Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2016: Previsões


Dinhow
 Share

Recommended Posts

  • Members

Nunca confundir um país com seu governo de momento. Serve para a Hungria e serve para o Brasil. "Primeiro perdedor", figura de linguagem, pois comentamos aqui uma competição/eleição, como é o Oscar. Não me referi ao Cinema, porque Cinema, por óbvio, é mais do que qualquer prêmio. Não é somente arte edulcorada como sonham os inocentes; também é negócio, comércio, produto da economia da cultura. Há canais do Youtube ótimos, excelentes, entre eles o do fundador do Cinema em Cena, Pablo Villaça, onde este Fórum está sediado. Recomendo a visita. A cultura é tão ampla, tão ampla, que está em todo lugar e pode ser feita por qualquer pessoa. Não é quem pretendia viajar a Miami que sofre porque o dólar está caro, é todo o povo brasileiro que vê tudo que tem um componente importado (pense na farinha de trigo que faz o pão de cada dia, por exemplo; ou os próprios filmes!) aumentar de preço. Desvalorização da moeda significa que todos ficam mais pobres. Não, não trabalho com cinema, não sou um "frustrado do mundo das artes", nem nada desses esterótipos tolos.

 

Eu sempre critico o objeto. Quando você faz crítica do objeto (o filme, o livro, a atuação, etc), você está sendo ético, você elimina a rixa pessoal. Eu faço questão de ler o livro antes, de ver o filme o quanto antes e mais de uma vez, de pesquisar na imprensa internacional sobre ele, etc, para a minha o opinião ter mais relevância. E eu faço isso todos os dias do ano, todos. Há muitos e muitos anos. Não dá pra passar a vida com o argumento do foda-se. "Foda-se" é o fim da comunicação, quando ela falhou de vez.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Mustang":

 

Ganha um doce quem não pensar não pensar em "As Virgens Suicidas" vendo este filme. Mas este é passado na Turquia, é falado em turco, com atores turcos, e será o concorrente da Turqu...ops...da França ao Oscar! O Governo turco não gostou nadinha do filme, então, politicamente, o filme já cresce no conceito da comunidade estrangeira. Além de tudo, é bonito, é empático, é culturalmente relevante, é bem dirigido, tem bons atores, tem aura de verdade social. É um monte de coisas boas. E, entretanto, não é nada de mais.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Kansas City Film Critics:

 

Best Picture: Mad Max: Fury Road

Best Director: George Miller, Mad Max: Fury Road

Best Actor: Leonardo DiCaprio, The Revenant

Best Actress: Charlize Theron, Mad Max: Fury Road

 

Best Supporting Actor: Michael Shannon, 99 Homes

Best Supporting Actress: Alicia Vikander, Ex Machina

Best Original Screenplay: Spotlight

Best Adapted Screenplay: The Big Short

Best Foreign Language Film: Phoenix

Best Animated Feature: Inside Out

Best Documentary: Amy

Vince Koehler Award for Best Science Fiction, Fantasy, Horror Film: Ex Machina

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nevada Film Critics winners:

 

Best Film
Spotlight

 

Best Director
Alejandro Gonzalez Inarritu (The Revenant)

 

Best Actor
Leonardo DiCaprio (The Revenant)

 

Best Actress
Brie Larson (Room)

 

Best Supporting Actor
Tom Hardy (The Revenant)

 

Best Supporting Actress
Alicia Vikander (Ex Machina)

 

Best Original Screenplay
Tom McCarthy and Josh Singer (Spotlight)

 

Best Adapted Screenplay
Emma Donoghue (Room)

Drew Goddard (The Martian)

 

Best Cinematography
Emmanuel Lubezki (The Revenant)

 

Best Production Design
Francois Seguin (Brooklyn)

 

Best Visual Effects
Ex Machina

 

Best Ensemble Cast
Spotlight

 

Best Animated Movie
Inside Out

 

Best Documentary
Amy

 

Best Youth Performance
Jacob Tremblay (Room)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

