Jump to content
Forum Cinema em Cena

Política/Eleições 2010


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

Nostrodomo:

 

 

 

Tua visão a respeito do pedreiro é totalmente estereotipada. Não é possível que o cara ache lugar em um mercado restrito' date=' onde as relações se baseiam em confiança e competência, e seja bem sucedido?

 

Eu conheci um pedreiro que era dono de pizzaria. Morana em uma casa melhor que a minha (meu pai é administrador) e tinha um corsa novinho.

 

A capacidade dele evoluir está apenas na qualidade do seu trabalho. Se ele continuar sendo bom, terá boas indicações e não deixará de ter trabalho. É um mercado bem singular, mas funciona.

 

As decisões de consumo têm a ver com bom senso e isso não se aprende na faculdade. Consumindo, o indivíduo faz a economia girar. É um ciclo. Claro que tem uma parcela que deve ir para a poupança, mas o mito do entesouramento de dinheiro foi para o ralo há muito tempo. Isso ai é Keynes básico, cara.

 

O fato de algumas pessoas serem muito pobres não necessariamente está ligado ao fato de haver no mesmo território um número minoritário de ricos e muito ricos. O governo ganha fortunas de impostos todos os anos e a pobreza continua. E continuará, uma vez que a educação superior também está sendo sucateada e muito em breve teremos mestres e doutores de coisa nenhuma, jogando o investimento público no lixo, sem nenhuma contrapartida a ser entregue à sociedade.

 

Isso não é evolução social. É a maneira velha e preguiçosa de se fazer política, empurrando a sujeira pra debaixo do tapete.

 

 

that.[/quote']

 

Concordo, mas ele será pedreiro, marcineiro, quem sabe entre em uma universidade, se gradue em engenheiro, passa a ser engenheiro e compre uma firma.

 

Mas a maioria vai ser pedreiro, depois vendedor de sanduiches, depois .... ou ele vai se formar em engenharia, mas ai vai acabar indo pra outro ramo alheio, e assim vai, como um zumbi atrás de algo pra preencher seu cérebro.

 

Mas e o homem? o que ele quer ser?

 

Arthur Miró

 

Diga lá, menino

 

O que é que você quer ser quando crescer?

 

Eu quero ser jogador de futebol

 

Jogador de futebol

 

Anabela Gorda

 

Diga lá, menina

 

O que é que você quer ser quando crescer?

 

Eu quero ser dona de casa atuante ou mulher de milionário

 

Dona de casa atuante ou mulher de milionário

 

Jesus Correia

 

Diga lá, menino

 

O que é que você quer ser quando crescer?

 

Eu quero ser tesoureiro-presidente ou liberal como você

 

Tesoureiro-presidente ou liberal como você

 

Esses são meus três filhinhos

 

...

 

e fora o que ele vai ter que se sujeitar!

 

Meus caros' date=' "semi-analfabeto" é uma expressão dedicada a pessoas...ãhm...semi-analfabetas?

 

A expressão é pejorativa e o IBGE continua usando? Didn't get [/quote']

 

Bem, o IBGE é feito por quem? Quem diz o que no orgão?

O IBGE usa como base o português falado e escrito para conceituar quem é e que não é analfabeto, e isso tem um porquê, é extremamente importante para uma sociedade grande e nacionalizada como o Brasil ter uma ou umas linguas oficiais e que seus civis tenham domínio dela por completo, em sua signifcancia e signifcado. Mas essa importância não é quanto a capacidade, mas a praticidade, pois para a sociedade se fazer entender é preciso que ela fale e escreva para as gerações futuras e populações distantes, para que haja pontes entre o hoje e o amanha, entre o aqui e o aculá. Em nada isso é definição de capacidade, saber ler não é questão de capacidade, não é qualidade, é facilidade, ferramentas. Você estar pelado não é uma desqualificação, você apenas está se abdicando de usar uma ferramenta, que irá prejudica-lo no convivio social e na proteção contra o clima. Mas se você não liga ou não é muito sensivel as temperaturas do ambiente ou vive em um ambiente cuja a temperatura é agradável e não está interessado em conviver com a sociedade que usa a roupa ou não está interessado a se mostrar como o restante da sociedade se mostra, você não é menos apto, ou menos eficiente, ou incapaz, ou ... o que quer que seja, você apenas não está utilizando-se de uma ferramenta que impulsionará sua inserção na sociedade. Só que a lingua é um processo que não depende da escolha do indivíduo mas sim da transmissão dessa cultura. Se eu não te ensinar o inglês, você não saberá inglês. 

 

E mais, como diria Euclides da Cunha reforçado por Tom Zé, "o povo nordestino por não ler e escrever fala cultura, vive cultura, comporta-se com cultura". E vai me desculpar, mas cultura transcende a linguagem. Lembro que vi uma parte de um documentário do canal Brasil que falava de um artista popular de uma cidadezinha do nordeste, o rapaz tinha algum disturbio psicológico, algum grau de esquizofrênia, pois ele além de não articular bem as palavras(talvez problema da má formação escolar), ele via certas projeções do imaginário, só que essas projeções ele desenhava em papel, em placas de aluminio, fazia esculturas dessas imagens. E pedindo emprestado as palavras de Tom Zé: O Brasil d'O Pato

 

Com a bossa nova, exportava arte, O grau mais alto da capacidade humana

Portanto, ser letrado não é qualidade de ninguém, é necessidade. Tentar desqualificar alguém por ser iletrado, analfabeto, só está evidenciando quanto desconhece o que é ser iletrado, analfabeto. O analfabetismo deixa as pessoas a margem, e não as pessoas incapazes, alejadas, inumanas, seres sem razão e emoção, objetos desagradáveis, incomodos, peso... Não são as pessoas o peso, e sim a relação da sociedade com ela mesma que exclui grupos que não tem poder pra participar do centro atuante, que não aparenta ter valor pra permanecer no centro, que não tem mecanismos/ferramentas de se incluir no centro, não tem alguma posse ou representatividade que seja preponderante pra estar no centro....

