ele GOSTA de seus filmes (sejam ele preto-e-branco ou coloridos' date=' dramas ou comédias, guerra ou ficção) o que importa é a emoção e a mensagem que recebeu diretamente em seu coração aflorando suas emoções e todos os seus sentidos.

[/quote']

Bravo , Moviolavideo ! smiley32.gif Concordo com tudo o que você disse .Por que será que para certas pessoas é tão difícil entender essa coisa tão simples ? Falou bonito ! smiley36.gif

smiley36.gifAgora , Jack , sai daqui ! Fique com os seriados que a gente fica com os nossos filmes ! smiley36.gif

Fernando38698.7607175926
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jack Risadinha você é um cara boa praça e de bobo não tem nada' date=' só o título do tópico já valeria um prêmio... smiley1.gif

[/quote']

Muito espertinho o Jack .smiley36.gif Ele fez o tópico com o intuito de alfinetar os ditos "cinéfilos", utilizando um jeito simpático para destilar seus preconceitos quantos aos filmes .smiley36.gif Mas qual o problema de filme em preto-e-branco ? Eu acho legal .smiley4.gif  

  Puts, olha o cara, descobriu o meu segredo smiley36.gif...a idéia do tópico era o de saber o q precisa p ser um cinéfilo, pois todo mundo se considera um cinéfilo, e o mais legal, é q até agora tivemos várias versões de como ser um cinéfilo smiley32.gif....preto e branco? Hum, tá bom vai, eu sou palmeirense e já detesto essa combinação de "falta" de cores naturalmente smiley36.gif, mas no caso dos filmes, sei lá cara, dá um puta sono ver um filme preto e branco smiley36.gif...e não se limita só a filmes, eu odeio série antiga tb, o meu negócio é contra os véinhos smiley36.gif

Putz ! smiley36.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acredito que o cinéfilo verdadeiro está pouco se importando com o que diz o crítico de cinema. Acredito mais: Ele não lê crítico de cinema para saber o que deve ver ou não. O Cinéfilo não faz comparações. Ele GOSTA de seus filmes (sejam ele preto-e-branco ou coloridos' date=' dramas ou comédias, guerra ou ficção) o que importa é a emoção e a mensagem que recebeu diretamente em seu coração aflorando suas emoções e todos os seus sentidos.

[/quote']

Bravo , Moviolavideo ! smiley32.gif Concordo com tudo o que você disse .Por que será que para certas pessoas é tão difícil entender essa coisa tão simples ? Falou bonito ! smiley36.gif

smiley36.gifAgora , Jack , sai daqui ! Fique com os seriados que a gente fica com os nossos filmes ! smiley36.gif

  Pô, maldade isso, tá me expulsando do meu próprio tópico smiley36.gif...não posso, ainda não descobri como se fabrica um cinéfilo, estou tentando achar a fórmula p ficar rico vendendo cinéfilos smiley4.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

  Blz' date=' vou te mandar um filme Ucraniano de 1820, aonde só mostra a parede o filme todo smiley36.gif

[/quote']

Vai ser impossível achar tal filme , até porque o cinema só surgiu em 1895 .smiley36.gif

   Isso vc acha, é pq nunca viu a minha coleção de filmes da Groenlândia, datado de 1325smiley4.gif ...é uma brancura total smiley36.gif

Jack_Bauer38699.1280439815
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Vai anotando as dicas para vc escrever um livro .Vai ganhar um bom dinheiro com isso ' date=' muita gente vai achar chique se tornar cinéfila ! smiley36.gif Se Paulo Coelho consegue enganar muita gente com misticismo , vc vai conseguir com cinema ! smiley36.gif[/quote']

   Boa idéia, eu tava pensando em vender os cinéfilos em si, mas daí seria escravidão e eu podia ser preso, desse jeito o retorno é garantidosmiley36.gif ...deixa eu ver qual seria o titulo...hum, "Como Fabricar um cinéfilo"...uau, bem criativosmiley36.gif

Jack_Bauer38699.1390740741
Link to comment
Share on other sites

  • Members

   Isso vc acha' date=' é pq nunca viu a minha coleção de filmes da Groenlândia, datado de 1325smiley4.gif ...é uma brancura total smiley36.gif

[/quote']

Isso é um achado arqueológico ! Nem Indiana Jones conseguiria encontrar ...smiley36.gif

 

  Pra vc ver rapaz, veio de brinde numa coleção de filmes do Uzbequistão de 1320 smiley36.gif...clássico total, viva os véinhos smiley32.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Primeiro quero agradecer os elogios do Jac_Bauer e do Fernando. Obrigado a ambos.

