Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Vila, de M. Night Shyamalan


Akuma
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Olha' date=' eu achei a fantasia tosca... apenas isso...

 

[/quote']

Já eu acho que ela poderia ser ainda mais tosca,sendo que foi confeccionada pelos próprios "membros do conselho" da vila,sem maiores recursos.

Mas eles tinham dinheiro.

Vamos parar de falar da maldita fantasia? smiley7.gifsmiley36.gif Pra mim está ótima,condiz muito bem com o que o filme quer passar.Se fosse pra ser um montro "perfeito" seria feito em CGI,mas não era pra ser perfeito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha' date=' eu achei a fantasia tosca... apenas isso...

 

[/quote']

Já eu acho que ela poderia ser ainda mais tosca,sendo que foi confeccionada pelos próprios "membros do conselho" da vila,sem maiores recursos.

Mas eles tinham dinheiro.

Vamos parar de falar da maldita fantasia? smiley7.gifsmiley36.gif Pra mim está ótima,condiz muito bem com o que o filme quer passar.Se fosse pra ser um montro "perfeito" seria feito em CGI,mas não era pra ser perfeito.

Também acho-a ótima, apenas quis dizer que os habitantes da vila possuiam muito dinheiro para fazer uma super-fantasia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha' date=' eu achei a fantasia tosca... apenas isso...

 

[/quote']

Já eu acho que ela poderia ser ainda mais tosca,sendo que foi confeccionada pelos próprios "membros do conselho" da vila,sem maiores recursos.

Mas eles tinham dinheiro.

Vamos parar de falar da maldita fantasia? smiley7.gifsmiley36.gif Pra mim está ótima,condiz muito bem com o que o filme quer passar.Se fosse pra ser um montro "perfeito" seria feito em CGI,mas não era pra ser perfeito.

Ta... vamos parar de falar da fantasia... mas que parece fantasia dos monstros da Rita Repulsa do Power Ranger... ah isso parece

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha' date=' eu achei a fantasia tosca... apenas isso...

 

[/quote']

Já eu acho que ela poderia ser ainda mais tosca,sendo que foi confeccionada pelos próprios "membros do conselho" da vila,sem maiores recursos.

Mas eles tinham dinheiro.

Vamos parar de falar da maldita fantasia? smiley7.gifsmiley36.gif Pra mim está ótima,condiz muito bem com o que o filme quer passar.Se fosse pra ser um montro "perfeito" seria feito em CGI,mas não era pra ser perfeito.

Ta... vamos parar de falar da fantasia... mas que parece fantasia dos monstros da Rita Repulsa do Power Ranger... ah isso parece

Não sei quem é esta, mas a fantasia realmente lembra um inimigo do Power Rangers

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A fantasia faz jus ao status da vila.

PS: Bart' date=' pare de causar problemas, cara ... [/quote']

Mas que problemas??

Será que não posso dar minha opinião ??

smiley5.gif


Não me refiro às suas opiniõe sobre A Vila e sim em insultar moderadores e desviar o assunto do tópico. Também me refiro em criar tópicos na sessão de Dúvidas, falando sobre o tópico da Kate.

Isso é outra coisa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha' date=' eu achei a fantasia tosca... apenas isso...

 

[/quote']

Já eu acho que ela poderia ser ainda mais tosca,sendo que foi confeccionada pelos próprios "membros do conselho" da vila,sem maiores recursos.

Mas eles tinham dinheiro.

Vamos parar de falar da maldita fantasia? smiley7.gifsmiley36.gif Pra mim está ótima,condiz muito bem com o que o filme quer passar.Se fosse pra ser um montro "perfeito" seria feito em CGI,mas não era pra ser perfeito.

Ta... vamos parar de falar da fantasia... mas que parece fantasia dos monstros da Rita Repulsa do Power Ranger... ah isso parece

Não sei quem é esta, mas a fantasia realmente lembra um inimigo do Power Rangers

Naum lembra da Rita Repulsa do Power Ranger ?? Ela era casada com aquele Lorde Zeed.

nossa, eu era viciado em power ranger.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

OK' date=' vamos reconstituir a história.

Noah começa a atacar os animais da vila, por nenhum motivo aparente. Os habitantes mais velhos da vila, se amedrontam sem saber quem é e espalham a notícia de que o trato fora quebrado e que as criaturas estavam invadindo a vila novamente. Começam a atacar a vila novamente, disfarçados e tal, afinal, aparentemente isso não irá prejudicá-los, apenas beneficiá-los, amedrontando mais os jovens. Neste caso, por que a princípio eles atribuem as mortes dos animais aos coiotes, se o propósito é amedrontar os habitantes? Ou eles poderiam atribuir todas as mortes aos coiotes, fazendo com que os jovens acreditassem ser ataques de coiotes, ou aos monstros, fazendo os jovens temerem que os monstros haviam retornado seus ataques. O que acham?

[/quote']

Ok, vamos lá de novo:

1) Não precisa haver motivo para Noah esfolar os animais. Fiquemos com o fato que ele esfolava. As razões para isso são irrelevantes;

2) Os 'monstros' atacaram pq Lucius INVADIU A FLORESTA E FOI VISTO POR UM DELES!! Não fosse isso, as criaturas jamais entrariam na vila naquele momento...

3) Sobre os coiotes: releia o meu post e depois reveja o filme para que fique mais claro. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

OK' date=' vamos reconstituir a história.

