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Forum Cinema em Cena

Oscar 2006


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ainda estou vivo' date=' e tenho que dizer que o Oscar desse ano está chato.

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lembre do q eu disse...vc prefere q seja chato mas justo, ou prefere q haja surpresas (desagradáveis pra maioria aqui) como Crash vencendo como melhor filme, Clooney como diretor e por aí vai?

não pode juntar o útil ao agradável. eu gostaria que fosse justo e supreendente, como foi por exemplo as vitórias do Roman Polansky e do Adrien Brody alguns anos atrás.

Esse ano acho que seria muito legal ver vencendo um David Strathairn, um William Hurt ou um Woody Allen em roteiro, algo não tem chances de acontecer, nenhum desses. Nem A Noiva-Cadáver tem chances em Animação, veja só, e vai perder pra aquele filme superestimado e sem graça dos Wallace e Gromit.

 

Esse ano ainda não sei se a vitória do Brokeback Mountain será justa ou não, porque dos indicados a Filme só vi Munique e Crash. E que são filmes muito irregulares, tinha coisa muito melhor para ser indicado esse ano.

 

E esse ano foi chato até mesmo no anúncio das indicações, mais previsível impossível, assim como será a cerimônia domingo. Mas talvez assim seja melhor até, é mais fácil de ganhar prêmios em concursos na internet e talz...

 

Sobre Crash, eu acho muito boa toda a história que envolve Terrence Howard, Thandie Newton e Matt Dillon (os três com ótimas performances), e a cena do Matt Dillon salvando a Thandie Newton é uma das melhores do ano e incrivelmente bem dirigida.    Mas em compensação temos também a história entre Sandra Bullock (numa rídicula tentativa de atuação. Faça um bem a sua carreira e continue nas suas comédias românticas, Sandra!), Brendan Fraser e do Ludacris, que rende algumas constrangedoras e patéticas cenas especialmente ao final do filme.

 

E vai, as únicas categorias que não tem vencedor definido são (exclui-se aí os curta-metragens e tal):

ATOR COADJUVANTE: está entre George Clooney, Matt Dillon e Jake Gyllenhaal, com ainda pequenas chances ao Paul Giamatti
FILME ESTRANGEIRO: entre Paradise Now e Tsotsi
DOCUMENTÁRIO: entre Marcha dos Penguins, Murderball e Darwin's Nightmare
EDIÇÃO DE SOM: King Kong e Guerra dos Mundos
TRILHA SONORA: Brokeback Mountain e Memórias de uma Gueixa.

e é só. tenho dito.

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Também acho. Williams perdeu terreno desde o SAG' date=' ao contrário de Adams.

E onde Williams está superior a Weisz?

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Sobre a minha preferência por Williams, os fatores são muitos: Weisz interpreta uma santa, uma mulher idealizada; Williams, uma mulher real, crível; o papel de Weisz é muito mais fácil, já que ela é o foco afetivo do filme (que não passa de uma estória de amor, que joga elementos de "denúncia" apenas para dar um toque exótico), enquanto que o de Williams é muito mais difícil de se conseguir impacto, com tão pouco tempo de tela; Weisz é mais verbal (é a estrutura do papel mesmo) e Williams diz tudo com silêncios e olhares. Por fim, o papel de Williams é extremamente ingrato, pois a traição é, propositalmente, posta em segundo plano em relação à orientação sexual, mas por escolha da autora do conto, Anne Proulx.

Peraí... o papel de Rachel Weisz não é tão fácil assim, pois exigia uma certa ambigüidade (Weisz consegue nos fazer odiar e amar a personagem ao mesmo tempo, o mesmo que Kate Winslet fez com sua Clementine) e em algumas cenas ela também atua com o silêncio (quando seduz o personagem de Danny Huston e na cena final, quando exala uma sensibilidade ímpar).

