Jump to content
Forum Cinema em Cena

Fórmula 1 - Temporada 2010


Big One
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

13/09/2007 - 14h34

McLaren leva multa recorde, mas Alonso e Hamilton mantêm pontos

Da Redação
Em São Paulo

A McLaren escapou do pior. A escuderia foi punida com a perda de todos os pontos conquistados no Mundial de Construtores da Fórmula 1 em 2007 e recebeu a pesada multa de US$ 100 milhões depois de audiência do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), nesta quinta-feira, na França, para analisar o caso de espionagem que rondava a categoria.

Assim, os pilotos da equipe, Lewis Hamilton e Fernando Alonso, se livraram de qualquer tipo de sanção. Eles na primeira e segunda colocação, respectivamente, com 92 e 89 pontos. Mas, em dezembro, a FIA vai analisar o projeto da McLaren para 2008. A equipe tem 24 horas para entrar com o pedido de apelação da decisão e ainda 90 dias para pagar a multa.

"Nós acreditamos que temos argumentos para apelar ainda. Mas, claro, vamos esperar a FIA publicar oficialmente a punição", afirmou Ron Dennis após o julgamento. Ele não escondeu, porém, uma ligeira satisfação com o resultado. "O mais importante é que nós vamos para a corrida no próximo final de semana, nas restantes da temporada e da próxima temporada", completou.

Para o dirigente da McLaren, não ficou provado que a escuderia inglesa teve culpa no caso. "Nós nunca negamos que as informações da Ferrari estavam em posse pessoal de um dos nossos funcionários. A questão é: essas informações foram usadas pela McLaren? Esse não é o caso e não foi provado hoje".

A FIA, porém, apontou a equipe como culpada pelo uso de informações confidenciais da Ferrari, para levar proveito no Mundial deste ano. Inicialmente, o site da "Autosport", renomada revista especializada em automobilismo, informou que a McLaren havia sido excluída das temporadas 2007 e 2008 da categoria. Em seguida, a publicação desmentiu a notícia.

A nova reunião foi anunciada na última semana, depois que a entidade recebeu novas provas sobre o caso, iniciado em julho. O principal motivo do encontro seria uma troca de e-mails entre Alonso e o reserva da McLaren, Pedro de la Rosa. Além disso, a FIA analisou os dados coletados pelo Tribunal de Modena, na Itália, órgão responsável pelo processo civil que a Ferrari moveu contra a rival.

Entenda o caso
A história de espionagem teve início com a Ferrari, que demitiu Nigel Stepney por sabotagem e troca de informações confidenciais. O ex-diretor da escuderia teria entregado a Mike Coughlan, então funcionário da McLaren, um relatório de mais de 500 páginas com dados técnicos de sua equipe.

Segundo relatório do Tribunal de Modena, a dupla teria trocado ligações telefônicas, especialmente durante os fins de semana de corrida, um indicativo de troca de informações. Ambos estão sendo julgados em um processo separado.

Em 26 de julho, a FIA isentou a equipe de punições sob a alegação não ter provas suficientes. Mesmo assim, a entidade deixou o caso em aberto, para a possibilidade de novas provas surgirem.

Foi o que aconteceu. Antes do GP da Itália, dia 9, a FIA enviou uma carta a todas as equipes e aos pilotos da McLaren exigindo que quaisquer provas sobre o caso fossem entregues. O risco de não ajudar: "dura punição". Para colaboração, o termo usado foi "anistia". Graças à ajuda, os pilotos tiveram seus pontos mantidos, e apenas a escuderia foi punida.
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

A Mclaren definitivamente sai arranhada deste episódio, mas no final das contas a punição saiu barata, torço pelos flechas de prata, mas foi injusto.

 

No final das contas o que importa é o campeonato de pilotos e sendo um piloto da Mclaren a ganhar, vai dar na mesma, Alonso ou Hamilton com a Mclaren levando o caneco...é isso o que vai ficar.

