Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Members

A história do filme é mais a de Xavier e Magneto... a fundamentação histórica é o pano de fundo. É claro, quem sabe o que são e o que significam tais fatos pode curtir mais, mas o filme não cobra conhecimento prévio algum. E não senti o enredo rolar de forma episódica... pelo contrário, vai num crescendo até culminar na fantástica meia hora final.

E é bem possível sim uma indicação a Melhor Filme. O recente aumento para 10 vagas permitiu uma lista com uma maior variabilidade de gêneros, é só observar as duas últimas edições. Sem falar que com Carros 2, que é, pelo próprio conceito, um filme com pretensões menores do que os seus últimos, a Pixar tá meio que abrindo mão da sua cadeira cativa entre os finalistas. Além disso, o filme é bom para cacete e está bem conceituado.
 
Não digo que isso são favas contadas, não mesmo. Mas não ficaria nem um pouco surpreso com a indicação de X-Men - Primeira Classe à categoria maior do Oscar.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

 

 

Então... eu acredito que a opção pelos anos 60 e seus episódios históricos como a Crise do Mísseis (fora os campos de concentração nazi no início) não esquematiza a narrativa a este ponto. Ela é guiada pela trajetória dos dois protagonistas. Naturalmente, o período histórico dialoga com o enredo várias vezes durante o descorrer da trama, mas ele não é o guia.

Lucas2011-06-09 12:45:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas o que tem este novo X-Men de tão especial a ponto de torná-lo um concorrente plausível ao Oscar de Melhor Filme? A Academia NUNCA deu a menor bola para a série, nunca indicou nenhum capítulo nem em categorias técnicas. Ademais, é realmente crível que o filme consiga tração nas premiações precursoras?

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um amigo meu escreveu isso no facebook:

 

"assistindo ao x-men, percebo o triste legado de forrest gump: fazer com que roteiristas se achem muito inteligentes criando paralelos entre ficção e qualquer grande evento histórico."

 

Eu concordo. Não sei se tal opção já vem do HQ e na verdade me interessa pouco. Não sou condescendente com coisas que não me agradam por conta da origem dela ou por ser um HQ. Então, perceber toda uma história ser formada para que se chegue num fim específico, ainda que para isso eu esteja sujeito a ouvir coisas como "mutantes com orgulho" me deixam enjoado. Do mesmo modo como não gosto de filmes piegas sobre questão racial, não gosto de filmes piegas sobre mutantes se aceitarem (única e exclusivamente para justificar a parceria final entre certos personagens...muito conveniente). Além desse lance da História mesmo, eles estarem envolvidos no impedimento de um evento imenso para aumentar a suposta carga dramático-narrativa do filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Mas o que tem este novo X-Men de tão especial a ponto de torná-lo um concorrente plausível ao Oscar de Melhor Filme? A Academia NUNCA deu a menor bola para a série' date=' nunca indicou nenhum capítulo nem em categorias técnicas. Ademais, é realmente crível que o filme consiga tração nas premiações precursoras?[/quote']
 
O que ele tem demais é a sua qualidade, que transcende o próprio gênero. E não é porque os demais filmes da franquia não tem um histórico na premiação que este está condenado a não tê-las. E mais: onde eles poderiam concorrer? A parte técnica nunca foi o ponto alto desses filmes.
 
Se vai, se não vai? Não sei. Só acho muito precipitado descartá-lo por agora.

Lucas2011-06-09 13:04:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O que ele tem demais é a sua qualidade' date=' que transcende o próprio gênero.[/quote']

 

Não sei se os acadêmicos se importam com a suposta qualidade da quinta parte de uma franquia a qual até agora eles ignoraram...

 

E não é porque os demais filmes da franquia não tem um histórico na premiação que este está condenado a não tê-las.

 

Mas é altamente improvável ele entrar justamente na categoria principal...

 

E mais: onde eles poderiam concorrer? A parte técnica nunca foi o ponto alto desses filmes.

 

X-Men 3 foi semifinalista em Efeitos Visuais e Maquiagem, mas não ficou entre os finalistas.

