Jump to content
Forum Cinema em Cena

Christopher Nolan


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Eu discordo. Nos 4 filmes dele' date=' ele tem como marca registrada colocar uns flashbacks durante o filme.

 

E todos os 4 filmes dele são ótimos.
[/quote']

Porra, flashbacks? 99 entre 100 diretores botam flashbacks em seus filmes. Isso é um recurso cinematográfico e não uma característica pessoal.

 

Bingo! É como dizer que Bay tem marca registrada por causa da pirotecnia, ação instantânea entre outros recursos que qualquer um pode fazer.  Flashback até onde eu sei é um recurso e não uma marca de diretor. E sim também acho o Nolan sem alma própria na sua filmografia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu ia falar bem Flashbacks msm, outra coisa tbm ele quase sempre deixa um segredo no filme e revela no fim, tipo David Fincher.

 

Mas tem outras(Fonte IMDB):

Trade Mark

Begins his movies and introduces his main characters with a close up of their hands performing an action.

Often works with editor Dody Dorn, composer David Julyan and cinematographer Wally Pfister.

Often casts British or non-American actors in American roles.

Has worked with actor Larry Holden in each film since Memento (2000).

Frequently casts Christian Bale.

Frequently casts Michael Caine.

Usually starts films with a flashback or a scene from the end of the movie.

EdTheTrooper2007-08-06 19:01:00
Link to comment
Share on other sites

É' date=' temos que nos esquecer desse detalhe...

Mas sério, falta identidade pro Nolan, acho ele meio genérico. Não da pra saber que o filme é dele se não ler na capinha do DVD.

[/quote'] 

 

Eu nunca vi nenhum filme genérico dele, todos tem características bem diferentes do outro, e de uma maneira bem própria. Talvez seja essa mesmo a intenção. Não vejo isso como falta de identidade, acho que a coisa caminha bem mais pro lado da versatilidade mesmo, nesse caso.

 

Vai ver a identidade do Nolan tá nisso...

 

 
Link to comment
Share on other sites

Bom' date=' então temos gostos diferentes. Eu prefiro pensar: "caraca, esse Nolan é foda" do que "porra, que filme foda, de quem é mesmo? Ahh, é do Nolan, o cara do Batman".

Não gosto de filmes genéricos, sem qualquer identidade com seu realizador. Existem excessões, é óbvio.

Aliás, um dos grandes problemas do Batman é que ele é completamente genérico. Não tem um toque pessoal, algo que vc veja e pense "poxa, essa é a visão do cara pra isso". Vc pode até gostar dele e tals (o que eu acho absurdo, mas) mas vc não vai identificar nele algo que também verá no próximo filme do Nolan.

Veja o PTA ou o Malick por exemplo. Vc não precisa de 10 minutos pra saber que o filme é de um desses caras...

Mas sei lá, é o que eu acho. Não tenho ambições de estar certo.

[/quote']

 

1 -  Eu penso isso quando vejo os filmes dele. E não na segunda opção, talvez eu não conseguiria identificar, mas eu acho que em Amnésia ou O grande truque por exemplo tem um quê de toque pessoal sim, só que bem diferente do que ele empregou anteriormente. Eu posso não saber que é do Nolan, mas eu sei que não é uma coisa ordinária, genérica como o que se ve por aí...

 

2- Aí é que tá. Eu acho os 3 outros dele (fora o Batman, que eu gosto sim mas concordo que é...comum) excessões, filmes bem diferentes entre si mas que não são de maneira alguma, genéricos, ao meu ver.

 

3 - Nem eu, jura. Devo até ta falando bobagem, to só tentando dizer que  encaro essa tal "falta de identidade" de um outro jeito mesmo.
Beckin Lohan2007-08-06 20:07:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Beckin, o que ele quer dizer não é que os filmes de Nolan sejam comuns, ordinários, mas falta uma espécie de 'assinatura' nos filmes do cara. O exemplo dele do Mallick e do PTA é simplesmente sublime: vc assiste o filme e 5 minutos depois vc sabe: é um filme do Mallick / PTA. O mesmo se aplica a Kubrick, Carpenter, Burton, Hitchcock, Shyamalan e até o Spielberg. Essa 'assinatura' não é representada pela versatilidade (ou a falta de) do diretor, mas de características intrínsecas a cada novo filme que ele dirige.

 

Essa questão de flashbascks do Nolan pode ser considerada em grau beeeem menor como uma 'assinatura'. Repare que em 3 filmes seus (Memento, BB e Prestige) ele brinca com a linha narrativa, especialmente no primeiro e no terceiro filme e em menor grau em Begins. Mas é algo tão genérico que fica complicado dizer que é uma característica singular do Nolan.  

