Jump to content
Forum Cinema em Cena

Como Se Fabrica um Cinéfilo?


Jack_Bauer
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Ok' date='eu falei merda.Pronto.smiley36.gif[/quote']

 

    Aí está a humildade de reconhecer q errou q falta a muitos aqui no CeC smiley32.gifsmiley32.gif...apesar q eu nem sei se vc errou, não assisti nenhum dos filmes q vc citou smiley36.gifsmiley36.gif

Mas não faz diferença se você viu ou não...

 

    Verdade, agora quem falou merda fui eu smiley36.gifsmiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ok' date='eu falei merda.Pronto.smiley36.gif[/quote']

    Aí está a humildade de reconhecer q errou q falta a muitos aqui no CeC smiley32.gifsmiley32.gif...apesar q eu nem sei se vc errou, não assisti nenhum dos filmes q vc citou smiley36.gifsmiley36.gif

Mas não faz diferença se você viu ou não...



    Verdade, agora quem falou merda fui eu smiley36.gifsmiley36.gif

Só dá merda... smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Desculpe, Nacka, mas eu tenho essa mania de falar "acho" pra tudo, mas nesse caso, eu posso ser mais enfático e dizer que, sim, tenho certeza.

Quando se fala "fabrica um cinéfilo", presume-se que pode pegar qualquer pessoa e transformá-la em cinéfilo, mas pra pessoa ser cinéfilo tem que admirar cinema, e nem todas as pessoas admiram cinema, e se não admira não tem jeito de ser um cinéfilo.

Jailcante2006-4-26 13:22:14
Link to comment
Share on other sites

Quando se fala "fabrica um cinéfilo"' date=' presume-se que pode pegar qualquer pessoa e transformá-la em cinéfilo, mas pra pessoa ser cinéfilo tem que admirar cinema, e nem todas as pessoas admiram cinema, e se não admira não tem jeito de ser um cinéfilo.

[/quote']

Em hipótese, eu posso admirar cinema e não ter saco nenhum para debater ou aprender sobre, seria eu um cinéfilo, já que admiro cinema? smiley5.gif

Não temos aí aqueles que vão com regularidade ao cinema mas, ao contrário de outros, descompromissadamente? A parte técnica do filme não lhe traz maiores satisfações do que a pipoca que rapidamente é devorada durante a sessão. O que são esses? O cinéfilo não seria aquele que reunindo algumas das qualidades já citadas aqui, também reconhecesse com humildade que está em permanente aprendizagem? Os donos da verdade nunca chegarão a este ponto já acham que têm escopo suficiente para rebater com uma crítica arrevesada as opiniões alheias.

 

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Jail' date='um admirador de cinema nasce com isso,depois é só uma questão de lapidar.Prá mim a pergunta do tópico está errada,deveria ser algo tipo "Como se molda um cinéfilo?"[/quote']

Ah.... mas a pergunta do tópico é a melhor coisa dele. smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quando se fala "fabrica um cinéfilo"' date=' presume-se que pode pegar qualquer pessoa e transformá-la em cinéfilo, mas pra pessoa ser cinéfilo tem que admirar cinema, e nem todas as pessoas admiram cinema, e se não admira não tem jeito de ser um cinéfilo.

[/quote']

Em hipótese, eu posso admirar cinema e não ter saco nenhum para debater ou aprender sobre, seria eu um cinéfilo, já que admiro cinema? smiley5.gif

Não temos aí aqueles que vão com regularidade ao cinema mas, ao contrário de outros, descompromissadamente? A parte técnica do filme não lhe traz maiores satisfações do que a pipoca que rapidamente é devorada durante a sessão. O que são esses? O cinéfilo não seria aquele que reunindo algumas das qualidades já citadas aqui, também reconhecesse com humildade que está em permanente aprendizagem? Os donos da verdade nunca chegarão a este ponto já acham que têm escopo suficiente para rebater com uma crítica arrevesada as opiniões alheias.

 

Isso está certo, porque segundo o Aurélio:

cinéfilo. [De cine + -filo².] Adj. e s.m. Que ou aquele que gosta muito de cinema.

Então, só basta gostar muito de cinema que já pode se considerar um cinéfilo.

