Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#4)


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Rafal você mesmo já disse em tópicos anteriores que o Corpo Governante não erra porque "é guiado pelo Espírito Santo". E não foi só pra mim que você disse isso...

 

Enfim' date=' conversa repetida.

 

[/quote']

Sim,eu disse.

Naquela época não tinha tanto conhecimento quanto tenho hoje.

Achava que "ser guiado por ES" implica automaticamente em ser infalível.

Mas não percebia que eles são homens imperfeitos assim como eu sou e que eles pedem ES da mesma forma que eu peço.

A única diferença é que eles foram incubidos de cuidar dos "bens do amo",ou seja,as ovelhas.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ótimo... sendo um conjunto de papiros manuscritos de textos bíblicos' date=' são então CÓPIAS dos textos bíblicos originais. E se são cópias dos textos bíblicos originais não há nenhuma "prova" de que Paulo é o escritor de Hebreus, já que tanto no papiro quanto na minha e na sua bíblia a carta de Hebreus é EXATAMENTE A MESMA! 

 

[/quote']

 

 

 

Está questionando a autenticidade dos Papiros?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quanto a discussão da autoria de Hebreus, o corpo governante e as TJs afirmam que é de Paulo.

Senão existe nenhum prova que negue isto, então deixa esta besteira de lado, vão falar sobre coisas mais importante.

No final das contas, a carta aos Hebreus está na bíblia e a bíblia têm Deus como autor,quem efetivamente escreveu cada livro ou carta pouco importa.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Quanto a discussão da autoria de Hebreus' date=' o corpo governante e as TJs afirmam que é de Paulo.Senão existe nenhum prova que negue isto, então deixa esta besteira de lado, vão falar sobre coisas mais importante.No final das contas, a carta aos Hebreus está na bíblia e a bíblia têm Deus como autor,quem efetivamente escreveu cada livro ou carta pouco importa.[/quote']

 

 

 

O ônus da prova é de quem afirma, esperto... 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quanto a discussão da autoria de Hebreus' date=' o corpo governante e as TJs afirmam que é de Paulo.

Senão existe nenhum prova que negue isto, então deixa esta besteira de lado, vão falar sobre coisas mais importante.

No final das contas, a carta aos Hebreus está na bíblia e a bíblia têm Deus como autor,quem efetivamente escreveu cada livro ou carta pouco importa.

 

 

[/quote']

 

Existem várias evidências que depõem contra Paulo ser o escritor...

 

E o cerne da questão aqui não é a inspiração divina da Bíblia, mas a posição da STV em colocar Paulo sendo o escritor de Hebreus como uma verdade absoluta. Não é.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Você afirma que não prova porque o Papiro é uma cópia do livro original.

 

Exato... o conteúdo é o mesmo. Não há nada de informação no papiro que não tenha na minha bíblia. Logo' date=' não é prova.

 

 

Está fazendo o mesmo com outros personagens bíblicos.

 

09090909

09

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quanto a discussão da autoria de Hebreus' date=' o corpo governante e as TJs afirmam que é de Paulo.

Senão existe nenhum prova que negue isto, então deixa esta besteira de lado, vão falar sobre coisas mais importante.

No final das contas, a carta aos Hebreus está na bíblia e a bíblia têm Deus como autor,quem efetivamente escreveu cada livro ou carta pouco importa.

 

 

[/quote']

 

Existem várias evidências que depõem contra Paulo ser o escritor...

 

E o cerne da questão aqui não é a inspiração divina da Bíblia, mas a posição da STV em colocar Paulo sendo o escritor de Hebreus como uma verdade absoluta. Não é.

Nunca foi falado que é uma verdade absoluta, apenas que é a nossa opinião.

No final das contas,vocês analtecem o corpo governante mais que nós mesmo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Exato... o conteúdo é o mesmo. Não há nada de informação no papiro que não tenha na minha bíblia. Logo' date=' não é prova.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Sim, é claro que a informação é a mesma mas você diz: "não é prova porque as informações são iguais."