 

E aproveitando um comentário anterior aí, concordo que Bay tenha um estilo singular, o filme começa e vc já percebe 'epa, é um filme do Bay mesmo'. Mas no caso do Nolan, isso só fica claro se vc lê a ficha técnica.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aronofsky é outro que basta 5min pra identificar 02

Tipo as principais características do Nolan, uma delas é a narração e a outra esses flashbacks, e nao importa que filme seja ele sempre poe um suspense na narrativa, mas acho que ele é muito novo , pra idade dele o kra é um gênio, ele o Aronofsky e PTA são minhas maiores expectativas, acho que vão fazer filmes magnificos ainda.

Bay que vcs falam é o Michael Bay?
Se for...minha opinião, ele não é um dedo do aronofsky,nolan ou PTA.
Link to comment
Share on other sites

Beckin' date=' o que ele quer dizer não é que os filmes de Nolan sejam comuns, ordinários, mas falta uma espécie de 'assinatura' nos filmes do cara. O exemplo dele do Mallick e do PTA é simplesmente sublime: vc assiste o filme e 5 minutos depois vc sabe: é um filme do Mallick / PTA. O mesmo se aplica a Kubrick, Carpenter, Burton, Hitchcock, Shyamalan e até o Spielberg. Essa 'assinatura' não é representada pela versatilidade (ou a falta de) do diretor, mas de características intrínsecas a cada novo filme que ele dirige.

 

Essa questão de flashbascks do Nolan pode ser considerada em grau beeeem menor como uma 'assinatura'. Repare que em 3 filmes seus (Memento, BB e Prestige) ele brinca com a linha narrativa, especialmente no primeiro e no terceiro filme e em menor grau em Begins. Mas é algo tão genérico que fica complicado dizer que é uma característica singular do Nolan.  

 

E aproveitando um comentário anterior aí, concordo que Bay tenha um estilo singular, o filme começa e vc já percebe 'epa, é um filme do Bay mesmo'. Mas no caso do Nolan, isso só fica claro se vc lê a ficha técnica.
[/quote']

 

Eu entendi isso Dook, é que ele disse "não gosto de filmes genéricos, sem qualquer identidade com o seu realizador". O que eu quis dizer é que não encaro os filmes do Nolan dessa forma, e não vejo a falta da tal "assinatura" como uma falta de identidade, estritamente no caso dele.

Pessoalmente, acho que um dos charmes da direção do próprio até agora teja exatamente nessa versatilidade, por isso a citei.
Beckin Lohan2007-08-06 20:41:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Aronofsky é outro que basta 5min pra identificar 02

Tipo as principais características do Nolan' date=' uma delas é a narração e a outra esses flashbacks, e nao importa que filme seja ele sempre poe um suspense na narrativa, mas acho que ele é muito novo , pra idade dele o kra é um gênio, ele o Aronofsky e PTA são minhas maiores expectativas, acho que vão fazer filmes magnificos ainda.[/quote']

 

O que tem a narração do Nolan de diferente de outros cineastas? Qual é a singularidade dele? Flashbacks? Até o Shyamalan usa flashbacks...



Bay que vcs falam é o Michael Bay?
Se for...minha opinião' date=' ele não é um dedo do aronofsky,nolan ou PTA.
[/quote']

 

Estamos discutindo estilo dos diretores e não se eles são bons ou ruins. Estilo não tem nada a ver com qualidade.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1 -  Eu penso isso quando vejo os filmes dele. E não na segunda opção' date=' talvez eu não conseguiria identificar, mas eu acho que em Amnésia ou O grande truque por exemplo tem um quê de toque pessoal sim, só que bem diferente do que ele empregou anteriormente. Eu posso não saber que é do Nolan, mas eu sei que não é uma coisa ordinária, genérica como o que se ve por aí...[/quote']

Todo filme é pessoal. Isso é fato, senão não precisaria de diretor. Mas é como vc falou, os filmes dele podem ser bons, mas não são identificáveis. Existem vários remédios genéricos que são bons, mesmo que vc não saiba a marca.

 

Essa foi até poética 06.