 

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Considero todas as categorias técnicas dignas de surpresas. Peguemos, por exemplo, o caso de Direção de Arte: faz o maior tempão que um Oscar é concedido a um filme que não concorria a MELHOR DO ANO. É por isso que as escolhas da Academia quase nunca coincide com as do Sindicato dos Diretores de Arte. Ano passado, pra quem não se lembra, Desventuras em Série (que tem uma produção soberba) venceu no Sindicato, mas perdeu para o incrivelmente bem feito O Aviador. E mais exemplos não nos faltam de obras que venceram no Sindicato, mas que foram derrotadas no Oscar por filmes mais fortes: Gangues de nova Iorque, Gladiador (sim, já tinha perdido muito a sua força pra Traffic e O Tigre e o Dragão),  O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. É por tudo isso que vejo um Oscar apontado para Boa Noite e Boa Sorte - único candidato a MELHOR FILME entre os nominados em Direção de ARte.

O mesmo processo se dá em figurono e fotografia, que, pela lógica, deve acabar, merecidamente, nas mãos de Rodrigo Pietro.

Abração

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Também acho. Williams perdeu terreno desde o SAG' date=' ao contrário de Adams.

E onde Williams está superior a Weisz?

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Sobre as candidaturas das duas eu já falei. Difícil Weisz não levar. Como McDormand e Keener devem se sentir felizes apenas por terem sido indicadas, sobra Amy Adams, por um filme pequeno e que não foi visto nos cinemas, e Williams, por um papel pequeno e, talvez, sutil demais pra AMPAS.

Sobre a minha preferência por Williams, os fatores são muitos: Weisz interpreta uma santa, uma mulher idealizada; Williams, uma mulher real, crível; o papel de Weisz é muito mais fácil, já que ela é o foco afetivo do filme (que não passa de uma estória de amor, que joga elementos de "denúncia" apenas para dar um toque exótico), enquanto que o de Williams é muito mais difícil de se conseguir impacto, com tão pouco tempo de tela; Weisz é mais verbal (é a estrutura do papel mesmo) e Williams diz tudo com silêncios e olhares. Por fim, o papel de Williams é extremamente ingrato, pois a traição é, propositalmente, posta em segundo plano em relação à orientação sexual, mas por escolha da autora do conto, Anne Proulx.

Tem mais coisa, mas aí começa a poluição entre intérprete e filme. Eu acho Brokeback um filme excepcional, obra de mestre; O Jardineiro Fiel, longe disso. Por isso não conta como argumento.

Essa coisa de separar as coisas (o eco é proposital!) é tão forte comigo que, voltando ao abominável Crash, eu gostei muito do Terrence Howard e da Thandie Newton. Os únicos lampejos de excelência desse filme, para mim, são com esses dois.

Concordo Alexei.Embora haja até uma certa torcida pela Weisz por causa do Meirelles,acho a partitura da Williams muito mais interessante,propiciou a ela a utilização de muitas nuances que foram desnecessárias no caso da Weisz,neste ponto a comparação fica ingrata.O buzz da Weisz está altíssimo e ela deve  vencer,mas caso isso aconteça mesmo,desde já considero injustiça.

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Pra mim, não se pode sequer comparar as partituras das atrizes; seu efeito sobre a trama; nuances...

Michelle Williams muito é auxiliada pelo oba-oba de Brokeback Mountain, e sua indicação se deu por isso. Mal é digna de indicação, muito menos de prêmio!

Silêncios, sensibilidade?!!?

O que é a atuação de Rachel ao final de O JARDINEIRO FIEL?!!

Se não der Weisz, grande merecedora, dará Amy Adams, candidata sentimental da categoria - e que arrasou em Junebug!

Michelle não ganha mesmo - mas se ganhar, ainda assim será mais pelo filme, e quase nada por sua atuação!

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Pra mim' date=' não se pode sequer comparar as partituras das atrizes; seu efeito sobre a trama; nuances...

Michelle Williams muito é auxiliada pelo oba-oba de Brokeback Mountain, e sua indicação se deu por isso. Mal é digna de indicação, muito menos de prêmio!

Silêncios, sensibilidade?!!?