St Louis Film Critics Awards:

 

Best Film of 2015: SPOTLIGHT
Runner Up: INSIDE OUT

 

Best Director of 2015: TOM MCCARTHY – SPOTLIGHT
Runner Up: George Miller – Mad Max: Fury Road

 

Best Actress of 2015: BRIE LARSON – ROOM
Runner Up: SAOIRSE RONAN – BROOKLYN

 

Best Actor of 2015: Leonardo DiCaprio – THE REVENANT
Runner Up: Ian McKellen – MR. HOLMES

 

Best Supporting Actress of 2015: Alicia Vikander – EX MACHINA
Runner Up: (TIE) – KRISTEN STEWART – CLOUDS OF SILS MARIA, Rooney Mara, CAROL

 

Best Supporting Actor of 2015: Sylvester Stallone – CREED
Runner Up: Mark Rylance – BRIDGE OF SPIES

 

Best Cinematography of 2015: EMMANUEL LUBEZKI – THE REVENANT
Runner Up: CAROL

 

Best Original Screenplay: JOSH SINGER AND TOM MCCARTHY – SPOTLIGHT
Runner Up: Alex Garland, Ex Machina

 

Best Adapted Screenplay of 2015: DREW GODDARD: THE MARTIAN
Runner Up: Nick Hornby: Brooklyn

 

Best Editing: MARGARET SIXEL: MAD MAX: FURY ROAD
Runner Up: THE REVENANT

 

Best Art Direction of 2015: COLIN GIBSON – MAD MAX: FURY ROAD
Runner Up: (A 3-Way Tie) CAROL, BROOKLYN, THE DANISH GIRL

 

Best Visual Effects of 2015: MAD MAX: FURY ROAD
Runner Up: THE WALK

 

Best Film Score of 2015: Ennio Morricone – THE HATEFUL EIGHT
Runner Up: INSIDE OUT

 

Best Film Soundtrack of 2015: ATTICUS ROSS – LOVE AND MERCY
Runner Up: STRAIGHT OUTTA COMPTON

 

Best Foreign Language Film: GOODNIGHT MOMMY
Runner Up: SON OF SAUL

 

Best Documentary of 2015: AMY
Runner Up: The Look of Silence

 

Best Comedy: TRAINWRECK
Runner Up: Me and Earl and the Dying Girl

 

Best Song: WRITING’S ON THE WALL (Spectre)
Runner Up: SEE YOU AGAIN (Furious 7)

 

Best Scene of 2015: Hugh mauled by grizzly in THE REVENANT
Runner Up: Walk between Twin Towers in THE WALK

 

Worst film of 2015: “FANTASTIC FOUR”
Runner up: “ALOHA”

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Florida Film Critics Circle nominations:

 

BEST PICTURE
Carol
Mad Max: Fury Road
Spotlight
The Big Short
The Martian

 

BEST ACTOR
Bryan Cranston – Trumbo
Paul Dano – Love and Mercy
Leonardo DiCaprio – The Revenant
Michael Fassbender – Steve Jobs
Eddie Redmayne – The Danish Girl

 

BEST ACTRESS
Cate Blanchett – Carol
Brie Larson – Room
Charlotte Rampling – 45 Years
Saoirse Ronan – Brooklyn
Charlize Theron – Mad Max: Fury Road


BEST SUPPORTING ACTOR
Oscar Isaac – Ex Machina
Mark Ruffalo – Spotlight
Mark Rylance – Bridge of Spies
Michael Shannon – 99 Homes
Sylvester Stallone – Creed

 

BEST SUPPORTING ACTRESS
Elizabeth Banks – Love and Mercy
Jennifer Jason Leigh – The Hateful Eight
Rooney Mara – Carol
Kristen Stewart – Clouds of Sils Maria
Alicia Vikander – Ex Machina


BEST DIRECTOR

Todd Haynes – Carol
Alejandro G. Iñárritu – The Revenant
George Miller – Mad Max: Fury Road
Tom McCarthy – Spotlight
Ridley Scott – The Martian