Noah começa a atacar os animais da vila, por nenhum motivo aparente. Os habitantes mais velhos da vila, se amedrontam sem saber quem é e espalham a notícia de que o trato fora quebrado e que as criaturas estavam invadindo a vila novamente. Começam a atacar a vila novamente, disfarçados e tal, afinal, aparentemente isso não irá prejudicá-los, apenas beneficiá-los, amedrontando mais os jovens. Neste caso, por que a princípio eles atribuem as mortes dos animais aos coiotes, se o propósito é amedrontar os habitantes? Ou eles poderiam atribuir todas as mortes aos coiotes, fazendo com que os jovens acreditassem ser ataques de coiotes, ou aos monstros, fazendo os jovens temerem que os monstros haviam retornado seus ataques. O que acham?

[/quote']

Ok, vamos lá de novo:

1) Não precisa haver motivo para Noah esfolar os animais. Fiquemos com o fato que ele esfolava. As razões para isso são irrelevantes;

2) Os 'monstros' atacaram pq Lucius INVADIU A FLORESTA E FOI VISTO POR UM DELES!! Não fosse isso, as criaturas jamais entrariam na vila naquele momento...

3) Sobre os coiotes: releia o meu post e depois reveja o filme para que fique mais claro. 

Mas então alguém realmente o viu? Espere um momento, está me dizendo que os habitantes mais velhos da vila perambulavam a floresta disfarçados? Com qual finalidade?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

OK' date=' vamos reconstituir a história.

Noah começa a atacar os animais da vila, por nenhum motivo aparente. Os habitantes mais velhos da vila, se amedrontam sem saber quem é e espalham a notícia de que o trato fora quebrado e que as criaturas estavam invadindo a vila novamente. Começam a atacar a vila novamente, disfarçados e tal, afinal, aparentemente isso não irá prejudicá-los, apenas beneficiá-los, amedrontando mais os jovens. Neste caso, por que a princípio eles atribuem as mortes dos animais aos coiotes, se o propósito é amedrontar os habitantes? Ou eles poderiam atribuir todas as mortes aos coiotes, fazendo com que os jovens acreditassem ser ataques de coiotes, ou aos monstros, fazendo os jovens temerem que os monstros haviam retornado seus ataques. O que acham?

[/quote']

Ok, vamos lá de novo:

1) Não precisa haver motivo para Noah esfolar os animais. Fiquemos com o fato que ele esfolava. As razões para isso são irrelevantes;

2) Os 'monstros' atacaram pq Lucius INVADIU A FLORESTA E FOI VISTO POR UM DELES!! Não fosse isso, as criaturas jamais entrariam na vila naquele momento...

3) Sobre os coiotes: releia o meu post e depois reveja o filme para que fique mais claro. 

Mas então alguém realmente o viu? Espere um momento, está me dizendo que os habitantes mais velhos da vila perambulavam a floresta disfarçados? Com qual finalidade?

Se eu não me engano, o próprio Lucius tinha consciência que tinha sido visto por um monstro.

Graxinha, se você cria um mito, você tem que fazer com que ele funcione. Exemplo: você diz que existe monstros na floresta. Você acha que acaba aí? Você tem que trabalhar de forma que isso seja aceito. Como? smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas então alguém realmente o viu? Espere um momento' date=' está me dizendo que os habitantes mais velhos da vila perambulavam a floresta disfarçados? Com qual finalidade?[/quote']

Sim, um deles viu Lucius entrando. Reveja o filme e vc verá a cena em que ele entra na floresta e escuta um barulho e quando olha, vê alguma coisa batendo nos galhos das árvores.

E, não, não estou dizendo que os mais velhos perambulavam pela floresta. Disse que havia um revezamento entre eles... Provavelmente um ou dois deles se fantasiavam e iam zanzar pela floresta...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Odiei o filme na primeira vez que vi, na estréia. Todo aquele marketing exagerado, pedindo pra não contar o fim do filme, e tudo mais... eu e mais uns 10 amigos saímos do cinema irritados, odiando o filme. E agora, um ano depois, após tanta gente falar bem do filme (apesar de outros continuarem odiando), eu resolvi rever o filme.

 

É médio. Tem um filme bom escondido em "A Vila". Mas ele continua sendo o maior desperdício de potencial de 2004.

 

A fotografia é muito bonita, a trilha sonora também (não tinha reparado na 1ª vez que vi). Os figurinos e cenários são ok. O elenco em geral é bom. A atriz que faz a cega é a muito boa, ainda mais pq é o primeiro grande papel dela. Joaquim Phoenix tá ótimo também. Quem vai mal é Adrien Brody, numa atuação ridícula. Aquelas risadas escrotas dele, tá bom que interpreta um deficiente mental, mas ele exagera, acaba ficando artificial e imbecil e metido a adorável demais.

A direção do M. Night Shyamalan é excelente. As cenas de tensão, as românticas, todas muito bem feitas. O problema mesmo é o roteiro: confuso e forçado demais.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Pra começar, por que não havia medicamentos previamente guardados na Vila, no caso de alguma emergência? Os anciões acharam que uma sociedade poderia passar anos e anos sem necessitar de nenhum medicamento? Se fosse o caso de uma doença grava e complicada de se curar, até que vai, mas o ferimento em questão é um estúpido corte infeccionado! Aliás, ninguém nunca havia necessitado de medicamento antes...?

