Nacka Posted January 28, 2010 Report Share Posted January 28, 2010 Experimenta Fitzcarraldo... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Stradivarius Posted January 28, 2010 Members Report Share Posted January 28, 2010 Fitzcarraldo é massa porque o Herzog acaba fazendo um "auto-retrato instântaneo", ao cometer as mesmas loucuras do seu protagonista. Peruca, outros que recomendo são Woyzeck e Cobra Verde, ambos com o Kinski e com efeitos diferentes do Aguirre, mas usando a mesma autoralidade. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted January 28, 2010 Author Members Report Share Posted January 28, 2010 É, autoralidade é o que não falta pra esse Aguirre. Futuramente irei ver mais dessa dupla, mas quero me ater à lista antes, até para variar nomes. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Stradivarius Posted January 28, 2010 Members Report Share Posted January 28, 2010 Ah sim, naturalmente... Mas vc que já achou Aguirre um pouco chato, espere para ver os com o Bruno S (a síntese do ator amador)... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Schonfelder Posted January 28, 2010 Members Report Share Posted January 28, 2010 Acho que Stroszek é o meu favorito dele hoje (mesmo sem o Kinski). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Stradivarius Posted January 28, 2010 Members Report Share Posted January 28, 2010 Também gosto de Stroszek, mas com certeza não é pelo Bruno S. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Forasteiro Posted February 3, 2010 Members Report Share Posted February 3, 2010 Desde uma discussão no tópico de Amantes, há meses atrás, que eu queria tentar isso. Não sei se vai dar certo, não tenho a pretensão de fabricar uma discussão porque o Cineclube já provou repetidas vezes que isso não funciona, mas na pior das hipóteses todos que participarem terão assistido alguns dos maiores filmes de todos os tempos, então não tem como sair perdendo. Basicamente (e por isso tô usando esse tópico), quero sugerir filmes. Há uma forte relação entre Amantes, A Lua na Sarjeta, Carta de uma Desconhecida, Noites Brancas, A Primeira Noite de Tranqüilidade e No Silêncio da Noite. São alguns dos filmes mais amargos que existem, todos pelo mesmo motivo. Dá pra fazer uma única sinopse em uma linha que sirva para cada um, praticamente a mesma história contada por gente diferente, e colocá-los lado a lado pode gerar uma discussão MUITO foda. Acho que se um bom nº de pessoas assistirem (lógico que não precisa ser todos esses seis), e se cada um tiver algo a dizer, já vai ter valido a pena. E outra, esses aí são filmes que eu vi, deve ter mais coisa. Não sei, pelo que ouço falar talvez As Pontes de Madison, Amantes do Cassavetes, algo daqueles japoneses doidos, etc, sugiram que vou assistir também. Vamos ver se funciona. A lista: Amantes (James Gray, 2009) A Lua na Sarjeta (Jean-Jacques Beineix, 1983) A Primeira Noite de Tranquilidade (Valerio Zurlini, 1972) Noites Brancas (Luchino Visconti, 1957) No Silêncio da Noite (Nicholas Ray, 1950) Carta de uma Desconhecida (Max Ophüls, 1948) Quem quiser torrent e legenda de qualquer um deles, mp. Não acho que precise de uma organização, é só ir vendo e vir aqui pra falar. Sei também que tem várias pessoas que já viram pelo menos a metade dessa lista, então talvez dê pra começar imediatamente. Não vou falar nada ainda porque quero ver se o pessoal adota a idéia e tal, e porque se der certo quero rever algumas coisas. Talvez todas. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members silva Posted February 3, 2010 Members Report Share Posted February 3, 2010 Forasta, destes que você listou, eu já vi três (Amantes, No Silêncio da Noite e Carta de uma Desconhecida), e tô com "A Lua na Sarjeta no ponto para assistir. Não te garanto que vou assistir os outros dois (ou rever os outros) imediatamente, até porquê já tenho uma lista enorme de filmes para assitir (vou ver se tiro esse atraso no Carnaval, entre um bloco e um desfile de escola de samba, hehehe...), mas garanto que os outros dois estão na minha lista de filmes para ver. