Members -felipe- Posted January 18, 2007 Members Report Share Posted January 18, 2007 Déjà Vu Por Marcelo Hessel 18/1/2007 Trailer Déjà Vu Déjà Vu EUA, 2006 - 128 min. Suspense/Ação Direção: Tony Scott Roteiro: Terry Rossio, Bill Marsilii Elenco: Denzel Washington, Val Kilmer, Paula Patton, Jim Caviezel, Adam Goldberg, Marel Medina, Erika Alexander, Bruce Greenwood, Rich Hutchman, Matt Craven Denzel Washington persegue pelas avenidas de Nova Orleans o carro do suspeito de um atentado terrorista. Derrapadas, batidas, capotamentos, herói trafegando pela contramão - é tudo o que se espera, e o que já se viu, em matéria de perseguição de filme de ação. A diferença é que Denzel segue, do presente, um carro que está quatro dias no passado. Déjà Vu (2006), novo trabalho do diretor Tony Scott (Chamas da vingança, Domino), não é exatamente uma ficção científica sobre viagem no tempo, com dilemas clássicos de realidades paralelas ou paradoxos de tempo-espaço. Antes disso, é um thriller com elementos de viagem no tempo: o milagre da física entra no filme como ferramenta de investigação; norteia-se o futuro com base no que se observa do passado. Em outras palavras: ainda que o enfoque mude ao longo do filme, ele está mais para Minority Report (2002) do que para De Volta para o Futuro (1985). Na trama, Doug Carlin (Washington) é um policial de Nova Orleans que investiga a explosão de uma balsa na cidade, caso rapidamente diagnosticado como atentado criminoso. Simultaneamente, surge no mesmo local o corpo queimado de uma mulher, Claire Kuchever (Paula Patton) - mas que morreu minutos antes da explosão. Durante a investigação, Carlin é apresentado a uma equipe do FBI que está testando um equipamento inovador: um sistema de vigilância que consegue enxergar o passado. Carlin não pensa duas vezes. Convencido de que os dois casos estão relacionados, pede que a equipe vigie a rotina de Claire. As filmagens de Déjà Vu estavam agendados para outubro de 2005, mas a produção foi forçada a interrompê-las por causa da devastação do furacão Katrina na Louisiana. Em fevereiro do ano passado, o projeto foi retomado - e se tornou um dos primeiros filmes rodados na Nova Orleans pós-catástrofe. Todos esses eventos extra-filme acabam ganhando uma conotação forte: o conceito de observação do passado, dentro da história, está ligada a tragédias que poderiam ser evitadas. Ainda que não sejam evitadas, ao menos as tragédias são reconhecidas. Quando começa a acompanhar a rotina de Claire, é como se o personagem de Washington prestasse o luto por essa mulher que ele só está conhecendo depois de morta. Há, sem dúvida, uma sugestão de necrofilia forte aí, na linha emocional de Um corpo que cai (1958). Mas há maior ainda um sentimento de velamento, de respeito à morte. Grandes tragédias não têm rosto. A viagem no tempo de Déjà Vu dá à tragédia um rosto, o de Claire. Patriotadas, diálogos ultra-reiterativos e desfechos previsíveis à parte, o que fica é uma implícita homenagem póstuma a Nova Orleans. Estréia essa sexta no Brasil. Quote Link to comment
Members ricardjones Posted January 20, 2007 Members Report Share Posted January 20, 2007 É um bom filme, mas eu esperava mais. As cenas de ação no final do filme são bem forçadas, além de algumas falhas que o Pablo já postou na crítica dele. Sei lá, eu pensei que ia ser mais um lance psicológico, do que ficção. Mas é um bom filme, mesmo assim. Quote Link to comment
Members Administrator Posted January 20, 2007 Members Report Share Posted January 20, 2007 Acabei de ver e gostei muito do filme. E assim que cheguei em casa lí a crítica do filme, gostei dela também... Apesar de algumas falhas, é um bom filme sim... Gostei muito =) Quote Link to comment
Members Renata Posted January 23, 2007 Members Report Share Posted January 23, 2007 O filme é bem bom sim. =) E a mocinha parece muito com a Halle Berry. Quote Link to comment
Members Jorge Soto Posted January 24, 2007 Members Report Share Posted January 24, 2007 parece q ja vi esse filme antes... Jorge Soto2007-01-24 09:01:34 Quote Link to comment
Members Administrator Posted January 24, 2007 Members Report Share Posted January 24, 2007 tb achei ela muito parecida com a halle berry...hahahahaahah... gostei do trocadilho Jorge Soto Quote Link to comment
