Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu acho que os atores que voltam no Sag e eventualmente no oscor, separam muito bem, o elenco do filme em si.Vide, por exemplo, bastardos inglórios ganhando como elenco, sendo que ele sequer chegou perto de bater Avatar os Guerra ao Terror no oscar.Dito isso, o que quero dizer, é que eles olham essencialmente o elenco mesmo.Claro que é bem significativo ganhar o Sag de eleno, mas a categoria é outra sabe.No Sag vota-se no elenco.No oscar, vota-se no filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Eu acho que os atores que voltam no Sag e eventualmente no oscor' date=' separam muito bem, o elenco do filme em si.Vide, por exemplo, bastardos inglórios ganhando como elenco, sendo que ele sequer chegou perto de bater Avatar os Guerra ao Terror no oscar.Dito isso, o que quero dizer, é que eles olham essencialmente o elenco mesmo.Claro que é bem significativo ganhar o Sag de eleno, mas a categoria é outra sabe.No Sag vota-se no elenco.No oscar, vota-se no filme.[/quote']

 

Tem razão, mas ninguém disse que The Help ganharia o Oscar porque vai ganhar o prêmio do SAG de Elenco...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto Moneyball, me surpreendi positivamente com filme, já que não esperava gostar tanto de um filme que fala sobre um esporte que não simpatizo. Mas é um ótimo filme e tem uma bela atuação de Brad Pitt ( Mas que não merece Oscar nenhum). Jonah Hill é carismático mas não entendi todo o buzz em cima dele. A melhor coisa do filme é seu roteiro, extremamente bem escrito. 9,0/10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto Moneyball aqui tambem (nao sei acentuar nesse computador...). Em primeiro lugar, eu achei o filme longo. Uns 40 minutos a menos nao fariam nenhum mal ao filme de Bennett Miller. Em segundo lugar, existem varios momentos onde eu nao consegui me identificar com os personagens e, por consequencia, com certos pontos da narrativa. Nao eh um filme que me emociona, que me deixa empolgado. Mas ai vem o terceiro lugar: o fato de ser um filme extremamente bem dirigido. A opcao pela progressao da trajetoria do time ser "omitida", por conta de sermos, o publico, o correspondente a visao do personagem de Brad Pitt eh uma maravilha e faz muito bem a tudo, desde a concepcao estetica da direcao, que se torna mais inventiva e pouco usual para esse tipo de narrativa, quanto para a expectativa que gera em quem esta assistindo. Bennett Miller manda muito bem na utilizacao do som (e da ausencia dele), sempre com efeitos bastante interessantes de timing. E, por fim, o elenco esta todo muito bem, com destaque evidente para o Brad Pitt, que apesar de nao merecer o premio, consegue "sumir" dentro do personagem. Jonah Hill nao merece a indicacao, mas faz algo diferente do tipo de papel que o consagrou.

 

Enfim, eu acho um filme correto, bem realizado, mas sem grande excitacao.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Visto Moneyball aqui tambem (nao sei acentuar nesse computador...). Em primeiro lugar' date=' eu achei o filme longo. Uns 40 minutos a menos nao fariam nenhum mal ao filme de Bennett Miller. Em segundo lugar, existem varios momentos onde eu nao consegui me identificar com os personagens e, por consequencia, com certos pontos da narrativa. Nao eh um filme que me emociona, que me deixa empolgado. Mas ai vem o terceiro lugar: o fato de ser um filme extremamente bem dirigido. A opcao pela progressao da trajetoria do time ser "omitida", por conta de sermos, o publico, o correspondente a visao do personagem de Brad Pitt eh uma maravilha e faz muito bem a tudo, desde a concepcao estetica da direcao, que se torna mais inventiva e pouco usual para esse tipo de narrativa, quanto para a expectativa que gera em quem esta assistindo. Bennett Miller manda muito bem na utilizacao do som (e da ausencia dele), sempre com efeitos bastante interessantes de timing. E, por fim, o elenco esta todo muito bem, com destaque evidente para o Brad Pitt, que apesar de nao merecer o premio, consegue "sumir" dentro do personagem. Jonah Hill nao merece a indicacao, mas faz algo diferente do tipo de papel que o consagrou.

 

Enfim, eu acho um filme correto, bem realizado, mas sem grande excitacao.

