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Forum Cinema em Cena

Apocalypto


Renato
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Deixei de comentar os filmes que assisti no cinema ultimamente' date=' aqui no Fórum, pois invariavelmente quando eles entram em cartaz na minha cidade, já caíram pra segunda ou terceira página aqui nos posts.

 

Mas tenho que dizer que Apocalypto foi uma das maiores decepções que já tive numa sala de cinema. Estive perto de abandonar o filme durante a sessão, oque teria sido inédito pra mim, só não o fiz pq minha namorada quis encarar até o final.

 

O filme vai bem até que começa a fuga; tecnicamente chega a ser deslumbrante.

 

Mas a partir da fuga, me senti diante de um filme da série Todo Mundo em Pânico com classificação 18 anos. (spóiler)Como levar a sério  o cara conseguir correr de uma onça por cerca de 1Km, isso depois de ser trespassado por uma lança? Sem falar que não entendi até agora como ele conseguiu descer daquela árvore imensa mais rápido que a dita-cuja; o parto foi das coisas mais patéticas que já vi, competindo com a cena das abelhas; e por fim o Ronaldinho é a prova de flechas... (/spóiler)

 

O cinema é mágico, nos leva a outros lugares, faz viver outras vidas, mas cenas como estas que eu referi quebram o encanto e só me fizeram lamentar o dinheiro jogado fora...

 
[/quote']

 

E a série Predador? E a série 007, e outros filmecos citados aqui não pecam muito mais não pela falta de coerência? E mesmo assim muitos idolatram. 09

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Sinceramente que isto é ilógico, mas procurar fidelidade em absoluto para desconsiderar um filme é meio vago. Ainda eu prefiro aqueles que odiaram simplesmente pelo excesso de violência gratuita. Vejo mais acertos do que erros e dou minha nota absoluta sem nenhum pesar dou 10. 16

 

Acho que se pode exigir maior ou menor coerência de acordo com a proposta do filme. A violência, em Apokalypto, nem me incomodou tanto, pois se tratava de uma civilização que aos nossos olhos era violenta e o filme a aborda de uma maneira realista. Mas quando o protagonista se transforma num X-Man fica difícil, para mim, continuar levando a história a sério.

 

Pra ficar no exemplo dos X-Men, não tenho a menor dificuldade pra aceitar o Wolverine levando um tiro na cabeça e poucos minutos depois "cuspir" a bala e sair andando. Já o personagem de Apokalypto levar uma flechada no peito a queima roupa e continuar fugindo é indigesto. Filmes de ação sempre têm uma forçada ou outra, o problema é que esse tem uma seqüência grande de forçadas...
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Acho que se pode exigir maior ou menor coerência de acordo com a proposta do filme. A violência' date=' em Apokalypto, nem me incomodou tanto, pois se tratava de uma civilização que aos nossos olhos era violenta e o filme a aborda de uma maneira realista. Mas quando o protagonista se transforma num X-Man fica difícil, para mim, continuar levando a história a sério.

 

Pra ficar no exemplo dos X-Men, não tenho a menor dificuldade pra aceitar o Wolverine levando um tiro na cabeça e poucos minutos depois "cuspir" a bala e sair andando. Já o personagem de Apokalypto levar uma flechada no peito a queima roupa e continuar fugindo é indigesto. Filmes de ação sempre têm uma forçada ou outra, o problema é que esse tem uma seqüência grande de forçadas...
[/quote']

 

Quer dizer que você tem a absoluta certeza que uma flechada no peito mata?06 Será mesmo? 06Ou será que existe uma remota possibilidade de a pessoa sobreviver? 1706

 

Se esta possibilidade existe por que seria grotesca o personagem sobreviver?17

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Além disto, reprovar um filme inteiro só pro um errinho ou outro de coerência é de todo insensato. E quem determina maiores ou menores coerências? Acho que os outros erros que vocês colocaram, se detém somente em três momentos o da Pantera, da Flechada no peito e do parto na água. Além disto, eles podem ser coerentes sim e vai variar de expectador a expectador.