Por que um dos anciões da Vila não foi buscar remédios na cidade, e em vez disso mandaram a garota cega? Bom, alguns podem justificar que as criaturas teriam pena da cega e deixariam ela passar, mas isso é improvável já que ela foi acompanhada por dois caras com visão normal. Outro motivo seria revelar a farsa para a cega, pra que ela continuasse com a armação no futuro, mas isso também não justifica, já que ela volta da floresta ainda acreditando na existência das criaturas. Já o lance da promessa de que nunca voltariam para as cidades foi uma sacada muito forçada; os anciões rondavam a floresta o tempo todo (fantasiados), custava pular o muro e catar o medicamento?? Se eles estavam preocupados com os perigos da cidade, por que então enviaram a filha cega do prefeito?? Que raio de pai é esse??

Aliás, já que o prefeito mostrou as fantasias de monstro para a cega, por que não contou pra ela que os ruídos de monstro eram feitos através de gaitas penduradas nas árvores da floresta? A cena que mostra como os ruídos são feitos está numa cena cortada, mas mesmo assim, a cega ouve o ruído das criaturas durante a viagem e morre de medo, o pai não poderia ter simplesmente contado a farsa?

O fato do Noah ser o vilão do filme foi um lance estúpido também, ele fazia aquele monte de coisas horríveis porque era... deficiente mental...? Tudo bem sair fantasiado por aí alegremente, mas matar animais torcendo o pescoço e arrancar o couro é forçar a barra... Fora a fantasia Power Rangers da criatura, que só dá medo quando fica borrada mesmo... uma coisa é ser rústica, outra é ser figurino de drag queen.

 

Enfim... o filme tem seus altos e baixos, e dá a impressão de que o Shyamalan poderia ter feito melhor. O roteiro merecia mais umas revisadas pra tapar os buracos e deixar a trama menos confusa. O lance da ‘cultura do medo’ é interessante, mas não salva o roteiro. Muita coisa é desperdiçada: por que deram tanta importância para as marcas vermelhas nas portas, sendo que elas não tem nada de mais? Em um momento do filme Ivy suja sua roupa com lama, tapando a cor amarela que a protege, deixando a garota vulnerável... e na cena seguinte sua roupa está limpinha novamente, como se nada tivesse acontecido, jogando o suspense no lixo. Eita!

A Vila – 2 estrelas em 5

 

E que venha Lady in the Water!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Odiei o filme na primeira vez que vi' date=' na estréia. Todo aquele marketing exagerado, pedindo pra não contar o fim do filme, e tudo mais... eu e mais uns 10 amigos saímos do cinema irritados, odiando o filme. E agora, um ano depois, após tanta gente falar bem do filme (apesar de outros continuarem odiando), eu resolvi rever o filme.[/quote']

Pois é... vai pelo marketing, vc quebra a cara MESMO.

É médio. Tem um filme bom escondido em "A Vila". Mas ele continua sendo o maior desperdício de potencial de 2004.

Nope... tem um excelente filme escondido em A Vila. E desperdício por desperdício em 2004... bom... acho que temos infinitos exemplos... mas não A Vila.

A fotografia é muito bonita' date=' a trilha sonora também (não tinha reparado na 1ª vez que vi). Os figurinos e cenários são ok. O elenco em geral é bom. A atriz que faz a cega é a muito boa, ainda mais pq é o primeiro grande papel dela. Joaquim Phoenix tá ótimo também. Quem vai mal é Adrien Brody, numa atuação ridícula. Aquelas risadas escrotas dele, tá bom que interpreta um deficiente mental, mas ele exagera, acaba ficando artificial e imbecil e metido a adorável demais.[/quote']

Concordo com o lance da fotografia, trilha sonora e tudo envolvendo os atores, exceto Brody. Como deve ser um deficiente mental na sua opinião? Primeiro que o filme só estabelece que ele é deficiente, mas não diz QUAL tipo de deficiência ele tem. Caso vc não saiba, a Sindrome de Down não é o único tipo de deficiência mental que existe...

A direção do M. Night Shyamalan é excelente. As cenas de tensão' date=' as românticas, todas muito bem feitas. O problema mesmo é o roteiro: confuso e forçado demais.[/quote']

Menino que vê gente morta e ajuda um morto completamente desligado das coisas à sua volta e homens inquebráveis tb são forçados. Vc deu nota 2 pra esses filmes tb?

Pra começar' date=' por que não havia medicamentos previamente guardados na Vila, no caso de alguma emergência? Os anciões acharam que uma sociedade poderia passar anos e anos sem necessitar de nenhum medicamento? Se fosse o caso de uma doença grava e complicada de se curar, até que vai, mas o ferimento em questão é um estúpido corte infeccionado! Aliás, ninguém nunca havia necessitado de medicamento antes...?[/quote']

Haviam medicamentos sim, porém medicamentos do século XIX, apenas. Penicilina, utilizada para controlar infecção, só foi descoberta no início do século XX e como eles estão em 1897...

Se houvesse uma doença grave, azar... Inclusive o filme começa com um enterro de uma criança de 7 anos, morta provavelmente por alguma doença que, hoje, é curada com um comprimido. Pessoas morriam aos milhões de tuberculose, pneumonia, infecção e até uma simples gripe no século XIX... Pq? Pq simplesmente não haviam medicamentos para controlar essas doenças. Saber um pouco de História antes de ver um filme de época vai bem, obrigado...