 

E o pior é termos que defender o valor das pessoas colocando suas qualidades, sendo que estar vivo e ser senciente, consciênte e racional já são qualidades que dão a qualquer ser o valor de respeito e dignidade.

 

Como parafraseando a Lei, todas as pessoas são boas, até que se prove o contrário.

Gustavo Adler2010-08-31 21:40:49
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

E Peruca, Você quer levar seus filhos para uma escola?

 

Se você não quiser, e deixar com que o seu filho desenvolva-se com sua

própria educação, com o convívio com os amigos, vizinhos, familiares, e

ai no dia que ele tiver condições de fazer uma escolher ele seguir uma

forma de educação, fazer um curso ou entrar em uma escola caso ele

queira. Bem, ai tudo bem, você não está dando a obrigação a Sociedade

brasileira , e ai você terá coerencia ao reclamar que para outros terem

educação estão tirando dinheiro seu.

 

 

 

Mas se você quer levar seu filho a uma escola particular, desde tenra

idade, para que ele tenha maior facilidade e velocidade em seu ingresso

na sociedade... Ai você não terá coerencia ao reclamar que você paga

grandes impostos para dar educação ao outro. Pois seu filho como o

filho de qualquer um, seja qual for a classe, a cor, o credo, ou o

dinheiro que tem, tem direito de receber uma educação de qualidade,

seja das escolas em que os pais podem pagar, seja  do estado. Se

coloque no lugar de um filho de alguém que não teve condições

monetárias para te por em uma escola particular, a sociedade(e seu pai,

sua mãe, sua tia, ou seus amigos, são a sociedade) não lhe proveu

educação, você se acha capaz de prover educação pra si mesmo por conta

própria? você se acha capaz de adquirir os saberes e costumes da

sociedade Brasileira por conta própria, ou precisará da sociedade para

lhe educar(volto a dizer, seu pai, sua mãe, ou sua tia, ou seus

amigos.... são a sociedade também)?  Você dando 60% do seu salário para

a educação da sociedade, está dando 60% para VOCÊ, uma vez que seja em

qual for a sorte do berço onde nasceu, você terá garantia a um direito

seu, a uma NATUREZA da sociedade humana, que é transmitir sua cultura

para próximas gerações. Se você teve direito a ter uma educação de

qualidade, qualquer outro infanto tem o mesmo direito, e, parafraseando

a Scarlet, não se da pra fazer uma sociedade saudável se não houver

transmissão dos valores e saberes culturais para as próximas gerações,

na verdade, não há SOCIEDADE nessas condições. 03

 

 

 

Pense agora em termos de saúde, e outros requisitos básicos...

 

 

 

Não são os impostos, os ingleses, suíços, suecos... vivem fazendo

plebiscito pra saber se o povo quer baixar a quantidade de impostos ou

não, e a resposta é sempre negativa, pois a quantidade de impostos é

que mantem a qualidade da sociedade. No Brasil há muito desvio desde a

sonegação por parte dos donos particulares, mas há muita sonegação

porque há muito desvio no curso ministrativo do dinheiro público, não

há credulidade no poder público. Ninguém quer dar parte do seu dinheiro

para bancar obras superfaturadas, para pagar alianças obscuras,

iilícitas, para bancar políticos com o Rei na Barriga, para comprar

carros importados pros políticos...

 

 

Gustavo Adler2010-09-01 09:49:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sei se entendi, mas pelo que você falou eu estaria errado em pagar uma escola particular para meu filho, se eu quisesse que ele tivesse uma educação melhor.

 

É simples, se meus impostos gerassem escolas públicas boas, eu não precisaria pagar escola.

 

O problema não é que o governo pega meus impostos e "dá" para os outros. O problema é que ele pega e não dá pra ninguém.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Não sei se entendi' date=' mas pelo que você falou eu estaria errado em pagar uma escola particular para meu filho, se eu quisesse que ele tivesse uma educação melhor.

 

É simples, se meus impostos gerassem escolas públicas boas, eu não precisaria pagar escola.

 

O problema não é que o governo pega meus impostos e "dá" para os outros. O problema é que ele pega e não dá pra ninguém.

 

 

 

[/quote']

 

Não, não disse que você está errado em pagar escola pros seus filhos.

 

Eu disse exatamente o contrário, pagar para por seu filho em uma escola(seja particular ou não) é uma obrigação para quem está nesta sociedade, pois seu filho tem o direito de conhecer a cultura em que ele vive para viver na sociedade em que ele nasceu, assim como o filho do seu vizinho, o vizinho do seu vizinho... independente da condição do pai. Pois dar educação, seja o pai com o filho, é sociedade, e se o pai tem condições de prover a melhor qualidade pro filho, pois bem, caso contrário, o estado tem que assumir essa responsabilidade para o bem da sociedade, para o bem da relação do seu filho com a sociedade, seja com você e seus familiares, e com os amigos, colegas, vizinhos.... Mas você foi ao ponto, se houvesse escola pública de qualidade, não haveria a necessidade de se gastar com escolas particulares.