 

<?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />Em Ben Hur, o personagem sobrevive várias situações improváveis de sobrevivência. O mesmo procede em outros filmes pro que determinar que um pode sobreviver em um deserto, sem água e não desidratar e o outro não sobreviver a uma flechada?09

 

Vamos fazer o seguinte: Criaremos aqui uma regra que filmes como Apocalypto só podem errar x e acerta y na coerência do que se propõe. Filmes como Grind House podem fazer o que bem entender até colocar uma arma na perna de uma mulher e ficar numa tremenda expectativa de cinéfilo. Não é coerente isto?06 Heheheh! 06

 

P.S.: Foi a coisa mais incoerente que postei. 06
Plutão Orco2007-03-05 14:10:11
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Seria Apocalypto uma HQ maia? hahaha...

[/quote']

 

Se fosse não teria problema? Duvido.12<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

300 de Esparta já esta com uma expectativa enorme para muitos e por ser justamente uma adaptação de HQ. Muito provavelmente deve possuir elementos distantes da batalha histórica na Pérsia e da própria realidade <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em si. E nem por isto deixa de ser julgado o quadro todo. Talvez peque até mais, contudo não se tem um diretor de desafeto no longa. 12

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Eu acho que o pessoal se incomodou muito com o modo do Gibson fugir dos clichês, isso sim. São exemplos (Haja spoilers) :

Acontecer um eclipse solar total na hora que o Jaguar Paw(JP) vai ser sacrificado ao invés de uma rebelião.

O grandão amigo do JP morrer sem matar ninguém e o JP não escapar ileso da "prova", isto é, sendo trespassado no rim.

A gota de sangue ter caído nas costas do cara sem este se aperceceber.(Essa eu creio que não incomodou ninguém)

O JP ter pulado daquela queda d'água, e os inimigos, também.

Ele ter fugido da pantera e levado uma flechada no peito ao invés de ter conversado com ela e "simplesmente" ter desviado da flecha, respectivamente.

 

Fica claro, então, que, se o acontecido não tivesse acontecido, o filme teria uma verossimilhança incrível, além de contribuir muito para a construção da lenda do homem-pantera.
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Seria Apocalypto uma HQ maia? hahaha...

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Se fosse não teria problema? Duvido.12<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

300 de Esparta já esta com uma expectativa enorme para muitos e por ser justamente uma adaptação de HQ. Muito provavelmente deve possuir elementos distantes da batalha histórica na Pérsia e da própria realidade <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em si. E nem por isto deixa de ser julgado o quadro todo. Talvez peque até mais, contudo não se tem um diretor de desafeto no longa. 12

 

Plutão suas comparações são descabidas... 300 já era uma HQ e foi concebido como tal. Eu nem vou entrar no mérito de verdade histórica que Apocalypto derrapa feio (também aí).

 

 

 
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Seria Apocalypto uma HQ maia? hahaha...

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Se fosse não teria problema? Duvido.12<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

300 de Esparta já esta com uma expectativa enorme para muitos e por ser justamente uma adaptação de HQ. Muito provavelmente deve possuir elementos distantes da batalha histórica na Pérsia e da própria realidade <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em si. E nem por isto deixa de ser julgado o quadro todo. Talvez peque até mais, contudo não se tem um diretor de desafeto no longa. 12

 

Plutão suas comparações são descabidas... 300 já era uma HQ e foi concebido como tal. Eu nem vou entrar no mérito de verdade histórica que Apocalypto derrapa feio (também aí).

