Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sugira/Avalie/Comente Filmes


Perucatorta
 Share

Recommended Posts

  • Members

Desde uma discussão no tópico de Amantes, há meses atrás, que eu queria tentar isso. Não sei se vai dar certo, não tenho a pretensão de fabricar uma discussão porque o Cineclube já provou repetidas vezes que isso não funciona, mas na pior das hipóteses todos que participarem terão assistido alguns dos maiores filmes de todos os tempos, então não tem como sair perdendo.

 

 

 

Basicamente (e por isso tô usando esse tópico), quero sugerir filmes. Há uma forte relação entre Amantes, A Lua na Sarjeta, Carta de uma Desconhecida, Noites Brancas, A Primeira Noite de Tranqüilidade e No Silêncio da Noite. São alguns dos filmes mais amargos que existem, todos pelo mesmo motivo. Dá pra fazer uma única sinopse em uma linha que sirva para cada um, praticamente a mesma história contada por gente diferente, e colocá-los lado a lado pode gerar uma discussão MUITO foda.

 

 

 

Acho que se um bom nº de pessoas assistirem (lógico que não precisa ser todos esses seis), e se cada um tiver algo a dizer, já vai ter valido a pena. E outra, esses aí são filmes que eu vi, deve ter mais coisa. Não sei, pelo que ouço falar talvez As Pontes de Madison, Amantes do Cassavetes, algo daqueles japoneses doidos, etc, sugiram que vou assistir também. Vamos ver se funciona.

 

 

 

A lista:

 

 

 

Amantes (James Gray, 2009)

 

A Lua na Sarjeta (Jean-Jacques Beineix, 1983)

 

A Primeira Noite de Tranquilidade (Valerio Zurlini, 1972)

 

Noites Brancas (Luchino Visconti, 1957)

 

No Silêncio da Noite (Nicholas Ray, 1950)

 

Carta de uma Desconhecida (Max Ophüls, 1948)

 

 

 

Quem quiser torrent e legenda de qualquer um deles, mp.

 

 

 

Não acho que precise de uma organização, é só ir vendo e vir aqui pra falar. Sei também que tem várias pessoas que já viram pelo menos a metade dessa lista, então talvez dê pra começar imediatamente. Não vou falar nada ainda porque quero ver se o pessoal adota a idéia e tal, e porque se der certo quero rever algumas coisas. Talvez todas. den.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Forasta, destes que você listou, eu já vi três (Amantes, No Silêncio da Noite e Carta de uma Desconhecida), e tô com "A Lua na Sarjeta no ponto para assistir. Não te garanto que vou assistir os outros dois (ou rever os outros) imediatamente, até porquê já tenho uma lista enorme de filmes para assitir (vou ver se tiro esse atraso no Carnaval, entre um bloco e um desfile de escola de samba, hehehe...), mas garanto que os outros dois estão na minha lista de filmes para ver.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

dos seis, eu vi quatro: Amantes (James Gray, 2009),

A Primeira Noite de Tranquilidade (Valerio Zurlini, 1972),

Noites Brancas (Luchino Visconti, 1957), No Silêncio da Noite (Nicholas Ray, 1950).

 

é estranho eu falar algo deles agora, ainda mais que parece que o post soará em resposta ao Forasta, sendo que já conversamos sobre. mas só pra tentar fazer com quem não os viu, que veja, dizer que todos são fodas por motivos semelhantes, mas ao mesmo tempo tem suas próprias identidades e formas de tocar na ferida, a ferida essa da solidão, do abandono, a clássica figura da noite fria, um cachorro, uma lua cheia, chuva, sobretudo, cigarro, etc.

 

dos 4, dois são fantásticos: Gray e Visconti e duas obras-prima: Zurlini e, principalmente, o Ray. enfim, não sou o mais indicado pra iniciar a discussão.

 

 

sei lá porque diabos saiu em negrito.

bat2010-02-03 20:01:50

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é, vi 4 filmes do Woody Allen esta semana sugeridos pelo Ithrspim e pelo bat, e gostei de todos, mesmo um achando melhor ou pior do que outro. Mas deu pra perceber nos filmes algumas das influências de Allen: Ingmar Bergman e Federico Fellini. Fiquei interessado na filmografia dos diretores. Alguém recomenda quais filmes de cada diretor é melhor começar?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Vou usar o modelo do PT e postar os filmes que já estou no PC ou em processo de estar e que quero ver o quanto antes.

 

À Beira da Loucura (Carpenter)

A Fortaleza Infernal (Michael Mann)

Estranhos Prazeres (Kathryn Bigelow)

Gêmeos - Mórbida Semelhança (Cronenberg)

Quando Explode a Vingança (Leone)

Um Plano Simples (Raimi)

Z (Costa Gavras)

 

 

Matei um da minha lista.