Da minha parte, eu nunca procurei por esse título de "cinéfilo", mas se eu quissesse, se eu fizesse questão de me proclamar cinéfilo, eu iria me informar mais sobre cinema, estudar mais sobre o assunto e coisa e tal. Não que isso seja uma necessidade para se tornar cinéfilo, mas quando a gente gosta muito de uma coisa, uma coisa natural de se acontecer é se entregar mais aquilo que se gosta. Só isso.

Jailcante2006-4-28 15:59:24
Link to comment
Share on other sites

Post bagaceira impagável do Jack Bauer foi tirado lá das primeiras páginas do tópico... alguém pensa semelhante a ele? Em tempo, o risadinha admite não curtir filmes, o lance dele é seriado talvez alguém queira ir pro pau... smiley36.gif

 

   Então vamo bora' date=' já tô preparado p ser banido: smiley36.gif

- SDA - os 3 smiley11.gif

- Harry Potter - só o 2 é um pouco legal, e olhe lá smiley11.gif

- Matrix - os 3 smiley11.gif - Reconheço q o 1 revolucionou os efeitos especiais, mas mesmo assim não gosto do filme

- Quase todos de super-herói, só o Homem-aranha salva(smiley32.gif)smiley11.gif

- Moulin Rouge - TOSCO smiley11.gifsmiley11.gif

- O Tigre e o Dagrão - esse é o pior de todos smiley11.gifsmiley11.gifsmiley11.gif

- Chicago vomit-smiley-007.gif

- Blade Runner - esse eu nem ia colocar, mas olhei o topico do Filmex Seriados, e em homenagem ao Fulgora eu coloquei smiley36.gif

- Titanic - é bonzinho, mas enjoa muito rápidovomit-smiley-007.gif

- Insonia - esse filme é chato p kct!!

- Cop Land -  vixi, e esse então, HORRÍVEL!!!

- Para encurtar a bagaça, ODEIO qualquer filme preto e branco e com histórias medievais, q falem de reis ou de qualquer outro individuo baitola segurando a espadasmiley36.gif, com exceção p Coração Valente smiley32.gif

   Vixi, tem mais um monte, mas vamos ficar por aqui, se eu lembrar outros eu coloco....Bauer já se prepara p o xingamento boxing.gif
[/quote']
Link to comment
Share on other sites

Agora olhem os que o cara gosta, sem medo de ser feliz:

Agora os q eu gosto: smiley4.gif(Vixi' date=' agora sim eu vou ser xingado smiley36.gif)

- Eu, Robô - meu preferido smiley4.gif

- American Pie - os 3 - o 3º é o mais chatinho, mas mesmo assim é legal smiley32.gif

- Pânico - os 3 - o 1º é o melhor disparado smiley32.gif

- Collateral - Jamie Foxx rules!!!! smiley32.gifsmiley32.gifsmiley32.gif

- Coração Valente smiley32.gifsmiley32.gif

- Cidade de Deus smiley32.gifsmiley32.gif

- Carandiru smiley32.gifsmiley32.gif

- Menina de Ouro smiley32.gif

- Construindo uma Carreira - sim, eu gosto smiley36.gif

- O Auto da Compadecida smiley32.gif


  Bom, esses são alguns q eu lembro, mas geralmente se o filme tiver um tema jovem, geralmente aqueles filme q nem American Pie, eu gosto smiley36.gif [/quote']
Link to comment
Share on other sites

Primeiro quero agradecer os elogios do Jac_Bauer e do Fernando. Obrigado a ambos.

Agora respondendo especificamente à pergunta: Como se fabrica um cinéfilo? Acredito que a pergunta - apesar da ironia ou uma brincadeira semântica' date=' me parece que a verdadeira razão para tal pergunta é saber como "se tornar um cinéfilo" ou ainda "O que é preciso fazer para ser um cinéfilo". Caso sejam estas tas as dúvidas reais do Jac_Bauer eu responderia da seguinte maneira:

Simplesmente gostar de cinema! Simples assim. Não precisa concordar com a opinião alheia ou saber, na ponta da língua, a filmografia completa  de Ingmar Bergmann ou comprar todos os DVDs musicais da Metro (bem que eu gostaria, claro!).