 

 

 

 

Então as Guerras Médicas, ou Grego-Persas são uma invenção de Frank Miller e nunca ocorreram? Pois antes dos quadrinhos “A Batalha de Termópilas” relatada já existia com seus 300 espartanos contra um número infinitamente maior de persas, os personagens não eram fictícios. O que Frank Miller fez foi apenas recontar a mesma história de um ponto de vista diferente dentro do seu estilo. Então, o filme não é só uma adaptação das HQs, e sim de uma considerável relatação histórica que as HQs chuparam da realidade. Logo, o mesmo não pode ser aplicado no filme do Gibson, só porque não é adptação de HQ ? Acho que a crítica de muitos aqui peca nisto. O que o filme histórico ou um filme X pode ou não fazer? E no que o filme se propõe não vejo tantas disparidades assim.

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Não é bom comentar mesmo não, já captei erros de outras críticas sobre o que tange a civilização relatada e época.

 

 

De acordo com alguns ‘sábios’, aquela não é a civilização Azteca é a Maia, pois de acordo com eles a civilização Maia já estava extinta quando os europeus chegaram aqui. Esta foi minha pérola preferida, com isto temos o público perfeito e bem ‘informado’ ao criticar o conteúdo histórico informativo, mas para quem não sabe os Maias estavam apenas em decadência e não extintos. Talvez os espertalhões confundiram os Mais com os Olmecas que influenciaram fortemente os Maias. Inclusive Cortez utilizou da inimizade de povos Maias contra os Aztecas, para conquistar Tenochtitlán.

 

E o final do filme coincide perfeitamente com os relatos de Francisco Hernandes de Córdoba no início do Século XVI. Os espanhóis fizeram seu primeiro contato com dois nativos maias na praia e utilizaram como interpretes. E justamente vemos os dois maias sobreviventes observando a chegada das caravelas dos Espanhóis no final do longa.

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Acho que se pode exigir maior ou menor coerência de acordo com a proposta do filme. A violência' date=' em Apokalypto, nem me incomodou tanto, pois se tratava de uma civilização que aos nossos olhos era violenta e o filme a aborda de uma maneira realista. Mas quando o protagonista se transforma num X-Man fica difícil, para mim, continuar levando a história a sério.

 

Pra ficar no exemplo dos X-Men, não tenho a menor dificuldade pra aceitar o Wolverine levando um tiro na cabeça e poucos minutos depois "cuspir" a bala e sair andando. Já o personagem de Apokalypto levar uma flechada no peito a queima roupa e continuar fugindo é indigesto. Filmes de ação sempre têm uma forçada ou outra, o problema é que esse tem uma seqüência grande de forçadas...
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Quer dizer que você tem a absoluta certeza que uma flechada no peito mata?06 Será mesmo? 06Ou será que existe uma remota possibilidade de a pessoa sobreviver? 1706

 

Se esta possibilidade existe por que seria grotesca o personagem sobreviver?17

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Além disto, reprovar um filme inteiro só pro um errinho ou outro de coerência é de todo insensato. E quem determina maiores ou menores coerências? Acho que os outros erros que vocês colocaram, se detém somente em três momentos o da Pantera, da Flechada no peito e do parto na água. Além disto, eles podem ser coerentes sim e vai variar de expectador a expectador.

 

<?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />Em Ben Hur, o personagem sobrevive várias situações improváveis de sobrevivência. O mesmo procede em outros filmes pro que determinar que um pode sobreviver em um deserto, sem água e não desidratar e o outro não sobreviver a uma flechada?09

 

Vamos fazer o seguinte: Criaremos aqui uma regra que filmes como Apocalypto só podem errar x e acerta y na coerência do que se propõe. Filmes como Grind House podem fazer o que bem entender até colocar uma arma na perna de uma mulher e ficar numa tremenda expectativa de cinéfilo. Não é coerente isto?06 Heheheh! 06

 

P.S.: Foi a coisa mais incoerente que postei. 06

 

Não disse que não haja possibilidade de sobrevivência após levar uma flechada no peito. O problema é que ele não só sobrevive, mas tá inteirinho pra continuar fugindo dos 2 últimos caras. Isso é grotesco, ainda mais sabendo dos outros castigos que ele sofreu...