Por que um dos anciões da Vila não foi buscar remédios na cidade' date=' e em vez disso mandaram a garota cega? Bom, alguns podem justificar que as criaturas teriam pena da cega e deixariam ela passar, mas isso é improvável já que ela foi acompanhada por dois caras com visão normal. Outro motivo seria revelar a farsa para a cega, pra que ela continuasse com a armação no futuro, mas isso também não justifica, já que ela volta da floresta ainda acreditando na existência das criaturas. Já o lance da promessa de que nunca voltariam para as cidades foi uma sacada muito forçada; os anciões rondavam a floresta o tempo todo (fantasiados), custava pular o muro e catar o medicamento?? Se eles estavam preocupados com os perigos da cidade, por que então enviaram a filha cega do prefeito?? Que raio de pai é esse??[/quote']

Ok, vamos por partes (de novo)...

1) Eles não foram pelo simples fato de que, se eles podem sair, todo mundo pode. O lance das criaturas pouparem a cega foi o papo jogado pelos dirigentes para os habitantes da vila. Isso justificaria, para a população, a saída de alguém da vila para buscar medicamento. Mandar um dos dirigentes naquela situação, arriscaria a existência da farsa;

2) Ela volta acreditando nas criaturas pq a besta do Noah prestou o (des)favor de se fantasiar e perseguí-la na floresta. Um acaso feliz, para os dirigentes, que os fez manterem a farsa;

3) Eles prometeram nunca voltar pelo trauma que passaram na cidade. Paranóia pura, esse povo poderia muito bem estar no Asilo Arkham... Porém, acredito que alguns de nós convivemos com alguns Edward Walkers, ou seja, pessoas que, dominadas pelo medo e pelo trauma, optam por deixarem de viver suas vidas e, no processo, podam a vida dos outros à sua volta. Isso é mais comum do que se imagina. Se vc mora em alguma grande metrópole, certamente conhece alguém bem parecido com qq um dos anciões da vila. Minha mãe é uma dessas pessoas;

Se eles estavam preocupados com os perigos da cidade' date=' por que então enviaram a filha cega do prefeito?? Que raio de pai é esse??[/quote']

Ok, este talvez, seja o ÚNICO furo real do filme: pq um pai, vítima da violência, refugiado dela, mandaria sua filha para o local de onde ele saiu? Existe uma teoria: para ser um líder, há a necessidade de amadurecimento. Ele mandou sua filha para que ela enfrentasse o seu medo e então, estaria pronta para assumir a vila quando fosse a hora. Repare que mesmo após ela saber da farsa, o medo a domina de uma tal forma que ela em nenhum momento, acredita que aquele que a persegue na floresta, é um cara disfarçado. Isto é cultura do medo. Enfie por anos a fio na cabeça de uma pessoa uma idéia e tente tirá-la com uma revelação bombástica... essa pessoa jamais acreditará na revelação. Ela ficará com o que lhe foi ensinada desde o início. A ida de Ivy para a floresta representa esse processo: o de enfrentar o próprio medo para poder compreender toda aquela situação e substituir o seu pai.

Claro, é uma teoria... O filme até estabelece isso de uma forma EXTREMAMENTE sutil. Tanto que só fui sacar depois de várias revisitadas. Mas mesmo que isso soe forçado, fique com isto: NENHUM FILME É PERFEITO. Então...

Aliás' date=' já que o prefeito mostrou as fantasias de monstro para a cega, por que não contou pra ela que os ruídos de monstro eram feitos através de gaitas penduradas nas árvores da floresta? A cena que mostra como os ruídos são feitos está numa cena cortada, mas mesmo assim, a cega ouve o ruído das criaturas durante a viagem e morre de medo, o pai não poderia ter simplesmente contado a farsa?[/quote']

Ele contou que eram eles que faziam os sons. Vc dormiu nessa parte do filme? Ou será que ficou encantando com as sardinhas da Bryce? E ela ficou com medo quando escutou pelos motivos que explicitei acima...

O fato do Noah ser o vilão do filme foi um lance estúpido também' date=' ele fazia aquele monte de coisas horríveis porque era... deficiente mental...? Tudo bem sair fantasiado por aí alegremente, mas matar animais torcendo o pescoço e arrancar o couro é forçar a barra... Fora a fantasia Power Rangers da criatura, que só dá medo quando fica borrada mesmo... uma coisa é ser rústica, outra é ser figurino de drag queen.[/quote']

Noah não é o vilão do filme e com esse comentário vc mostra que não prestou atenção em PORRA nenhuma do filme... Primeiro que o cara saiu fantasiado 2 vezes: no casamento da irmã de Ivy e no final do filme. Segundo que os animais mortos eram nada mais, nada menos, do que uma tentativa Bin Laden dele de fazer terrorismo com os dirigentes da vila, só pra ver até onde ia a palhaçada... Com isso Shyamalan joga na tua cara que um deficiente mental não está preso aos mesmos dogmas e imbecilidades as quais, nós, seres supostamente inteligentes, estamos...

Com relação ao comentário 'Bart-quero-aparecer-sou-aborrecente-espinhudo-e-quero-mostr ar-o-quanto-falo-besteira' sobre as fantasias, te digo para parar de assistir Xuxa e ver como uma Drag Queen realmente se veste.

Enfim... o filme tem seus altos e baixos' date=' e dá a impressão de que o Shyamalan poderia ter feito melhor. O roteiro merecia mais umas revisadas pra tapar os buracos e deixar a trama menos confusa. O lance da ‘cultura do medo’ é interessante, mas não salva o roteiro. Muita coisa é desperdiçada: por que deram tanta importância para as marcas vermelhas nas portas, sendo que elas não tem nada de mais? Em um momento do filme Ivy suja sua roupa com lama, tapando a cor amarela que a protege, deixando a garota vulnerável... e na cena seguinte sua roupa está limpinha novamente, como se nada tivesse acontecido, jogando o suspense no lixo. Eita!