 

[/quote']

 

Tive essa mesma impressão. É um bom filme, em alguns momentos destoante dos outros do gênero. Também destacaria a direção como o melhor aspecto. Como você disse, o som e o silêncio são muito bem utilizados. Também gostei da forma como foram usadas as imagens de arquivos, bem integradas à narrativa e com uma dinâmica interessante. Achei que houve um pouco de exagero no número de cenas que mostravam o passado do Beane (Pitt), que às vezes me soaram um tanto desnecessárias. No final das contas, não indicaria nenhum dos atores pra nada, apesar de estarem convincentes em seus papéis.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Thico e eu vimos hoje Moneyball e Beginners.

 

Ele gostou mais que eu de Moneyball. IMO, Bennet Miller decaiu uns bons degraus de Capote para esse aqui. Acho um filme ok, interminável, com uso irritante de flashbacks e com uma barriga grande ao final ( pois o ponto de maior tensão é antes do fim do filme). Como saída narrativa para driblar o clichê desses filmes de esporte, essa escolha é válida, mas ela soa irregular e com uma falta de ritmo tremenda.

 

Outra escolha, essa bem mais sucedida, foi focar o avanço do sucesso do time no personagem do Brad Pitt. Ótima escolha dos roteiristas.

 

Pitt está ok, nada demais e ainda rateia em umas cenas com uns cacuetes que me doíam. O tanto que ele tacava coisas nos lugares... PREGUIÇA, tava virando novela da Globo já...

 

...

 

Beginners já é um outro nível de filme. Sofisticado, extremamente sensível e criativo. Essa história (sim com H) foi criada por quem já viveu por isso, tamanha a propriedade com que é contada. A inventividade das escolhas do roteiro e da montagem me deixaram encantados. Que grande surpresa.

 

O filme deveria estar sendo considerado a todos os prêmios, com favoritismo em montagem e roteiro. Brilhantes. A direção do Mike Mills impecável e o elenco. Plummer merece o Oscar somente pela introdução, Melanie está encantadora e cativante e Ewan Mcgregor... MEU DEUS DO CÉU PQ ELE NÃO ESTÁ SENDO COTADO?

 

Ele parado olhando uma simples foto é melhor que a atuação do Pitt inteira. Sensível, a flor da pele, natural e entregue de forma extremamente humana e contida. Composição riquíssima e sem maneirismos. Palmas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FeCamargo2011-12-19 01:15:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Satellite Awards 2011

 


BEST PICTURE
The Descendants

BEST DIRECTOR
Nicolas Winding Refn, DRIVE

BEST ACTOR
Ryan Gosling, DRIVE

BEST ACTRESS
Viola Davis, THE HELP

BEST SUPPT ACTRESS
Jessica Chastain, THE TREE OF LIFE

BEST SUPPT ACTOR
Albert Brooks, DRIVE

BEST ORIGINAL SCREENPLAY
Terrence Malick, THE TREE OF LIFE

BEST ADAPTED SCREENPLAY
Alexander Payne, Nat Faxon & Jim Rash, THE DESCENDANTS

BEST FOREIGN LANGUAGE FILM
The Mysteries of Lisbon [Por/Fra]

BEST ANIMATED FILM
The Adventures of Tintin

BEST DOCUMENTARY
Senna

BEST SCORE
Marco Beltrami, SOUL SURFER

BEST SONG
Glenn Close & Sinead O'Connor, ALBERT NOBBS

BEST CINEMATOGRAPHY
War Horse

BEST EDITING
The Guard

BEST VISUAL EFFECTS
Hugo

BEST SOUND
Drive

BEST ART DIRECTION
The Artist

BEST COSTUME DESIGN
Water for Elephants

BEST FIRST FEATURE
TYRANOSSAUR
Ronny2011-12-19 03:17:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meus novos palpites:

FILME: 'The Artist'
DIRETOR: Michel Hazanavicius ('The Artist')
ATOR: Brad Pitt ('Moneyball') / Jean Dujardin ('The Artist')
ATRIZ: Michelle Williams ('My Week with Marilyn')
ATOR COADJ.: Christopher Plummer ('Beginners')
ATRIZ COADJ.: Jessica Chastain ('The Help')


Duas grandes mudanças nas minhas previsões anteriores:

- Williams no lugar de Close já é óbvio. Mas só a indicação pra Glenn deve (espero) lhe abrir novas oportunidades nessa altura da carreira e eu arrisco dizer que seu merecido Oscar vem nos próximos cinco anos (se o mundo não acabar em 2012...)

