Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filmes Cults - Segundo a Revista SET


Vítor Riddle
 Share

Recommended Posts

  • Members

A revista SET publicou uma matéria com uma lista dos 30 filmes mais cults. Vc concorda com ela ? Quais ainda não viu ? Tiraria/colocaria algum filme ? Enfim, quais são pra vc os mais cults do cinema ?

vou postar a lista com imagens 03

 

donniedarko05by9.jpg

 

30-Donnie Darko

 

unbreakable3bn2.jpg


29-Corpo Fechado

 

lobrianbrianmomjo1.jpg


28-A vida de Brian

 

showgirls01ld4.jpg


27-Showgirls

 

colunamatrixet5.jpg


26-Matrix

 

clubedaluta03kz1.jpg


25- Clube da luta

 

vs08064gf1.jpg


24- Operação Dragão

 

monstros01fs3.jpg


23- Monstros

 

laranjamecanica03or4.jpg


22-Laranja Mecânica

 

dalivisageofwarth5.jpg


21- Akira

 

onionnews1968articlefw6.jpg

 
20- Os Irmãos Cara de Pau 2000

 

reserv04xc9.jpg


19- Cães de aluguel

 

madmax2theroadwarrior2ca6.jpg


18- Mad Max

 

350pxthebiglebowski1998screenshot2ik8.jpg

 
17-O grande Lebowski

 

officespacelumberghwl5.jpg


16-Como enlouquecer seu chefe

 

blairwitchproject1bf4.jpg


15-A Bruxa de Blair

 

barbarellaww5.jpg


14-Barbarella

 

m0000541tj0.jpg


13-O Vingador Tóxico

 

pinkflamingosstortsg9.jpg


12-Pink flamingos

 

clerksxl01ka9.jpg


11-O Balconista

 

mortedodemonio02ub2.jpg


10- A Morte do Demônio

 

fasterpussycatkillkilltx2.jpg


9-Faster, Pussycat! Kill! Kill!

 

woo011ag8.jpg


8-Fervura máxima

 

rockyhorrorpictureshowthephotorockyhorrorpictureshow6tk6.jpg


7-The rocky horror picture show

 

henry20eraserheadmm5.jpg


6-Eraserhead

 

plan9outerspace03pz3.jpg


5- Plano 9 do Espaço Sideral

 

blade1vp8.gif


4- Blade Runner - O Caçador de Andróides 

 

11292988794808sl5.jpg


3-O massacre da serra elétrica

 

estranhomundojack01yp2.jpg


2-O estranho mundo de Jack

 

spinal7no8.jpg


1- Spinal Tap

 

 

12 ficou meio grande

se tiver um topico repetido, desculpas.
Vítor Riddle2006-10-01 20:34:28
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 102
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

 

 

 

Acho meio difícil fazer uma lista com os 30 filmes mais cult em ordem crescente, acho que ninguém vai concordar com a classificação.. mas definitivamente todos esses são cults. Adorei a lista e destaco a presença (ousada, de certa forma) de Donnie Darko (o melhor filme que já vi, como vocês já estão cansados de saber 06), Texas Chainsaw Massacre e Evil Dead. 01

A propósito, esse Monstros é o clássico Freaks? 02

 

Mr. Scofield2006-10-01 21:00:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

não concordei com o "Clube da Luta" lá no final, pra mim deveria estar no mínimo entre os 10 primeiros.

obs.: É o meu filme preferido, top 1 06.

 

me surpreendi com "Corpo Fechado" na lista, ele é um dos meus preferidos também e, pra mim, o melhor do M. Night Shyamalan. Gostei de ver 05. Não acho que "A Vila" seja mais cult.

 

e fiquei muito feliz mesmo em ver "O Estranho Mundo de Jack" em 2º! lugar, é meu filme preferido de animação (Stop-Motion), gosto dele desde dos meus 7 anos de idade, e ele também está no topo da minha lista de preferidos.

(Como podem ver o "Jack" é meu avatar 06)

 

mas em geral o que vale é ver os filmes que são cults serem citados, independente da posição estabelecida pela revista. Mas sempre ficam alguns de fora, como o já citado "Pulp Fiction".

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A propósito' date=' esse Monstros é o clássico Freaks? 02
[/quote']

 

oh yeah.

 

Alguém me defina cult!

 

A revista classifica em 3 grupos:

 

a - aqueles que foram um fiasco no início, e depois foram descobertos e colecionam legiões de fãs devotíssimos. o problema da reportagem é quase resumir a lista nesses...