 

 

 

Mas não é essa a questão, a questão é o fato histórico associado com referências bíblicas. O Papiro Chester Beatty N.° 2 (P46), que é datado dentro de 150 anos após a morte de Paulo, contém nove cartas de Paulo, inclusive a de Hebreus. E este papiro onde contém as cartas são reconhecidas como de autoria paulina.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Existem várias evidências que depõem contra Paulo ser o escritor... E o cerne da questão aqui não é a inspiração divina da Bíblia' date=' mas a posição da STV em colocar Paulo sendo o escritor de Hebreus como uma verdade absoluta. Não é.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Aponte-as.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Exato... o conteúdo é o mesmo. Não há nada de informação no papiro que não tenha na minha bíblia. Logo' date=' não é prova.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Sim, é claro que a informação é a mesma mas você diz: "não é prova porque as informações são iguais."

 

 

 

Mas não é essa a questão, a questão é o fato histórico associado com referências bíblicas. O Papiro Chester Beatty N.° 2 (P46), que é datado dentro de 150 anos após a morte de Paulo, contém nove cartas de Paulo, inclusive a de Hebreus. E este papiro onde contém as cartas são reconhecidas como de autoria paulina.

 

Não é pacífico que o papiro Chester tenha esta idade. Alguns o datam do século III d.C.

 

E no mesmo papiro há outros escritos da época que nada tem a ver com as cartas paulinas. Seriam eles também de autoria de Paulo só pq estão juntos com as suas cartas?

 

Aliás, se o Papiro é uma fonte tão fidedigna da autoria da carta aos hebreus (só pq ela está junta com outras cartas paulinas) porque a controvérsia sobre a autoria da carta ainda permanece depois de 2.000 anos? Seriam os estudiosos e eruditos do Novo Testamento BURROS a ponto de ignorarem tamanha evidência ou só as TJs é que são iluminadas o bastante para reconhecerem o valor pleno de referido documento?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aliás' date=' se o Papiro é uma fonte tão fidedigna da autoria da carta aos

hebreus (só pq ela está junta com outras cartas paulinas) porque a

controvérsia sobre a autoria da carta ainda permanece depois de 2.000

anos? Seriam os estudiosos e eruditos do Novo Testamento BURROS a ponto

de ignorarem tamanha evidência ou só as TJs é que são iluminadas o

bastante para reconhecerem o valor pleno de referido documento?

[/quote']

Ter controvérsia não é argumento para nada.

Vocês fazem controvérsia sobre a existência do inferno,alma imortal e trindade e isso não muda o fato de serem ensinos falsos.

Então, se existe algum erudito que acredita nestas doutrinas, sim, ele é BURRO.E se é burro de acreditar nelas , poderia sim ser burro de não dar o devido valor ao papiro.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tá stressado Rafal?

 

Vamos lá para mais um banho...

 

A controvérsia sobre inferno, alma imortal e trindade são vocês que criam, não nós. Para nós, cristãos ORTODOXOS, não há dúvida acerca destes temas. Portanto, esse "fato" de serem ensinos falsos não passa de "opinião" TJ... Tanto é que vocês precisaram MODIFICAR a Bíblia de vocês para acomodar os seus "ensinos verdadeiros"...

 

Enfim, mais uma vez vc mordeu a isca e demonstrou como as TJs, em geral, são arrogantes...

 

Ahhh, e podem continuar tirando pontos da minha reputação vocês dois... Não fazem idéia de como isto é patético e é assinatura de infatilidade debilóide...

 

06

 

Dook2011-02-07 07:53:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Não é pacífico que o papiro Chester tenha esta idade. Alguns o datam do século III d.C.E no mesmo papiro há outros escritos da época que nada tem a ver com as cartas paulinas. Seriam eles também de autoria de Paulo só pq estão juntos com as suas cartas?

 

 

 

 

 

 

Eu não vou questionar os papiros e nem os eruditos. Se os quer questionar então vá até a Universidade Chester Beatty em Dublin na Irlanda e conteste-os.