 

E foi isso que eu disse, o problema é que o governo pega teus impostos e não investe em educação em saúde,... Esse dinheiro é gasto em desvios políticos(projetos secundários, elefantes brancos, corrupção, obras superfaturadas, obras supérfulas...), e as estruturas básicas da formação de nossa sociedade é sucateada.

 

Mas até a escola particular tem uma metodologia de ensino patética. E o pior é que as universidades particulares que nada mais são do que colégios "universalizados", devido a sua qualidade também precária, estão cada vez mais fortes e se proliferando(não que as universidades públicas sejam um primor, longe disso, mas perto da grande maioria das particulares, elas parecem maravilhosas).

 

O Problema não são os impostos e sim na inutilidade quem vem sendo eles na construção do nosso País.

Gustavo Adler2010-09-01 11:35:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nostromo:

 

 

 

Tua visão a respeito do pedreiro é totalmente estereotipada. Não é possível que o cara ache lugar em um mercado restrito' date=' onde as relações se baseiam em confiança e competência, e seja bem sucedido?

 

Eu conheci um pedreiro que era dono de pizzaria. Morana em uma casa melhor que a minha (meu pai é administrador) e tinha um corsa novinho.

 

A capacidade dele evoluir está apenas na qualidade do seu trabalho. Se ele continuar sendo bom, terá boas indicações e não deixará de ter trabalho. É um mercado bem singular, mas funciona.

[/quote']

 

Parabéns para ele. Não é a realidade da maioria.

 

As decisões de consumo têm a ver com bom senso e isso não se aprende na faculdade. Consumindo' date=' o indivíduo faz a economia girar. É um ciclo. Claro que tem uma parcela que deve ir para a poupança, mas o mito do entesouramento de dinheiro foi para o ralo há muito tempo. Isso ai é Keynes básico, cara.

[/quote']

 

Discordo. Por mais bom senso que uma pessoa tenha, sem conhecimento ela não poderá tomar boas decisões. Além disso, bom senso é algo que também se constrói no ambiente escolar/acadêmico.

 

Quanto ao "entesouramento", não disse que as pessoas devam fazer isso ou exclusivamente isso.

 

O fato de algumas pessoas serem muito pobres não necessariamente está ligado ao fato de haver no mesmo território um número minoritário de ricos e muito ricos. O governo ganha fortunas de impostos todos os anos e a pobreza continua. E continuará' date=' uma vez que a educação superior também está sendo sucateada e muito em breve teremos mestres e doutores de coisa nenhuma, jogando o investimento público no lixo, sem nenhuma contrapartida a ser entregue à sociedade.

 

Isso não é evolução social. É a maneira velha e preguiçosa de se fazer política, empurrando a sujeira pra debaixo do tapete.

[/quote']

 

Concordo.

 

O problema é que o país não é feito apenas de economia. A desigualdade não se limita ao dinheiro (ou ausência dele) no bolso. Como eu disse antes, de que adianta termos um monte de Homer Simpsons consumindo? Onde vamos chegar com isso? O máximo que vamos conseguir é um amontoado de alienados obesos como nos EUA...

 

 

Meus caros' date=' "semi-analfabeto" é uma expressão dedicada a pessoas...ãhm...semi-analfabetas?

 

A expressão é pejorativa e o IBGE continua usando? Didn't get that.[/quote']

 

Não entendi.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Marina Silva foi muito bem na entrevista de ontem no Jornal do Ali Kam... digo, da Globo. Pela primeira vez a botaram contra a parede e ela respondeu com firmeza e coerência. É realmente uma pena que achem que o careca é a melhor alternativa ao PT...

 

Ela já tinha minha simpatia e admiração, ganhou meu voto.
Lucas2010-09-02 19:25:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não existe IGUALDADE SOCIAL. Ninguém é igual a ninguém. O que se pode discutir é a equidade de renda' date=' que tem outro conceito por trás.

Nesse sentido, sou totalmente contra o fim da desigualdade, pois acabar com ela significa trucidar a espécie humana. A diferença é inevitável. E louvável.As pessoas têm perfis, necessidades e reações totalmente diferentes. Foi dai que surgiram as trocas voluntárias. E as trocas são absolutamente benéficas.

Tratam a riqueza como se fosse uma condição imoral, culpável pela ínequidade de renda. Um equívoco completo. Além da estratificação social ser muito mais complexa do que ricos x pobres, é claro...

[/quote']

Um facismo disfarçado...

 

Segundo a teoria dela, algumas pssoas estão na miséria porque gostam e porque tem "perfi e necessidadel" para estar na miséria??

Eu hein... cada uma...06

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ora, se o pedreiro ganha 5mil em 2 semanas de trabalho como mencionaram aí... pra que diabos ele vai se matar de estudar pra tentar outra coisa? Pra trabalhar ganhando um pouco mais que o salário mínimo trabalhando para os outros em uma empresa qq aí e depois ser substituído por um "estagiário" que vai ganhar menos que ele??

 

Haha. Fala sério... O que adianta "ser formado" e fudido? Mas tem gente que gosta de status... fazer o quê.

 

É igual o que acontece com as mulheres de hoje: estudam, se formam, blz e tal... e depois vão parar num loja de shopping qualquer ganhando o basicão. Isso as bonitas e as que tem "perfil de shopping". E as outras??

