Jump to content
Forum Cinema em Cena

Como Se Fabrica um Cinéfilo?


Jack_Bauer
 Share

Recommended Posts

  • Members

Quando se fala "fabrica um cinéfilo"' date=' presume-se que pode pegar qualquer pessoa e transformá-la em cinéfilo, mas pra pessoa ser cinéfilo tem que admirar cinema, e nem todas as pessoas admiram cinema, e se não admira não tem jeito de ser um cinéfilo.

[/quote']

Será? Prometo entregar pra vcs,dentro de 7 semanas,um cinéfilo novinho em folha.smiley4.gifsmiley36.gif

Acompanhem O CINÉFILO: http://www.cinemaemcena.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=115 36&PN=1&TPN=1

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Primeiro tem que realmente gostar de cinema, mas estou me referindo à ARTE do cinema, não apenas gostar de assistir uns filminhos para se divertir como a maioria das pessoas. Ou seja, assistir filme como uma arte, seja ela de qual tipo for.

Segundo, tem que amar cinema em sua essência, enxergá-lo não apenas como uma historinha, e sim no seu todo.

Terceiro ler sobre o assunto, se interar sobre tudo (ou quase tudo) que acontece neste mundo.

Mas o princípio mais importante é que não dá para se fabricar um cinéfilo, assim como não dá para se fabricar um seremaníaco, um bibliófilo, enfim, para ser um amante de qualquer coisa tem que primeiramente AMÁ-LA.

Um exemplo prático é quando vemos aquelas pessoas (na maioria mulheres) que tentam ao máximo fingir que gostam de futebol, mas não aguentam assistir nem meia hora da partida. É o que vemos esses dias nas ruas: um monte de gente vestida de verde-amarelo, porém a maioria nem entende do assunto.

Então, concluindo: ninguém se transforma em cinéfilo, a pessoa o é por natureza e paixão.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Bauer' date=' tu não gosta de Blade Runner?

Confesso que Não lembro de mais ninguém...

 

[/quote']

    Confesso p vc q eu nunca assisti, eu só coloquei ele aí pq na época q eu fiz essa lista, tava tendo uma discussão no Geral no tópico "Filme X Seriado", e o Fulgora era um dos q mais defendia filmes, e sempre citava o Blade Runner, então eu coloquei ele nessa lista só p sacanear ele smiley36.gifsmiley36.gif...eu sempre ouvi falar muito bem desse filme, tenho curiosidade de assistir, o difícil é achar esse filme por aqui

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi Blade Runner uma única vez' date='há muito tempo atrás,e lembro que dormi na metade.Mas na época eu ainda não tinha sido iluminado pelo Filme Salvador...smiley36.gif Gostaria muito de reve-lo.[/quote']

Blade Runner dá um CORO em Beleza Americana smiley36.gif.

E pior que já vi o argumento contra o filme: "Ah, esse filme não pode atender a proposta, brega desse jeito".

smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Mas o princípio mais importante é que não dá para se fabricar um cinéfilo' date=' assim como não dá para se fabricar um seremaníaco, um bibliófilo, enfim, para ser um amante de qualquer coisa tem que primeiramente AMÁ-LA.

Um exemplo prático é quando vemos aquelas pessoas (na maioria mulheres) que tentam ao máximo fingir que gostam de futebol, mas não aguentam assistir nem meia hora da partida. É o que vemos esses dias nas ruas: um monte de gente vestida de verde-amarelo, porém a maioria nem entende do assunto.

Então, concluindo: ninguém se transforma em cinéfilo, a pessoa o é por natureza e paixão.

[/quote']

Será que não dá mesmo? Depois do game O Cinéfilo eu já não sei mais de nada...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que eu me enquadraria como cinéfila:

 

Uma vez por semana vou à locadora pegar uns 05, 06 DVDs;

Gosto praticamente de todos os gêneros (sendo que o musical aprendi a gostar depois de Moulin Rouge e Chicago);

A cada filme assistido, anoto num caderninho o título, atores principais e a nota de 0 a 7; levando em conta o enredo, o desenrolar da estória, montagem, o desempenho dos atores, e seu desfecho;

Meus critérios de escolha de filmes: leio a sinopse, a crítica e quem faz parte do elenco;

Não consigo ficar sem assistir a nenhum filme e às vezes reassisto algum que curti bastante (como costumo dizer filmes que ficaram na história)

Então, acho que sou cinéfila...smiley1.gif

Acho que se uma pessoa curte filmes sem fazer esforço é o principal passo para se tornar um cinéfilo. Se não curte e assistir filmes só para dizer que assistiu, apenas será um crítico medíocre...

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • Members

Acredito que todos somos cinéfilos fabricados.

 

Falar que existem cinéfilos puro-sangue seria dizer que o gosto por filmes, sua história e crítica nasce com a pessoa, o que não é verdade. O gosto pelas coisas faz parte da história sócio-cultural de cada um, que é construída experimentalmente na vida.

