Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2008: Previsões


studioworks
 Share

Recommended Posts

  • Members

Sem tem um filme que não teve sua candidatura abalada pela esnobada do SAG, esse filme atende por There Will be Blood. Com apenas dois personagens relevantes, e disputando vaga com filmes de elencos pomposos, Blood não tinha vez.

No mais:

 

Mesmo acreditando que 2008 marcará o ano de maior discordancia entre as escolhas da AMPAS e do SAG, o Sindicato dos Atores não tem sua influência abalada.

Considerável parcela dos votantes do sindicato vota também no Oscar, e embora cada categoria do Oscar seja decidida apenas por seus respectivos profissionais (diretor de arte vota em direção de arte; técnico de som vota em ed. e mix. de som ETC.), todos votam para Melhor Filme.

E qual dos departamentos da AMPAS "abriga" a grande maioria dos votantes?
Sim. O dos atores.


Então podemos dizer que Juno, notoriamente no front da corrida ao ouro mas esnobado pelo SAG, está seriamente ameaçado por Into the Wild e American Gangster.

 

Laura Linney de fato ficou na promessa, justamente por uma das atuações mais elogiadas de sua carreira, se não a mais aclamada. Créditos para o saudoso Tom O´Neill, do LA Times, que após conferir The Savages bateu o martelo: A atuação de Linney é tão introspectiva, tão minuciosa e sem arroubos dramáticos; tão sensacional quanto contida, que no final das contas nem parece que ela está atuando.
O que isso significa? Indiferença das premiações.

Queridinho da crítica e o segundo mais indicado do SAG, No Country for Old Men é definitivamente o filme a ser batido, a despeito de "revezamento" de generos, ao qual a Academia é muito dada, e qualquer histórico. É por isso que toda regra tem sua exceção.

 

Tommy Lee Jones mostra-se uma possibilidade concreta de indicação pelo filme dos Coen. Pura matemática: duas atuações elogiadas no ano (+). Uma aclamada (+), outra nem tanto (-), mas a mais aclamada foi no filme q optaram por ignorar (-). Sendo Jones dos mais respeitados atores de Hollywood (+), pq não aboná-lo pelo filme que escolheram para amar (+)?

 

Que a Disney priorize bilheteria é até plausivel, mas a ausencia de Amy Adams no SAG definitivamente complicou sua vida. Ela tinha como grande obstáculo a "natureza" de Encantada, que no SAG poderia encontrar um “atalho” quase certo para transpor esse empecilho... No final das contas, os contras (o gênero do filme) podem pesar mais que os prós (indicação ao GG e ao BFCA). Mas uma vez fora do SAG, qualquer sentimento de “obrigatoriedade implícita em indicá-la mediada por unanimidade (indicação aos principais prêmios)”, passa a inexistir... o que pode vir a calhar aos votantes...

... Que têm tudo para consagrar Cate Blanchett como a primeira atriz da História do Cinema indicada duplamente pelo mesmo papel. Ressurgida do nada, Blanchett emplacou indicações por sua Elizabeth ás três principais premiações às quais um ator aspira na corrida pelo Oscar: BFCA, GG e SAG.
No melhor e mais festejado momento de sua carreira, Blanchett TEM TUDO para emplacar indicação dupla no Oscar 2008. Esperta essa tal de Academia: Provavelmente não a premiará, mas de uma só tacada concederá à atriz um feito único e outro muito restrito: indicação dupla numa mesma edição.

Ryan Gosling e Catherine Keener dependem somente de boa vontade para emplacar sua segunda, e consecutiva, indicação.

 

 

E o Rike respira aliviado. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Holbrook está em Na Natureza Selvagem, que parece ser um filme admirado pelos atores em geral, e é uma das típicas vagas destinadas ao veterano nunca antes indicado. E sua participação, dizem, é terna e comovente. Co-estrelar num forte candidato a (indicação de) Melhor Filme deve ajudar.

 

Ele não é lock de jeito nenhum, mas parece uma leve ameaça à presença de Wilkinson.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que eu saiba o feito de Cate Blanchett não é único. Bing Crosby não conseguiu ser indicado pelo papel do padre tanto por O Bom Pastor quanto por Os Sinos de Santa Maria? O mesmo papel, num filme do mesmo diretor... mas realmente é um feito pioneiro por ela ser uma mulher. Só pra esclarescer, hehe.

 

E Ronny, gostei do seu insight sobre There Will be Blood, mas vc não acha que Juno sofre do mesmo problema no SAG? Só 2 atores comentados no filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só por Deus. A Academia tem cada uma que não dá pra acreditar. Mas não podemos descartar essa hipótese Ronny. Só acho que seria muito injusto se ele for indicado como uma recompensa por sua não-indicação por IN THE VALEY OF ELLAH.