A Vila – 2 estrelas em 5[/quote']

 

Ok, discordo de tudo... E tenho a acrescentar, só para concluir, que vc começou bem a sua análise. Mas parece que quis aparecer mais que a própria crítica e isso arruinou tudo. Vc até poderia ter mantido a nota 2... Mas a retórica que lembra a argumentação de um adolescente tira o brilho do que poderia ser uma brilhante crítica negativa.

 

Nesse sentido, o sapo foi o único até agora que construiu uma crítica relativamente negativa com solidez e coerência... Quem diria...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hahahahahaaha... Precisam plagiar a crítica do Pablo? Isso pra mim é falta de argumento...

Graxinha, onde ela apresenta elemento sobrenatural? Só pq ela fala que enxerga a 'cor' das pessoas? Me explique como se eu fosse uma criança de 6 anos onde isso é sobrenatural?

E sobre o lance dela correr e andar de acordo com os propósitos de Shyamalan, saiba vc que cegos são exatíssimos em quase tudo que fazem e quando estão em um ambiente que conhecem, eles estão em pleno controle de suas capacidades motoras. Seu comentário foi ultrajante, digno de quem não tem argumento para apontar falhas no filme e fica apelando para colocações depreciativas acerca de pessoas deficientes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quanto a personagem de Bryce Dallas Howard ... Por que ela apresenta alguns elementos sobrenaturais' date=' uma vez que o filme não possui nada sobrenatural? Achei ridículo, horas ela agir como se acabasse de ser cega, aos tropeços e horas correndo como se enxergasse, conforme a vontade do diretor.[/quote']

Sobre o elementos sobrenaturais eu vou rir... Diga-nos qual.

Já sobre o segundo ponto, la não age conforme a vontade do diretor, ela age conforme o local em que sencontra. Vejamos: ela vive na vila desde... sempre, certo? Então, os cegos conseguem interagir muito bem com o ambiente em que estão acostumados. Por isso ela sai correndo e tal. Veja, por exemplo, que ela conhece tão bem o lugar, que ela sabe exatamente o número de passos que tem que dar ao se locomover de um lugar ao outro.

E quando ela vai pra floresta, bem... como ela nunca foi lá, não conhece o terreno onde pisa, é ÓBVIO que ela vai exitar um pouco, até mesmo tropeçar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Odiei o filme na primeira vez que vi' date=' na estréia. Todo aquele marketing exagerado, pedindo pra não contar o fim do filme, e tudo mais... eu e mais uns 10 amigos saímos do cinema irritados, odiando o filme. E agora, um ano depois, após tanta gente falar bem do filme (apesar de outros continuarem odiando), eu resolvi rever o filme.[/quote']

1-Pois é... vai pelo marketing, vc quebra a cara MESMO.

É médio. Tem um filme bom escondido em "A Vila". Mas ele continua sendo o maior desperdício de potencial de 2004.

2-Nope... tem um excelente filme escondido em A Vila. E desperdício por desperdício em 2004... bom... acho que temos infinitos exemplos... mas não A Vila.

A fotografia é muito bonita' date=' a trilha sonora também (não tinha reparado na 1ª vez que vi). Os figurinos e cenários são ok. O elenco em geral é bom. A atriz que faz a cega é a muito boa, ainda mais pq é o primeiro grande papel dela. Joaquim Phoenix tá ótimo também. Quem vai mal é Adrien Brody, numa atuação ridícula. Aquelas risadas escrotas dele, tá bom que interpreta um deficiente mental, mas ele exagera, acaba ficando artificial e imbecil e metido a adorável demais.[/quote']

3-Concordo com o lance da fotografia, trilha sonora e tudo envolvendo os atores, exceto Brody. Como deve ser um deficiente mental na sua opinião? Primeiro que o filme só estabelece que ele é deficiente, mas não diz QUAL tipo de deficiência ele tem. Caso vc não saiba, a Sindrome de Down não é o único tipo de deficiência mental que existe...

A direção do M. Night Shyamalan é excelente. As cenas de tensão' date=' as românticas, todas muito bem feitas. O problema mesmo é o roteiro: confuso e forçado demais.[/quote']

4-Menino que vê gente morta e ajuda um morto completamente desligado das coisas à sua volta e homens inquebráveis tb são forçados. Vc deu nota 2 pra esses filmes tb?

Pra começar' date=' por que não havia medicamentos previamente guardados na Vila, no caso de alguma emergência? Os anciões acharam que uma sociedade poderia passar anos e anos sem necessitar de nenhum medicamento? Se fosse o caso de uma doença grava e complicada de se curar, até que vai, mas o ferimento em questão é um estúpido corte infeccionado! Aliás, ninguém nunca havia necessitado de medicamento antes...?[/quote']

5-Haviam medicamentos sim, porém medicamentos do século XIX, apenas. Penicilina, utilizada para controlar infecção, só foi descoberta no início do século XX e como eles estão em 1897...

Se houvesse uma doença grave, azar... Inclusive o filme começa com um enterro de uma criança de 7 anos, morta provavelmente por alguma doença que, hoje, é curada com um comprimido. Pessoas morriam aos milhões de tuberculose, pneumonia, infecção e até uma simples gripe no século XIX... Pq? Pq simplesmente não haviam medicamentos para controlar essas doenças. Saber um pouco de História antes de ver um filme de época vai bem, obrigado...