Members (Õ.ô) Posted January 24, 2007 Members Report Share Posted January 24, 2007 Boa noite. Amigos e Amigas! Denzel Washington é um grande astro, ele poderia ter ido um pouco alem, mesmo assim, sua interpretação foi muito boa, ele sempre tem cartas na manga para usar, em relação ao filme (ao todo), vou revê-lo para ver se meu conceito muda e se o conjunto da obra acompanhou a boa interpretação do Denzel! T+! Quote Link to comment
Members Administrator Posted January 25, 2007 Members Report Share Posted January 25, 2007 É uma pena que um filme com um desenvolvimento tão bom tenha terminado de forma tão ruim. Perdeu a chance de ser um grande filme. No mais, Denzel Washington estava muito bom... ao contrário da sua companheira de cena, que atuava bem melhor calada. Quote Link to comment
Members Mihell Posted January 25, 2007 Members Report Share Posted January 25, 2007 Ao contrario de você achei o final muito bom, excelente ate. Recomendo esse filme, é claro que não é pra todos os gostos. Quote Link to comment
Members clncantao Posted January 30, 2007 Members Report Share Posted January 30, 2007 Boa noite! Alguém saberia me dizer qual é o nome da música dos Beach Boys que toca no carro antes de explodir... Quote Link to comment
Members Administrator Posted February 1, 2007 Members Report Share Posted February 1, 2007 Déjà Vu - Nota 3,5/5,0 Tirando o uso excessivamente melodramático de expressões sorridentes e da alegria das pessoas no início do filme para contrastar com o que se vê logo em seguida (explosão da barca e suas trágicas consequências), a "explicação" absurda, vagabunda e mais furada do que peneira de como funciona a tecnologia usada para a criação de um “portal temporal” (a cena em que Doug descobre que é capaz de interferir na "realidade" do passado visto – a cena da caneta óptica é hilária! ), alguns furos do roteiro (se não era possível o envio de coisas pro passado, pra quê a existência de um compartimento para...o envio de coisas??? Se o envio de um bilhete causou um blecaute de poucos segundos, porque aconteceu rigorosamente a mesma coisa no envio do próprio Doug???! Aquele bilhete “Me Ressuscite” colado no peito dele… De onde veio aquilo??? ) o filme é muito bom, incluindo aí o final do longa que, é de longe a melhor coisa do filme. Isso mesmo! Explico: acredito que a resolução do filme foi mal compreendido pela maioria da pessoas. Percebo um quê de desapontamento da maioria das pessoa por conta do “final feliz”… Acho que as pessoas estão pegando pesado. Quando Denny (o cientista) diz que Doug não precisa fazer aquilo, ele pergunta “E se eu já tiver feito?”. Logo depois Denny argumenta que ele pode morrer devido à vários fatores imprevisíveis ao que ele responde: “Não importa se você errar 1 milhão de vezes, você só precisa acertar 1.” Para mim, essas duas frases matam as “charadas” do filme (o interesse mórbido e obsessivo de Doug por Claire, a conversa bizarra entre Doug e Carrol na cadeia, a sensação nítida de Déjà Vu sentida por Doug quando visita o depósito do terrorista e na conversa com Claire no último take do filme etc) Ou seja: quando Doug percebe, na casa de Claire, que ele REALMENTE já tinha voltado ao passado (provavelmete N vezes e TODAS culminaram com a explosão da barca, incluindo aí uma que resultou no “presente” e na realidade de onde ele veio) cabe a ele agir de uma forma em que seus atos (combinados com outros zil fatores alheios à sua vontade, como a decisão de Claire em não chamar os policiais) resultem num futuro diferente. Ele voltou, morreu (talvez várias vezes) e a tragédia aconteceu (também várias vezes), mas bastaria fazer tudo direito uma única vez para conseguir evitá-la. E foi o que aconteceu no final escolhido, com a “vantagem” de que o Doug “viajante do tempo” foi literalmente “pulverizado”, eliminando de maneira inteligente não só o paradoxo da existência de dois Dougs no mesmo espaço-tempo como qualquer evidência de que tenha existido. Mérito do roteirista que assim deixa claro, numa história criativa, a opção dele de usar a teoria de “futuros” alternativos causados por eventos diferentes inseridos em passados diferentes, ou seja, a de mundos paralelos coexistindo ao mesmo tempo, agora, o que "explicaria" a sensação de Déjà Vu que às vezes sentimos… PS 1: A cena da explosão da barca foi muito bem feita, ao contrário do que alguns comentários (de críticos profissionais, inclusive) deram a entender não ter sido lá grandes coisas. PS 2: Precisava ter aquelas explosões gratuitas e tipicamente hollywoodianas na cena da picape na balsa no fim do filme??? Tipo: bateu, explodiu? Que exagero besta! The Deadman2007-02-01 14:20:34 Quote Link to comment