 

O prejuízo no caso será financeiro, pois com a perda dos pontos, a Mclaren deixa de ganhar subsidios em 2008, é até bom, poderia dividir o bolo entre as equipes menores...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A Mclaren definitivamente sai arranhada deste episódio' date=' mas no final das contas a punição saiu barata, torço pelos flechas de prata, mas foi injusto.

No final das contas o que importa é o campeonato de pilotos e sendo um piloto da Mclaren a ganhar, vai dar na mesma, Alonso ou Hamilton com a Mclaren levando o caneco...é isso o que vai ficar.

O prejuízo no caso será financeiro, pois com a perda dos pontos, a Mclaren deixa de ganhar subsidios em 2008, é até bom, poderia dividir o bolo entre as equipes menores...
[/quote']

 

perfeito, concordo que "saiu barata" a punição, mas como a politicagem na FIA deve ter falado mais alto, então, dos males o menor03

 

pior para a McLarem que dançou na disputa pelo título de construtores, bom para Alonso que mesmo "indiretamente" contribuiu para a punição da sua Equipe e continua na Briga pelo titulo de pilotos, alias corre nos bastidores que não há mais clima para ele continuar na Mc larem em 2008, e que o mesmo depois desta confusão toda estaria livre para seguir seu caminho em outra equipe isento de pagamentos de multas contratuais, e, melhor ainda para o Novato Hamilton, mesmo que indiretamente, teria sua brilhante estreia manchada para sempre caso fosse imputada a pena drástica de perder todos os seus pontos, e a Ferrari pelo menos ficará com o título de construtores ao que tudo indica, a não ser que Kimi e Massinha tirem coelhos das cartolas nesta reta final, resumo, entre mortos e feridos Hamilton e Alonso se salvaram03
Connie2007-09-14 17:01:43
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Babaquice total, os caras roubam, estupram e abusam do trabalho dos outros e recebem vantagens.

 

Alonso deveria ser banido, pois é óbvio que ele sabia das informações e usava, o Hamilton que sempre usou o acerto de Alonso tbm teve vantagens, mas a diferença é que ele não sabia nada. Campeonato manchado.

 

Kimi ou Massa será o campeão moral.

 

E o que é $100 milhões para uma equipe que gasta bilhões em publicidade.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alonso deveria ser banido' date=' pois é óbvio que ele sabia das informações e usava, o Hamilton que sempre usou o acerto de Alonso tbm teve vantagens, mas a diferença é que ele não sabia nada. Campeonato manchado.[/quote']

 

certamente que eles tiveram beneficios com as informações, e por isso que ao meu ver ficou barata a punição para a Mc Larem 03  e como eu disse no meu comentário acima bom para o Hamilton e Alonso03
Connie2007-09-14 17:38:57
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

A verdade é que o tal circo da F1 perderia muito comercialmente com uma equipe grande como a Mclaren de fora, Mas, justiça é justiça, se fosse uma Spiker da vida, teria rodado sem sombra de dúvida.

 

Qto ao Alonsito, qualquer coisa que acontecer com ele de errado, seja durante o pit stop, dirão que foi complô da equipe.

 

Se não nada der errado neste fim de semana ele empata com Lewis...a Mclaren recebeu o número 1 do Alonso e agora Alonso vai levar o número 1 de volta pra Renault.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A verdade é que o tal circo da F1 perderia muito comercialmente com uma equipe grande como a Mclaren de fora' date=' Mas, justiça é justiça, se fosse uma Spiker da vida, teria rodado sem sombra de dúvida.

Qto ao Alonsito, qualquer coisa que acontecer com ele de errado, seja durante o pit stop, dirão que foi complô da equipe.

