Jump to content
Forum Cinema em Cena

Carnaval


Bob Harris
 Share

Recommended Posts

  • Replies 266
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Review 2007 - TOP dos desfiles:

 

 

 

01. Unidos do Viradouro - A VIRADOURO VIRA O JOGO

 

02. Acadêmicos do Salgueiro - CANDACES

 

03. Portela - OS DEUSES DO OLIMPO NA TERRA DO CARNAVAL: UMA FESTA DOS ESPORTES, DA SAÚDE E DA BELEZA

 

04. Beija-Flor - ÁFRICAS - DO BERÇO REAL À CORTE BRASILIANA

 

05. Estação Primeira de Mangueira - MINHA LÍNGUA É MINHA PÁTRIA, MANGUEIRA, MEU GRANDE AMOR. MEU SAMBA VAI AO LÁCIO E COLHE A ÚLTIMA FLOR

 

06. Estácio de Sá - O TI-TI-TI DO SAPOTI

 

07. Unidos de Vila Isabel - METAMORFOSES: DO REINO NATURAL À CORTE POPULAR DO CARNAVAL - AS TRANSFORMAÇÕES DA VIDA

 

08. Imperatriz Leopoldinense - TERESINHAAA, UHUHUUU!!! VOCÊS QUEREM BACALHAU?

 

09. Unidos da Tijuca - DE LAMBIDA EM LAMBIDA, A TIJUCA DÁ UM CLICK NA AVENIDA

 

10. Porto da Pedra - PRETO E BRANCO A CORES

 

11. Acadêmicos do Grande Rio - CAXIAS, CAMINHO DO PROGRESSO, UM RETRATO DO BRASIL

 

12. Mocidade Independente de Padre Miguel - O FUTURO NO PRETÉRITO - UMA HISTÓRIA FEITA À MÃO

 

13. Império Serrano - SER DIFERENTE É NORMAL: O IMPÉRIO SERRANO FAZ A DIFERENÇA NO CARNAVAL ltrhpsm2008-01-08 12:29:42

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Review 2007

 

 

 

Revi os DVDs que a Globo fez com o compacto de 2007 (amanhã vejo o de 2006 e até sexta o de 2005): melhoraram bastante com a idéia de fazer um DVD Duplo, permitindo que haja cerca de 24 minutos para cada escola. Com isso, é possível ouvir o samba mais de uma vez, permitir uma breve introdução e também relembrar do que se tratava cada setor. Claro que é apenas um auxílio para a memória saber do que gostou ou não em cada agremiação, bem como mais ou menos o que aconteceu na hora e qual foi a reação (e descobrir o que se passava em outros setores, eu fico no 6, último, portanto não tenho noção do que acontece em frente à Bolha da Globo), mas está muito melhor que os outros dois DVDs dos anos anteriores. O único pecado foi a péssima edição na Mangueira em que a mesma parte do desfile é mostrada duas vezes, confundindo totalmente até se perceber que houve um "pulo", depois a volta e a chegada "normal" à parte à qual se tinha pulado. De resto, também não gostei da edição do Salgueiro e Beija-Flor - os setores não foram devidamente mostrados como nos outros casos, talvez pelo mangânime tamanho dos mesmos e da importância dos dois desfiles.

 

 

 

Em geral, o nível foi bom, pior do que em 2006 (poucas foram as que tiveram nível melhor, como a Viradouro e a Portela), e o resultado foi aquilo que todo mundo viu. O tal do delegado foi ao Fantástico, apareceu, conseguindo o que queria, e depois fugiu das várias convocações da CPI. Se, por um lado, ele trouxe uma mancha à Beija-Flor e ao Carnaval Carioca; por outro, foi bom para que os demais que só avaliam o Carnaval em fevereiro passassem a também reclamar de alguns - pelo menos a lisura dos resultados e uma coerência nas justificativa - pontos da LIESA e, com isso, o resultado de 2008 poderá mudar algo, apesar de eu duvidar, com a convocação de um Bruno Chateaubriand e um "curso" como vimos ontem, em que presidente, dirigente e jurados estão confusos sobre um item do regulamento há menos de 30 dias do desfile; fora o apelo do presidente da São Clemente para ser julgado igualmente às demais. Seguem trechos do meu comentário para o desfile de 2007 - depois ponho (ou não) as expectativas para 2008 - de cada escola (por completo e com fotos, http://moscanasopa.wordpress.com):

 

 

 

Estácio de Sá: "o abre-alas foi um dos cinco melhores, pelo menos, do ano, com o leão da escola ressurgindo depois de tanto tempo majestoso; e (...) alegorias funcionais para a leveza e para o desprendimento pretendidos pelo desfile. Rebaixada por ter sido a primeira de domingo, logicamente".

 

 

 

Império Serrano: "O carnavalesco Jack Vasconcellos tentou misturar os 60 anos da escola com um enredo sobre a valorização dos seres humanos “diferentes” - na corrente de enredos sociais, aqui contra o preconceito - e o resultado ficou muito aquém do esperado, com uma plástica feia e os componentes em ritmo fúnebre."