 

BEST ENSEMBLE
The Big Short
Mistress America
Spotlight
Straight Outta Compton
Tangerine

 

BEST ORIGINAL SCREENPLAY
Ex Machina
The Hateful Eight
Inside Out
Mistress America
Spotlight

 

BEST ADAPTED SCREENPLAY
The Big Short
Brooklyn
Carol
Room
Steve Jobs

 

BEST CINEMATOGRAPHY
Carol
Mad Max: Fury Road
The Revenant
Sicario
Youth

 

BEST VISUAL EFFECTS
Ex Machina
Mad Max: Fury Road
The Martian
Star Wars: The Force Awakens
The Walk

 

BEST ART DIRECTION/ PRODUCTION DESIGN
Brooklyn
Carol
Crimson Peak
Love & Mercy
Mad Max: Fury Road

 

BEST SCORE
Carol
The Hateful Eight
Love & Mercy
Mad Max: Fury Road
Star Wars: The Force Awakens

 

BEST DOCUMENTARY
Amy
Best of Enemies
Cartel Land
Heart of a Dog
The Look of Silence

 

BEST FOREIGN LANGUAGE FILM
The Assassin
Mommy
Mustang
Phoenix
Son of Saul


BEST ANIMATED FILM

Anomalisa
Inside Out
The Good Dinosaur
The Peanuts Movie
Shaun the Sheep Movie

 

FFCC BREAKOUT AWARD
Bel Powley – Diary of a Teenage Girl
Daisy Ridley – Star Wars: The Force Awakens
Kitana Kiki Rodriguez – Tangerine
Jacob Tremblay – Room
Alicia Vikander – Ex Machina and The Danish Girl

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Da lista anterior de 20 nomes, reduziu-se para 10, e será bem difícil escolher quais os 5 indicados deste ano:

 

Best Visual Effects short list:

 

Ant-Man
Avengers: Age of Ultron
Ex Machina
Jurassic World
Mad Max: Fury Road
The Martian
The Revenant
Star Wars: The Force Awakens
Tomorrowland
The Walk

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O prêmio de segundo pior filme pra Aloha é um elogio. Ainda estou tentando entender como o diretor de Quase Famosos foi capaz de cometer Aloha.

 

E foi aberta a temporada de screeners a todo vapor. Quase todos os filmes favoritos já têm screeners disponíveis na internet. A qualidade é aquela mesma de sempre. Prefiro esperar e ver no cinema. Mas fica como opção para os filmes que não estiverem disponíveis antes do Oscar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Utah Film Critics Association

 

The Official 2015 UFCA Winners List:

 

BEST PICTURE
Winner: Mad Max: Fury Road

(runner-up: The Martian)

 

BEST DIRECTING
Winner: George Miller – Mad Max: Fury Road
(runner-up: Ridley Scott – The Martian)

 

BEST ACTOR
Winner: Leonardo DiCaprio – The Revenant
(runner-up: Matt Damon – The Martian)

 

BEST ACTRESS
Winner: Brie Larson – Room
(runner-up: Saoirse Ronan – Brooklyn)

 

BEST SUPPORTING ACTOR
Winner: Sylvester Stallone – Creed
(runner-up: Oscar Isaac – Ex Machina)

 

BEST SUPPORTING ACTRESS
Winner: Rose Byrne – Spy
(runner-up: Alicia Vikander – Ex Machina)

 

ORIGINAL SCREENPLAY
Winner: Inside Out
(runner-up: Spotlight)

 

ADAPTED SCREENPLAY
Winner: The Martian
(runner-up: Brooklyn)

 

CINEMATOGRAPHY
Winner: Mad Max: Fury Road
(runner-up: The Revenant)

 

BEST DOCUMENTARY
Winner: The Hunting Ground
(runner-up: Amy)

 

NON-ENGLISH FEATURE
Winner: Timbuktu
(runner-up: Son of Saul)

 

BEST ANIMATED FEATURE
Winner: Inside Out
(runner-up: Shaun the Sheep)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Leonardo DiCaprio jamais colecionou tantos prêmios de crítica, seu nome está no SAG, mas ainda não podemos cravar que ele vai ganhar porque simplesmente o filme não é "amado" o suficiente. Talvez estejamos vendo o que aconteceu ano passado com a Julianne Moore: a construção lenta de uma vitória pela carreira.