O que é a atuação de Rachel ao final de O JARDINEIRO FIEL?!!

Se não der Weisz, grande merecedora, dará Amy Adams, candidata sentimental da categoria - e que arrasou em Junebug!

Michelle não ganha mesmo - mas se ganhar, ainda assim será mais pelo filme, e quase nada por sua atuação!

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Concordo c/ o q vc disse sobre a Michelle, e ainda acho q o q ela faz no filme outra atriz poderia fazer, e até melhor.

 

Mas se não der Weisz, q dê a Michelle...as outras não deveriam nem se quer ser indicadas, principalmente a Amy...Já disse antes q não é nada contra ela, mas ao personagem e ao filme, q são horríveis. E pensar q Gong Li, Scarlett Johansson e Maria Bello nem foram indicadas...

 

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Discordo do Ronny, acho que ele está sendo radical, principalmente quando diz que Williams não é digna de indicação.

São duas partituras bem diferentes. São duas atuações bem diferentes, até por interpretaram mulheres em épocas diferentes e que são completamente diferentes uma das outras.
São duas atuações muito boas com características divergentes. Eu, particularmente, prefiro a contenção de Williams, acho que seu controle, seu sofrimento e suas reações são fantásticas, pois juntam contenção, sensibilidade e um puro sentimento, vide a cena em que vê os dois se beijando pela primeira vez, e a cena de sua briga com Heath, onde ela solta tudo o que ficou engasgado, é incrível.

Weisz também está bem, mas sua personagem, por ser espiritualmente livre, aparenta uma certa facilidade, o que é errado, ela ´passa seus conflitos muito bem, vemos o tempo de pensamento da atriz, o que é ótimo.

Entre as duas fico com Williams, mas por uma preferência mais pessoal

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Pra mim' date=' não se pode sequer comparar as partituras das atrizes; seu efeito sobre a trama; nuances...

Michelle Williams muito é auxiliada pelo oba-oba de Brokeback Mountain, e sua indicação se deu por isso. Mal é digna de indicação, muito menos de prêmio!

Silêncios, sensibilidade?!!?

O que é a atuação de Rachel ao final de O JARDINEIRO FIEL?!!

Se não der Weisz, grande merecedora, dará Amy Adams, candidata sentimental da categoria - e que arrasou em Junebug!

Michelle não ganha mesmo - mas se ganhar, ainda assim será mais pelo filme, e quase nada por sua atuação!

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Discordo Ronny.O trabalho de ambas é excelente,mas Michelle tinha um trabalho mais complicado,mais interiorizado e por isso mesmo com as famosas mais nuances e lidou muito bem com elas. Prova disso é que a Rachel,que não é coadjuvante,foi indicada desta forma pelo estúdio,pois como principal não teria a menor chance. Tudo bem preferir a Weisz,mas dizer que a Williams mal é digna de indicação é brincadeira.

Aliás Ronny,um detalhe no seu post que merece atenção; se o elenco de BBM estivesse de alguma forma "sendo auxiliado" pelo oba-oba do filme,porque nenhum deles aparece como favorito nesta reta de chegada? Será que o fantástico trabalho de todos eles,inclusive o da injustamente pouquíssimo citada Anne Hathaway,não merece algum reconhecimento exatamente por este oba-oba? Sei que vou dar uma opinião polêmica,e dou meus argumentos num outro post com mais detalhes depois,pois vi Capote só ontem,mas a iminente não vitória de Heath Ledger é injusta.

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Dado, qualquer um dos 3 atores de Brokeback Mountain pode levar a estatueta - tanto Michelle, Jake e Heath estão na disputa!

Não são favoritos porque outros atores fizeram melhor caminho - e o superfavoritismo do western de Lee não tem muito como interferir nisso!

Compreendo naturalmente tua preferência por Williams, Adami. Ela faz todo o estilo que os atores apreciam, mas não se pode confundir!