Se não nada der errado neste fim de semana ele empata com Lewis...a Mclaren recebeu o número 1 do Alonso e agora Alonso vai levar o número 1 de volta pra Renault.
[/quote']

 

certamente Big, se fosse uma Spiker, teria sido banida por no minimo uns 20 anos da F106 quero so ver esse GP, pois o Alonso certamente usará desse artificio para reclamar se algo ocorrer de errado com ele06 uma coisa é certa, se a equipe estava dividida entre Ele e Hamilton, hummm, acho que agora a coisa vai mudar, tem tudo para o Hamilton se tornar o melhor estreante da F1, batendo a brilhante estreia do Villeneuve, resta-nos aguardar...03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sobre o caso da McLaren, um texto muito interessante do Flávio Gomes que acompanha a anos o circo da F1:

 

Coluna Warm Up: Sem hipocrisia

 

Flavio Gomes

14/09/2007 - 17:57

 

Noto

uma ira acima do normal nos comentários sobre o desfecho do escândalo

Ferrari-McLaren. As pessoas queriam alguém na cruz. Perda de pontos e

US$ 100 milhões não pagam o tamanho da falcatrua. Os pilotos deveriam

ser punidos exemplarmente, se possível algemados e imolados.

 

 

 

As pessoas levam tudo muito a sério...

 

 

 

Primeiro, é preciso dizer que o que acontece na F-1 pertence a um mundo

distante da maioria. Sendo mais direto: não temos nada a ver com isso.

Dizer que se sente "enganado pela F-1", "decepcionado com a McLaren" e

coisas do tipo é empenhar discurso nascido para cair no vácuo. Afinal,

estamos falando de corridas

de carros. A existência de ninguém será afetada diretamente pelo que

aconteceu em Maranello, Woking e Paris. A gente acompanha, assiste,

eventualmente torce. Acabou, desliga a TV e vai cuidar da vida.

 

 

 

Depois, me parece curioso como muita gente se sente no direito de

decretar verdades absolutas sobre os pilotos, a FIA, as equipes,

partindo para um raciocínio simplista que não corresponde à realidade.

"A McLaren copiou a Ferrari, portanto roubou, portanto seus pilotos

devem ser punidos", dizem.

 

 

 

Seria ótimo se o mundo fosse assim, mas não é. Muito menos o mundo da

F-1. Li a íntegra detalhada da decisão da FIA. A base da acusação, a

troca de e-mails entre De la Rosa e Alonso, é indicativa de que havia

um fluxo de informações vindo da Ferrari, claro, mas não é o suficiente

para afirmar que a McLaren está ganhando mais por isso. Pode ter

ajudado. Mas não explica, por exemplo, as quebras dos carros vermelhos, os erros de seus pilotos, a queda de performance em relação aos tempos de Schumacher-Brawn-Byrne.

 

 

 

Na verdade, esse tipo de papo entre pilotos, mecânicos, técnicos e engenheiros é a coisa mais comum do mundo na F-1. No automobilismo,

todos tentam saber o que o outro está fazendo. Há redes intensas de

espionagem. Todos observam todos o tempo todo. O pecado de Stepney e

Coughlan foi o de terem sido pegos no pulo. No caso do ferrarista,

acrescente-se sua desonestidade de sacanear a equipe que o empregava.

Esse, sim, foi um escroto.

 

 

 

E os pilotos? Adorei acompanhar as peripécias de De la Rosa, que se

revelou um fuçador e tanto, interessado em tudo, empenhado em melhorar

o carro que mal dirige. Está explicado por que a McLaren o mantém como

piloto de testes há tanto tempo. Ele e Alonso (e Hamilton, talvez)

sabiam que as informações vinham de dentro da Ferrari? Ora, sabiam,

claro. E estavam aproveitando. Não se preocuparam em pensar na questão

pelo lado ético. Queriam fazer seus carros andarem mais.