 

A grande questão do momento é "Star Wars: The Force Awakens": A bilheteria estrondosa e a nostalgia bem construída garantirão seu lugar em "Best Picture"? Eu digo que sim. Levantam o paralelo com "Avatar", com o acréscimo de que naquele ano, 2009/2010, concorreu também com outro representante do gênero: "District 9" - algo extravagante para a conservadora Academia. Mas eu vejo mais sentido no passado recente, no que ocorreu ano passado. "American Sniper" entrou com força total nesta época do ano e todo mundo ficou em polvorosa advogando que o Clint ia ganhar Direção, Bradley Cooper ia ganhar Ator, etc. Não deu certo. Colheram o mal de se começar o jogo tarde. Clintão ainda consegui entrar na lista do DGA, mas ficou de fora no Oscar. Eu aposto que "Star Awars: The Force Awakens" entra em "Best Picture" não só pela bilheteria, mas também pelo trabalho de produção da Kathleen Kennedy (que consegue colocar até "War Horse" e "Seabiscuit" na jogada, embora nunca tenha ganhado uma estatueta em suas 8 indicações). 

 

O efeito "Star Wars" para mim sela de vez o destino de "The Martian" nas categorias técnicas. De papa-prêmios virou apenas um "possível indicado". Sem contar o efeito "Mad Max" que aparentemente tem força suficiente até para conquistar uma vaga para Charlize Theron em Atriz, "Star Wars" parece ser o sci-fi do ano.

 

Interessante ver como "Sicario", "Creed" e "The Hateful 8" morreram como produções, mas conseguiram salvar 3 colaboradores: Deakins, Sly Stallone e Morricone. Para mim, 3 nomes certos em suas categorias.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Florida Film Critics Circle winners:

 

Best Picture
1. Mad Max: Fury Road
2. Spotlight

 

Best Director
1. George Miller (Mad Max: Fury Road)
2. Todd Haynes (Carol)

 

Best Actor
1. Paul Dano (Love & Mercy)
2. Leonardo DiCaprio (The Revenant)

 

Best Actress
1. Brie Larson (Room)
2. Charlotte Rampling (45 Years)

 

Best Supporting Actor
1. Oscar Isaac (Ex Machina)
2. Michael Shannon (99 Homes)

 

Best Supporting Actress
1. Kristen Stewart (Clouds of Sils Maria)
2. Jennifer Jason Leigh (The Hateful Eight)

 

Best Original Screenplay
1. Tom McCarthy and Josh Singer (Spotlight)
2. Noah Baumbach and Greta Gerwig (Mistress America)

 

Best Adapted Screenplay
1. Adam McKay and Charles Randolph (The Big Short)
2. Phyllis Nagy (Carol)

 

Best Cinematography
1. John Seale (Mad Max: Fury Road)
2. Edward Lachman (Carol)

 

Best Art Direction / Production Design
1. Carol
2. Mad Max: Fury Road

 

Best Visual Effects
1. Mad Max: Fury Road
2. Star Wars: The Force Awakens

 

Best Score
1. Love & Mercy
2. Carol

 

Best Ensemble
1. Spotlight
2. Tangerine

 

Best Animated Film
1. Inside Out
2. Anomalisa

 

Best Documentary
1. Amy
2. Heart of a Dog

 

Best Foreign Language Film
1. The Assassin
2. Mommy

 

Pauline Kael Breakout Award
1. Daisy Ridley (Star Wars: The Force Awakens)
2. Alicia Vikander (The Danish Girl / Ex Machina)

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Leonardo DiCaprio jamais colecionou tantos prêmios de crítica, seu nome está no SAG, mas ainda não podemos cravar que ele vai ganhar porque simplesmente o filme não é "amado" o suficiente. Talvez estejamos vendo o que aconteceu ano passado com a Julianne Moore: a construção lenta de uma vitória pela carreira.