 

Óbvio que algumas pessoas, ao desenvolverem o gosto por qualquer arte, terão mais facilidade de se expressar no momento em que irão debater sobre ela. Isto significa que, apesar de todas as nossas características culturais serem "fabricadas" ao longo da vida, a facilidade ou não com a qual lidamos com elas dependem de questões individuais, pessoais e limitadoras. Só para exemplificar, vc pode se descobrir um cinéfilo durante a vida, apreciar o cinema, sua história e sua crítica, mas seu sucesso como um receptor artístico ou como um produtor não dependerá apenas desta descoberta. Dependerá também de sua capacidade de se expressar, das horas que você passará estudando este assunto, do ambiente que te envolve, etc.

 

Fabricam-se cinéfilos, acredito. Mas alguns "fabricados" não terão a qualidade ISO jamais, pois são limitados por sua experiência de vida, por sua mentalidade, por seu ambiente, enfim.
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

UP!

 

Retirando do limbo esse tópico que me serviu de inspiração para criar "O Cinéfilo":

Pois é' date='acho que até agora ninguém respondeu de forma contundente à questão levantada pelo Bauer...Existe,como disse o Nacka,o "Cinéfilo-Puro Sangue",ou todos somos,no final das contas,cinéfilos fabricados?
[/quote']

 

Como já disseram, não existe "cinéfilo puro-sangue", não sei como seria para classificar alguém assim...
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

    Vixi maria, esse tópico ainda existe?? 1306...o Grande Baiana do Nacka deve ser p mim, acho q não vou falar obrigado por motivos óbvios 0606

 

    Vi um filme ontem q me fez pensar do pq de tanta adoração por filmes mais antigos, coisa q não tinha reparado antes, filme esse que foi O Poderoso Chefão. Achei o filme simplesmente impecável, típico filme q desperta a vontade de querer saber mais sobre o cinema.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
    Vixi maria' date=' esse tópico ainda existe?? 1306...o Grande Baiana do Nacka deve ser p mim, acho q não vou falar obrigado por motivos óbvios 0606

    Vi um filme ontem q me fez pensar do pq de tanta adoração por filmes mais antigos, coisa q não tinha reparado antes, filme esse que foi O Poderoso Chefão. Achei o filme simplesmente impecável, típico filme q desperta a vontade de querer saber mais sobre o cinema.

[/quote']

 

Opa!

 

Há uma salvação! 16

 

Topa ser o único participante de "O Cinéfilo 3", uma espécie de "intensivão", Bauer? 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

    Vixi maria' date=' esse tópico ainda existe?? 1306...o Grande Baiana do Nacka deve ser p mim, acho q não vou falar obrigado por motivos óbvios 0606

 

    Vi um filme ontem q me fez pensar do pq de tanta adoração por filmes mais antigos, coisa q não tinha reparado antes, filme esse que foi O Poderoso Chefão. Achei o filme simplesmente impecável, típico filme q desperta a vontade de querer saber mais sobre o cinema.

[/quote']

 

Opa!

 

Há uma salvação! 16

 

Topa ser o único participante de "O Cinéfilo 3", uma espécie de "intensivão", Bauer? 06

 

    Topo 16160606...eu não consigo não topar, é mais forte do que eu 0606

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho que um ponto negativo disso' date=' agora que to me dedicando a estudar cinema em casa é você começar a ver os filmes com olhos mais técnicos. As vezes você quer apenas ver o filme, mas não consegue, começa a reparar demais nas atuações, na arte, na fotografia ... aff ... isso as vezes encomoda.12

[/quote']

Isso não me incomoda nem um pouco...Tem vários filmes q se tornaram mais

agradáveis de assistir a partir do momento em q eu desenvolvi a

capacidade de avaliar o trabalho dos atores. Os Bons Companheiros ficou mais interessante qnd eu aprendi a perceber a direção de Scorsese (o mesmo aconteceu com outros filmes). Eu passei a dar mais valor do q eu já dava a certos desenhos animados, quando comecei a perceber a qualidade dos backgrounds, da trilha sonora, da animação... Eu jamais diria q isso incomoda.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parace q a maioria dos cinéfilos aqui vive esse problema de assistir filmes q não querem ver só pq os amigos insistem. Eu não iria de jeito nenhum, mesmo q insistissem muito 07. Meus amigos não gostam de ir ao cinema, mas eu já tive uma amiga q gostava. Ela queria q a gente fosse ver Xuxa e os Duendes smiley24. Eu não fui.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

06

 

Xuxa e os duendes é dose.

 

Mas tipo, sempre tento puxar prum filme mais amêno, induzir um filme que eu engula mais. Mas as vezes não dá. Fui assistir homem aranha 3 com o coração na mão de pagar 16 reais na entrada, masi pipocas etals, olha, foi uns 30 reais, pra assistir uma merda de filme que não acabava nunca.

 

Não que esses amigos gostem muito de ir ao cinema, eles na verdade nem gostam muito, mas as vezes é o unico jeito de reunir todo mundo, é o jeito mais fácil, já qur todo mundo trabalha demais e estuda ...

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...