 

Talvez você tenha resumido a questão aqui: "podem ser coerentes sim e vai variar de expectador a expectador". A mim esse tipo de cena não desce, e se tornou mais frustrante porque eu gostei da primeira metade do filme. O que aconteceu a partir da fuga me fez sentir como se estivesse vendo bobagens como, sei lá, Triple X, ou Velozes e Furiosos 2.

 

Mas se você não se importa com cenas como essas que citamos, enjoy!

 
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Acho que se pode exigir maior ou menor coerência de acordo com a proposta do filme. A violência' date=' em Apokalypto, nem me incomodou tanto, pois se tratava de uma civilização que aos nossos olhos era violenta e o filme a aborda de uma maneira realista. Mas quando o protagonista se transforma num X-Man fica difícil, para mim, continuar levando a história a sério.

 

Pra ficar no exemplo dos X-Men, não tenho a menor dificuldade pra aceitar o Wolverine levando um tiro na cabeça e poucos minutos depois "cuspir" a bala e sair andando. Já o personagem de Apokalypto levar uma flechada no peito a queima roupa e continuar fugindo é indigesto. Filmes de ação sempre têm uma forçada ou outra, o problema é que esse tem uma seqüência grande de forçadas...
[/quote']

 

Quer dizer que você tem a absoluta certeza que uma flechada no peito mata?06 Será mesmo? 06Ou será que existe uma remota possibilidade de a pessoa sobreviver? 1706

 

Se esta possibilidade existe por que seria grotesca o personagem sobreviver?17

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Além disto, reprovar um filme inteiro só pro um errinho ou outro de coerência é de todo insensato. E quem determina maiores ou menores coerências? Acho que os outros erros que vocês colocaram, se detém somente em três momentos o da Pantera, da Flechada no peito e do parto na água. Além disto, eles podem ser coerentes sim e vai variar de expectador a expectador.

 

<?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />Em Ben Hur, o personagem sobrevive várias situações improváveis de sobrevivência. O mesmo procede em outros filmes pro que determinar que um pode sobreviver em um deserto, sem água e não desidratar e o outro não sobreviver a uma flechada?09

 

Vamos fazer o seguinte: Criaremos aqui uma regra que filmes como Apocalypto só podem errar x e acerta y na coerência do que se propõe. Filmes como Grind House podem fazer o que bem entender até colocar uma arma na perna de uma mulher e ficar numa tremenda expectativa de cinéfilo. Não é coerente isto?06 Heheheh! 06

 

P.S.: Foi a coisa mais incoerente que postei. 06

 

Não disse que não haja possibilidade de sobrevivência após levar uma flechada no peito. O problema é que ele não só sobrevive, mas tá inteirinho pra continuar fugindo dos 2 últimos caras. Isso é grotesco, ainda mais sabendo dos outros castigos que ele sofreu...

 

Talvez você tenha resumido a questão aqui: "podem ser coerentes sim e vai variar de expectador a expectador". A mim esse tipo de cena não desce, e se tornou mais frustrante porque eu gostei da primeira metade do filme. O que aconteceu a partir da fuga me fez sentir como se estivesse vendo bobagens como, sei lá, Triple X, ou Velozes e Furiosos 2.

 

Mas se você não se importa com cenas como essas que citamos, enjoy!

 

 

Acho que têm casos piores como a “Profecia de Ixchel”, aquela que a menininha faz é fora de realidade e tudo ocorre exatamente como na profecia. Não é comum você ver uma garotinha te amaldiçoando. Acho mais fora de realidade do que um cara se recuperando facilmente de uma flechada.

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 Para os detratores do filme, aqueles que acham que Gibson "pesou a mão" de novo e foi um diretor demasiadamente autoral e equivocado, recomendo a leitura da matéria no link abaixo da revista "Aventuras na História: Apocalipse Maia":

 

 

 TALVEZ mudem de idéia e passem a ver o filme com um pouco mais de boa vontade ou, pelo menos, possam reconhecer a determinação de um diretor de chegar o mais perto possível da "realidade"...   03

  
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  • 4 months later...
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Uau !!!!!!!! Esse filme é de encher os olhos e me deixou de boca aberta ... uma tensão de tirar o fôlego.