Por que um dos anciões da Vila não foi buscar remédios na cidade' date=' e em vez disso mandaram a garota cega? Bom, alguns podem justificar que as criaturas teriam pena da cega e deixariam ela passar, mas isso é improvável já que ela foi acompanhada por dois caras com visão normal. Outro motivo seria revelar a farsa para a cega, pra que ela continuasse com a armação no futuro, mas isso também não justifica, já que ela volta da floresta ainda acreditando na existência das criaturas. Já o lance da promessa de que nunca voltariam para as cidades foi uma sacada muito forçada; os anciões rondavam a floresta o tempo todo (fantasiados), custava pular o muro e catar o medicamento?? Se eles estavam preocupados com os perigos da cidade, por que então enviaram a filha cega do prefeito?? Que raio de pai é esse??[/quote']

6-Ok, vamos por partes (de novo)...

1) Eles não foram pelo simples fato de que, se eles podem sair, todo mundo pode. O lance das criaturas pouparem a cega foi o papo jogado pelos dirigentes para os habitantes da vila. Isso justificaria, para a população, a saída de alguém da vila para buscar medicamento. Mandar um dos dirigentes naquela situação, arriscaria a existência da farsa;

2) Ela volta acreditando nas criaturas pq a besta do Noah prestou o (des)favor de se fantasiar e perseguí-la na floresta. Um acaso feliz, para os dirigentes, que os fez manterem a farsa;

3) Eles prometeram nunca voltar pelo trauma que passaram na cidade. Paranóia pura, esse povo poderia muito bem estar no Asilo Arkham... Porém, acredito que alguns de nós convivemos com alguns Edward Walkers, ou seja, pessoas que, dominadas pelo medo e pelo trauma, optam por deixarem de viver suas vidas e, no processo, podam a vida dos outros à sua volta. Isso é mais comum do que se imagina. Se vc mora em alguma grande metrópole, certamente conhece alguém bem parecido com qq um dos anciões da vila. Minha mãe é uma dessas pessoas;

Se eles estavam preocupados com os perigos da cidade' date=' por que então enviaram a filha cega do prefeito?? Que raio de pai é esse??[/quote']

7-Ok, este talvez, seja o ÚNICO furo real do filme: pq um pai, vítima da violência, refugiado dela, mandaria sua filha para o local de onde ele saiu? Existe uma teoria: para ser um líder, há a necessidade de amadurecimento. Ele mandou sua filha para que ela enfrentasse o seu medo e então, estaria pronta para assumir a vila quando fosse a hora. Repare que mesmo após ela saber da farsa, o medo a domina de uma tal forma que ela em nenhum momento, acredita que aquele que a persegue na floresta, é um cara disfarçado. Isto é cultura do medo. Enfie por anos a fio na cabeça de uma pessoa uma idéia e tente tirá-la com uma revelação bombástica... essa pessoa jamais acreditará na revelação. Ela ficará com o que lhe foi ensinada desde o início. A ida de Ivy para a floresta representa esse processo: o de enfrentar o próprio medo para poder compreender toda aquela situação e substituir o seu pai.

Claro, é uma teoria... O filme até estabelece isso de uma forma EXTREMAMENTE sutil. Tanto que só fui sacar depois de várias revisitadas. Mas mesmo que isso soe forçado, fique com isto: NENHUM FILME É PERFEITO. Então...

Aliás' date=' já que o prefeito mostrou as fantasias de monstro para a cega, por que não contou pra ela que os ruídos de monstro eram feitos através de gaitas penduradas nas árvores da floresta? A cena que mostra como os ruídos são feitos está numa cena cortada, mas mesmo assim, a cega ouve o ruído das criaturas durante a viagem e morre de medo, o pai não poderia ter simplesmente contado a farsa?[/quote']

8-Ele contou que eram eles que faziam os sons. Vc dormiu nessa parte do filme? Ou será que ficou encantando com as sardinhas da Bryce? E ela ficou com medo quando escutou pelos motivos que explicitei acima...

O fato do Noah ser o vilão do filme foi um lance estúpido também' date=' ele fazia aquele monte de coisas horríveis porque era... deficiente mental...? Tudo bem sair fantasiado por aí alegremente, mas matar animais torcendo o pescoço e arrancar o couro é forçar a barra... Fora a fantasia Power Rangers da criatura, que só dá medo quando fica borrada mesmo... uma coisa é ser rústica, outra é ser figurino de drag queen.[/quote']

9-Noah não é o vilão do filme e com esse comentário vc mostra que não prestou atenção em PORRA nenhuma do filme... Primeiro que o cara saiu fantasiado 2 vezes: no casamento da irmã de Ivy e no final do filme. Segundo que os animais mortos eram nada mais, nada menos, do que uma tentativa Bin Laden dele de fazer terrorismo com os dirigentes da vila, só pra ver até onde ia a palhaçada... Com isso Shyamalan joga na tua cara que um deficiente mental não está preso aos mesmos dogmas e imbecilidades as quais, nós, seres supostamente inteligentes, estamos...

10-Com relação ao comentário 'Bart-quero-aparecer-sou-aborrecente-espinhudo-e-quero-mostr ar-o-quanto-falo-besteira' sobre as fantasias, te digo para parar de assistir Xuxa e ver como uma Drag Queen realmente se veste.