 

X-Men 2 e X-Men ficaram entre os pré-indicados a Efeitos Visuais, mas também falhou em ser indicado.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Um amigo meu escreveu isso no facebook:

 

"assistindo ao x-men' date=' percebo o triste legado de forrest gump: fazer com que roteiristas se achem muito inteligentes criando paralelos entre ficção e qualquer grande evento histórico."

 

Eu concordo. Não sei se tal opção já vem do HQ e na verdade me interessa pouco. Não sou condescendente com coisas que não me agradam por conta da origem dela ou por ser um HQ. Então, perceber toda uma história ser formada para que se chegue num fim específico, ainda que para isso eu esteja sujeito a ouvir coisas como "mutantes com orgulho" me deixam enjoado. Do mesmo modo como não gosto de filmes piegas sobre questão racial, não gosto de filmes piegas sobre mutantes se aceitarem (única e exclusivamente para justificar a parceria final entre certos personagens...muito conveniente). Além desse lance da História mesmo, eles estarem envolvidos no impedimento de um evento imenso para aumentar a suposta carga dramático-narrativa do filme.

[/quote']

 
Mas toda a história é formada para chegar a um fim específico. E sim, há todo um lance de paralelos entre a História com H maiúsculo e a história do filme e não há nada de errado nisso, eles existem, o longa as aproveita e bem. É conveniente... é claro que é. Mas, outra vez... em um longa bem conduzido como este é isso não é errado, não é crime. O filme cria comoção e emoções reais, há um mecanismo por trás disso... mas funciona. Não vou desprestigiá-lo por causa disso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não sei se os acadêmicos se importam com a suposta qualidade da quinta parte de uma franquia a qual até agora eles ignoraram...

 
Eles se importaram com a atuação de Heath Ledger em Batman - O Cavaleiro das Trevas. Filme que certamente estaria entre os 10' date=' se a regra já valesse para 2009.

 

X-Men 3 foi semifinalista em Efeitos Visuais e Maquiagem, mas não ficou entre os finalistas.

 

X-Men 2 e X-Men ficaram entre os pré-indicados a Efeitos Visuais, mas também falhou em ser indicado.

 
Por quê? Porque os efeitos visual não são o forte da franquia. Nunca foram.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Eles se importaram com a atuação de Heath Ledger em Batman - O Cavaleiro das Trevas. Filme que certamente estaria entre os 10' date=' se a regra já valesse para 2009.[/quote']

 

The Dark Knight foi um fenômeno. X-Men é "só" mais uma continuação de sucesso.

 

 

 
Por quê? Porque os efeitos visual não são o forte da franquia. Nunca foram.

 

Os efeitos visuais são carros-chefe de blockbusters milionários como esses, e nem na categoria conseguiram ser indicados, quanto mais os próprios filmes na categoria principal...

 

Cremildo2011-06-09 19:11:03

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

  Confesso que nas primeiras cenas de First Class cheguei a imaginar a indicação a alguma categoria do Oscar. Mas na verdade o que estava me impressionando era atuação dos dois principais, que carregaram o filme nas costas.

 

  Não seria surpresa a indicação de um deles. Mas Fist Class não passa de um bom filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei X-Men ótimo, mas não o vejo sendo indicado nas categorias principais. Nem mesmo nas técnicas, já que o filme vacila nos efeitos e também na maquiagem (achei o Fera bem mal feito). Michael Fassbender tem a melhor atuação do filme, mas pra um personagem de HQ voltar a ser levado a sério, só sendo algo extraordinário como o Coringa de Ledger.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Aí entramos numa questão complexa de perspectiva: de que modo um filme episódico e pouco fluido é bem conduzido? Eu não acho.

 

 
Com certeza. Porque não vejo o filme em questão como episódico e pouco fluido.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

The Dark Knight foi um fenômeno. X-Men é "só" mais uma continuação de sucesso.
X-Men - Primeira Classe não é e nem será um fenômeno (que' date=' pelo menos no cinema é um termo que transcende a qualidade fílmica) como The Dark Knight. Mas antes tudo a sequência de Batman Begins é um grande filme... nisso ambos se equivalem.