 

CHARLIE WILSON'S WAR já pode ser totalmente descartado (se já não estava né? ehhehhe), afinal o filme já começou a receber várias críticas negativas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Quem está mal de críticas é The Bucket List, ao contrário de... Sangue Negro! Capaz de ficar com uma porcentagem equivalente a de Onde os Fracos Não Têm Vez no RT.

critics_tomatometer_fresh.gif


96%

tomatometer_bar_left.gif

tomatometer_bar_top.gif

tomatometer_bar_bottom.gif

Reviews Counted: 26
Fresh: 25 Rotten: 1
Average Rating: 8.3/10

[/quote']

 

 

E o único rotten é do polêmico Ed Gonzalez, crítico que eu já cheguei a odiar, mas que as vezes parece ser um dos únicos com senso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Que eu saiba o feito de Cate Blanchett não é único. Bing Crosby não conseguiu ser indicado pelo papel do padre tanto por O Bom Pastor quanto por Os Sinos de Santa Maria? O mesmo papel' date=' num filme do mesmo diretor... mas realmente é um feito pioneiro por ela ser uma mulher. Só pra esclarescer, hehe.

 

E Ronny, gostei do seu insight sobre There Will be Blood, mas vc não acha que Juno sofre do mesmo problema no SAG? Só 2 atores comentados no filme.

 

[/quote']

 

Mas ela não seria a primeira ATRIZ?

Tem também o Al Pacino por Poderoso Chefão.

 

Aliás, alguém conseguiu encontrar algum ator que já tenha sido indicado por interpretar uma mulher? Não valendo o Dustin Hoffman ou o John Lithgow.

thalesgn2007-12-20 22:45:50

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Falando em Jennifer Hudson' date=' ela sumiu legal... é nisso no que dá para dar um Oscar para uma ex-Idol que resolveu atacar de atrizinha... [/quote']

 

 

 

Ela estreará dois filmes em 2008. Winged Creatures, que tem boas chances no Oscar e Sex and the City: The Movie, que tem boas chances de ir bem na bilheteria. A carreira dela vai bem obrigado sim.

 

Pois é, filmes demoram pra ser feitos. Depois de ganhar o Oscar ela entrou em outros projetos, que obviamente ainda não ficaram prontos.

 

E mesmo que ela nunca mais fizesse outro filme, o que tem a ver uma coisa com a outra? Ela ganhou o Oscar por um filme especifico, não pelo conjunto da carreira.09

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei que muitos front-runners se prejudicaram com estas indicações. Primeiramente, a não indicação de Max Von Sydow por The Diving Bell and the Butterfly é um risco. Juno, só com Ellen Page, também está comprometido. Atonement e Sweeney Todd se prejudicaram por causa das distribuidoras. Tudo está embaralhado agora! Mas, eu acredito que o Oscar nunca estará tão óbvio. Se No Country for Old Men não vencer... Será absolutamente bizarro!

Foi confirmado pelo LA TIMES que Atonement não chegou a tempo aos membros do SAG.

According to the LA Times, the DVD screeners for "Atonement" went out near the end of SAG's nomination process. If a substantial portion of the SAG nominating committee didn't see the film, then all may not be lost.

Isto pode prejudicar, e MUITO a campanha do filme. Focus Features foi muito burra. Ah. E um fato interessante. Keira Knightley não foi indicada ao SAG por Orgulho e Preconceito. Será que ela ainda é queridinha na AMPAS? 1306
Link to comment
Share on other sites

O SAG realmente complicou tudo... mas acho que esse vai ser um ano como aquele em que eles acertaram no máximo 3/5 dos indicados, a verdade é que No country não só é o favorito a vencer como também o único lock 100 %¨da categoria. E lembrar que até menos de um mês atrás aquele povo andava dizendo que não ia nem ser indicado 06

 

Eu acho que entra:

 

No Country for old men

There Will be Blood

Atonement

Into the Wild, ou Juno, caso o apelo popular continue se fortalecendo nas próximas semanas e passe a frente do filme do Penn pelos sindicatos

E Sweeney todd, provavelmente...

 

Ficou quase igual a lista do Historiense
Beckin2007-12-21 01:01:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não acharia nem um pouco bizarro se No Country não vencer. O filme tem 100% de lock em indicação mas muito longe de 100% na vitória. Algum filme pode surpreender vencendo o SAG de elenco, ou o PGA ou até mesmo o DGA. No Country é hoje o favorito, mas ele pode perder o trono.

 

Ps: Eu ainda acho que Atonement vencerá o Oscar. Mas com bem menos certeza de há uma semana. 06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho muito complicado NCFOM perder o favoritismo, Sync. É unanimidade! Nem o ano passado estava assim. Talvez, agora, o único que possa oferecer certa ameaça é Into the Wild (A Academia adora Sean Penn).