 

Nos comentários, quanta gente tapada. Não sei se é por visão pequena e limitada mesmo ou se é por conveniência.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Haha. Fala sério... O que adianta "ser formado" e fudido? Mas tem gente que gosta de status... fazer o quê.

 

É triste ver que ainda tem muita gente que acha que estudo é só "status". E que dinheiro no bolso vale mais do que se desenvolver como pessoa. Não que esse seja o seu caso.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Haha. Fala sério... O que adianta "ser formado" e fudido? Mas tem gente que gosta de status... fazer o quê.


É triste ver que ainda tem muita gente que acha que estudo é só "status". E que dinheiro no bolso vale mais do que se desenvolver como pessoa. Não que esse seja o seu caso.

 

E desde quando ter diplomas é sinônimo de desenvolvimento espiritual e humano?? Triste é essa sua visão reducionista.

 

Se estiver falando de desenvolvimento PROFISSIONAL até aí tudo bem.

 

Estudar é muito importante, ainda mais para quem não nasceu com privilégios mas a verdade é que o mercado é perverso. Manda o cara estudar, se especializar e o escambau... fazendo a pessoa dispender muito tempo e dinheiro na esperança de que vai obter retorno no investimento. E o que acontece aqui no Brasil? Genta ganhando quase o mesmo que uma pessoa que nem o 2º grau completo ou cursos técnicos e específicos tem.

 

Ora, ninguem estuda durante 4,5 ou 10 anos para "crescer como indivíduo". A pessoa entra numa faculdade, faz cursos, se mata de estudar, se especiliza... pra obter o retorno financeiro que possibilitará a ela o padrão de vida desejado. O resto é papo de intelectual.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Decadas de desenvolvimento e trabalho meu caro..agora querer usar uma greve de um setor pra justificar que todo que todo o resto não presto eh não querer enxergar o óbvio...

 

Hehehehe... sua resposta não tardou Big... 06

 

A greve do Judiciário apenas escancarou o desgoverno do estado... Se não me engano, somos o único estado do país em que o funcionalismo público não tem plano de carreira ou se o tem é mambembe... So much para o estado mais rico e desenvolvido da Federação: trata aqueles que exercem as atividades estatais - principalmente aquelas envolvendo um dos três poderes como LIXO. 

 

Mas se este exemplo não serve, pegue este: saia de SP e vá até São José dos Campos e veja o quanto vai do seu salário só nos pedágios...

 

06

 

Ah sim, o estado mais rico e desenvolvido da Federação ter o Judiciário mais lerdo do país é um anacronismo inadmissível. Isto sim é que é não querer enxegar o óbvio.
Dook2010-09-03 21:10:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Não existe IGUALDADE SOCIAL. Ninguém é igual a ninguém. O que se pode discutir é a equidade de renda' date=' que tem outro conceito por trás.

Nesse sentido, sou totalmente contra o fim da desigualdade, pois acabar com ela significa trucidar a espécie humana. A diferença é inevitável. E louvável.As pessoas têm perfis, necessidades e reações totalmente diferentes. Foi dai que surgiram as trocas voluntárias. E as trocas são absolutamente benéficas.

Tratam a riqueza como se fosse uma condição imoral, culpável pela ínequidade de renda. Um equívoco completo. Além da estratificação social ser muito mais complexa do que ricos x pobres, é claro...

[/quote']

Um facismo disfarçado...

 

Segundo a teoria dela, algumas pssoas estão na miséria porque gostam e porque tem "perfi e necessidadel" para estar na miséria??

Eu hein... cada uma...06

 

 

 

Muita gente dos neo liberais contemporaneos confunde igualdade social com igualdade indivídual. Não há pessoas iguais, mas todas são iguais perante a liberdade de seus valores. Todas elas tem direito de optar qual caminho escolher, e para tanto, todos os caminhos possíveis tem que estár defronte a sua consciência.

 

Decadas de desenvolvimento e trabalho meu caro..agora

querer usar uma greve de um setor pra justificar que todo que todo o

resto não presto eh não querer enxergar o óbvio...

 

Ai é' date=' os ricos são Nosferatus que viveram por décadas trabalhando duro e arrecadando fundos  06

 

Os IMORTAIS. Mas que trabalho legal esse de receber terra pra plantar eucalipto, que trabalho legal esse de comprar várias lojas de vários tipos para que seus empregados comprem só mercadorias dele e mingue as oportunidades de novos empresários, novos civís investindo em negócios próprios, que trabalho arduo o de ministrar METADE do estado de Goiás e ainda ser governador de lá...

 

Já os pobres, adoram ser pobres, pra quer trabalhar pra ganhar um milhares? pra que estudar pra ser um PHD na área que sonha trabalhar pra ganhar dinheiro? O bom mesmo é mendigar por 50centavos 06, o vida boa 06

 

Faculdade não necessariamente desenvolve alguém como pessoa. Ao menos não quanto deveria.

 

Aliás, desenvolvimento pessoal está muito mais ligado ao indivíduo do que ao meio, IMO.

 

Concordo. Na verdade, as universidades são para mostrar horizontes, não para fazer o homem seguir um caminho. Muitos vêem nas universidades algo mais direto, técnico, outros projetam nelas o desenvolvimento e a exploração do ser, do espirito e do bicho que é ele, vai depender da perspectiva de cada pessoa e do que é uma pessoa desenvolvida.

 

 

 

Haha. Fala sério... O que adianta "ser formado" e fudido? Mas tem gente que gosta de status... fazer o quê.

 

É

triste ver que ainda tem muita gente que acha que estudo é só "status".