Os efeitos visuais são carros-chefe de blockbusters milionários como esses, e nem na categoria conseguiram ser indicados, quanto mais os próprios filmes na categoria principal...
 
Os efeitos visuais da série são apenas corretos, por quesitos técnicos não se avalizam como finalistas em sua categoria. O que não impede que outros elementos do filme (e até o próprio filme em geral) sejam reconhecidos em outras categorias.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

The Dark Knight foi um fenômeno. X-Men é "só" mais uma continuação de sucesso.
X-Men - Primeira Classe não é e nem será um fenômeno (que' date=' pelo menos no cinema é um termo que transcende a qualidade fílmica) como The Dark Knight. Mas antes tudo a sequência de Batman Begins é um grande filme... nisso ambos se equivalem.

[/quote']

 

 

Respeito seu entusiasmo; espero compartilhá-lo após ver First Class pois gosto dos X-Men no cinema. Mas só você ou eu acharmos o filme muito bom não significa que a Academia irá achar. "Qualidade fílmica", em se tratando de um show como o Oscar, é um valor relativo, ainda mais numa fita que pertence a um subgênero tão pouco representado na premiação. Vale notar que estamos usando The Dark Knight como paradigma, porém nem ele foi indicado nas categorias principais (Filme, Direção, Roteiro).

 

 

Cremildo2011-06-09 20:43:37

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É evidente que eu sei que o gosto da Academia não é igual ao meu e todas outras peculiariedades do prêmio. O que eu coloquei é uma possibilidade, partindo do aumento do número de finalistas que ampliou o espectro de gêneros contemplados nos últimos anos. Não é uma certeza, longe disso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa discussão sobre X-Men e TDK é muito válida, mas a grande diferença é que o TDK revolucionou a maneira de fazer, escrever e dirigir filmes de HQs. Juntando a isso à magistral atuação de Ledger, as comparações perdem sentindo.

 

 
Rodrigo_2L2011-06-10 09:35:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem, digamos que TDK realmente seja um filme que tenha causado alvoroço em publico e crítica, rendeu uma fortuna de dinheiro e ainda teve aquele "papel" do Heath Ledger (e toda história envolvendo sua morte). Só não consigo sintetizar bem a "tal revolução" que o filme fez.

 

 

 

Eu mesmo preferi X-Men: Primeira Classe a TDK.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apostaria na  Kirsten  Dunst' date='depois dela ter ganho como melhor atriz em Cannes,mais depois das piadas do Lars Von Trier sobre nazismo não sei.E também na Michelle com o filme sobre Marilyn.

[/quote']

 

No momento atual, acredito que a disputa para o favoritismo de Melhor Atriz concentra-se no trio Close-Streep-Williams. O curioso é que nehuma das três parece estar à frente - eu, pelo menos, vejo assim. Acho difícil que essa configuração mude; se Keira Knightley for considerada leading, será a única real ameaça.
Link to comment
Share on other sites

 

 

‘Beginners’: Plummer’s late Oscar vehicle?

 

 

 

plummer-e1307650571952.jpg

Posted by Guy Lodge · http://incontention.com/2011/06/09/beginners-plummers-late-oscar-vehicle/

 

 

Acho que ele vai ser mesmo indicado, e com chances razoáveis de ganhar.

 

---

 

O pessoal tá comentando bastante de x-men, super 8 e etc, mas acho que por enquanto, dos filmes lançados no verão americano (fora tree of life) to apostando no Midnight in Paris do Allen pra conseguir uma vaga entre os 10. É o filme mais bem recebido dele em sei lá, quase duas décadas, e tá aos poucos fazendo boa bilheteria também, porque ta agradando o público em geral (não só os fãs do diretor).

 

Ainda não consegui assistir o primeira classe, mas quero bastante ver. Curti muito os trailers. O mesmo com Super 8

 

Beckin2011-06-10 14:51:16

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...