 

 

 

 

 

 

Aliás' date=' se o Papiro é uma fonte tão fidedigna da autoria da carta aos hebreus (só pq ela está junta com outras cartas paulinas) porque a controvérsia sobre a autoria da carta ainda permanece depois de 2.000 anos?

 

 

 

[/quote']

 

 

 

O motivo principal é simples: Paulo não menciona o seu nome no livro.

 

 

 

 

 

 

Seriam os estudiosos e eruditos do Novo Testamento BURROS a ponto de ignorarem tamanha evidência ou só as TJs é que são iluminadas o bastante para reconhecerem o valor pleno de referido documento?

 

 

 

 

 

 

Os TJ não são os únicos que reconhecem o valor desse documento e da autoria paulina livro de Hebreus.

 

 

 

Sobre o papiro, o erudito cristão Sir Frederic Kenyon afirmou que "nenhum outro livro antigo dispõe do testemunho da autenticidade do seu texto, tão abundante e tão próximo ao original, conforme dispõe o Novo Testamento. Nenhum estudioso honesto negará que o texto do NT chegou até nós substancialmente íntegro e fiel aos manuscritos originais".

 

 

 

Sobre o livro de Hebreus, o mesmo erudito afirmou: "Nota-se que Hebreus foi colocado logo depois de Romanos, o que mostra que na data primitiva, quando este manuscrito foi escrito, não havia dúvida quanto à sua autoria paulina".

 

 

 

Commentary de Clarke, Volume 6, página 681, diz a respeito de Hebreus: "Que foi escrita para os judeus naturais, a estrutura inteira da epístola o prova. Se tivesse sido escrita para os gentios, nem sequer um dentre dez mil deles poderia compreender a argumentação, por não estarem familiarizados com o sistema judaico; o conhecimento do qual o escritor desta epístola em toda a parte supõe".

 

 

 

Sobre esta mesma questão, a Cyclopedia de McClintock e Strong diz: "Não há evidência substancial, externa ou interna, em favor de qualquer pretendente à autoria desta epístola exceto Paulo".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Não é pacífico que o papiro Chester tenha esta idade. Alguns o datam do século III d.C.E no mesmo papiro há outros escritos da época que nada tem a ver com as cartas paulinas. Seriam eles também de autoria de Paulo só pq estão juntos com as suas cartas?

 

 

 

 

 

 

Eu não vou questionar os papiros e nem os eruditos. Se os quer questionar então vá até a Universidade Chester Beatty em Dublin na Irlanda e conteste-os.

 

Liso...

 

 

 

Aliás' date=' se o Papiro é uma fonte tão fidedigna da autoria da carta aos hebreus (só pq ela está junta com outras cartas paulinas) porque a controvérsia sobre a autoria da carta ainda permanece depois de 2.000 anos?

[/quote']

 

 

 

O motivo principal é simples: Paulo não menciona o seu nome no livro.

 

Pois é... ele menciona seu nome, conferindo autoralidade a TODAS as suas cartas MENOS Hebreus. Que paradoxo... 

 

 

Os TJ não são os únicos que reconhecem o valor desse documento e da autoria paulina livro de Hebreus.

 

 

 

Sobre o papiro' date=' o erudito cristão Sir Frederic Kenyon afirmou que "nenhum outro livro antigo dispõe do testemunho da autenticidade do seu texto, tão abundante e tão próximo ao original, conforme dispõe o Novo Testamento. Nenhum estudioso honesto negará que o texto do NT chegou até nós substancialmente íntegro e fiel aos manuscritos originais".[/quote']

 

Não estou discutindo a veracidade e autenticidade das informações contidas no papiro. Estou questionando a SUA conclusão de que, por ele, é possível atribuir a Paulo a autoria de Hebreus...

 

Fala sério... 07

 

 

Sobre o livro de Hebreus' date=' o mesmo erudito afirmou: "Nota-se que Hebreus foi colocado logo depois de Romanos, o que mostra que na data primitiva, quando este manuscrito foi escrito, não havia dúvida quanto à sua autoria paulina".