Quem GOSTA de cinema, irá, evidentemente, procurar saber mais sobre a sétima arte e vai buscar subsídios para ampliar seus conhecimentos. Assim, terá maior capacidade de avaliar, corretamente e de forma mais completa, a obra que irá assistir. Mas tudo isto feito de forma prazerosa, sem parecer trabalho escolar para ser entregue com prazo determinado.

Penso sinceramente que o Jack_Bauer está no caminho. Seu interesse pela sétima arte é um sintoma claro de que esta disposto a ser um cinéfilo. Bem vindo ao clube!

[/quote']

Moviola isso aí já foi falado aqui e no outro tópico. Prefiro achar que a "dúvida" do Jack é mesmo COMO se fabrica um cinéfilo, apesar que a frase grifada chega perto do cerne da pergunta.

Quanto à pergunta do tópico: Primeiro caso de ironia não intencional no fórum? Vai saber...

A quem eu posso chamar de cinéfilo? Talvez o Jack na sua suposta ignorância cinematográfica seja mais cinéfilo do que muitos que vemos por aqui, o seu gosto pela sétima arte não está vinculado a rótulos e não parece imperar nele a cultura comum de que determinado filme deve ser amado ou odiado em igual intensidade, ainda que no gosto por cinema a linha que separa o amor do ódio é tênue.

Talvez a pergunta devesse ser: Existe cinéfilo genuíno? Ou seríamos todos "fabricados"? (uma linha de montagem me vem à cabeça agora).

Também me veio à cabeça esta questão que levantastes. Respondendo a esta questão eu diria que cinéfilo fabricado não existe. Por uma  razão: Ou a pessoa gosta de cinema e sente enorme prazer em assistí-lo, ou não. Imagine sofrer a vinda inteira por ter que parecer ser um cinéfilo assistindo horas intermináveis de filmes quando poderia estar jogando bola, fazendo alpinismo ou bebendo no bar da esquina.

Seria muito sofrimento para uma pessoa ter que ser cinéfilo de vitrine somente para se exibir numa roda de amigos. Além de ser uma grande perda de tempo e energia.

Imagine se eu iria gostar de parecer ser um grande conhecedor de futebol e ter que assistir, domingo à noite,  aqueles intermináveis, cansativos e monótonos programas esportivos; saber de cor e salteado a escalação brasileira da copa de 70, ou o que é pior, ter que assistir um jogo de futebol inteiro e saber quando ocorreu, ou não, impedimento.  Deus me livre!!!!!!!

Eu preciso dizer, de novo, que concordo e discordo do Moviola... smiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Como se fabrica um "seriófilo"? Como se fabrica um noveleiro? Para que essa pergunta, afinal? Ou o cara gosta de filmes ou não gosta.  Talvez seja questão de prática: quanto mais veja, mais você goste (o mesmo vale pra séries, novelas). Vejo pelo meu caso: não tenho muita paciência (nem tempo) para ficar seguindo séries. Prefiro o tempo determinados dos filmes: você conhece o começo, meio e fim no mesmo dia. Agora, séries e novelas, são deveras cansativos (a última série que assisti religiosamente foi a insuperável Arquivo X).  Eu não perco tempo tentando gostar de novelas. É o caso de você se perguntar: gosto de filmes? Se a resposta for positiva, a prática poderá fazer de você um cinéfilo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu estou querendo saber é como se "desfabrica um cinéfilo"' date=' afinal essa brincadeira não fica barata, sem contar o tempo que se perde lendo sobre filmes, atores, diretores, críticas, etc.smiley2.gif[/quote']

Então ADLIZ tá afim de fazer um troca-troca (no bom sentido) eu quero ter um pouco mais de convicção sobre os filmes q eu assisto e vc quer perder a sua ''cenefilidade'' então nós poderiamos fazer uma troca de experiênciassmiley2.gif 

O q vc acha?smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu estou querendo saber é como se "desfabrica um cinéfilo"' date=' afinal essa brincadeira não fica barata, sem contar o tempo que se perde lendo sobre filmes, atores, diretores, críticas, etc.smiley2.gif[/quote']

Então ADLIZ tá afim de fazer um troca-troca (no bom sentido) eu quero ter um pouco mais de convicção sobre os filmes q eu assisto e vc quer perder a sua ''cenefilidade'' então nós poderiamos fazer uma troca de experiênciassmiley2.gif 