 

APOCALYPTO – 9/10 – Um belíssimo drama e uma aventura deslumbrante dirigida por Mel Gibson. O roteiro consegue estabelecer logo no início a identificação necessária com os personagens para que nos envolvemos com a narrativa e nos importemos com o destino daquele povo. Uma sensível demonstração de como os sentimentos movem as pessoas e como a superação nos fazer vencer qualquer obstáculo, mas o mais lindo de tudo é observar como o roteiro presta uma homenagem à natureza, a maneira como o homem a destrói e ela contra-ataca. A natureza é um personagem rico e ativo dentro da narrativa que mostra a corrida selvagem de um homem para salvar a sua pele e se unir novamente a sua família. Todas as seqüências são filmadas de maneira energética e com uma dinâmica impactante, algumas cenas são incríveis e até mesmo quando acompanhamos a mulher com o filho sentimos a tensão que aquela situação envolve e só engrandece a identificação com o drama da situação. O filme perde um pouco de ritmo quando passa a explorar a mitologia da civilização perseguidora, apesar dos méritos em tornar aquela mitologia ainda mais fascinante. Depois do discutível e irregular “A Paixão de Cristo”, Gibson mostra que se trata de um diretor formidável e que está com o caminho livre para mais ótimos filmes como esse, quem sabe um novo recomeço?<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

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O fato do filme ser falado em yucateco é charme então? Claro que o Gibson queria embasar seu filme com alguma verdade histórica, não conseguiu claro. Sobre o filme funcionar como entretenimento, sem comentários...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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O fato do filme ser falado em yucateco é charme então? Claro que o Gibson queria embasar seu filme com alguma verdade histórica' date=' não conseguiu claro. Sobre o filme funcionar como entretenimento, sem comentários...

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Eu acho que o fato da língua utilizada do filme pode ser interpretada como preciocismo do Gibson e não necessariamente por querer um retrato histórico, mas é um "detalhe" que não compromete a qualidade e a sensibilidade do filme de evocar emoções humanas e universais.
Thiago Lucio2007-07-22 22:11:19
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Aí é que está' date=' o Gibson claramente queria mostrar alguma verdade histórica... [/quote']

 

Eu sou um ignorante com relação a história da civilização maia, logo o fato de não ser fiel a história não compromete em nada a minha identificação com o filme que trata de temas muito mais universais do que necessariamente buscar uma identidade histórica.
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Porra' date=' é sério que vc se emocionou com esse filme? Caraca...

Tipo, se falar que é uma aventura de perseguição interessante ainda vai, mas se emocionar é complicado...


[/quote']

 

Digamos que a adrenalina correu solta por boa parte do filme que como vc falou é uma aventura ágil e tensa, mas a produção me "conquistou" pela maneira como trata a natureza como um personagem vivo dentro da narrativa, como aqueles personagem tornam a floresta tão enigmática e respeitável ... e logicamente a maneira como os caras são mortos ... rs
Thiago Lucio2007-07-22 22:36:12
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O fato do filme ser falado em yucateco é charme então? Claro que o Gibson queria embasar seu filme com alguma verdade histórica' date=' não conseguiu claro. Sobre o filme funcionar como entretenimento, sem comentários...

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É apenas uma palavra sincera da minha parte em relação a violência "over the top" e as milhares de cenas de ação do filme...
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É realmente ultrajante, eu quis matar o Gibson antes de serem atingidos quinze minutos de projeção. Entrou para o meu Bottom da história, sem dó. Desrespeito a tudo: à natureza, aos indígenas, ao espectador... Pena que eu não consegui rir - ou fazer piadas - como o Amfibio e o Nacka, ou como aconteceu em The Secret, daí enrolei o filme por 10 horas para conseguir acabar de ver - e no FF.

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