[/quote']

 

3d29

 

Nossa... que conclusão estapafúrdia... A igreja primitiva não deixou NENHUM registro, de qualquer forma, que nos indicasse que o autor da carta foi Paulo...

 

Commentary de Clarke' date=' Volume 6, página 681, diz a respeito de Hebreus: "Que foi escrita para os judeus naturais, a estrutura inteira da epístola o prova. Se tivesse sido escrita para os gentios, nem sequer um dentre dez mil deles poderia compreender a argumentação, por não estarem familiarizados com o sistema judaico; o conhecimento do qual o escritor desta epístola em toda a parte supõe".[/quote']

 

Pois é... mais um ponto contra a autoria de Paulo: o apóstolo só escrevia cartas para as igrejas gentílicas da época... E em todas ele fazia questão de afirmar que era quem estava escrevendo de próprio punho... 

 

 

Sobre esta mesma questão' date=' a Cyclopedia de McClintock e Strong diz: "Não há evidência substancial, externa ou interna, em favor de qualquer pretendente à autoria desta epístola exceto Paulo".[/quote']

 

Com certeza que há evidência substancial, externa e interna que demonstra que Paulo NÃO é o autor, da mesma forma que existem outros elementos que apontam o oposto... Como a Bíblia não dá elementos fortes o suficientes para tirarmos uma conclusão, então vou seguindo a vida... 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A controvérsia sobre inferno' date=' alma imortal e trindade são vocês que criam, não nós. Para nós, cristãos ORTODOXOS, não há dúvida acerca destes temas. Portanto, esse "fato" de serem ensinos falsos não passa de "opinião" TJ... Tanto é que vocês precisaram MODIFICAR a Bíblia de vocês para acomodar os seus "ensinos verdadeiros"...

[/quote']

Não, foram vocês que criaram mesmo.

Jesus falou que era FILHO de Deus e vocês falaram que ele era DEUS.

A bíblia diz que toda alma que pecar vai MORRER,e vocês falaram que a alma não morre.

A bíblia diz que os injustos vão ser DESTRUÍDOS,e vocês falaram que eles vão continuar vivos.

Então,meu caro Dook,vocês que criaram a controvérsia.

 

Enfim' date=' mais uma vez vc mordeu a isca e demonstrou como as TJs, em geral, são arrogantes...

[/quote']

Os fariseus da época de Jesus também acharam que ele era arrogante, fazer o que né....eles nos avisou que seríamos tratados assim.

 

Ahhh' date=' e podem continuar tirando pontos da minha reputação vocês dois

[/quote']

Pode ficar tranquilo quanto a mim, eu nem sabia que esta palhaçada de reputação tinha voltado.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Pois é... ele menciona seu nome' date=' conferindo autoralidade a TODAS as suas cartas MENOS Hebreus. Que paradoxo... 

 

 

 

[/quote']

 

 

 

A questão do anonimato de Paulo na carta aos Hebreus é totalmente compreensível por causa do preconceito pessoal que os judeus tinham contra ele ao ponto de quererem a sua morte. Se Paulo colocasse o seu nome, eles não a leriam. Um exemplo bem evidente disso é o descrito em Atos 23:12-15 e Atos 25:1-3. E embora Paulo fosse enviado como apóstolo para os gentios, Jesus disse a Ananias que Paulo pregaria também aos “filhos de Israel”.

 

 

 

 

 

 

Não estou discutindo a veracidade e autenticidade das informações contidas no papiro. Estou questionando a SUA conclusão de que' date=' por ele, é possível atribuir a Paulo a autoria de Hebreus... Fala sério... 

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Para sua infelicidade, não somente a minha. Essas informações de que no papiro (P46) está o livro de Hebreus estão na internet. É só ver lá.

 

 

 

 

 

 

Nossa... que conclusão estapafúrdia... A igreja primitiva não deixou NENHUM registro' date=' de qualquer forma, que nos indicasse que o autor da carta foi Paulo...