 

Eu ainda não acredito na indicação de Atonement. Nunca acreditei para falar a verdade. E se não for indicado ao DGA e nem vencer algum prêmio no GG... Adeus Oscar. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei que muitos front-runners se prejudicaram com estas indicações. Primeiramente' date=' a não indicação de Max Von Sydow por The Diving Bell and the Butterfly é um risco. Juno, só com Ellen Page, também está comprometido. Atonement e Sweeney Todd se prejudicaram por causa das distribuidoras. Tudo está embaralhado agora! Mas, eu acredito que o Oscar nunca estará tão óbvio. Se No Country for Old Men não vencer... Será absolutamente bizarro!

Foi confirmado pelo LA TIMES que Atonement não chegou a tempo aos membros do SAG.

1. According to the LA Times, the DVD screeners for "Atonement" went out near the end of SAG's nomination process. If a substantial portion of the SAG nominating committee didn't see the film, then all may not be lost.[/quote]

 

2. Isto pode prejudicar, e MUITO a campanha do filme. Focus Features foi muito burra. Ah. E um fato interessante. Keira Knightley não foi indicada ao SAG por Orgulho e Preconceito. Será que ela ainda é queridinha na AMPAS? 1306

 

1. putz! só poderia ter uma explicação bizarra pra atonement não ser indicado em melhor elenco, atuações, etc, (o mesmo acontecendo com sweeney todd), ..., então quer dizer q ele volta a ser 1 dos favoritos ao oscar?! senão o maior? nãooooooooooooooooooooooo 06

 

2. com mais 1 mês de tempo pra todo mundo poder assistir o filme antes da votação no final de janeiro? não creio
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho muito complicado NCFOM perder o favoritismo' date=' Sync. É unanimidade! Nem o ano passado estava assim. Talvez, agora, o único que possa oferecer certa ameaça é Into the Wild (A Academia adora Sean Penn).

 
/QUOTE']

 

Unanimidade de crítica Rike. Mas unanimidade de crítica também foi Sideways e Brokeback Mountain. No Country não vencerá o Oscar só levando os prêmios da crítica.

 

Ele precisa ter um prêmios "guilds ou globes" em seu prêmios.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desejo e Reparação têm de ser indicado ao premio do sindicato dos diretores pra concorrer ao Oscar; caso contrário, roda! Tá muito enfraquecido!

Pra melhor filme, acho que só Onde os Fracos Não Têm Vez e  There Will Be Blood  estão certos. Into the Wild, que também precisa de um sindicato dos diretores pra se firmar vêm atrás, seguido por Desejo e Reparação e deixando a briga pela última vaga para Juno, Conduta de Risco ou Sweeney Tood (que nao tem cara de Oscar!). De qualquer parece ser um Oscar impresivel e emcionante no que diz respeito a vitória. Que bom!

 

Estou surpreso com as chances de indicação de Angelina Jolie. De qualquer forma, o Oscar que Julie Christie já tem deixa uma possibilidade de vitória para Ellen Page. Marion Cottillard não vai passar de indicação e pra ultima vaga torço mais por Amy Adams que Cate Blanchet - apesar de ser fã da segunda, fiquei encantado (!) com a moça da disney.

 

Da briga entre Javier Bardem e Casey Affleck, o veterano e admirado senhor Tom Wilkson pode ser a alternativa de vitória. O mesmo pode se repetir em coadjuvante, com a também admirada Tilda Swinton se beneficiando da boa briga entre Cate Blanchett e Amy Ryan. Mas não não esqueçamos do querido astro ainda não premiado John Travolta, mas ele não está tão certo.

 

Daniel Day Lewis, que já têm um, só terá concorrente com chances reais de vencê-lo em George Clooney, que também já têm, mas como coadjuvante. A não ser que a Academia surpreenda querendo reverenciar a ascensão de Viggo Mortensen ou Ryan Gosling (que ñ está tão certo, pelo menos não tão quanto a zebra mais esperada Emile Hirsch). E o que aconteceu com Johnny Deep?

 

Pra diretor os irmãos Coen devem ganhar, a não ser que There Will Be Blood e Into the Wild crescam mais e alavanquem seus diretores. Considerando Atonement carta fora do baralho, o lado mais alternativo da categoria deve ser de Sidney Lumet, O Escafandro e a Borboleta ou ainda Todd Haynes, sobrando os dois ultimos caso Atonement se reerga.
comunicador2007-12-21 01:52:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho muito complicado NCFOM perder o favoritismo' date=' Sync. É unanimidade! Nem o ano passado estava assim. Talvez, agora, o único que possa oferecer certa ameaça é Into the Wild (A Academia adora Sean Penn).

 
/QUOTE']

Unanimidade de crítica Rike. Mas unanimidade de crítica também foi Sideways e Brokeback Mountain. No Country não vencerá o Oscar só levando os prêmios da crítica.

Ele precisa ter um prêmios "guilds ou globes" em seu prêmios.

 

isso aí, e 2 meses ainda falta muito, tudo pode mudar como já aconteceu tantas outras vezes
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...