Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sede de Sangue (Thirst), de Park Chan-woo


MacGruber
 Share

Recommended Posts

  • Members

Me chamou a atenção mesmo por ser produto desse nosso cinema de hoje. Às vezes me pergunto quantos diretores estadunidenses - e do mundo todo também - receberiam carta branca pra realizar um filme livre desses, feito à vontade do criador.

 

Enquanto isso, como apreciador de filmes, digo que saí pouco empolgado da sessão. É um exercício de estilo mesmo, no qual o roteiro é franzino, quase insignificante. É até interessante de um modo geral, mas não deixa de ser uma opção que pode deixar a estória pouco densa. É o caso desse Sede de sangue, na minha opinião. Tive a sensação de que os fãs do Chan-Wook dificilmente sairão decepcionados da sessão: é um filme violento, pontuado por um humor bizarro e, na maior parte do tempo, grotesco. Particularmente, acho que o filme deveria ser mais enxuto, especialmente porque melhora muito no terço final, e, até lá, me desinteressava de quando em quando.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 67
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Considero o Park superestimado. Eu gosto de alguns dos filmes dele, mas consigo pensar, em questão de segundos, nuns 6 ou 7 diretores asiáticos cujo trabalho está na década de 90 pra frente e que são imensamente mais talentosos que ele.

 

O primeiro filme dele que me vem à cabeça é Lady vingança, que, de certo modo, me diz muito sobre o cinema do Park em geral. É visualmente maravilhoso, cinema extremo, cheio de violência mesmo, quase cartunesco. É legal e até gostoso de assistir, mas não é o que eu tenho como referência de cinema de primeira grandeza. Na minha opinião, ele substitui a substância dos seus filmes pelo impacto da força física das cenas. O choque pelo choque, por assim dizer, o que às vezes o faz se levar um pouco mais a sério do que deveria. Senhor vingança, por exemplo, é todinho construído em cima disso. É um filme corpulento e viril, mas fraquinho que dói.

 

Por favor, não estou fazendo nenhum discurso a favor ou contra nada, até porque gosto muito de vários filmes cujo lema básico é o do visual sobrepujando a substância.

 

Enfim, é isso. Gosto de alguns filmes do cara, mas não divido esse espírito de celebração todo. Nem sei qual é o meu preferido, talvez Oldboy.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Isso me lembra que eu tenho que ver a trilogia dele. Só vi aquele Zona de Risco' date=' que achei apenas bom.[/quote']

 

 

Eu acho tão bom quanto a trilogia da vingança. Adoro como começa quase como filme B e vai ficando bem rebruscado, visual e dramaticamente.
Jonny Greenwood2009-10-06 13:38:11
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

thirstavi007756957.jpg

 

Vi "Thirst".

Park tem um efeito estranho em mim, como Almodovar, só que o inverso...aff!

Nesse "Thirst" demorei p/ digerir o filme.

Diferente dos outros filmes de Park que são socos no estomago e passa.

De início onsiderei-o longo e que talvez algumas cenas deveriam ser suprimidas, reduzidas... suprimir qquer cena ali seria heresia!

Mas é doido qd o padre resolve ligar o botão do fo..-se e acabar com a veneração e assumir uma vida profana ... afff!
Só achei sutil demais o lance do pecado carnal, adultério.

 

O filme é todinho maravilhoso em cada minuto que excede.

 
MariaShy2009-12-18 19:41:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

thirstavi007756957.jpg

 

 
[/quote']

 

 

Essa cena é um espetáculo cinematográfico. tem outros momentos maravilhosos (a parte em que ele salta entre os prédios com a garotona nos braços, putz..), mas achei decepcionante mesmo assim. no mínimo, o mais irregular do diretor.
Jonny Greenwood2009-12-18 21:55:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Retire já o que tu disse!

É heresia usar o adjetivo  decepcionantecitar  p/ se referir a Park ...afff! bailan.gif

 

Mas esta empata em beleza com a cena da assinatura.

Tem algo de mais encantadoramente romantico que tu topar com  "o cara" no meio da noite, numa rua deserta, tu descalça e ele não só ceder seus  sapatos, como vesti-los em ti?

Chega a ser erótico isso!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

a cena é lindíssima mesmo (e tem o lance da ironia da última imagem antes dos créditos). aquele tom azulado, com a luz do poste contrastando. é um dos filmes mais lindos e bem fotografados que eu já vi.

e eu achei o filme legal, shy. mas minha expectativa tava tão alta que esperava algo um pouco mais consistente. sei lá, digerindo ainda. haha
Jonny Greenwood2009-12-18 22:06:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É isso!

Qd vi "Oldboy" e "Sr. Vingança..." e mesmo "IMCBTO" a sensação foi imediata e intensa.

Esse me lembrou muito "Security Area".

 

Estranho esse hype todo, de críticos se chocarem e tals.

Não vi nada tãooo doido p/ isso.

Estão lá algo já visto, as cenas de morte filmadas crua e violentamente como Park sem pre filmou.

Tá,  tem as cenas do canudinho...e só!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

As cenas de sexo são sempre fortes.

 

A parte aí citada me lembrou as paredes brancas, tipo vermelho no branco é tão chocante! Sei lá se era uma metafora p/ pureza e pecado...