Cada um com sua opinião, oq importa é que o Nolan é foda, mas nao queiram comparam com Kubrick, Scorsese, Hitchcock , Leone e outros fodas, afinal esses ou tao mortos ou sao velhos, Nolan é uma criança ainda 06.
EdTheTrooper2007-08-06 20:47:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas identidade tbm não é tudo, esses diretores, PTA, Kubrick, Aronofsky fogem do "padrão", sao diferentes tem seus proprios estilos, mas tipo David Fincher, Nolan, Todd Field, James Cameron, até mesmo Spielberg sao bons diretores, todos têm suas assinaturas mas nao sao tao perceptiveis, ou seja não é facil voce assitir 5min é já falar OMG!! é Dele!!! mas isso nao muda o fato de que fazem filmes ótimos.


ok? everbody is happy? 02
EdTheTrooper2007-08-06 20:55:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Aronofsky é outro que basta 5min pra identificar 02

Tipo as principais características do Nolan' date=' uma delas é a narração e a outra esses flashbacks, e nao importa que filme seja ele sempre poe um suspense na narrativa, mas acho que ele é muito novo , pra idade dele o kra é um gênio, ele o Aronofsky e PTA são minhas maiores expectativas, acho que vão fazer filmes magnificos ainda.[/quote']

 

O que tem a narração do Nolan de diferente de outros cineastas? Qual é a singularidade dele? Flashbacks? Até o Shyamalan usa flashbacks...



Bay que vcs falam é o Michael Bay?
Se for...minha opinião' date=' ele não é um dedo do aronofsky,nolan ou PTA.
[/quote']

 

Estamos discutindo estilo dos diretores e não se eles são bons ou ruins. Estilo não tem nada a ver com qualidade.
~

 

1a - Não falei que a narração dele é diferente dos outros, só to falando que todos ou quase todos filmes dele tem narração

2a - OK 02, concordamos aki.
Link to comment
Share on other sites

 

1 -  Eu penso isso quando vejo os filmes dele. E não na segunda opção' date=' talvez eu não conseguiria identificar, mas eu acho que em Amnésia ou O grande truque por exemplo tem um quê de toque pessoal sim, só que bem diferente do que ele empregou anteriormente. Eu posso não saber que é do Nolan, mas eu sei que não é uma coisa ordinária, genérica como o que se ve por aí...[/quote']

Todo filme é pessoal. Isso é fato, senão não precisaria de diretor. Mas é como vc falou, os filmes dele podem ser bons, mas não são identificáveis. Existem vários remédios genéricos que são bons, mesmo que vc não saiba a marca.

 

Não foi nesse sentido que eu quis dizer, mas deixa pra lá, se eu tentar explicar continuaremos a andar em círculos...

Mas os filmes dele não são genéricos, nem acho que o exemplo se aplique.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quanto a assinatura, realmente, ainda não consegui identificar, como ocorre cmg qndo vejo um filme sobretudo do Mann ou do Kubrick. Bom, meu top fica assim.

 

Batman Begins - 9,5/10

O Grande Truque - 9,3/10

Amnésia - 9,0/10 (preciso rever)

Insônia - 8,8/10 (tbm preciso rever)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • Members

Eu assiti todos os filmes do Nolan e apesar de ter estranhado o clima realistico de Batman Begins(hoje um dos meus prediletos) acho que Amnesia e O Grande Truque são excepcionais tem um boa a trama mesmo que abuse dos cortes e fragmentos. O mais fraquinho do acervo do diretor e realmente o Insônia  e olha que tem Hilary Swank, Robin Williams e Al Pacino que parece que inflluenciou e muito a carreira do jovem inglês que admitiu  que sua base para O Cavaleiro das Trevas foi  o Poderoso Chefão e Fogo Contra Fogo.

memento-poster03.jpg

Show de bola com Guy Pearce fazendo o justiceiro desmemoriado que fica nas garras de Carrie Anne Moss e Joe Pantolino.

insonia-poster02.jpg

Supense com grande Al Pacino e Hilary Swank que tentam prender o psicopata Robin Williams talvez o maior problema do longa seja a expectativa de ver tantos talentos juntos

 

batman-begins-poster04.jpg

Batman Ano Um conta de forma grandiosa a luta de Bruce Wayne e seu combate contra o crime e o apoio sólido de seus aliados Alfred,Lucius Fox e James Gordon, muito bom

 

grande-truque-poster01.jpg

Para mim o melhor papel de Hugh Jackman depois de Wolverine e Nolan consegue a façanha absurda de dois protagonita brilharem a mesmo tempo: Hugh Jackman e Cristian Bale.