- A Chastain no lugar da Spencer. O que mais favorece a ruivinha (ou pode prejudicar) é o fato dela ter sido a 'coadjuvante do ano'. Logo, seria um prêmio pelo conjunto e não só por 'The Help'.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

the ides of march: não é um grande filme, mas gostei. bom roteiro e atuações, com destaque pro hoffman q podia até ser considerado uma indicação (tem q ver os outros concorrentes). gosling tb manda bem. direção um tanto comum, com pouco destaque. exagero o hfpa indicá-lo a filme e direção, mas ai vc vê q é o clooney o responsável da bagaça né? 06

 

as premiações não gostam de atuações sutis, ou melhor, as pessoas parecem não entender direito e acabam dando mais crédito a algo mais "espalhafatoso"

 

por isso a close esteve em apuros e agora o oldman até o dia das indicações ao oscar

 

e tb acho absurdo todos esses prêmios q o brooks está levando. o q ele faz de extraordinário pra estar ganhando tudo isso? ai eu tenho certeza cada vez mais q esses prêmios da critica são amarrados todos em torno de um pequeno grupo ou uma única pessoa com $influência$. pode reparar q a maioria dessas premiações são todas iguais com pequenas diferenças de uma pra outra. não existe melhor forma de manipular e fazer lavagem cerebral q essa enxurrada de prêmios q saem num período de menos de 3 semanas

D4rk Schn31d3r2011-12-19 09:12:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Momento de desabafo de alguém que está de saco cheio de ver tanta incompetência, falta de bom senso, preguiça, comodismo, hipocrisia, lavagem cerebral... seja lá o que for.

Confesso que dos últimos anos essa era a temporada que eu mais esperava e tinha boas expectativas. Afinal, alguns de meus atores favoritos estariam nela: Glenn Close, Gary Oldman, Vanessa Redgrave, Christopher Plummer, Viggo Mortensen...

Sabe, tudo vai bem até no Satellite (onde meus cinco estavam). Só que aí vem uma enxurrada de prêmios de críticos e tudo vai por água abaixo.

- Ficam superestimando o Clooney (só porque o cara é bonitão e gosta de fazer mil coisas?);

- A Streep deve ter ficado mal acostumada. Por mais que eu goste dela, qualquer trabalho dela que é anunciado eu já (e só) fico pensando em prêmios. Por que isso não acontece com a Close (que foi esnobada veementemente por 99,9% dos críticos até agora) ou com Susan Sarandon e Sigourney Weaver?

- O Brooks está aí roubando prêmios do Plummer, este sim o 'ator do ano', como eu já disse aqui, sem comparações com o primeiro. Dezenas de atores melhores já interpretaram mafiosos (e melhor) do que Brooks. Só por que renasceu das cinzas fica tendo tanto mérito?

- Redgrave domina a cena em 'Coriolanus' e tinha tudo para estar em quaquer lista das melhores do ano. O que falta para ela voltar a ter destaque nas premiações? A Judi Dench recebeu, em menos de dez anos, muitas indicações e prêmios que valem para toda uma carreira. Por que Vanessa não tem a mesma sorte?

- Já o Oldman, é o 'esnobado do ano'. Nunca foi indicado a um Academy Award, vem num papel de peso e está aí passando em branco. Precisa ser um Clooney, DiCaprio ou Pitt pra conseguir?

Enfim, pra mim chega de perder tempo com essa premiações. É insuportável ficar ansioso por listas e acabar se decepcionado em quase tudo. Só mais um comentário pra encerrar: ontem eu vi no 'Awards Daily' (o site das frustrações) que 'Albert Nobbs' não é elegível ao BAFTA. Pronto: menos pontos para Close! Quer mais?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Chicago Film Critics Winners

 


 

 

 

 

 

 

PICTURE: The Tree of Life

 

 

DIRECTOR: Terrence Malick (-) The Tree of Life

 

 

ACTOR: Michael Shannon (-) Take Shelter

 

 

ACTRESS: Michelle Williams (-) My Week With Marilyn

 

 

SUPPORTING ACTOR: Albert Brooks (-) Drive

 

 

SUPPORTING ACTRESS: Jessica Chastain (-) The Tree of Life

 

 

ORIGINAL SCREENPLAY: The Artist (-) Michel Hazanavicius

 

 

ADAPTED SCREENPLAY: Moneyball (-) Steven Zaillian & Aaron Sorkin

 

 

CINEMATOGRAPHY: The Tree of Life (-) Emmanuel Lubezki

 