E que dinheiro no bolso vale mais do que se desenvolver como pessoa.

Não que esse seja o seu caso.

 

E desde quando ter diplomas é sinônimo de desenvolvimento espiritual e humano?? Triste é essa sua visão reducionista.

 

Se estiver falando de desenvolvimento PROFISSIONAL até aí tudo bem.

 

Estudar é muito importante' date=' ainda mais para

quem não nasceu com privilégios mas a verdade é que o

mercado é perverso. Manda o cara estudar, se especializar e o

escambau... fazendo a pessoa dispender muito tempo e dinheiro na

esperança de que vai obter retorno no investimento. E o que acontece

aqui no Brasil? Genta ganhando quase o mesmo que uma pessoa que nem o

2º grau completo ou cursos técnicos e específicos tem.

 

Ora, ninguem estuda durante 4,5 ou 10 anos

para "crescer como indivíduo". A pessoa entra numa faculdade, faz

cursos, se mata de estudar, se especiliza... pra obter o retorno

financeiro que possibilitará a ela o padrão de vida desejado. O resto é

papo de intelectual.

 

 
[/quote']

 

Concordo, mas não da pra dizer de forma direta que ninguém estuda 4,5 ou 10 anos pra crescer como indivíduo, pois muitos estudam PARA ISSO. Só que crescer como indivíduo é crescer em valor na sociedade, e, consequentemente, crescer em representatividade e lucrabilidade.

 

Ou seja, você está completo de razão ao dizer que todos estudam 4,5 ou 10 anos para obter retorno, lucro, direta ou indiretamente.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Faculdade não necessariamente desenvolve alguém como pessoa. Ao menos não quanto deveria.

 

Aliás' date=' desenvolvimento pessoal está muito mais ligado ao indivíduo do que ao meio, IMO.

[/quote']

 

 

 

Não vou entrar na eterna discussão Tostines: "O meio faz o indivíduo ou o indivíduo faz o meio?".

 

 

 

Mas concordo que a faculdade não desenvolve o indivíduo. Até porque não

é a função dela. A (boa) faculdade apenas fornece os meios para esse

desenvolvimento.

 

 

 

E desde quando ter diplomas é sinônimo de desenvolvimento espiritual e humano?? Triste é essa sua visão reducionista.

 

Se estiver falando de desenvolvimento PROFISSIONAL até aí tudo bem.

 

Estudar é muito importante' date=' ainda mais para quem não nasceu com privilégios mas a verdade é que o mercado é perverso. Manda o cara estudar, se especializar e o escambau... fazendo a pessoa dispender muito tempo e dinheiro na esperança de que vai obter retorno no investimento. E o que acontece aqui no Brasil? Genta ganhando quase o mesmo que uma pessoa que nem o 2º grau completo ou cursos técnicos e específicos tem.

 

Ora, ninguem estuda durante 4,5 ou 10 anos para "crescer como indivíduo". A pessoa entra numa faculdade, faz cursos, se mata de estudar, se especiliza... pra obter o retorno financeiro que possibilitará a ela o padrão de vida desejado. O resto é papo de intelectual.[/quote']

 

Não falei em diplomas. Falei em estudo.

 

A minha visão é "reducionista"? Quem entende estudo como diplomas e acha que educação é apenas ferramenta para ganhar dinheiro é que está sendo reducionista. Só me resta lamentar por quem pensa tão pequeno, pois o objetivo da educação, em qualquer nível, não é garantir dinheiro no bolso. Isso é consequência. E em hipótese alguma qualquer instituição educacional  deve funcionar em função da expectativa de riqueza material dos alunos.

 

E essa sua história dos universitários coitadinhos não convence. Quem cursa a universidade aproveitando as oportunidades que ela oferece, fazendo estágios, cursos de extensão, disciplinas extras, inscrevendo trabalhos em congressos, etc, etc... consegue um bom emprego e um bom salário. Aquele que acha que apenas precisa frequentar as aulas por 4~6 anos para garantir uma renda de 15 a 30 mil reais, realmente só vai conseguir emprego por meio de concurso público para ganhar menos que pedreiro mesmo.

 

O que você chama de "papo de intelectual" é justamente o que diferencia a maioria dos que tem sucesso daqueles quem não tem.

Nostromo2010-09-04 01:03:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Parabéns para ele. Não é a realidade da maioria.

 

 

 

Qual é a realidade da maioria? Dados?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Discordo. Por mais bom senso que uma pessoa tenha' date=' sem conhecimento ela não poderá tomar boas decisões. Além disso, bom senso é algo que também se constrói no ambiente escolar/acadêmico.Quanto ao "entesouramento", não disse que as pessoas devam fazer isso ou exclusivamente isso.[/quote']

 

 

 

E qual é a solução? Expoliar os bens da classe média para dar "instrução" aos "pobres coitados"?

 

A solução não se dá por essa via. Há um fator ai que está sendo subestimado: cultura.

 

Tem gente teoricamente bem formada no Brasil que não é e não quer ser competente. Somos um país que fomenta a dependência, o estigma do Estado babá. As pessoas responsabilizam terceiros por seus problemas, ao invés de assumirem que fizeram más escolhas de investimento e consumo.

 

 

 

Concordo. O problema é que o país não é feito apenas de economia.

 

 

 

E vamos medir a eficiência da distribuição de recursos como? Riscando pauzinhos? Pelo que o Lula conta na propaganda eleitoral?