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Veja as opiniões de Orígenes e de Clemente de Alexandria e "O Cânon de Atanásio".

 

 

 

 

 

 

Pois é... mais um ponto contra a autoria de Paulo: o apóstolo só escrevia cartas para as igrejas gentílicas da época... E em todas ele fazia questão de afirmar que era quem estava escrevendo de próprio punho...

 

 

 

 

 

 

Atos 9:15 - "Disse-lhe' date=' porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel."

 

 

 

1 Coríntios 9:20 - "E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus;"

 

 

 

 

 

 

Com certeza que há evidência substancial, externa e interna que demonstra que Paulo NÃO é o autor, da mesma forma que existem outros elementos que apontam o oposto... Como a Bíblia não dá elementos fortes o suficientes para tirarmos uma conclusão, então vou seguindo a vida...

 

 

 

 

 

 

Então, poste-as.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não' date=' foram vocês que criaram mesmo.

 

1) Jesus falou que era FILHO de Deus e vocês falaram que ele era DEUS.

 

2) A bíblia diz que toda alma que pecar vai MORRER,e vocês falaram que a alma não morre.

 

3) A bíblia diz que os injustos vão ser DESTRUÍDOS,e vocês falaram que eles vão continuar vivos.

 

Então,meu caro Dook,vocês que criaram a controvérsia.[/quote']

 

Hehehehehe...

 

1) Sim... Jesus é o FILHO... Mas há o PAI... Ninguém nunca disse que o FILHO é o PAI. Contudo João 1:1 equipara o Verbo (o Filho) ao Pai (comumente chamado "Deus") e 1:14 diz que o Filho (o homem Jesus) é geração do Pai, da mesma substância, a mesma essência. Assim, sendo ambos da mesma substância, ambos são Deus, embora sejam duas pessoas diferentes. Simples de entender...

 

2) Texto fora de contexto serve de pretexto

 

3) Não sei de que esgoto você tirou isso, mas se foi da Bíblia, mais um texto fora de contexto... A refutação disto está em Apocalipse 20 que fala que os "injustos" (ou "mortos") serão atormentados no lago de fogo por toda a eternidade...

 

A controvérsia continua do seu lado, baby... and I rest my case.

 

 

Os fariseus da época de Jesus também acharam que ele era arrogante' date=' fazer o que né....eles nos avisou que seríamos tratados assim.[/quote']

 

E você ainda se compara a Jesus... 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

A questão do anonimato de Paulo na carta aos Hebreus é totalmente compreensível por causa do preconceito pessoal que os judeus tinham contra ele ao ponto de quererem a sua morte. Se Paulo colocasse o seu nome' date=' eles não a leriam. Um exemplo bem evidente disso é o descrito em Atos 23:12-15 e Atos 25:1-3. E embora Paulo fosse enviado como apóstolo para os gentios, Jesus disse a Ananias que Paulo pregaria também aos “filhos de Israel”.

[/quote']

 

Esta é uma possibilidade, mas efêmera, já que nas igrejas gentílicas tinha judeu a dar com pau... E as cartas eram lidas nessas igrejas mesmo assim.

 

 

Para sua infelicidade' date=' não somente a minha. Essas informações de que no papiro (P46) está o livro de Hebreus estão na internet. É só ver lá.[/quote']

 

Noturno, se vc quer se fazer de palhaço, problema seu... Mas tentar me fazer de palhaço não vai rolar. Eu nunca duvidei que o livro de Hebreus está no papiro... Eu estou duvidando da sua conclusão de que, pelo simples fato dele estar junto a outras cartas de Paulo, isto significa que Hebreus foi escrito por Paulo.

 

Espero não ter q desenhar da próxima vez.

 

 

Veja as opiniões de Orígenes e de Clemente de Alexandria e "O Cânon de Atanásio".