 

ORIGINAL SCORE: Drive (-) Cliff Martinez

 

 

ANIMATED FEATURE: Rango

 

 

DOCUMENTARY: The Interrupters

 

 

FOREIGN LANGUAGE FILM: A Separation

 

 

PROMISING PERFORMER: Elizabeth Olsen (-) Martha Marcy May Marlene

 

 

PROMISING FILMMAKER: Sean Durkin (-) Martha Marcy May Marlene

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os Satellites serviu pra eu pensar ainda mais em uma coisa que venho pensando na última semana: é bem provável sim que a Close ganhe seu Oscar, mas por canção, deixando caminho livre pra favorita Michelle ganhar o de atriz.  Ficaria feliz se pudesse ver as duas com seus prêmios no mesmo ano, mas é impossível pra mim aceitar que Close não vá ganhar como intérprete.  Ela tem chances e muito boas ainda, mas esse meu pensamento, creio eu, é bastante possível.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Renan, eu entendo a sua frustração. Por isso que eu deixei de assistir ao Oscar. Faz dois anos já. O Globo de Ouro eu assisto para rir com o Gervais, mas assim que ele parar de apresentar, eu paro de ver.

 

Esse ano então, estou mais relapso ainda. Fui ver as indicações do Critics, SAG e Globo de Ouro, dias depois. Não estou acompanhando quase nada.

 

Essas premiações se resumem em sua grande maioria na exacerbação e na aclamação da mediocridade. São poucos os casos realmente honestos e justos.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estava a fim de esperar que os filmes saíssem no cinema por aqui antes do Oscar. Como parece que isso não vai acontecer a tempo, vou ter que simplesmente baixar tudo e ver em casa mesmo. Alguém sabe se já tem arquivo em boa qualidade do The Artist?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que listas de melhores do ano são baseadas em opiniões pessoais, questões subjetivas de quem vota.Acho bobagem ficar falando que a escolha de tal associação é ruim pq quem ganhou não é o seu preferido.E quer saber, não devem ser levadas tão a sério a ponto de ficar mega irritado e parar de acompanhar.Eu acho esse momento divertido em que corremos para ver os filmes para depois discutir sobre eles, quem merece e tal.Pq se pararmos para pensar, é impossível votar num melhor.São trabalhos tão diferentes, a serviço da história que estão contando.Como julgar uma atuação como a da Streep, que exige toda uma construção de uma personagem real, melhor que a de por exemplo Kristen Wiig no Braidmaids que não pede isso e mesmo assim é ótima?Sei lá...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eu já cheguei num ponto que não aceito muito a subjetividade como argumento para realçar a minha ou aquela opinião sobre essas indicações.

 

Já há tempos que estou no caminho do inconcebível. Alguém que prefere Pitt por Moneyball ao Ewan por Beginners ou ao Gosling por Drive por exemplo, não vale nem a pena começar uma discussão, tamanha o abismo entre as atuações e tamanho o olhar ridículo que eu vou lançar a essa pessoa por expelir essa opinião. Você discorda de mim usando a subjetividade como justificativa? Claro que sim e deve fazer isso, mas as vezes vai encontrar alguém sem paciência do outro lado.

 

Pode ser que a subjetivade seja a desculpa ou a resposta para todas essas discussões? Pode, claro, mas ando sem paciência pra ela ultimamente tamanho o meu incômodo ao ver a mediocridade sendo reconhecida.

 

...

 

Leo, no site que eu baixo pelo menos não tem ainda o The Artist.

 

 

 

 

FeCamargo2011-12-19 12:18:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E olha confesso que to achando as indicações para o Pitt bem justas.O filme repousa nas costas sensíveis dele que entrega uma atuação divertida e delicada.Claro que preferia ver ele concorrendo como coadjuvante pelo The Tree of life' date=' mas...[/quote']

 

Gosto do Pitt. Acho que ele é um bom ator, que se arrisca a fazer papéis diferentes e geralmente vai bem, ao contrário do Clooney, que vai bem, só que sempre em personagens parecidos. Em Sete Macacos, ele mereceu a indicação e, pessoalmente, o indicaria também por Bastardos Inglórios, em que ele teve uma atuação bem divertida e caricata e estava bem à vontade no papel. Meu problema com ele em Moneyball é que, apesar de estar bem, vi muitos atuando tão bem quanto ou melhor que o Pitt este ano, e que ninguém se lembra de premiar.