 

 

 

E não sejamos hipócritas. Esse é o mundo capitalista, da competição que

se coloca acima de tudo. Transporte o caso para sua vida pessoal. Você,

sei lá, trabalha numa firma que fabrica calotas. Sua máquina, igual à

da empresa em frente, faz 100 calotas por dia. A dele faz 200. Aí um

cabra da firma concorrente, com quem você já tinha trabalhado em outro

lugar, aparece no boteco da esquina, toma umas e conta que o segredo da

máquina que em vez de 100 faz 200 calotas é que ele usa óleo Singer, e

não Lisa.

 

 

 

No dia seguinte sua máquina vai estar produzindo 200 calotas com óleo Singer. Ou não?

 

 

 

A isso se chama de concorrência. Na F-1, como em qualquer atividade do

mundo moderno, informação é tudo. O piloto que tem um amigo mecânico

com quem trabalhou em outra equipe encontra com ele no paddock e

pergunta em que volta o rival vai parar para trocar pneus. Se o sujeito

der com a língua nos dentes e contar, vai usar essa informação. Isso é

roubo? Ocorre que na McLaren essa tarefa ficou facilitada pela falta de

caráter — aí sim dá para afirmar — de Stepney. Se estava insatisfeito

com a Ferrari, que pedisse o boné e se mandasse.

 

 

 

É muito difícil quantificar as vantagens que a McLaren obteve a partir

dessa enxurrada de dados que veio da Ferrari, e é por isso que a

punição teria de ser relativizada, como foi.

 

 

 

A espionagem, no entanto, não vai cessar. Aqui e ali, informações

continuarão sendo passadas de um lado para o outro. O que transforma o

McLarengate em algo aparentemente escabroso não é o aproveitamento dos

segredos da Ferrari pela turma prateada. É, sim, a traição de Stepney.

Foi um calhorda. Mas vai pagar por isso, está pagando. Sua carreira

acabou.

 

 

 

E a F-1 vai seguir em frente, como sempre seguiu, com cada um usando as

armas de que dispõe para andar na frente, ganhar corridas e colocar

troféus na estante.

 

Al Bundy2007-09-14 18:49:55

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Certamente Connie, eu torço por isso...rsrsrs

 

Eu tinha acabado de ler esse texto Bundy, de fato, eu ia até comentar isso com base num comentário de outro usuário, não houve roubo da informação por parte da Mclaren, houve sim um funcionário da Ferrari que roubou estas informções e levou pra Equipe rival, belo texto, sem ser hipócrita é isso mesmo o que acontece, mas não se deve tb querer também justificar o que houve. A diferença é que os caras foram pegos...

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não se esqueça que Kimi é o rei de Spa' date=' ganhou as duas últimas lá e vai com tudo pra mais uma vitória. 01[/quote']

 

E eu vou assistir a corrida comendo uma pizza sabor Maclaren.

 

Por falar em Kimi, eu tava ontem jogando o game F1 2002, já que comprei uma placa 3D e precisava testá-la, e nessa época o Felipe corria na Sauber. Como eu não queria "brincar" com a Sauber, tenho a mania de só correr com a Maclaren do Kimi. Já ganhei várias corridas assim. 08

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ferrari domina! Que maravilha!

 

Kimi fez por merecer. Mas Felipe, com certeza, vai tentar detoná-lo logo na primeira curva amanhã.

 

E bem feito a Maclaren ter ficado com a segunda fila. Foi castigo divino! 06

Eu diria pro Massinha sosegar o facho, o Alonso é quem pode tomar a frente dele, aí v já sabe06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apesar do Massa não ter vencido, eu tenho que reconhecer que o Kimi realmente foi perfeito no treino e na corrida. E só em ver a Maclaren atrás da Ferrari já é uma grande satisfação. Espero que na próxima se repita a dobradinha, mas com o Massa em primeiro. Hehehe!! Ótima corrida!

 

E você, Angelo, deve assistir a corrida com o laptop na mão, hein? Sempre é o primeiro a chegar aqui após as corridas.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...