 

A grande questão do momento é "Star Wars: The Force Awakens": A bilheteria estrondosa e a nostalgia bem construída garantirão seu lugar em "Best Picture"? Eu digo que sim. Levantam o paralelo com "Avatar", com o acréscimo de que naquele ano, 2009/2010, concorreu também com outro representante do gênero: "District 9" - algo extravagante para a conservadora Academia. Mas eu vejo mais sentido no passado recente, no que ocorreu ano passado. "American Sniper" entrou com força total nesta época do ano e todo mundo ficou em polvorosa advogando que o Clint ia ganhar Direção, Bradley Cooper ia ganhar Ator, etc. Não deu certo. Colheram o mal de se começar o jogo tarde. Clintão ainda consegui entrar na lista do DGA, mas ficou de fora no Oscar. Eu aposto que "Star Awars: The Force Awakens" entra em "Best Picture" não só pela bilheteria, mas também pelo trabalho de produção da Kathleen Kennedy (que consegue colocar até "War Horse" e "Seabiscuit" na jogada, embora nunca tenha ganhado uma estatueta em suas 8 indicações). 

 

O efeito "Star Wars" para mim sela de vez o destino de "The Martian" nas categorias técnicas. De papa-prêmios virou apenas um "possível indicado". Sem contar o efeito "Mad Max" que aparentemente tem força suficiente até para conquistar uma vaga para Charlize Theron em Atriz, "Star Wars" parece ser o sci-fi do ano.

 

Interessante ver como "Sicario", "Creed" e "The Hateful 8" morreram como produções, mas conseguiram salvar 3 colaboradores: Deakins, Sly Stallone e Morricone. Para mim, 3 nomes certos em suas categorias.

 

Star Wars ta no Critical Choice pelo menos? Pessoalmente gostaria de ver The Martian e Star Wars juntos indicados. Estamos precisando da Ficçao Cientifica no Oscar que è um genero otimo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sergio o que você acha dos canais do jeremy jahns e do Chris stunckman?

apesar de ser bem Mainstream, principalmente o primeiro, gosto bastante da dinâmica e do conteúdo dessas reviews.

 

Não acompanho os dois regularmente, vejo-os de vez em quando. O Jeremy é quase uma estrela nos Estados Unidos. É bom saber de onde aquele Tiago Belotti veio. Gosto mais do Chris Stunckman. São em geral vídeos pequenos, né? Gastos na maior parte do tempo com apresentação de sinopses. Eu espero viver um dia em um mundo em que as pessoas comentem filmes ou livros sem falar na história - enredo não é o livro, enredo não é o filme. Se eu entendesse mais de cinema, eu só falaria da parte técnica, só falaria da estrutura, para ajudar as pessoas a enxergarem mais além daquilo em primeiro plano.

 

Normalmente, gosto de algo ou mais sério - menos pop -  ou então mais voltado para a corrida do Oscar, mesmo. Então, acompanho uma menina do interior do Texas, que deve ter menos de 1000 seguidores, mas ela é tão inteligente e sagaz que quando tem vídeo novo dela eu corro pra ver. Na outra ponta, acompanho vídeos de jornalistas lotados em Hollywood que cobrem o Oscar, que conversam com os membros da Academia, que frequentam as festas dos estúdios, etc. Por causa deles, por exemplo, aquela odiosa vitória de "Crash" não me foi tão traumática, porque o clima da maré já vinha mudando há algumas semanas e eles anteciparam. Naquela noite, estava em uma festa de oscamaníacos, e algumas pessoas se jogaram na piscina de tanta desilusão (hahah). Sou obcecado por Oscar desde criança, então eu perco meu tempo mais com essa segunda categoria de vídeos. Off: Sou obcecado por Olimpíadas também, tento acompanhar todos os esportes - de Hipismo Adestramento a Saltos Ornamentais - absolutamente todos, então eu faço previsões não só de Oscar mas de Quadro de Medalhas, também. Que dá infinitamente mais trabalho.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