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members bat Posted February 3, 2010 Members Report Share Posted February 3, 2010 dos seis, eu vi quatro: Amantes (James Gray, 2009), A Primeira Noite de Tranquilidade (Valerio Zurlini, 1972), Noites Brancas (Luchino Visconti, 1957), No Silêncio da Noite (Nicholas Ray, 1950). é estranho eu falar algo deles agora, ainda mais que parece que o post soará em resposta ao Forasta, sendo que já conversamos sobre. mas só pra tentar fazer com quem não os viu, que veja, dizer que todos são fodas por motivos semelhantes, mas ao mesmo tempo tem suas próprias identidades e formas de tocar na ferida, a ferida essa da solidão, do abandono, a clássica figura da noite fria, um cachorro, uma lua cheia, chuva, sobretudo, cigarro, etc. dos 4, dois são fantásticos: Gray e Visconti e duas obras-prima: Zurlini e, principalmente, o Ray. enfim, não sou o mais indicado pra iniciar a discussão. sei lá porque diabos saiu em negrito. bat2010-02-03 20:01:50 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jefferies Posted February 5, 2010 Members Report Share Posted February 5, 2010 Pois é, vi 4 filmes do Woody Allen esta semana sugeridos pelo Ithrspim e pelo bat, e gostei de todos, mesmo um achando melhor ou pior do que outro. Mas deu pra perceber nos filmes algumas das influências de Allen: Ingmar Bergman e Federico Fellini. Fiquei interessado na filmografia dos diretores. Alguém recomenda quais filmes de cada diretor é melhor começar? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members ltrhpsm Posted February 5, 2010 Members Report Share Posted February 5, 2010 Começa o Bergman do melhor, O Sétimo Selo. Já o Fellini eu não gosto muito, o que eu verdadeiramente adorei foi Oito e Meio. Dá uma olhada em La Strada, se gostar, pode se aventurar por outros; se não, sugiro partir logo para este que realmente compensa. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members valdirsjr Posted February 5, 2010 Members Report Share Posted February 5, 2010 O primeiro filme do Bergman que vi foi exatamente O sétimo selo, mas acho que entrei na obra do cara de vez quando vi Gritos e Sussurros. Apesar disso, acho que Sonata de Outono é o melhor para quem quer ser "iniciado". Fellini: Oito e Meio sempre. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dude Posted February 9, 2010 Members Report Share Posted February 9, 2010 Vou usar o modelo do PT e postar os filmes que já estou no PC ou em processo de estar e que quero ver o quanto antes. À Beira da Loucura (Carpenter) A Fortaleza Infernal (Michael Mann) Estranhos Prazeres (Kathryn Bigelow) Gêmeos - Mórbida Semelhança (Cronenberg) Quando Explode a Vingança (Leone) Um Plano Simples (Raimi) Z (Costa Gavras) Matei um da minha lista. Um Plano Simples (A Simple Plan, Sam Raimi, 1998) 4/5 Que filme delicioso da fase pré-aranha do Raimi. Ele joga uma situação de risco entre amigos algo que pode tirá-los da pacata vidinha que levam em cidade do interior. A partir daí vão se acumulando situações de perigo e inusitadas gerando conseqüências absurdas nas vidas deles. Contar mais seria estragar a graça de quem ainda não viu (e deveria ver o quanto antes). Lembrou-me muito a Fargo e o subestimado Reviravolta do Stone (não a trama em si, mas as situações absurdas). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted February 9, 2010 Members Report Share Posted February 9, 2010 Pois é' date=' vi 4 filmes do Woody Allen esta semana sugeridos pelo Ithrspim e pelo bat, e gostei de todos, mesmo um achando melhor ou pior do que outro. Mas deu pra perceber nos filmes algumas das influências de Allen: Ingmar Bergman e Federico Fellini. Fiquei interessado na filmografia dos diretores. Alguém recomenda quais filmes de cada diretor é melhor começar?[/quote'] Comece pelo básico: Morangos Silvestres. Não é um grande filme, mas te dá uma dose amenizada do que é Bergman. Se gostar, parta para O Sétimo Selo e siga com a trilogia do Silêncio (Através de um Espelho, Luz de Inverno e O Silêncio), que foi a melhor coisa que vi dele NÃO assista Cenas de Casamento, um engodo cinematográfico, que se limita a retratar duas pessoas incrivelmente desinteressantes, interpretada por dois atores medíocres. Parei no terceiro episódio e não me arrependo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Schonfelder Posted February 9, 2010 Members Report Share Posted February 9, 2010 Hahahahahahahaha "dois atores medíocres" : Liv Ullman e Erland Josephson. Só rindo... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted February 9, 2010 Members Report Share Posted February 9, 2010 Foi culpa minha vc não ter entendido o que eu quis dizer: achei-os medíocres nesse filme. Nem os vi em algum outro pra generalizá-los dessa forma. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nacka Posted February 13, 2010 Report Share Posted February 13, 2010 Foras você que é o especialista, comprei o dvd de Os Quatro Pistoleiros do Apocalipse do Fulci, é bom? Também se não for, custou baratinho... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Forasteiro Posted February 16, 2010 Members Report Share Posted February 16, 2010 Não! hahaha É um western a princípio anárquico e todo porraloca que acaba sempre retornando aos cursos traçados pelo western americano clássico, talvez por falta de liberdade do Fulci, talvez não. Quando tu acha que ele vai despirocar de vez, ele recua. Quebra todas as convenções pra depois gastar a maior parte do tempo costurando-as todas juntas e bonitinhas de novo. Mas é interessante, o bom do Fulci é que mesmo os filmes ruins do cara contém algumas coisas geniais. Quatro Cavaleiros tem uns momentos que pqp, vale muito a pena ainda que o todo deixe a desejar (ou talvez você goste, o filme é bem considerado por aí). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mr. Scofield Posted February 16, 2010 Report Share Posted February 16, 2010 Foi culpa minha vc não ter entendido o que eu quis dizer: achei-os medíocres nesse filme. Nem os vi em algum outro pra generalizá-los dessa forma. Pô, Luizz. Assista Persona e A Hora do Lobo quanto a atuação de Liv Ullman, uma das melhores atrizes de todos os tempos. Provavelmente, você mesmo rirá tanto quanto o Schon. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Perucatorta Posted February 20, 2010 Author Members Report Share Posted February 20, 2010 Porra, vi o Blood Simple. dos Coen e é tudo aquilo mesmo, hein? Caraca... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members bat Posted February 20, 2010 Members Report Share Posted February 20, 2010 se é. tashafb1 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Stradivarius Posted July 26, 2010 Members Report Share Posted July 26, 2010 O tempo passa, os Coens continuam fazendo filmes [bons], e Fargo continua firme e forte como o meu preferido isolado. Aliás firme não, porque só melhora, revendo ou não. Mas ressussitando o tópico, alguém aí é iniciado no melhor diretor japonês de todos, que vai pelo nome de Ozu? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Schonfelder Posted July 27, 2010 Members Report Share Posted July 27, 2010 Segundo, o melhor é o Mizoguchi. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Stradivarius Posted July 27, 2010 Members Report Share Posted July 27, 2010 Ozu é foda demais, que coisa linda... Assisti Fim de Verão, junto com outros dois esse fds, e mais uma vez o filme colorido mostrou uma fotografia impecável... A palheta de tons pastéis dá a sensação de que o cara fez tudo artesanalmente. E o estilão impressionista dele é cativante demais. Dos 11 que vi dele, recomendo: - O Sabor do Chá Verde Sobre o Arroz - Ervas Flutuantes - Era Uma Vez em Tóquio - Fim de Verão - Dias de Outono - Pai e Filha - Os Irmãos da Família Toda Abaixo da média só Crepúsculo em Tóquio que eu achei meloso demais, e Dias de Juventude, da fase silenciosa, que é comum. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted October 30, 2010 Members Report Share Posted October 30, 2010 GUERRA SEM CORTES/Brian De Palma A câmera mente 24 quadros por segundo. Aparentemente, não a empunhada por De Palma: fosse verdade que esta colagem multimídia de “fatos ficcionalizados” e “eventos reais imaginados” é um delírio antipatriótico, como diriam reacionários paranoicos de direita nos EUA, as respostas protocolares daqueles por ela direta ou indiretamente denunciados teriam sido ignorá-la ou escarnecê-la. Redacted é o manifesto cinematográfico mais colérico, chocante, agressivo e direto levado à cabo por um cidadão cuja consciência política diante de uma situação que lhe indignava (a Guerra do Iraque) impeliu-o a agir, a contribuir. Como um grito a plenos pulmões, embora sem histrionismos gratuitos típicos de artistas carecedores de autocontrole, insciente de consessões comerciais, o autor condena o horror, a violência e a maldade humanas. Com o perdão do reducionismo, trata-se de um documento antidesumanidade, ao qual é impossível permanecer indiferente. Cain2010-10-30 17:45:34 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.