Members ADLIZ Posted February 3, 2007 Members Report Share Posted February 3, 2007 Imaginava um filme diferente, algo mais profundo, mesmo assim foi divertido, mas totalmente ESQUECÍVEL e isso por que adoro o Denzel! Quote Link to comment
Members EdTheTrooper Posted August 2, 2007 Members Report Share Posted August 2, 2007 Imaginava um filme diferente' date=' algo mais profundo, mesmo assim foi divertido, mas totalmente ESQUECÍVEL e isso por que adoro o Denzel! [/quote'] Falou tudo. Quote Link to comment
Members jujuba Posted August 2, 2007 Members Report Share Posted August 2, 2007 Eu assisto qquer coisa que tenha meu amado, idolatrado, salve, salve Denzel Washington, mas decididamente esse não foi dos melhores...aff! Anyway, tb tem Caviezel. Clncantao, não sei se ajuda, essa é a trilha sonora do filme Trilha Sonora “When The Saints Go Marching In” Interpretada por the US Navy Southwest Regional Band“Don't Worry Baby” Escrita por Brian Wilson, Roger Christian Interpretada por The Beach Boys“Amazing Grace” Interpretada por Charmaine Neville“Melt Away” Escrita por Alex Forbes, Jeff Franzel, Peter Gordon Interpretada por Love of Life Orchestra, featuring Alex Forbes“Holy Spirit, Come Fill This Place” Escrita por Babbie Mason, Marty Hennis“Coming Back To You” Interpretada por Macy Gray Quote Link to comment
Members Angelo Voorhees Posted August 2, 2007 Members Report Share Posted August 2, 2007 Filmaço! 8/10 Quote Link to comment
Members balehead Posted August 3, 2007 Members Report Share Posted August 3, 2007 parece q ja vi esse filme antes... gostei dessa! to numa secura federal pra ver esse filme, PQP! Quote Link to comment
Members jujuba Posted August 3, 2007 Members Report Share Posted August 3, 2007 Eu gostei bastante do começo do filme, depois nem tanto. Anyway, qquer coisa com Denzel é boa. By the way, personagem de policial, agente...seilá o que lhe cai como uma luva. Quote Link to comment
Members balehead Posted August 3, 2007 Members Report Share Posted August 3, 2007 eu ja vou ver mais pelo Jim caviezel, caramba que cara mais gostoso! esse eu comia de toda posição.... Quote Link to comment
Members jujuba Posted August 3, 2007 Members Report Share Posted August 3, 2007 eu ja vou ver mais pelo Jim caviezel' date=' caramba que cara mais gostoso! esse eu comia de toda posição....[/quote'] Idem p/ o Denzel Anyway, seja lá pq razão, o filme vale a pena. Quote Link to comment
Members EdTheTrooper Posted August 6, 2007 Members Report Share Posted August 6, 2007 eu ja vou ver mais pelo Jim caviezel' date=' caramba que cara mais gostoso! esse eu comia de toda posição....[/quote'] omg ele parece um mendigo, ta duente? Já viu Conde de Monte Cristo? Gostei muito do filme. Quote Link to comment
Members jujuba Posted August 6, 2007 Members Report Share Posted August 6, 2007 Que blasfêmia, Bale!! Eu sempre me lembrarei de Caviezel como Jesus em "Paixão de Cristo" Quote Link to comment
Members EdTheTrooper Posted August 6, 2007 Members Report Share Posted August 6, 2007 Que blasfêmia, Bale!! Eu sempre me lembrarei de Caviezel como Jesus em "Paixão de Cristo" [/quote'] Odiei esse filme, até pq esperava mais do Mel Gibson, amo Braveheart :X. Pra mim Caviezel é o Conde de Monte Cristo Quote Link to comment
Members balehead Posted August 7, 2007 Members Report Share Posted August 7, 2007 eu ja vou ver mais pelo Jim caviezel' date=' caramba que cara mais gostoso! esse eu comia de toda posição....[/quote'] omg ele parece um mendigo, ta duente? Já viu Conde de Monte Cristo? Gostei muito do filme. Ed nao fale merda sem saber! parece mendigo? então que esse mendigo me coma! delicia! sobre o conde, é fodaço aquele filme, tenho ele em casa. Quote Link to comment
Members EdTheTrooper Posted August 7, 2007 Members Report Share Posted August 7, 2007 eu ja vou ver mais pelo Jim caviezel' date=' caramba que cara mais gostoso! esse eu comia de toda posição....[/quote'] omg ele parece um mendigo, ta duente? Já viu Conde de Monte Cristo? Gostei muito do filme. Ed nao fale merda sem saber! parece mendigo? então que esse mendigo me coma! delicia! sobre o conde, é fodaço aquele filme, tenho ele em casa. Não gosto de homem Quote Link to comment
Members balehead Posted August 16, 2007 Members Report Share Posted August 16, 2007 eu vi hoje, gostei pra carmba. mas que diabo de final é aquele? achei incoerente não?? mas.... a perseguição... a perseguição...... que clima massa! Quote Link to comment
Recommended Posts