 

Como o FeCamargo citou, o McGregor mesmo está excelente em Beginners, e nem sequer foi cotado pra nada. Aliás, vejo ele como um ator bem acima da média e geralmente injustiçado em premiações.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom quanto a encontrar alguém sem paciência, é uma pena.Mas lembre-se que até a mediocridade é subjetiva rsrsrs.Equanto ao Leomaran, concordo!Kd Gary Oldman pelo amor de deus!Eu ultimamente tenho gostado de Clooney sabia.Na década que passou ele fez coisas ótimas e teve ótimas atuações.Por exemplo acho ele a melhor coisa do Up in the Air!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Florida Film Critics Circle Awards

 


 

 

 

 

 

http://www.miamiherald.com/2011/12/1...swoon-for.html

 

 

 

 

 

Picture: The Descendants

 

 

Actor: Michael Fassbender, Shame

 

 

Actress: Michelle Williams, My Week with Marilyn

 

 

Supp. Actor: Albert Brooks, Drive

 

 

Supp. Actress: Shailene Woodley, The Descendants

 

 

Director: Martin Scorsese, Hugo

 

 

Adapted Screenplay: Alexander Payne, Nat Faxon and Jim Rash, The Descendants

 

 

Original Screenplay: Michael Hazanavicius, The Artist

 

 

Cinematography: Emmanuel Lubezki, The Tree of Life

 

 

Visual Effects: Rise of the Planet of the Apes

 

 

Art Direction/Production Design: Dante Ferretti, Hugo

 

 

Foreign Language: The Skin I Live In

 

 

Animated: The Adventures of Tintin

 

 

Documentary: Project Nim

 

 

Breakout: Elizabeth Olsen, Martha Marcy May Marlene

 

------------------------------------------------------------------------------------

 

St. Louis Film Critics

 


 

 

 

 

 

Best Film

 

The Artist

 

runner-up: The Descendants

 

 

 

Best Director

 

Michel Hazanavicius (The Artist)

 

runner-up: Terrence Malick (Tree of Life)

 

 

 

Best Actor

 

George Clooney (The Descendants)

 

runner-up: Ryan Gosling (Drive)

 

 

Best Actress

 

Rooney Mara (The Girl With The Dragon Tattoo)

 

runners-up – tied: Meryl Streep (The Iron Lady) and Michelle Williams (My Week With Marilyn)

 

 

 

Best Supporting Actor

 

Albert Brooks (Drive)

 

runner-up: Alan Rickman (Harry Potter And The Deathly Hallows, Part 2)

 

 

 

Best Supporting Actress

 

Bérénice Bejo (The Artist)

 

runners-up – tied: Octavia Spencer (The Help) and Shailene Woodley (The Descendants)

 

 

 

Best Original Screenplay

 

Michel Hazanavicius (The Artist)

 

runner-up: Will Reiser (50/50)

 

 

 

Best Adapted Screenplay

 

Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash and Kaui Hart Hemmings (novel) for The Descendants

 

runner-up: Steven Zaillian, Aaron Sorkin, Stan Chervin and Michael Lewis (book) for Moneyball

 

 

 

Best Cinematography

 

Emmanuel Lubezki (Tree Of Life)

 

runners-up – tied: Jeff Cronenweth (The Girl With The Dragon Tattoo)

 

and Janusz Kaminski (War Horse)

 

 

 

Best Visual Effects

 

Harry Potter And The Deathly Hallows, Part 2

 

runner-up: Rise Of The Planet Of The Apes

 

 

Best Music

 

The Artist

 

runner-up: Drive

 

 

 

Best Foreign-Language Film

 

13 Assassins

 

runner-up: Winter in Wartime

 

 

Best Documentary

 

Being Elmo

 

runner-up: Tabloid

 

 

 

Best Comedy

 

Bridesmaids

 

runner-up: Midnight In Paris

 

 

 

Best Animated Film

 

The Adventures of Tintin

 

runner-up: Rango

 

 

 

Best Art-House or Festival Film

 

- for artistic excellence in quality art-house cinema, limited to films

that played at film festivals or film series here or those that had a

limited-release here, playing one or two cinemas.

 

We Need To Talk About Kevin

 

runner-up: Win Win

 

 

 

Best Scene

 

- favorite movie scene or sequence

 

The Girl With The Dragon Tattoo: the opening credits

 

runner-up: The Artist: the dance scene finale

 

 

Cremildo2011-12-19 13:24:08

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...