 

A economia é a melhor forma de analisar as trocas' date=' que são a forma fundamental de relação entre os seres humanos. São as trocas voluntários que regem o desenvolvimento da sociedade em direção a um bom (ou mau) objetivo.

 

 

 

A desigualdade não se limita ao dinheiro (ou ausência dele) no bolso. Como eu disse antes, de que adianta termos um monte de Homer Simpsons consumindo? Onde vamos chegar com isso? O máximo que vamos conseguir é um amontoado de alienados obesos como nos EUA...

 

 

 

A obesidade é uma doença contemporânea, resultante de uma série de fatores, principalmente emocionais. As pessoas comem demais por motivos que excedem a necessidade de alimento. Hoje morrem menos pessoas de qualquer doença infecciosa do que já morreram em qualquer momento da história. Se o capitalismo é um sistema que gera inconvenientes, é talvez o único que consegue criar alternativas para os próprios desvios funcionais. As redes de fast food americanas estão mudando, a busca pelo fitness e a necessidade de controle das doenças arteriais já está quebrando paradigmas daquela e de muitas outras sociedades. Está ficando "feio" produzir fast food e a queda das ações do McDonalds nos últimos anos corrobora com essa idéia.

 

Além disso, a sustentabilidade e perspectiva de diminuição drástica de embalagens plásticas nas próximas décadas contribui para um novo protótipo de comida "just in time", que seja servida com muito menos conservantes e embalagens sustentáveis. Essa demanda foi gerada e está sendo suprida.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Qual é a realidade da maioria? Dados?

 

O salário de um pedreiro varia de 500 a 1000 reais. Google it!

 

Você acha que é possível abrir uma pizzaria com isso? Seus casos de pedreiros pizzaiolos e pedreiros de 5 mil reais são exceções. Nem sei porque ainda perco tempo discutindo evidências anedóticas...

 

 

E qual é a solução? Expoliar os bens da classe média para dar "instrução" aos "pobres coitados"?

 

A solução não se dá por essa via. Há um fator ai que está sendo subestimado: cultura.

 

Tem gente teoricamente bem formada no Brasil que não é e não quer ser competente. Somos um país que fomenta a dependência' date=' o estigma do Estado babá. As pessoas responsabilizam terceiros por seus problemas, ao invés de assumirem que fizeram más escolhas de investimento e consumo.

[/quote']

 

Quanto drama.

 

Eu nunca falei nada sobre "expoliar os bens da classe média"... Aliás, até já concordei com você que isso não é solução. Que neurose com a classe média, hein? Seu discurso todo se limita a isso? As perdas da classe média?

 

É óbvio que uma pessoa pobre e ignorante vai fazer péssimas escolhas de investimento e consumo. O incomum é um cara semi-analfabeto virar empresário.

 

A situação é um pouco mais complicada do que você pinta. Para você o cego não vê porque não quer... Afinal, é mais fácil você ficar choramingando pelas perdas financeiras da classe média e dizer que o pobre é preguiçoso ou incompetente, do que raciocinar um pouco e ver que gente sem estudo e saúde, em sua maioria, vai acabar tomando decisões idiotas. 07

 

 

E vamos medir a eficiência da distribuição de recursos como? Riscando pauzinhos? Pelo que o Lula conta na propaganda eleitoral?

 

A economia é a melhor forma de analisar as trocas' date=' que são a forma fundamental de relação entre os seres humanos. São as trocas voluntários que regem o desenvolvimento da sociedade em direção a um bom (ou mau) objetivo.

[/quote']

 

Discordo. Consumo só gera desenvolvimento econômico e só serve para medir isso. Desenvolvimento, no sentido amplo, vai além da "distribuição de recursos".

 

 

A obesidade é uma doença contemporânea' date=' resultante de uma série de fatores, principalmente emocionais. As pessoas comem demais por motivos que excedem a necessidade de alimento. Hoje morrem menos pessoas de qualquer doença infecciosa do que já morreram em qualquer momento da história. Se o capitalismo é um sistema que gera inconvenientes, é talvez o único que consegue criar alternativas para os próprios desvios funcionais. As redes de fast food americanas estão mudando, a busca pelo fitness e a necessidade de controle das doenças arteriais já está quebrando paradigmas daquela e de muitas outras sociedades. Está ficando "feio" produzir fast food e a queda das ações do McDonalds nos últimos anos corrobora com essa idéia.

 

Além disso, a sustentabilidade e perspectiva de diminuição drástica de embalagens plásticas nas próximas décadas contribui para um novo protótipo de comida "just in time", que seja servida com muito menos conservantes e embalagens sustentáveis. Essa demanda foi gerada e está sendo suprida.

 

[/quote']

 

Errado. Google it!

 

Estudos apontam que os principais fatores que levam a obesidade atualmente são a dieta inadequada e a falta de atividade física. E esses dois fatores estão, por sua vez, ligados ao aumento da renda (acesso a alimentos mais calóricos, aos carros, aos computadores, dentre outras facilidades da vida moderna) sem uma paralela melhoria na educação e na saúde (que deveriam ensinar sobre alimentação correta, consumo inteligente, economia de recursos). Resumindo: gerar empregos e incentivar o consumo, sem prover educação de qualidade e saúde pública de qualidade, leva à um aumento na incidência de casos de obesidade.

 

De qualquer forma, qual a relevância disso para o assunto? A questão aqui não é a obesidade e sim a desigualdade social, que é algo não limitado a consumir ou não consumir.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho que a preocupação da Scarlet Rose mesmo é o porque o cara lá vai ganhar os 5mil em 2 semanas de trabalho...