 

Opiniões isoladas não servem para construir uma certeza segura. É lógico que desde os tempos da igreja primitiva tinha alguns que creditavam a autoria da carta à Paulo. Mas nunca houve uma unidade de pensamento nas igrejas da época nesse sentido que nos embasasse a afirmar com segurança (como vc está tentando fazer) que Paulo é o autor da carta aos hebreus.

 

Eu' date=' que respeito o conteúdo bíblico, evito fazer especulações com força de verdade absoluta. Pode ser Paulo? Sim... Pode não ser Paulo? É a hipótese que aceito no momento. Provavelmente nunca saberemos a resposta exata nesta vida. E, sinceramente, pouco me importa. Hebreus é um dos livros mais belos e complexos do Novo Testamento, tendo ou não sido escrito por Paulo. Eu fico com isso. 

 

 

 

 

Com certeza que há evidência substancial' date=' externa e interna que demonstra que Paulo NÃO é o autor, da mesma forma que existem outros elementos que apontam o oposto... Como a Bíblia não dá elementos fortes o suficientes para tirarmos uma conclusão, então vou seguindo a vida...

[/quote']

 

 

 

Então, poste-as.

 

O interesse é seu. Então, GOOGLE IT!

Dook2011-02-08 08:33:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Esta é uma possibilidade' date=' mas efêmera, já que nas igrejas gentílicas tinha judeu a dar com pau... E as cartas eram lidas nessas igrejas mesmo assim.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Desconheço isso.

 

 

 

 

 

 

Noturno' date=' se vc quer se fazer de palhaço, problema seu... Mas tentar me fazer de palhaço não vai rolar. Eu nunca duvidei que o livro de Hebreus está no papiro... Eu estou duvidando da sua conclusão de que, pelo simples fato dele estar junto a outras cartas de Paulo, isto significa que Hebreus foi escrito por Paulo.Espero não ter q desenhar da próxima vez.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Acrescentando sobre o anonimato, o fato do anonimato também deixa claro que Paulo usou um vocabulário bem diferente. Isso explicaria também usar ele um grego mais elegante do que nas suas outras cartas. Escrever Paulo tal carta está em harmonia com sua profunda preocupação com os seus conterrâneos e era típico dele observar a perseguição e a pressão religiosa que os judeus cristianizados tinham de suportar e foi por isso que Paulo escreveu para eles esta carta que está cheia de exortação, admoestação, exposição esclarecedora, encorajamento e sérias advertências.

 

 

 

Mais um motivo de Paulo ter escrito esta carta foi porque especialmente os cristãos que antes haviam sido judeus podiam apreciar plenamente os argumentos apresentados por Paulo para mostrar a superioridade do novo sistema cristão de coisas sobre o antigo. Pelo visto, Paulo conhecia muito bem as Escrituras Hebraicas e o sistema judaico. A sua fraseologia, as figuras de retórica e as alusões também podem ser citadas como apontando para Paulo.

 

 

 

 

 

 

Opiniões isoladas não servem para construir uma certeza segura. É lógico que desde os tempos da igreja primitiva tinha alguns que creditavam a autoria da carta à Paulo. Mas nunca houve uma unidade de pensamento nas igrejas da época nesse sentido que nos embasasse a afirmar com segurança (como vc está tentando fazer) que Paulo é o autor da carta aos hebreus.Eu' date=' que respeito o conteúdo bíblico, evito fazer especulações com força de verdade absoluta. Pode ser Paulo? Sim... Pode não ser Paulo? É a hipótese que aceito no momento. Provavelmente nunca saberemos a resposta exata nesta vida. E, sinceramente, pouco me importa. Hebreus é um dos livros mais belos e complexos do Novo Testamento, tendo ou não sido escrito por Paulo. Eu fico com isso. 

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Porque não há o nome dele na carta e por isso é criado esse auê todo.

 

 

 

 

 

 

O interesse é seu. Então' date=' GOOGLE IT!

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Posts atrás você disse: "a revistinha você não posta" e eu postei a revista aí quando eu peço para você postar você não posta. Como você mesmo disse: "Condiz, condiz..."     14.gif14.gif14.gif

 

 

 

OFF TOPIC: Sobre os pontos de reputação, pode ficar tranquilo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Desconheço isso.