Enfim... o filme tem seus altos e baixos' date=' e dá a impressão de que o Shyamalan poderia ter feito melhor. O roteiro merecia mais umas revisadas pra tapar os buracos e deixar a trama menos confusa. O lance da ‘cultura do medo’ é interessante, mas não salva o roteiro. Muita coisa é desperdiçada: por que deram tanta importância para as marcas vermelhas nas portas, sendo que elas não tem nada de mais? Em um momento do filme Ivy suja sua roupa com lama, tapando a cor amarela que a protege, deixando a garota vulnerável... e na cena seguinte sua roupa está limpinha novamente, como se nada tivesse acontecido, jogando o suspense no lixo. Eita!

A Vila – 2 estrelas em 5[/quote']

 

11)Ok, discordo de tudo... E tenho a acrescentar, só para concluir, que vc começou bem a sua análise. Mas parece que quis aparecer mais que a própria crítica e isso arruinou tudo. Vc até poderia ter mantido a nota 2... Mas a retórica que lembra a argumentação de um adolescente tira o brilho do que poderia ser uma brilhante crítica negativa.

 

Nesse sentido, o sapo foi o único até agora que construiu uma crítica relativamente negativa com solidez e coerência... Quem diria...

1-A Vila foi vendido como uma coisa que não é, decepcionando muita gente. Foi por isso que resolvi rever o filme, sem tanto furor.

2-isso vai de cada um.

3-não gostei da atuação do Brody, fazer o que? É impossível designar certo e errado numa atuação, e na minha concepção, a atuação dele foi ruim. Exagerada e fazia umas gracinhas metidas a adoráveis (isso eh culpa do roteiro também), tentando repetir o humor de Sinais (que funcionou melhor, pra mim.). Realmente, interpretar deficientes é mais complicado, mas ele simplismente não me convenceu, e em alguns momentos me irritou. Mas se você gostou, bom pra vc ué!

4-não to me referindo a verossimilhança da história. eu considero a história bem criativa, aliás (como todos os filmes do shyamalan). não gostei mesmo foi das explicações forçadas ou deixadas de lado.

5-Das duas, uma: se um medicamento (ex: penicilina) foi criado antes da Vila ter sido criada, por que os anciões não compraram e  fizeram um estoque cheio de remédios? Por outro lado, se um medicamento foi lançado após a criação da Vila, como os anciões sabem que o remédio existe e ainda sabem o nome, se não mantêm contato com o mundo exterior...? Esse é um furo mesmo, gigantesco aliás, já que é a base da trama.

6-por partes:

1) se os anciões mandaram dois caras acompanhar a garota na floresta, quer dizer que é possível ela ter sido acompanhada por um dos anciões (o que é mais lógico, aliás, levando-se em conta de que são os responsáveis pela Vila). Um dos anciões poderia ter usado a desculpa de que tem a proteção das pedrinhas mágicas e atravessar a floresta numa boa.

2)Isso será respondido mais pra frente...

3) isso já foi falado; se eles tem medo das cidades, são incrivelmente irresponsáveis por mandar a filha cega do ancião.

7-tá, pra mim é um furo mesmo, esse lance de amadurecimento etc etc não me desce.

8)O cara disse que o som era feito pelos próprios anciões, mas não explicou que era feito por instrumentos presos nas árvores, e que o som iria continuar durante a viagem. O cara poderia ter acalmado a filha, dizendo que ela escutaria sons das criaturas mas não era pra ter medo, pois era falso e etc, mas não fez nada disso. Daí quando a coitada entrou na floresta e escutou aquela barulheira, ficou desconfiando da revelação do pai. Isso foi um truque barato pra mostrar cenas de suspensa (bem feitas, mas ilógicas) e enganar o público.
O lance de manter a platéia acreditando nas criaturas até o fim do filme foi uma jogada infeliz. Os anciões tinham certeza de que os monstros não existiam, afinal foram eles que compraram as terras, conhecem a floresta inteira, além de serem pessoas dos dias atuais e não devem nem acreditar nessas lendas. Assim, o pai poderia ter convencido ela inteiramente de que os monstros não existiam e explicar que não há a possibilidade deles serem reais. Isso é crucial.

9)Hum... basicamente o Noah passa de retardado inconsequente pra asqueiroso calculista. Numa hora ele tenta matar Lucius com uma faca de cozinha em plena luz do dia, deixando o cadáver num lugar visível e mantendo as mãos sujas de sangue, com a maior cara de culpado. Noutra hora ele sai por aí pondo em prática planos malígnos pra aterrorisar os dirigentes da Vila, e perseguindo a Ivy interpretando uma criatura com perfeição e com propósitos definidos. Isso é bem forçado, sem falar no modo Scooby-doo como as coisas acontecem...
E pra mim ele é o vilão, sim. Vilão é aquele que causa conflitos para o protagonista. É ele quem esfaqueia o Lucius, aterrorisa os moradores da Vila e tenta impedir a Ivy de conseguir seu objetivo; logo, o causador dos conflitos principais.

10)não se incomode tanto com os meus comentários irônicos, Conde! Não gostei da fantasia, ué, que eu posso fazer? Qual o problema de eu zuar a fantasia? Eu achar a fantasia ruim não faz vc gostar menos da fantasia, faz? smiley17.gif

11)ok, satisfatório. o objetivo era +- esse. Por curiosidade, quais foram os argumentos do sapo?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hahahahahaaha... Precisam plagiar a crítica do Pablo? Isso pra mim é falta de argumento...

Graxinha' date=' onde ela apresenta elemento sobrenatural? Só pq ela fala que enxerga a 'cor' das pessoas? Me explique como se eu fosse uma criança de 6 anos onde isso é sobrenatural?