National Society of Film Critics Awards:

 

DIRECTOR:
*1.Todd Haynes (Carol) 21
2. Tom McCarthy (Spotlight) 21 (because he was on fewer ballots)
3. George Miller (Mad Max: Fury Road) 20

 

BEST ACTRESS:

*1. Charlotte Rampling (45 Years) 57
2. Saoirse Ronan (Brooklyn) 30
3. Nina Hoss (Phoenix) 22

 

BEST ACTOR:
*1. Michael B. Jordan (Creed) 29 points
2. Geza Rohrig (Son of Saul) 18
3. Tom Courtenay (45 Years) 15

 

BEST SUPPORTING ACTRESS:
*1. Kristen Stewart (Clouds of Sils Maria) 53
2. Alicia Vikander (Ex Machina) 23
3. Kate Winslet (Steve Jobs) 17

3. Elizabeth Banks (Love & Mercy) 17

 

BEST SUPPORTING ACTOR:
*1. Mark Rylance (Bridge of Spies) 56
2. Michael Shannon (99 Homes) 16
3. Sylvester Stallone (Creed) 14

 

BEST SCREENPLAY:
*1. Spotlight (Josh Singer and Tom McCarthy) 21
2. Anomalisa (Charlie Kaufman) 15
2. The Big Short (Charles Randolph and Adam McKay) 15

 

CINEMATOGRAPHY:
*1. Carol (Ed Lachman) 25
2. The Assassin (Mark Lee Ping-bin) 22
3. Mad Max: Fury Road (John Seale) 12

 

PICTURE:
*1. Spotlight (Tom McCarthy) 23
2. Carol (Todd Haynes) 17
3. Mad Max: Fury Road (George Miller) 13

 

FOREIGN LANGUAGE FILM:
*1. Timbuktu (Abderrahmane Sissako) 22
2. Phoenix (Christian Petzold) 20
3. The Assassin (Hou Hsiao-hsien) 16

 

BEST NON-FICTION FILM:
*1. Amy (Asif Kapadia) 23
2. In Jackson Heights (Frederick Wiseman) 18
3. Seymour: An Introduction (Ethan Hawke) 15

 

FILM HERITAGE AWARDS:

Film Society of Lincoln Center and the programmers Jake Perlin and Michelle Materre, for the series Tell It Like It Is: Black Independents in New York, 1968-1986

 

The Criterion Collection and L’Immagine Ritrovata for the restoration and packaging of the reconstructed version of The Apu Trilogy by Satyajit Ray

Association Chaplin for supervising the digital restoration of Charlie Chaplin’s Essanay Films

SPECIAL CITATION for a film awaiting American distribution: One Floor Below, a Romanian film directed by Radu Muntean.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ACE noms:

 

Best Edited Feature Film – Dramatic
Mad Max: Fury Road (Margaret Sixel)
The Martian (Pietro Scalia, ACE)
The Revenant (Stephen Mirrione, ACE)
Sicario (Joe Walker, ACE)
Star Wars: The Force Awakens (Maryann Brandon, ACE & Mary Jo Markey, ACE)

 

Best Edited Feature Film – Comedic

Ant-Man (Dan Lebental, ACE & Colby Parker, Jr., ACE)
The Big Short (Hank Corwin, ACE)
Joy (Jay Cassidy, ACE, Alan Baumgarten, ACE, Christopher Tellefsen, ACE & Tom Cross, ACE)
Me and Earl and the Dying Girl (David Trachtenberg)
Trainwreck (William Kerr, ACE & Paul Zucker)