Williams faz sim todo um trabalho consistente, ilustrando bem a igorância temporal de sua personagem, mas é limitada pelo roteiro, que a põe na trama como a mera figura da entidade familiar fracassada... a vítima involuntária do amor dos cowboys... a figura que representa a intolerância da época (juntamente com o Randy Quaid!).

Por isso, pelos simbolismos da personagem, e pelo oba-oba, ela foi indicada!

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Dado' date=' qualquer um dos 3 atores de Brokeback Mountain pode levar a estatueta - tanto Michelle, Jake e Heath estão na disputa!

Não são favoritos porque outros atores fizeram melhor caminho - e o superfavoritismo do western de Lee não tem muito como interferir nisso!

Compreendo naturalmente tua preferência por Williams, Adami. Ela faz todo o estilo que os atores apreciam, mas não se pode confundir!

Williams faz sim todo um trabalho consistente, ilustrando bem a igorância temporal de sua personagem, mas é limitada pelo roteiro, que a põe na trama como a mera figura da entidade familiar fracassada... a vítima involuntária do amor dos cowboys... a figura que representa a intolerância da época (juntamente com o Randy Quaid!).

Por isso, pelos simbolismos da personagem, e pelo oba-oba, ela foi indicada!

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Confundir com oq, não entendi? Opção de construção de roteiro com resultado?

Discordo. Você poderia citar uma personagem como complemento de roteiro, por exemplo, Catherine Keener em Capote, onde não influencia reação e nem funciona como escada de sentimento para Hoffman. Já Williams traz todo o conflito entre os dois amores de Ledger, se pondo como um poste entre a felicidade dele com Jake e o amor para suas filhas e principalmente como transposição da verdade para a sociedade de sua sexualidade.
Discordo também quando vc diz que ela é colocada como mera mulher fracassada. Ela retrata a submissão e a situação da mulher naquela época e naquela faixa financeira, o que difere da personagem de Hathaway.

FeCamargo2006-3-1 19:58:43
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Adami, eu citei vários simbolismos da personagem...e voce os repetiu aí!

E é muito da atuação da Catherine Keener que torna verossímil a relação de amizade entre Truman e Harper Lee, visto que Capote é um poço de narcisismo e auto-suficiência!

E agora voce confunde simbolismos com a atuação em si!

Muito do que falamos aqui sobre a personagem da Williams é providenciado pelo roteiro, e não por ela, que tem tempo quase pífio em cena!

Ronny2006-3-1 20:8:24
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Adami' date=' eu citei vários simbolismos da personagem...e voce os repetiu aí!

E é muito da atuação da Catherine Keener que torna verossímil a relação de amizade entre Truman e Harper Lee, visto que Capote é um poço de narcisismo e auto-suficiência!

E agora voce confunde simbolismos com a atuação em si!

Muito do que falamos aqui sobre a personagem da Williams é providenciado pelo roteiro, e não por ela, que tem tempo quase pífio em cena!

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Aonde que confundo? Acho que você que está confundindo. As opções de Williams são claras e transparentes. Ela opta pela contenção sempre. Um roteiro não coloca como o ator deve agir em cada cena.

Kenner e sua Lee não tem absoluta importância no roteiro de Capote. reveja o filme, isso se viu, e memorize as cenas dela, e depois diga se alguma fosse excluída se alteraria a posição de Truman na história. Simples assim. Ela não funciona nem como escada de sentimento, o que é básico.

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Sim, vi Capote, meu caro, voce o viu!?!

O que eu estou fazendo, é esclarecer a questão no que tange os simbolismos da personagem da Williams, os quais voce usa para justificar a atuação da moça!

Roteiro e direção ditam tom de atuação e muito mais!

Voce quer dizer que todo o mérito do trabalho de um ator é somente dele!!?

A nossa discussão acerca disso pára por aqui. Já houve confusão demais. Gente confundindo isso e aquilo! smiley36.gif

Apareça no msn, figura - temos algo a tratar!

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Sim' date=' vi Capote, meu caro, voce o viu!?!