Agora respondendo especificamente à pergunta: Como se fabrica um cinéfilo? Acredito que a pergunta - apesar da ironia ou uma brincadeira semântica, me parece que a verdadeira razão para tal pergunta é saber como "se tornar um cinéfilo" ou ainda "O que é preciso fazer para ser um cinéfilo". Caso sejam estas tas as dúvidas reais do Jac_Bauer eu responderia da seguinte maneira:

Simplesmente gostar de cinema! Simples assim. Não precisa concordar com a opinião alheia ou saber, na ponta da língua, a filmografia completa  de Ingmar Bergmann ou comprar todos os DVDs musicais da Metro (bem que eu gostaria, claro!).

Quem GOSTA de cinema, irá, evidentemente, procurar saber mais sobre a sétima arte e vai buscar subsídios para ampliar seus conhecimentos. Assim, terá maior capacidade de avaliar, corretamente e de forma mais completa, a obra que irá assistir. Mas tudo isto feito de forma prazerosa, sem parecer trabalho escolar para ser entregue com prazo determinado.

Penso sinceramente que o Jack_Bauer está no caminho. Seu interesse pela sétima arte é um sintoma claro de que esta disposto a ser um cinéfilo. Bem vindo ao clube!

 

Link to comment
Share on other sites

Primeiro quero agradecer os elogios do Jac_Bauer e do Fernando. Obrigado a ambos.

Agora respondendo especificamente à pergunta: Como se fabrica um cinéfilo? Acredito que a pergunta - apesar da ironia ou uma brincadeira semântica' date=' me parece que a verdadeira razão para tal pergunta é saber como "se tornar um cinéfilo" ou ainda "O que é preciso fazer para ser um cinéfilo". Caso sejam estas tas as dúvidas reais do Jac_Bauer eu responderia da seguinte maneira:

Simplesmente gostar de cinema! Simples assim. Não precisa concordar com a opinião alheia ou saber, na ponta da língua, a filmografia completa  de Ingmar Bergmann ou comprar todos os DVDs musicais da Metro (bem que eu gostaria, claro!).

Quem GOSTA de cinema, irá, evidentemente, procurar saber mais sobre a sétima arte e vai buscar subsídios para ampliar seus conhecimentos. Assim, terá maior capacidade de avaliar, corretamente e de forma mais completa, a obra que irá assistir. Mas tudo isto feito de forma prazerosa, sem parecer trabalho escolar para ser entregue com prazo determinado.

Penso sinceramente que o Jack_Bauer está no caminho. Seu interesse pela sétima arte é um sintoma claro de que esta disposto a ser um cinéfilo. Bem vindo ao clube!

[/quote']

Moviola isso aí já foi falado aqui e no outro tópico. Prefiro achar que a "dúvida" do Jack é mesmo COMO se fabrica um cinéfilo, apesar que a frase grifada chega perto do cerne da pergunta.

Quanto à pergunta do tópico: Primeiro caso de ironia não intencional no fórum? Vai saber...

A quem eu posso chamar de cinéfilo? Talvez o Jack na sua suposta ignorância cinematográfica seja mais cinéfilo do que muitos que vemos por aqui, o seu gosto pela sétima arte não está vinculado a rótulos e não parece imperar nele a cultura comum de que determinado filme deve ser amado ou odiado em igual intensidade, ainda que no gosto por cinema a linha que separa o amor do ódio é tênue.

Talvez a pergunta devesse ser: Existe cinéfilo genuíno? Ou seríamos todos "fabricados"? (uma linha de montagem me vem à cabeça agora).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...