[/quote']

na verdade esse dom não chega a ser sobrenatural, mesmo. o que ela enxerga é provavelmente a aura das pessoas ou sei lá. não é sobrenatural, mas não deixa de ser um dom 'fantástico'. mas também isso não importa, é só um detalhe cafona mal aproveitado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Se eles estavam preocupados com os perigos da cidade' date=' por que então enviaram a filha cega do prefeito?? Que raio de pai é esse??[/quote']

Ok, este talvez, seja o ÚNICO furo real do filme: pq um pai, vítima

da violência, refugiado dela, mandaria sua filha para o local de onde

ele saiu? Existe uma teoria: para ser um líder, há a necessidade de

amadurecimento. Ele mandou sua filha para que ela enfrentasse o seu

medo e então, estaria pronta para assumir a vila quando fosse a hora.

Repare que mesmo após ela saber da farsa, o medo a domina de uma tal

forma que ela em nenhum momento, acredita que aquele que a persegue na

floresta, é um cara disfarçado. Isto é cultura do medo. Enfie por anos

a fio na cabeça de uma pessoa uma idéia e tente tirá-la com uma

revelação bombástica... essa pessoa jamais acreditará na revelação. Ela

ficará com o que lhe foi ensinada desde o início. A ida de Ivy para a

floresta representa esse processo: o de enfrentar o próprio medo para

poder compreender toda aquela situação e substituir o seu pai.

Claro, é uma teoria... O filme até estabelece isso de uma forma

EXTREMAMENTE sutil. Tanto que só fui sacar depois de várias

revisitadas. Mas mesmo que isso soe forçado, fique com isto: NENHUM

FILME É PERFEITO. Então...

 

O fato do Noah ser o

vilão do filme foi um lance estúpido também' date=' ele fazia aquele monte de

coisas horríveis porque era... deficiente mental...? Tudo bem sair

fantasiado por aí alegremente, mas matar animais torcendo o pescoço e

arrancar o couro é forçar a barra... Fora a fantasia Power Rangers da

criatura, que só dá medo quando fica borrada mesmo... uma coisa é ser

rústica, outra é ser figurino de drag queen.

[/quote']

Noah não é o vilão do filme e com esse comentário vc mostra que não

prestou atenção em PORRA nenhuma do filme... Primeiro que o cara saiu

fantasiado 2 vezes: no casamento da irmã de Ivy e no final do filme.

Segundo que os animais mortos eram nada mais, nada menos, do que uma

tentativa Bin Laden dele de fazer terrorismo com os dirigentes da vila,

só pra ver até onde ia a palhaçada... Com isso Shyamalan joga na tua

cara que um deficiente mental não está preso aos mesmos dogmas e

imbecilidades as quais, nós, seres supostamente inteligentes, estamos...

Com relação ao comentário 'Bart-quero-aparecer-sou-aborrecente-espinhudo-e-quero-mostr ar-o-quanto-falo-besteira' sobre as fantasias, te digo para parar de assistir Xuxa e ver como uma Drag Queen realmente se veste.

 

 

 

1) Isso não é furo algum. Me lembrei de um trecho de O Anticristo, de

Nietzsche, que li recentemente, que diz algo assim: "a mentira do pai é

a verdade do filho", se referindo ao cristianismo. E é isso mesmo o que

acontece aqui: a mentira dos pais, a Vila, a manipulação, tudo isso é

verdade para os filhos, a ilusão é tudo o que eles conhecem. Quando os

filhos assumissem o poder, no entanto, fatalmente saberiam da verdade

(aliás, para Nietzsche também o padre, o pastor, o sacerdote, são algo

pregadores da mentira e sabem disso), e nesse caso, poderiam acabar com

a estrutura de poder concebida por eles. Por isso era necessário contar

antes, mas deixar no ar ainda a possibilidade de realmente haver as

criaturas, como Walker fez (e como a religião ainda faz, seguindo por

uma interpretação nietzschiana). Noah acaba acidentalmente ajudando

essa manipulação pois a torna verdade.

 

 

 

E discordo de qualquer crítica que diz que o comportamento de Walker é "inverossímil", por:

 

I) Obviamente, pais, não importa quão anteciosos, ou amorosos, ou prudentes, etc, fariam isso, ou coisas piores.

 

II) Se ele estivesse no seu melhor juízo, não haveria Vila alguma.

 

III) Ivy estava num ambiente controlado com riscos mínimos, e é

provável que Walker pensasse que não havia nenhum (ele poderia lembrar

de um buraco na floresta, se não passa por lá faz uns 20 anos? se é que

já existia um)

 

IV) O mais importante: no início do filme vemos o filho de um dos

anciãos sendo enterrado. Isso quer dizer que eles estão dispostos a

QUALQUER COISA pra manter aquela comunidade, mesmo que seja sacrificar

seus filhos, assim como basicamente qualquer um que tenha controle

completo de uma sociedade.

 

 

 

2) Vale lembrar que os que denunciam conspirações, manipulações, etc,

são vistos como o quê? Loucos ou idiotas, exatamente, ver os Oliver

Stones da vida.

 

 

 

E, Engraxador, faça um teste:vá andando ou mesmo correndo com os olhos

fechados de, digamos, do seu quarto à cozinha da sua casa, e veja se

você têm algum problema em chegar lá. Isso é bom senso, é até

irracional fazer críticas nesse sentido..

 

flavio38696.7518518519

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...