O que eu estou fazendo, é esclarecer a questão no que tange os simbolismos da personagem da Williams, os quais voce usa para justificar a atuação da moça!

Roteiro e direção ditam tom de atuação e muito mais!

Voce quer dizer que todo o mérito do trabalho de um ator é somente dele!!?

A nossa discussão acerca disso pára por aqui. Já houve confusão demais. Gente confundindo isso e aquilo! smiley36.gif

Apareça no msn, figura - temos algo a tratar!

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Vi Capote sim. Não estou usando simbolismo nenhum, até por que na realidade não há simbolismos. A personagem é clara, nua e crua.

Não digo que o mérito é todo do ator. O roteiro aponta caminhos, o ator decide aonde investir e criar, isso se chama criar partitura. É como criar uma partitura musical, daí o nome. Ele escolhe e detalha o roteiro pela forma que quer trilhar, por isso digo que as opções de Williams foram dela, dirigida por Lee. Méritos de Lee e dela, e depois do roteiro.

Putz, impossible msn Ronny, não tenho acesso aonde estou.

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Piuí, piuí, piuí abacaxi!! arg.gif

 

 

 

 

 

A canção de Crash, indicada ao Oscar, poderá ser desqualificada! Ai!

 

 

 

 

 

Do site Movie City News:

 

 

 

 

 

 

 

 

The Oscar Nominated Song From Crash Is In Another Undistributed Film

Called The Civilization Of Matthew Bright.... Sources Tell MCN That The

Academy Is Now Investigating And Considering Disqualification, Though

It Is Unclear Whether Any Academy Rule Has Been Broken

 

 

Gustavo²2006-3-1 21:42:44

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Galera do bem e do mal' date=' foi só um susto!



Update (4:33p) - The Academy Has Confirmed Its Ruling That Crash's Original Song Nominee, "In The Deep," Is Not In Any Way At Issue And Is Qualified For Its Nomination And Win, If It So Happens On Sunday smiley32.gif
[/quote']

Acabou com a alegria do Fecamargo smiley36.gif

Mas que bom que não foi cancelado, assim vai ter mais concorrência smiley17.gif

Beckin Lohan2006-3-1 21:57:37
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Bom sobre essas ultima discussões sobre o oscar acho que poderá acontecer alguma surpresa nas categorias de atuação, tanto Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, e Michelle Williams tem chances de vencer, mesmo não sendo favoritos, mas analisando uma a uma as categorias concluo...

Melhor Ator - Philip Seymour Hoffman deve mesmo ser o vencedor, meu voto iria pra Heath Ledger.

Melhor Atriz - Reese leve e torço por isso.

Melhor Ator Coadjuvante - Méritos pra vencer teria William Hurt, mas seu papel é muito pequeno, então acho que Paul Giamatti, George Clooney e Jake Gyllenhaal, Paul seria apenas como justiça tardia por ter sido ignorado em American Splendor e Sideways, George é mais pelo nome que pela atuação em si, e meu voto iria pra Jake Gyllenhaal por ser um papel não tão coadjuvante e com prós a mais que seus concorrentes.

Atriz Coadjuvante - Michelle Williams e Amy Adams ainda estão na disputa, mas é inegável que o papel de Rachel Weisz é incomparavelmente superior a todas as outras, queria pelo menos ter visto Thandie Newton entre as indicadas, seu trabalho se equivale ao de Michelle Williams.

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Eu li uma parada a respeito disso ! A tal "In The Deep" já apareceu em um álbum da cantora Kathleen "Bird " York .... até que é uma música bonitinha , mas mesmo trata-se de uma PUTA SACANAGEM da Academia manter assim . Porra , tantas músicas melhores que poderiam estar no lugar , tantas músicas que nao se classificaram em anos anteriores por nao serem inéditas , mas que mereciam indicações ( " Come What May " , " Waltz For A Night " , "The Blower's Daughter ") ... ah ,vá tomar no ... sua AMPAS de merda ! smiley36.gif<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Go , Dolly Parton , go !   smiley36.gif    

 

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