 

 

"Spotlight" de fora!!! Vai ter que fazer uma corrida história se quiser ganhar Melhor Filme, já que - como todos nós sabemos - só "Ordinary People" e "Birdman" chegaram lá sem as bençãos dos montadores.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 "Carol":

 

Nunca me esqueci de uma inscrição em uma Igreja da Bahia: "O começo é a metade de tudo". Começar pelo começo aqui é falar da brilhante, incrível, soberba, adaptação do livro para as telas. Sério, eu não sei como as pessoas podem premiar um filme na categoria de roteiro adaptado se não conhecerem a obra original. Quem ler o livro de Patricia Highsmith saberá entender o quanto esta adaptação é primorosa. Não é cronológica, colocou o personagem da Blanchett como o centro emocional da história (no livro, ela é muito mais coadjuvante), fez escolhas inteligentes que pouparam tempo (no livro a personagem da Rooney Mara é uma cenógrafa teatral e não uma fotógrafa e no livro há toda a luta para ela se estabelecer em uma profissão "original" - notem que essa palavra será muito dita ao longo do filme - porque falar que uma mulher é uma "original" é um forma sofisticada de dizer que uma mulher é lésbica; bem como no livro a ida para o oeste tem outro desfecho), e ainda assim, esta adaptação é extremamente fiel, não só aos fatos, mas aos espírito das personagens. Começar pelo começo é falar do início do filme, que de forma nenhuma abre o livro, mas que foi de uma felicidade tremenda. Foi a metade de tudo. Phyllis Nagy deveria ser indicada ao Oscar sem pestanejar, o que, pelo visto, não vai acontecer.

 

Cate Blanchett e Rooney Mara estão incríveis, bem como Kyle Chandler e Sarah Paulson no pouco que têm a fazer. Que atuações! É um banho! Mas vou dizer que a Rooney Mara me emocionou mais com certos detalhes de olhar...Coisas pequenas mesmo, como quando você é jovem e anda no carro da pessoa que você ama pela primeira vez e tudo parece mágico e especial. É como um renascimento estar apaixonada, saber quem você de fato é, do que você gosta. Mas também dá medo e há a parte da negação, e ao mesmo tempo, não se consegue evitar...Ela capturou isso tudo de maneira perfeita. Palma de Ouro em Cannes e , quem sabe, um Oscar? Poderiam ambas concorrer em Atriz? Sim. Mas aos irmãos Weinstein não é uma boa estratégia ter duas indicadas na mesma categoria. 

 

A parte visual é simplesmente perfeita. Judy Becker, Oscar! Não tem competição. Acabou. É fora de série. É o apogeu da mimese, da reprodução daquela realidade.

 

Fotografia belíssima, que poderia tranquilamente ganhar, se não estivéssemos em um ano prodigioso nesta categoria. Uma indicação parece pouco para Lachman.

 

Sandy Powell, da escolha da cor das unhas da Blanchett até o vestido sem vida da personagem da Paulson, dá aula. É um  trabalho maravilhoso. Mas eu, mesmo assim, votaria em "Mad Max",  Jenny Beavan, pela originalidade.

 

Carter Burwell nunca foi indicado. Esta é uma piada do mundo do Oscar. O compositor da trilha de "Fargo"!! É criminoso. Pelo menos, neste ano ele terá seu justo reconhecimento. Não consigo imaginar ele perdendo. Não consigo. Basta ter ouvidos. Uma trilha lindíssima, que tem momentos, tem harmônicos, de "As Horas" ( eu tenho a trilha, já ouvi muito em minha vida, dá pra reconhecer facilmente). Muito classudo, muito anos 1950. 