 

batman-cavaleiro-das-trevas-poster05.jpg

Este por enquanto eu não posso falar mas a oque parece tem tudo para ser o filme do ano e deixar Cristopher Nolan famoso e respeitado na indústria cinematográfica03

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Omelete Entrevista: Christopher Nolan, o diretor de Batman - O Cavaleiro das Trevas

Direto do set de filmagens, cineasta explicou por que fez o filme e falou do Coringa de Heath Ledger

17/07/2008

Acompanho a carreira de Christopher Nolan desde que ele surgiu, no ótimo Amnésia (Memento, 2008). Pessoalmente, já tinha me encontrado com ele durante a divulgação de O Grande Truque (The Prestige, 2006), e achei ele um cara apagado, meio tímido, de fala baixa. Quando nos encontramos dessa vez, no set de filmagens, a timidez me pareceu mais sob controle e a empolgação muito maior. Provavelmente porque ele sabia que estava construindo uma obra-prima. Leia abaixo os melhores momentos da conversa:

14.jpg

 

Essa é a primeira vez que você trabalha em uma seqüência. Como você está lidando com isso?

É uma bênção e problema ao mesmo tempo. Revisitar um lugar que você já conhece é algo empolgante, pois você não tem mais que começar a contar uma história do zero, o que já é uma grande vantagem. Mas o que mais me agrada é o desafio de fazer um filme melhor do que o anterior.  Se não fosse isso, nem estaria aqui.

Você ouviu aos apelos dos fãs, sobre o que eles gostariam de ver?

Na verdade, eu tentei me isolar de tudo isso. Digo, claro que nós ouvimos os fãs, e a resposta foi fenomenal, com todos muito empolgados quando saiu o primeiro filme, e isso nos serve de inspiração. Mas quando o assunto é imaginar o que fazer agora e em que direção levar o personagem, eu tentei me distanciar o máximo possível.

E o que a nova história traz de novo?

Nós não temos mais que contar sua origem. O personagem agora já está mais maduro. Nós queríamos começar já mostrando como ele está completo, já estabelecido e ver as conseqüências que isso trariam para os que estão à sua volta. E enquanto ele vai sendo testado no decorrer do filme, como ele vai lidando.

Agora você tem uma nova atriz no papel da Rachel Dawes. Você vai explicar isso para o público?

Acho que o nosso público é esperto. Nós meio que reapresentamos a personagem, mais para situar o público quem ela é,  mas de uma forma geral, acho que as pessoas estão acostumadas a ver esse tipo de mudanças.

Por que você se decidiu por uma nova Rachel?

Katie não ia poder e nós precisávamos da personagem para contar a nossa história.  E para nossa sorte Maggie Gyllenhaal topou e é ótima.

E diferente...

Sim, claro! Ela traz uma maturidade ao papel. Ele tem uma enorme credibilidade, é charmosa. Nós adoramos ter trabalhado com Katie no primeiro filme, mas embora as duas sejam muito diferentes há uma continuidade no personagem. Claro que é uma interpretação diferente.

Heath Ledger já vai começar o filme como o Coringa, ou vocês vão mostrar seu processo de transformação?

Nós não vamos mostrar a origem do Coringa. Não queríamos perder tempo com isso de novo. Mas no começo da história, ele não é aquele vilão poderoso . Eu diria que, de certa forma, o filme mostra a ascensão do Coringa.

Fale um pouco sobre a escolha de Heath Ledger como o Coringa. Ele era o primeiro da sua lista?

Sim. Foi um desses raros momentos em que você sabe que é o cara certo por instinto. Nós já havíamos nos encontrado várias vezes nos últimos anos e eu sempre procurava algum papel em que pudesse encaixá-lo, mas nunca tinha dado certo. E o que aconteceu é que ele ouviu que nós íamos usar o Coringa neste filme e tanto a nossa idéia quanto a que ele tinha do personagem casavam. Nós nos encontramos antes até do roteiro ser escrito e discutimos algumas coisas sobre como o Coringa apareceria e se comportaria no universo de
Batman Begins
. Por tudo isso, nós demos sorte de tê-lo a bordo desde o início, e foi ótimo construirmos o personagem já com ele em mente.

E como vocês se armaram para evitar as comparações com o personagem Jack Nicholson?

Não estou tentando evitar comparações, exceto que ele é um ator muito forte que traz uma forma bastante singular de construir o personagem. É difícil listar o que ele fez de diferente. É um personagem mais novo, mais sombrio e que lembra muito aparições mais antigas do Coringa nos quadrinhos. Tudo isso de um jeito próprio. Claro que as comparações são inevitáveis, mas o nosso mundo é diferente daquele construído por Tim Burton. Toda a forma como vemos o personagem é diferente. É uma versão muito mais realista do personagem essa que nós temos de lidar.

É como se fosse uma evolução do personagem?