Mas as cenas mais doida ever, que não acho adjetivo p/ defini-la é qd  a sogra AVCética, sem emitir uma única palavra, apenas com um olhar os denuncia.

Meu! Os rostos deles... tão culpado! tão culpados!

O que se seguiu sim foi medonho, violento!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito, muito bom. É bem camp, provocando risadas através do exagero, mas sabendo ser sério, quando é preciso. É hilário, tosco, tenso, tudo na medida certa. Chan-Wook arrumou espaço até para uma pequena dose de wuxia pian (impossível não lembrar dos filmes do Yimou quando os personagens saem voando ou pulando pelos prédios). E os dois atores estão ótimos (principalmente dela).

Não havia reparado em Zona de Risco alguma habilidade estética do Chan-Wook (não que fosse ruim nisso), mas nesse aqui, ele filma tudo com uma elegância divina. Cada plano te leva às alturas. É o tipo de filme que vc se diverte vendo tanto quanto o diretor se divertiu ao realizá-lo.

 

Vou correr pra ver a trilogia da Vingança agora.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

como assim não havia reparado na estética em zona de risco? aquele filme é lindíssimo. só perde pra esse novo, que é o limite do virtuosismo. mas não gostei de sede de sangue, muito pobre em todo o resto. primeira decepção de um ano que nem começou. Jonny Greenwood2009-12-25 23:29:59

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre o Zona de Risco' date=' não é que eu esteja criticando, apenas não me recordo do filme ter me chamado a atenção nesse sentido. Aliás, não me recordo de quase nada dele e olha que o vi nesse mesmo ano.
[/quote']

 

 

tu tá pior de memória do que eu então.06 eu lembro de várias cenas genialmente fotografadas nesse aí. acho que esse é o meu predileto dele, embora tenha revisto oldboy um dia desses e esse continua poderoso tb.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembro que achei interessante esse tema de ver o inimigo como um ser humano, mas não me envolvi emocionalmente no filme. Algum dia revejo, já que tenho o DVD.

 

personagens mais interessantes e roteiro mais bem resolvido. digo' date=' é um triunfo técnico e tem boas cenas (a do penhasco vai me fazer ir ao cinema), mas fiquei com a impressão de que é só isso.

[/quote'] 

 

Mas é só isso. Sede de Sangue é um filme constituído unicamente por sua decupagem. Só. As cenas ganham impacto (seja choque, riso ou o que for) graças à fotografia genial e à mise-en-scene milimetricamente calculada pelo Chan-Wook. Tanto que ele passa voando pelo desenvolvimento de personagens e cria um fiapo de trama que dê a possibilidade de ele soltar a franga atrás das câmeras. Me lembrou, nesse sentido, Drag Me To Hell.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lembro que achei interessante esse tema de ver o inimigo como um ser humano' date=' mas não me envolvi emocionalmente no filme. Algum dia revejo, já que tenho o DVD.

 

personagens mais interessantes e roteiro mais bem resolvido. digo, é um triunfo técnico e tem boas cenas (a do penhasco vai me fazer ir ao cinema), mas fiquei com a impressão de que é só isso.

 

 

Mas é só isso. Sede de Sangue é um filme constituído unicamente por sua decupagem. Só. As cenas ganham impacto (seja choque, riso ou o que for) graças à fotografia genial e à mise-en-scene milimetricamente calculada pelo Chan-Wook. Tanto que ele passa voando pelo desenvolvimento de personagens e cria um fiapo de trama que dê a possibilidade de ele soltar a franga atrás das câmeras. Me lembrou, nesse sentido, Drag Me To Hell.

 

 

acho os filmes do raimi bem mais interessantes e maduros, mesmo que ambos - os dele e sede de sangue - sejam subversões do gênero. a impressão que eu tive é que o park tava a fim de fazer algo extremamente violento e chocante (as cenas de sexo são bem desnecessárias...), mas meio que esqueceu de todo o resto. isso não é necessariamente ruim, mas me pareceu muito pouco pra um realizador de quem eu espero algo mais rico. mas enfim, é meio divertido.
Jonny Greenwood2009-12-26 11:10:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu único requinte foi ve-lo em AVI invés do famigerado RMVB09

 

Estranho verem um certo humor nele. Talvez a cena em que eles são descobertos e Tae-Ju faz aquela cara de "oops!".

 

Sobre as cenas de sexo, acho que as duas marcam bem a mudança de atitude do padre, a primeira ele ainda se punia por sentir desejo e na segunda,  tinha se rendido totalmente.

 

By the way, da trilogia gosto mais de "Sympathy...". desde que asiti ao filme a cena do nicrotério nunca mais me saiu da cabeça... aff!
MariaShy2009-12-26 14:31:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz, Shy, o filme é cheio de humor (e um muito bom, por sinal). Como não morrer de rir com essa cena aqui?

Thirst+%287%29.jpg

 

Isso porque eu não encontrei a cena da "transa a três". huahahahaha

 

E eu não acho as cenas de sexo desnecessárias. Considero-as fundamentais, por retratar a única forma de interação deles. Fora que é outra riquíssima fonte de humor para o Chan-Wook.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...