 

Será que ela tá achando que estão "expoliando os bem da classe média" dela? 06 

Ou será que por ser pedreiro ela queria que o cara trabalhasse de graça ou por um salário de fome? (no melhor estilo; "ah se fosse um engenheiro eu pagava até 10mil, mas um pedreiro??") 06 

Cada figura...

 

 
Sall2010-09-05 11:22:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Qual é a realidade da maioria? Dados?


O salário de um pedreiro varia de 500 a 1000 reais. Google it!

Você acha que é possível abrir uma pizzaria com isso? Seus casos de pedreiros pizzaiolos e pedreiros de 5 mil reais são exceções. Nem sei porque ainda perco tempo discutindo evidências anedóticas...

E qual é a solução? Expoliar os bens da classe média para dar "instrução" aos "pobres coitados"?
A solução não se dá por essa via. Há um fator ai que está sendo subestimado: cultura.
Tem gente teoricamente bem formada no Brasil que não é e não quer ser competente. Somos um país que fomenta a dependência' date=' o estigma do Estado babá. As pessoas responsabilizam terceiros por seus problemas, ao invés de assumirem que fizeram más escolhas de investimento e consumo. [/quote']

Quanto drama.

Eu nunca falei nada sobre "expoliar os bens da classe média"... Aliás, até já concordei com você que isso não é solução. Que neurose com a classe média, hein? Seu discurso todo se limita a isso? As perdas da classe média?

É óbvio que uma pessoa pobre e ignorante vai fazer péssimas escolhas de investimento e consumo. O incomum é um cara semi-analfabeto virar empresário.

A situação é um pouco mais complicada do que você pinta. Para você o cego não vê porque não quer... Afinal, é mais fácil você ficar choramingando pelas perdas financeiras da classe média e dizer que o pobre é preguiçoso ou incompetente, do que raciocinar um pouco e ver que gente sem estudo e saúde, em sua maioria, vai acabar tomando decisões idiotas. 07

E vamos medir a eficiência da distribuição de recursos como? Riscando pauzinhos? Pelo que o Lula conta na propaganda eleitoral?
A economia é a melhor forma de analisar as trocas' date=' que são a forma fundamental de relação entre os seres humanos. São as trocas voluntários que regem o desenvolvimento da sociedade em direção a um bom (ou mau) objetivo. [/quote']

Discordo. Consumo só gera desenvolvimento econômico e só serve para medir isso. Desenvolvimento, no sentido amplo, vai além da "distribuição de recursos".

A obesidade é uma doença contemporânea' date=' resultante de uma série de fatores, principalmente emocionais. As pessoas comem demais por motivos que excedem a necessidade de alimento. Hoje morrem menos pessoas de qualquer doença infecciosa do que já morreram em qualquer momento da história. Se o capitalismo é um sistema que gera inconvenientes, é talvez o único que consegue criar alternativas para os próprios desvios funcionais. As redes de fast food americanas estão mudando, a busca pelo fitness e a necessidade de controle das doenças arteriais já está quebrando paradigmas daquela e de muitas outras sociedades. Está ficando "feio" produzir fast food e a queda das ações do McDonalds nos últimos anos corrobora com essa idéia.
Além disso, a sustentabilidade e perspectiva de diminuição drástica de embalagens plásticas nas próximas décadas contribui para um novo protótipo de comida "just in time", que seja servida com muito menos conservantes e embalagens sustentáveis. Essa demanda foi gerada e está sendo suprida.
[/quote']

Errado. Google it!

Estudos apontam que os principais fatores que levam a obesidade atualmente são a dieta inadequada e a falta de atividade física. E esses dois fatores estão, por sua vez, ligados ao aumento da renda (acesso a alimentos mais calóricos, aos carros, aos computadores, dentre outras facilidades da vida moderna) sem uma paralela melhoria na educação e na saúde (que deveriam ensinar sobre alimentação correta, consumo inteligente, economia de recursos). Resumindo: gerar empregos e incentivar o consumo, sem prover educação de qualidade e saúde pública de qualidade, leva à um aumento na incidência de casos de obesidade.

De qualquer forma, qual a relevância disso para o assunto? A questão aqui não é a obesidade e sim a desigualdade social, que é algo não limitado a consumir ou não consumir.

Eu ia comentar a resposta da Scarlet, mas não precisa!

 

E concordo com você Nostromus, que a educação não é ferramenta para ganhar dinheiro, só que o desenvolvimento humano é bem além de ganhar dinheiro. E por isso que o papo de universitário coitadinho não colaria, pois não é função da Universidade fazer alguém ser milhonário, mas sim dar as ferramentas da cognição suficiente para que ele se explore e construa o mundo que a sociedade é. Não é para preparar o jovem para a sociedade, e sim incitar o jovem a preparar-se a si mesmo como agente atuante no Mundo, a construir e agir a e na sociedade com suas razões, ou seja, o jovem é estimulado a preparar-se e assim estimulará a sociedade a se preparar... Mas o estudante, ainda sim, só adentra em alguma área de trabalho por conta do retorno que terá na sociedade, seja o retorno valorativo, seja o retorno representativo. O problema é que as universidades tem como objetivo de preparar os Jovens para a sociedade, e não de dar elementos para o seu próprio desenvolvimento.

 

E aqui está a falha da Scarlet, as pessoas não são maquinas de fazer números de rendimento. Os números de Rendimento são consequências de algum enfoque ou perspectiva dados  pela razão ou vistos pela razão, só que o Homem não pode estar preso a qualquer perspectiva de rentabilidade, e, por tanto, tentar qualificar o avanço humano com perspectivas econômicas é um horizonte muito pobre dentro das percepções humanas.