Na verdade, nós nunca comparamos dessa forma. Nossas discussões eram mais sobre o tom do filme e do nosso universo e como o Coringa se encaixava nisso tudo. E foi nisso que ele nos ajudou, trazendo o aspecto psicológico que o personagem teria. E é aterrorizador!

Você tem trabalhado há três filmes com os mesmo ator [Christian Bale]. É saudável essa repetição?

Muito! Existe uma ótima comunicação entre nós, Christian, Michael [Caine, que também esteve em
Batman Begins
e
O Grande Truque
] e eu.

Você acha que para o Christian, esse filme é a oportunidade de se soltar mais como ator e ir além, já que ele já criou o personagem no filme anterior e provou do que é capaz? E você acha que ele encontrou a forma de desenvolver o personagem mostrando que as conseqüências das suas ações não podem se ater apenas a vingança e justiça?

Sim, acho que existe o desafio de desenvolver o personagem. No primeiro filme, nós mostramos ele lidando com a tragédia da morte de seus pais. Agora, ele tem de mostrar que isso é passado. Não dá mais para mostrá-lo choramingando isso. Ele tem de ter uma presença estóica. Queríamos mostrar uma versão madura do personagem, já totalmente formado, e como ele reage com o surgimento de um Coringa e tudo o que está acontecendo ao seu redor, a opinião pública de Gotham e como tudo isso vai afetar a imagem que ele faz de si mesmo e a sua crença no que ele está fazendo. Nós tentamos testar tudo isso de várias formas interessantes.

Olhando a sua filmografia, sempre há algum tipo de perda, seja da memória, da mente... o que vai ser perdido por aqui?

Ah... tudo! (risos) O Batman é muito testado durante o filme. Esse é o motivo de tudo: aumentar os riscos. Acho que o fim de
Batman Begins
aponta para isso que vamos ver agora. Ali nós criamos o tipo de resposta para o crime de Gotham e um contragolpe da fraternidade criminal. Então os riscos são enormes para todos.

E há este sentimento de que os vilões são uma espécie de espelho do Batman, que é algo que vem dos quadrinhos...

Tem uma idéia, que acho que veio à tona no
Batman – Ano Um
, de que desde que o Batman chegou a Gotham mais e mais vilões e malucos se mudaram para lá, tornando Gotham no que ela é. Nós tentamos usar isso no fim de
Batman Begins
quando Gordon diz “você veste uma máscara e pula do alto dos prédios, o que você esperava que as pessoas fizessem?” Então, no início do filme nós estamos lidando com essas conseqüências. Este é o início do nosso filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabo de ver o novo Batman, que ainda não digeri completamente. E vai demorar para que possa compreendê-lo de forma mais "sólida". Deixei meu comentário no tópico do filme. Top atualizado de Nolan:

 

  1. Batman - O Cavaleiro das Trevas = 9,0
  2. Batman Begins = 9,0
  3. O Grande Truque = 9,0
  4. Amnésia = 8,5
  5. Insônia = 7,5

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Piadinha cretina....Amnésia ou Aisénma???? 0606060606

 

Sou fã do cara, gosto de todos os filmes, mas excluindo-se TDK que ainda não tive o prazer de ver, meu favorito por enquanto é O Grande Truque.

Mas reitero que gosto de todos e tenho quase todos na minha dvdteca...só me falta o Insônia que ainda pretendo achar o tal raro dvd widescreen lançado pela Playarte há um tempo atrás e hj desaparecido do mercado....mas um dia eu acho.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Estou curioso para ver o caminho de Nolan nos próximos anos, a continuidade de sua evolução. Sem dúvida, já se confirma como um dos mais proeminentes cineastas desta década. Gosto de um cinema mais emocional que o dele, mas sua técnica impressiona.

 

Top:

 

  1. Batman Begins: ****/****
  2. Batman - O Cavaleiro das Trevas: ***/****
  3. Insônia: ***/****
  4. O Grande Truque: ***/****
  5. Amnésia: ***/****

Sorento2008-07-19 23:47:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Vc prefere Begins SORENTO? Legal' date=' é a 2ª pessoa q eu encontro q tem essa opinião, pra ver q TDK não é unanimidade. embora eu prefira TDK. Pq prefere o 1º filme?[/quote']

 

Porque tenho a impressão de que aquele teve mais impacto; sua abordagem realística e engra foi novidade à época. TDK leva tudo a um novo patamar em escala, mas não acho que teve agora o mesmo frescor.

 

Só que acabei de vê-lo, faz só 7 horas... Sempre preciso de um tempinho para digerir adequadamente ao que assisto. 03

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...