 

Todd Haynes, obrigado. Obrigado por posicionar sua câmera sempre atrás de uma janela, atrás de uma vidraça, respeitando a privacidade, a intimidade, mas empenhando-se em contar. Era preciso contar essa história à la Douglas Sirk. Tem que ter muito glamour, muita beleza, muita sofisticação, para embalar os olhos da sociedade, que não gosta de ver certas coisas, de certas pessoas. Histórias de "gente assim", expressão muito bem notada pela ainda jovem escritora e preservada nos diálogos. É muito bom saber que esse tipo de história não acontece hoje em dia! Não, de forma nenhuma! É coisa de um tempão atrás...

 

Indicaria a tudo que pudesse.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Brooklyn":

 

O livro é uma coisa, é lindo demais, vale muito a pena lê-lo...E este é mais um caso clássico de que o livro é melhor do que o filme. Embora o filme seja bom.  Eu fico imaginando o que seria essa história nas mãos de um diretor mais experimentado, como um Ang Lee, por exemplo. Seria ainda mais tocante, mais delicado, mais romântico.

 

O ponto alto é mesmo a Saoirse Ronan, talento puro e com esse rosto de época que Deus lhe deu. Ela ganhou Nova York, ganhou outros prêmios menores, mas mesmo sem ter visto o filme sei que ela não é páreo para a personagem da Brie Larson em "Room". De qualquer maneira, ela ficará como a runner-up da temporada. E não faltarão indicações para ela no futuro. Ela eleva o roteiro deste filme.

 

Quem se sai muito bem também é a Julie Walters, que num mundo justo estaria com mais chances de ser indicada pela terceira vez. Julie que comanda divertidas cenas de mesa com outras boas atrizes do elenco, coisa que só um Manoel Carlos dos bons tempos conseguia fazer igual. Emory Cohen também se sai muito bem, muito cativante, muito luminoso em cena. 

 

 Eu entendi agora porque o filme não está se saindo tão bem quanto o esperado nas premiações, embora tenha conquistado o coração do público, esteja com boa bilheteria, etc. É uma história linda, movida por ótimas atuações, mas falando em produção...é uma produção pequena, modesta, que claramente faltou dinheiro ( para as cenas de travessia, por exemplo) com uma direção apenas regular. Outro senão é a duração do filme, algo como 110 minutos. Ficou muito corrido. No livro, podemos acompanhar a luta dos imigrantes em NY, a ajuda mútua entre eles, como as pessoas tentam ser boas umas para as outras, e isso vai enternecendo o leitor, cativando-o, fazendo você torcer pelo romance dos protagonistas vingar. A personagem da Julie Walters e a personagem do Jim Broadbent são ainda mais especiais, mais engraçados, mais decisivos...Aqui, ficou tudo muito acelerado, entregue para presente.

 

É meio difícil não gostar desse filme. Como gênero, reaviva o romance. Que é muito complicado de fazer em tempos de amores líquidos. 

Mas poderia ter sido melhor. Faltou um Ang Lee.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Oklahoma Film Critics Circle winners:

 

Best Picture - "Spotlight"

 

Top 10 Films

 

"Spotlight"

"Mad Max: Fury Road"

"Brooklyn"

"Ex-Machina"

"The Big Short"

"Carol"

"The Revenant"

"Inside Out"

"Sicario"

"The Hateful Eight

 

Best Actor – Leonardo DiCaprio, "The Revenant"

 

Best Actress – Brie Larson, "Room"

 

Best Animated Film - "Inside Out"

 

Best Body of Work – Alicia Vikander, "Ex Machina," "The Danish Girl," "Testament of Youth," "Burnt"

 

Best Director – George Miller, "Mad Max: Fury Road"

 

Best Documentary - "Amy"

 

Best First Feature – Alex Garland, "Ex Machina"

 

Best Foreign Language Film - "Son of Saul"

 

Best Original Screenplay - "Spotlight"

 

Best Adapted Screenplay – Charles Randolph and Adam McKay, "The Big Short"

 

Best Supporting Actor – Michael Keaton "Spotlight" and Sylvester Stallone "Creed" (tie)

 

Best Supporting Actress – Alicia Vikander, "Ex Machina"

 

Most Disappointing Film - "Tomorrowland"

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...