 

Sério? Vc desconhece que os apóstolos escreviam cartas às igrejas para que elas fossem lidas nos cultos?

 

06

 

 

Acrescentando sobre o anonimato' date=' o fato do anonimato também deixa claro que Paulo usou um vocabulário bem diferente. Isso explicaria também usar ele um grego mais elegante do que nas suas outras cartas. Escrever Paulo tal carta está em harmonia com sua profunda preocupação com os seus conterrâneos e era típico dele observar a perseguição e a pressão religiosa que os judeus cristianizados tinham de suportar e foi por isso que Paulo escreveu para eles esta carta que está cheia de exortação, admoestação, exposição esclarecedora, encorajamento e sérias advertências.

 

 

 

Mais um motivo de Paulo ter escrito esta carta foi porque especialmente os cristãos que antes haviam sido judeus podiam apreciar plenamente os argumentos apresentados por Paulo para mostrar a superioridade do novo sistema cristão de coisas sobre o antigo. Pelo visto, Paulo conhecia muito bem as Escrituras Hebraicas e o sistema judaico. A sua fraseologia, as figuras de retórica e as alusões também podem ser citadas como apontando para Paulo.[/quote']

 

Lindo, maravilhoso... Mas puramente subjetivo, sem nenhum elemento intrínseco na carta que REALMENTE esteja de acordo com tudo isso aí que vc postou. Pode ser como pode não ser...

 

 

Porque não há o nome dele na carta e por isso é criado esse auê todo.

 

Não deve ter sido só por isso...

 

 

Posts atrás você disse: "a revistinha você não posta" e eu postei a revista aí quando eu peço para você postar você não posta. Como você mesmo disse: "Condiz' date=' condiz..."     14.gif14.gif14.gif

[/quote']

 

A comparação não se aplica... Lá atrás estávamos discutindo algo sério e de implicações para o movimento TJ, caso fosse verdade. Agora estamos especulando em terreno que gente especula há 2000 anos, sem conclusões seguras. Puro exercício de retórica... ademais, o tema é extenso, havendo vários links na internet sobre ele e muita gente falando abobrinha. Não tenho tempo de separar o joio do trigo e já que vc parece interessado em saber da posição oposta à sua, foi que sugeri q vc fizesse a pesquisa.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Vc desconhece que os apóstolos escreviam cartas às igrejas para que elas fossem lidas nos cultos?

 

 

 

 

 

 

Não. Todas as cartas eram lidas nas reuniões. Estou me referindo ao anonimato de Paulo' date=' visto os opositores de Paulo poderiam ter acesso à carta.

 

 

 

 

 

 

Lindo, maravilhoso... Mas puramente subjetivo, sem nenhum elemento intrínseco na carta que REALMENTE esteja de acordo com tudo isso aí que vc postou. Pode ser como pode não ser...

 

 

 

 

 

 

Alguns exemplos que estão de acordo...

 

 

 

Hebreus 1:4-6

 

Hebreus 7:19-28

 

Hebreus 8:7-13

 

Hebreus 12:28-37

 

Hebreus capítulo 13

 

 

 

 

 

 

Não deve ter sido só por isso...

 

 

 

 

 

 

Mas o anonimato de Paulo é o principal motivo.

 

 

 

 

 

 

A comparação não se aplica... Lá atrás estávamos discutindo algo sério e de implicações para o movimento TJ' date=' caso fosse verdade. Agora estamos especulando em terreno que gente especula há 2000 anos, sem conclusões seguras. Puro exercício de retórica... ademais, o tema é extenso, havendo vários links na internet sobre ele e muita gente falando abobrinha. Não tenho tempo de separar o joio do trigo e já que vc parece interessado em saber da posição oposta à sua, foi que sugeri q vc fizesse a pesquisa.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Quem levantou a questão foi você, não eu. Mas se você quiser, podemos parar por aqui.Nightcrawler2011-02-08 12:13:47

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...