Jump to content
Forum Cinema em Cena

Capitu - Minissérie Globo


Barbie
 Share

Recommended Posts

  • Replies 72
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 Gostei do 1º capitulo.  Boas atuações, otimo cenario  e figurinos. Estão de fato levando a obra do Machado quase linha por linha(inclusive literalmente  em alguns casos) para as telas.

 A unica reclamação q tenho há fazer é q em alguns momentos a camera se move de maneira tão confusa q chega a deixar tonto.

 Pra q caprichar tanto na decoração do palco, se é pra ninguem ver direito?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu adorei o primeiro capítulo, as atuações dos intérpretes de Bentinho estão ótimas! Os cenários estão lindos, e não percebi esta movimentação confusa de câmera não, Questão.

Me emocionei com o texto do Machado sendo retratado à rigor, amo este livro!

E realmente a Globo sempre merece parabéns ao colocar projetos tão experimentais no ar.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Em varios momentos issso pode ser percebido URSA, varios jogos de close excessivamente rapidos, q realmente confundem, e q não tem nenhuma finalidade, já q nada se vê.

 Siceramente, não sou fã de DOM CASMURRO, ele esta na categoria "Classicos que não me servem06 .

Sou muito mais MEMORIAS POSTUMAS ou O ALIENISTA.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Gostei mais do 2º capitulo. Os problemas com a camera q notei no Cap 1 desapareceram. Embora pequena, a participação de Eliane Giardini esta otima. Ela cabe muito bem na interpretação teatral q a proposta da miniserie exige.

 A atriz q faz a jovem capitu tambem esta muito bem, parece q a moça tem futuro na profissão.

 O ator q faz o jovem Bentinho é q decaiu um pouco no 2º ep, mas nada q prejudique.

 Destaque para a cena em q o jovem e velho Bentinho contracenam, após o beijo de Capitu.

 Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Em varios momentos issso pode ser percebido URSA' date=' varios jogos de close excessivamente rapidos, q realmente confundem, e q não tem nenhuma finalidade, já q nada se vê.

 Siceramente, não sou fã de DOM CASMURRO, ele esta na categoria "Classicos que não me servem06 .

Sou muito mais MEMORIAS POSTUMAS ou O ALIENISTA.

 

Valeu16
[/quote']

 

Memórias Póstumas é o melhor pra mim... Seguido de O Alienista... Mas, falar q Dom Casmurro não serve... Aí já é demais...11

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou adorando a série! 01

 

Os atores que interpretam Bentinho e Dom Casmurro são fantásticos! O garoto transmite com perfeição a adolescência pueril da época e o ciúme por Capitu...já Michel Melamed como Dom Casmurro é incrível, domina cada cena, a série é deles!

 

Todos os outros coadjuvantes também estão ótimos, destaque para José Dias, já a Capitu, a menina é boa tendo em vista que não era atriz, mas não convence muito como adolescente.

 

Eu adoro Machado, li quase todas as suas obras e gosto de todas, por isso é meu escritor preferido, mas Dom Casmurro mexeu comigo desde a primeira vez que li.

 

03

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Figurino da minissérie Capitu é capítulo à parte

A obliqüidade dos olhos de Capitu se estende por seus trajes. É o que parece defender Beth Filipecki, figurinista da minissérie Capitu, que pode ser vista até sábado, na Globo. Professora de indumentária dos séculos 18, 19 e 20 há 25 anos, Beth não se acomodou quando foi chamada pelo diretor Luiz Fernando Carvalho há um ano. Assumiu de uma forma cuidadosa a retratação da fluidez generosa da vestimenta do personagem mais sedutor de Machado de Assis.

Vivida por Letícia Persiles quando jovem, e por Maria Fernanda Cândido na idade adulta, a construção do imaginário da personagem através do figurino foi uma espécie de Jardim do Éden para Beth. A primeira coordenada passada pelo diretor foi a valorização de toda a teatralidade da obra que se passa no século 19.

Mas sem perder a intenção de pincelar referências contemporâneas, o que comprova o trabalho atemporal do autor. "Machado diz que a vida é uma ópera. Foi justamente na ópera que comecei minha carreira como figurinista. Com isso, trouxe toda a teatralidade dos balés impressionistas e escolhi tecidos que simbolizassem essa atmosfera", explica.