O q vc acha?smiley36.gif

Pode ser, mas não tenho a menor idéia de como isso poderia ocorrer. Quanto a convicção sobre os filmes que assite eu sugiro o seguinte:

1. Assista filmes de acordo com seu humor;

2. Não se deixe influênciar pelas críticas e comentários(boas/más) sei que é difícil, pondere.

3 Um bom ator/atriz, diretor nem sempre é garantia de uma boa produção;

4. procure ser eclético sem desvalorizar seu(s) genêros preferidos;

Tem mais coisas... porém esse é o basicãosmiley2.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 

Post bagaceira impagável do Jack Bauer foi tirado lá das primeiras páginas do tópico... alguém pensa semelhante a ele? Em tempo' date=' o risadinha admite não curtir filmes, o lance dele é seriado talvez alguém queira ir pro pau... smiley36.gif

 

   Então vamo bora, já tô preparado p ser banido: smiley36.gif

- SDA - os 3 smiley11.gif

- Harry Potter - só o 2 é um pouco legal, e olhe lá smiley11.gif

- Matrix - os 3 smiley11.gif - Reconheço q o 1 revolucionou os efeitos especiais, mas mesmo assim não gosto do filme

- Quase todos de super-herói, só o Homem-aranha salva(smiley32.gif)smiley11.gif

- Moulin Rouge - TOSCO smiley11.gifsmiley11.gif

- O Tigre e o Dagrão - esse é o pior de todos smiley11.gifsmiley11.gifsmiley11.gif

- Chicago vomit-smiley-007.gif

- Blade Runner - esse eu nem ia colocar, mas olhei o topico do Filmex Seriados, e em homenagem ao Fulgora eu coloquei smiley36.gif

- Titanic - é bonzinho, mas enjoa muito rápidovomit-smiley-007.gif

- Insonia - esse filme é chato p kct!!

- Cop Land -  vixi, e esse então, HORRÍVEL!!!

- Para encurtar a bagaça, ODEIO qualquer filme preto e branco e com histórias medievais, q falem de reis ou de qualquer outro individuo baitola segurando a espadasmiley36.gif, com exceção p Coração Valente smiley32.gif

   Vixi, tem mais um monte, mas vamos ficar por aqui, se eu lembrar outros eu coloco....Bauer já se prepara p o xingamento boxing.gif


    Pô, olha só o Nacka me zuando smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif...eu nem tinha visto isso smiley36.gifsmiley36.gif...Nacka, sabe q o meu gosto por filme melhorou um pouco desde o começo do tópico, hoje em dia eu gosto de assistir filmes tb, e até tenho assistido em demasia, e não só filmes hollywoodianos, tenho assistido mais filmes Europeus, achei maneiro esses filmes (a putaria é mais liberadasmiley4.gifsmiley36.gifsmiley36.gif), além de ter roteiros muito bem bolados quase sempre...rapaz, essa lista aí acima tá dificil de engolir hein smiley36.gifsmiley36.gif...a maioria deles eu ainda não gosto smiley36.gifsmiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Imagine se eu iria gostar de parecer ser um grande conhecedor de futebol e ter que assistir' date=' domingo à noite,  aqueles intermináveis, cansativos e monótonos programas esportivos; saber de cor e salteado a escalação brasileira da copa de 70, ou o que é pior, ter que assistir um jogo de futebol inteiro e saber quando ocorreu, ou não, impedimento.  Deus me livre!!!!!!!

[/quote']

 

    Moviola, isso ficou muito gay smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif...ficou parecendo aquelas bibas falando: "Futebol? Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii q nojo!!" smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

Jack_Bauer2006-6-19 4:38:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

    Será q o Enxak-Elvis vai conseguir fabricar um cinéfilo aqui no CeC com o jogo CINÉFILO? smiley4.gif...é esperar p ver!...Pensa só se o Graxinha ganha o jogo' date=' vixi maria, haja aguentar o pato inútil smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif [/quote']

Não será uma tarefa fácil,mas acredito que conseguirei.''E só não errar na dosagem dos ingredientes necessários.smiley36.gif

Aliás,alguém já respondeu a pergunta desse tópico entre essas páginas todas,algum já se revelou ser mesmo um cinéfilo-fabricado,ou coisas do tipo? Deixei de acompanha-lo depois de um tempo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...