 

E mais, a busca pelo Fitness, e a necessidade de controle das doenças arteriais não tem NADA HAVER com índices de economia, muito pelo contrário, vai justamente na contra-mão de que os fins justificam os meios, da dicotomia limitrofe balança favorável. Não é fazendo a economia girar que dará ao homem o que seu espírito necessita. O ganho cultural da redução de comidas anabolizadas e da porcaria dos residuos é fruto do conhecimento e criticidade humana, e que veio a surgir tal necessidade justamente pela ação despreocupada e desinfreada do modo que foi dado o comércio do nosso Sistema, ou seja, é um ganho do espírito HUMANO, e não do sistema, mesmo porque foi o sistema quem criou a situação(estímulo) para que se viesse a ter essa necessidade. O valor da investigação, questionamento, ... não adveio do capitalísmo, e está ai N culturas para nos provar isso, com seus conhecimentos, suas N formas de dar qualidade de vida aos seus povos...

 

Scarlet, você usa exemplos que vão contra a sua idéia pragmática de sociedade, e o bem liberal, acreditanto que está falando de um bem dessa sociedade que vês...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara, só uma coisa. Eu tenho dados sobre o declínio do McDonalds. Tu tens informações sobre isso aqui:

 

 

 

" Estudos apontam que os principais fatores que levam a obesidade atualmente são a dieta inadequada e a falta de atividade física. E esses dois fatores estão, por sua vez, ligados ao aumento da renda (acesso a alimentos mais calóricos, aos carros, aos computadores, dentre outras facilidades da vida moderna) sem uma paralela melhoria na educação e na saúde (que deveriam ensinar sobre alimentação correta, consumo inteligente, economia de recursos). Resumindo: gerar empregos e incentivar o consumo, sem prover educação de qualidade e saúde pública de qualidade, leva à um aumento na incidência de casos de obesidade."

 

 

 

Qual estudo? Meu ponto aqui é muito óbvio: morrem menos pessoas hoje do em qualquer momento da história da humanidade. Isso estará na primeira página do Google. Sem muito esforço, já que preferes apelar para o "Google it" ao invés de sustentar teus argumentos em fontes relacionadas. Se é tão óbvio assim, não deve faltar bibliografia, right?

 

 

 

 

 

Sobre os pedreiros, ou não entendeste a relação demanda X oferta de mão de obra para construção civil, ou estás ignorando o fato para novamente me apederejar sem fontes.

 

Eu apresentei uma relação causal coerente: a facilitação dos financiamentos para compra de imóveis dobrou (se já não triplicou) a demanda por mão de obra na construção civil. Como poucos pedreiros são realmente experientes e qualificados para o trabalho, tenderão a aumentar sua proposta ao mercado.

 

Simples assim.

 

 

 

 

 

Sobre a classe média:

 

 

 

A ascenção a essa classe determina uma melhoria de vida que não DEPENDE exclusivamente dos hábitos de consumo, mas é percebida por eles. São indicadores de crescimento econômico. Se tiveres opção melhor de avaliação de distribuição de renda do que a cesta de consumo, share it. A economia mundial agradece.

 

 

 

Quaisquer outros fatores como felicidade, paz de espírito e blá blá blá possuem alto grau de subjetividade e não são passíveis de discussão. Não há como medir felicidade e satisfação.

 

E já que insistes no termo "igualdade", as pessoas só serão "iguais" (no sentido de obterem renda idêntica) quando todas elas desempenharem as mesmas funções, no mesmo tempo e espaço, oferecendo os mesmos resultados. Isso seria desastroso, pois o engenheiro é tão necessário quanto a "mão de obra bruta" que materializa seus projetos, embora o primeiro, meritocraticamente, receba mais por sua contribuição (e pelo ônus de seu papel).

 

 

 

Agora, se te referes a "igualdade" como capacidade econômica razoável para obtenção do mínimo existencial, ai concordamos. É interessante e saudável para a sociedade (embora não obrigatório, pois isso seria fascismo) que os seres humanos adquiram o mínimo existencial para a sua dignidade perante aos demais. Isso acontece com a criação de oportunidades, algo que esses cursos técnicos tão propagandeados podem oferecer.

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Acho que a preocupação da Scarlet Rose mesmo é o porque o cara lá vai ganhar os 5mil em 2 semanas de trabalho...

 

 

 

Será que ela tá achando que estão "expoliando os bem da classe média" dela? [img>http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/06.gif" height=17" width="17" align="absmiddle" alt="06" /> 

 

Ou será que por ser pedreiro ela queria que o cara trabalhasse de graça ou por um salário de fome? (no melhor estilo; "ah se fosse um engenheiro eu pagava até 10mil' date=' mas um pedreiro??") [img>http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/06.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="06" /> 

 

Cada figura...

 

 

 

 
[/quote]

 

 

 

 

 

Se vc não pegasse o trem andando, algo que faz habitualmente nessa sessão e em outras do fórum, perceberia que em nenhum momento achei incrível o pedreiro ganhar isso. Pelo contrário, considero uma reação natural do mercado à escassa mão de obra qualificada desse setor.

 

Quem achou isso impressionante e pôs em dúvida minhas afirmações foi o Nostrodomo.

 

Por que não acompanhas a discussão daqui pra frente e evita erros grosseiros de interpretação como esse?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...