 

Um Plano Simples (A Simple Plan, Sam Raimi, 1998) 4/5

 

Que filme delicioso da fase pré-aranha do Raimi. Ele joga uma situação de risco entre amigos algo que pode tirá-los da pacata vidinha que levam em cidade do interior. A partir daí vão se acumulando situações de perigo e inusitadas gerando conseqüências absurdas nas vidas deles. Contar mais seria estragar a graça de quem ainda não viu (e deveria ver o quanto antes). Lembrou-me muito a Fargo e o subestimado Reviravolta do Stone (não a trama em si, mas as situações absurdas).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pois é' date=' vi 4 filmes do Woody Allen esta semana sugeridos pelo Ithrspim e pelo bat, e gostei de todos, mesmo um achando melhor ou pior do que outro. Mas deu pra perceber nos filmes algumas das influências de Allen: Ingmar Bergman e Federico Fellini. Fiquei interessado na filmografia dos diretores. Alguém recomenda quais filmes de cada diretor é melhor começar?[/quote']

 

Comece pelo básico: Morangos Silvestres. Não é um grande filme, mas te dá uma dose amenizada do que é Bergman. Se gostar, parta para O Sétimo Selo e siga com a trilogia do Silêncio (Através de um Espelho, Luz de Inverno e O Silêncio), que foi a melhor coisa que vi dele

 

NÃO assista Cenas de Casamento, um engodo cinematográfico, que se limita a retratar duas pessoas incrivelmente desinteressantes, interpretada por dois atores medíocres. Parei no terceiro episódio e não me arrependo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não! hahaha

 

 

 

É um western a princípio anárquico e todo porraloca que acaba sempre retornando aos cursos traçados pelo western americano clássico, talvez por falta de liberdade do Fulci, talvez não. Quando tu acha que ele vai despirocar de vez, ele recua. Quebra todas as convenções pra depois gastar a maior parte do tempo costurando-as todas juntas e bonitinhas de novo.

 

 

 

Mas é interessante, o bom do Fulci é que mesmo os filmes ruins do cara contém algumas coisas geniais. Quatro Cavaleiros tem uns momentos que pqp, vale muito a pena ainda que o todo deixe a desejar (ou talvez você goste, o filme é bem considerado por aí).

Link to comment
Share on other sites

 

Foi culpa minha vc não ter entendido o que eu quis dizer: achei-os medíocres nesse filme. Nem os vi em algum outro pra generalizá-los dessa forma.

Pô, Luizz. Assista Persona e A Hora do Lobo quanto a atuação de Liv Ullman, uma das melhores atrizes de todos os tempos. Provavelmente, você mesmo rirá tanto quanto o Schon. 01

 

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

Ozu é foda demais, que coisa linda... Assisti Fim de Verão, junto com outros dois esse fds, e mais uma vez o filme colorido mostrou uma fotografia impecável...

endofsummer3.jpg

 

A palheta de tons pastéis dá a sensação de que o cara fez tudo artesanalmente. E o estilão impressionista dele é cativante demais. Dos 11 que vi dele, recomendo:

 

- O Sabor do Chá Verde Sobre o Arroz

- Ervas Flutuantes

- Era Uma Vez em Tóquio

- Fim de Verão

- Dias de Outono

- Pai e Filha

- Os Irmãos da Família Toda

 

Abaixo da média só Crepúsculo em Tóquio que eu achei meloso demais, e Dias de Juventude, da fase silenciosa, que é comum.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

 

mp_main_wide_Redacted.jpg

 

GUERRA SEM CORTES/Brian De Palma

 

A câmera mente 24 quadros por segundo. Aparentemente, não a empunhada por De Palma:

fosse verdade que esta colagem multimídia de “fatos ficcionalizados” e

“eventos reais imaginados” é um delírio antipatriótico, como diriam

reacionários paranoicos de direita nos EUA, as respostas protocolares

daqueles por ela direta ou indiretamente denunciados teriam sido

ignorá-la ou escarnecê-la.

 

Redacted é o manifesto

cinematográfico mais colérico, chocante, agressivo e direto levado à

cabo por um cidadão cuja consciência política diante de uma situação que

lhe indignava (a Guerra do Iraque) impeliu-o a agir, a contribuir. Como

um grito a plenos pulmões, embora sem histrionismos gratuitos típicos

de artistas carecedores de autocontrole, insciente de consessões

comerciais, o autor condena o horror, a violência e a maldade humanas.

 

 

Com o perdão do reducionismo, trata-se de um documento antidesumanidade,

ao qual é impossível permanecer indiferente.

Cain2010-10-30 17:45:34
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...