Para as personagens femininas, a profusão do tecido de organza de seda pura faz uma festa pelas araras da minissérie. Outra aposta foi usar quase 200 metros de tule na produção, pois o tecido pontua quase todos os figurinos, dando fluidez e balanço a cada gesto. "As roupas estão todas enviesadas, em ondas, com movimento orgânico, sem simetrias", ressalta.

Não há nada minuciosamente calculado nem simétrico. Nem mesmo o trabalho de pesquisa com as cores do figurino. A primeira nuance a ser escolhida para a trama foi o azul profundo, o mesmo do "mar de Capitu", a que Machado se refere na obra Dom Casmurro. No entanto, as cores dos figurinos variam de acordo com os sentimentos dos personagens. Quando Capitu está apaixonada num grande baile, se veste com trajes vermelho e magenta, num trabalho absolutamente sensorial, bem distante das composições de figurino normalmente utilizadas na TV, em escala industrial. Para a minissérie, Beth trouxe como braços-direitos para sua equipe as figurinistas Daniela Christino, Lia Abreu e sua ex- aluna, Thamara Schömardie, entre outras. "Escolhi pessoas experientes e também novatas, com uma visão do novo para ousar e provocar", avisa.

Neste trabalho, que mescla mão-de-obra industrial e artesanal, a figurinista defende um olhar mais artístico para os produtos da TV, comumente criados em série, valorizando interferências mais ousadas e criativas. Por isso, Beth assume se sentir tão à vontade em parceria com Luiz Fernando Carvalho, com quem trabalhou em obras como Esperança, Renascer, Lavoura Arcaica e Os Maias. "Ele não tem idéias amarradas. Não quer adaptar a obra, mas dialogar com o imaginário de Machado. Tudo é muito lúdico com ele", avalia.

Mais lúdico ainda foi o processo de criação do figurino de cada papel. Como na televisão os atores simplesmente são ‘apresentados'' ao figurino de seus personagens, na minissérie de nove capítulos, cada roupa foi lentamente construída ao mesmo tempo em que os atores ensaiavam e incorporavam seus papéis. Dessa forma, a cada gesto de um ator, Beth sabia se uma saia deveria ser mais preenchida e fluida, ou se uma gola precisaria ser mais alta para compor com o espaldar de uma cadeira.

"A construção foi amadurecida aos poucos, como no teatro. A roupa foi sendo casada com o cenário, a luz, os gestos. Tudo foi feito em conjunto, com toda a complexidade que um trabalho desses exige", valoriza, com um sorriso nos olhos, que se desviam para os manequins com pomposas roupas de Capitu.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estréia da microssérie "Capitu" faz audiência da Rede Globo despencar

Programa de Luiz Fernando Carvalho, baseado na obra de Machado de Assis, teve média de 17 pontos no Ibope

A microssérie de Luiz Fernando Carvalho, “Capitu”, derrubou a audiência da Rede Globo em sua estréia na última terça-feira (9).

Baseado na obra de Machado de Assis, o programa deu média de 17 pontos no Ibope, contra 23 de “Toma Lá Dá Cá”, exibido no mesmo horário na semana passada. Por causa da estréia de "Capitu", o humorístico teve que ser exibido excepcionalmente na quarta-feira (10).

Para se ter idéia da queda na audiência causada pela microssérie de Luiz Fernando Carvalho, os programas que antecederam sua estréia também vinham bem no Ibope: “Casseta & Planeta”, com 26 pontos de média, e “A Favorita”, com 43. “Capitu” terá cinco capítulos.

 

Microssérie%20de%20Luiz%20Fernando%20Carvalho%20teve%2017%20pontos%20de%20média 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 O povão não curte muito esse tipo de programas mais alternativos, uma grande audiencia com certeza não devia ser esperada.

 Quanto ao 3º capitulo, achei o mais fraco até então. Não gostei do jeito escolhido para retratar Escobar, introduzindo-o sempre em cena ao som de Iron Man do Black Sabah, mas isso já é questão de opinião.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não estou gostando muito. Acho o texto declamado lindo, maaaaas o formato fica cansativo demais. Os picotes anunciando os aconteciomentos quebram um pouco o ritmo da coisa.

O lance de ser teatral, os figurinos, os cenários, estou achando bacana... mas acho que é o formato mesmo que me incomoda.

 

Estou vendo mais por causa da Letícia mesmo.06

 

Tá ficando cada vez pior. Depois que sair a Letícia Persiles' date=' Capitu pode acabar.[/quote']

 

Foras, és fã de Manacá?06

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...