 

b - aqueles que definem gêneros-gerações-estilos e/ou criam personagens inesquecíveis.

 

c - os absurdamente ruins.

 

 

enfim, a etimologia pode definir: cult. adjetivo do substantivo culto. verbo cultuar. acho que já dá pra ter uma idéia. culto, uma coisa quase secreta como as sessões de meia noite que popularizaram eraserhead. ou os milhares de brinquedos de Jack e do Leatherface ou da Barbarella (neste caso, bonecas infláveis entram na lista).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém viu o Spinal Tap ??

 

 

Alguém me defina cult!

 

eu acho um pouco dificil definir cult e prefiro esperar alguém que saiba melhor.

mais oque me vem na minha cabeça são filmes que tem algo inovador ou fogem do convencional (esquisitos' date=' podemos dizer) e que são extremamente cultuados e conquistaram uma legião de fãs.

 

 

Já assiti 9 desses filmes.

E meu top 3 esta ai!!!!

1- Laranja Mecânica

2- Clube da Luta

3- Donnie Darko

16

 

Ah... quando falam em Cult, o primeiro que me vem a cabeça é Cidade dos Sonhos... cade ele?

 

Realmente, senti muita falta de Cidade dos Sonhos e também de mais filmes de Lynch na lista, mais que bom que Erasehead está numa boa posição. Outro filme que eu senti falta foi Magnólia.

 

 

A propósito' date=' esse Monstros é o clássico Freaks? 02
[/quote']

 

sim. 01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filme cult é um termo coloquial para filme que agregam grupos de fãs devotos, mas que não alcançam uma fama e reconhecimento considerável. Eventualmente os fãs se identificam com o filme por um senso do ridículo, ao invés de um mérito artístico. As características em um filme cult podem incluir uma trilha sonora obscura, conceitos e ciências fictícios criados na estória, ou personagens estranhos.

Geralmente são filmes de conteúdo original, e de roteiro também original, que tentam passar uma mensagem inovadora, muitas vezes de forma subliminar, de múltipla interpretação e de difícil compreensão pelo grande público (habituado a visões mais convencionais da realidade). Por assim ser, geralmente são enquadrados em filmes alternativos, filmes B e undergrounds.

Esses filmes não se preocupam em agradar ao grande público, não seguem formulas holiwoodianas de grande sucesso, não entram nos grandes circuitos, e geralmente não alcançam grandes bilheterias, e portando, na grande maioria das vezes, não interessam às grandes produtoras.

Lógicamente cult é uma definição subjetiva, isso é o que eu acho.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
acho que eu tiraria alguns para por outros...

tiraria matrix e corpo fechado...

acho "As Biciletas de Bellville" mais cult.
e Encontros e Desencontros...
e Amelie Poulain
Herói...


pode ser que minha lógica de cult seja torta tb' date=' né?


rs
[/quote']

 

É, pouca gente gosta de Matrix no fórum, e é estranho isso. Acho que é por culpa das seqüências, criaram antipatia, sei lá. Também fiquei puto com a conclusão.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

uma correção os filmes que estão na lista são Os irmãos cara de pau (o primeiro com o John Belushi) e Uma Noite Alucinante (Evil Dead 2)

 

outro filme que deveriam entrar na lista é amor estranho amor

 

Polêmico filme que conta a história de um homem que visita a casa onde ele morou quando tinha 13 anos e começa a relembrar

 

Por que é cult? Amor estranho amor porque ele foi proibido pela Xuxa dois anos depois de seu lançamento impendido nas locadoras.

 

cena memorável: a primeira é Tamara colocando a mão de Hugo no seu peito convidando o garoto para brincar e dizendo que era uma ursinha macia e a segunda é a famosa cena que provocou a proibição do filme

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
uma correção os filmes que estão na lista são Os irmãos cara de pau (o primeiro com o John Belushi) e Uma Noite Alucinante (Evil Dead 2)

outro filme que deveriam entrar na lista é amor estranho amor

Polêmico filme que conta a história de um homem que visita a casa onde ele morou quando tinha 13 anos e começa a relembrar

Por que é cult? Amor estranho amor porque ele foi proibido pela Xuxa dois anos depois de seu lançamento impendido nas locadoras.

cena memorável: a primeira é Tamara colocando a mão de Hugo no seu peito convidando o garoto para brincar e dizendo que era uma ursinha macia e a segunda é a famosa cena que provocou a proibição do filme

 

"Mas lá em casa me chamo de Geltrudes".06

 

Concordo. Esse filme tem um grupo restrito de fanáticos, e a metade deles são psicopatas em potencial.06
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...