 

 

 

Mangueira: "a melhor, disparada em termos de qualidade de inovação, coreografia, simpatia e fantasias, comissão-de-frente do Carnaval 2007, do mestre Carlhinhos de Jesus. Foi direto como pedia o enredo e com a justificativa fácil, mas não menos certeira de que as palavras foram feitas para falar"

 

 

 

Viradouro: "Enredo totalmente compreensível - por que é obrigatório um fio condutor se o que importa é a transmissão da mensagem? -, com fantasias que, se não ostentam luxo e riqueza, trazem na simplicidade e na clareza seu grande funcionalismo."

 

 

 

Mocidade: "Não deu certo. Alex de Souza fez um desfile muito pesado e frio e a Mocidade empacou como nos anos anteriores, com um enredo complicado e harmonia que deixou a desejar."

 

 

 

Vila Isabel: "A grande dificuldade do desfile foi conciliar mudanças-metamorfoses com os variados efeitos que Cid trouxe na iluminação (disse mesmo ser o seu diferencial)."

 

 

 

Porto da Pedra: "Usando-se de um trash, Milton Cunha soube como explorar o apartheid, causando uma reação diferente, não houve antipatia, mas ele não escondeu os problemas (muito pelo contrário, colocou à mostra para todos, em especial no segundo carro); para valorizar, mais adiante, a cultura e as pessoas importantes na reconciliação e reconstrução sul-africanas."

 

 

 

Unidos da Tijuca: "Os setores também foram bem organizados, mas tal era o leque de opções que todos se sentiram insatisfeitos ou incompletos, pois os carnavalescos não conseguiram fechar o cerco de opções - algo que Paulo soube fazer ao longo dos desfiles -, encerrando com uma alegoria inútil"

 

 

 

Salgueiro: "Pouco a comentar, o desfile foi literalmente sensorial e emotivo, quem se deixou levar, bem; quem ficou preocupado em procurar errinhos de execução da evolução, boa sorte, fica para a próxima."

 

 

 

Portela: "Harmonia, evolução, conjunto, samba, bateria e HUMANIZAÇÃO 10! Pena que seja preciso, atualmente, de grandes carros e enredos super-desenvolvidos para poder conseguir um bom nível de competição."

 

 

 

Imperatriz: "Seja lá porque tenha acontecido, mas o fato é que só havia turistas e gente passeando durante a passagem da Imperatriz e o samba foi ficando, a cada minuto, mais difícil de ser cantado (ainda mais depois do arraso de Salgueiro e Portela). Rosa Magalhães errou a mão e fez sua parte pequena - em tamanho e relevância."

 

 

 

Grande Rio: " A megalomania de Szaniecki, desta vez, causou um estrago ainda pior, pois, se a escola não precisou correr, o alto índice de alas e alegorias para tratar de um mesmo trecho da história caxiense enjoavam e, quanto mais se esperava o final da escola, mais escola parecia vir atrás."

 

 

 

Beija-Flor: "Era tudo bonito? Era. Estava definindo perfeitamente o encanto - e o luxo e a riqueza supra-citadas - que pedia o enredo? Estava. Mas cansei, por algum motivo, e o enorme buraco que se fez desde o quarto módulo até quase a Apoteose só serviu para confirmar meu pressentimento de que houve algo de negativamente diferente nesse desfile. Parece ter faltado algo."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Top 2007

 

1. Beija-Flor

2. Salgueiro

3. Mangueira

4. Portela

5. Viradouro

6. Vila Isabel

7. Estácio de Sá

8. Unidos da Tijuca

9. Mocidade Independente de Padre Miguel

10. Porto da Pedra

11. Império Serrano

12. Grande Rio

13. Imperatriz

 

--

 

Eu acho curioso que enredos sobre África quase sempre proporcionam desfiles riquíssimos. O da Beija-Flor e do Salgueiro foram fantásticos. Principalmente as alegorias. O efeito do carro abre-alas da Beija-Flor era genial. Mangueira, obviamente, realizando um belo desfile (correto, mas belo). A minha Portela do coração me surpreendeu, até (mesmo que algumas fantasias se revelassem plásticas demais). Não achei a Viradouro tão espetacular: me pareceu uma tentativa de esforço criativo e inovação. Foi interessante. O resto não tenho muito a comentar. Só sei que os desfiles mais intragáveis e insuportáveis foi o da Grande Rio (tenho repúdio a esta escola) e o da Rosa Magalhães e seu bacalhau. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fotos dos barracões bombando. A riqueza dos carros da Imperatriz estão absurdas! O tamanho é o de praxe da Rosa, nada gigantesco. A escola volta a qualidade de anos anteriores, com detalhismos e acabamentos fodas. O carro da corte portuguesa com carruagem e ladrilhos portugueses é histórico. Fora o carro da queba da bastilha, referência a revolução francesa com milhares de bandeiras queimadas!!!

 

Isso porque ainda não pintaram fotos dos primeiros setores, falando de Marie Antoinette, onde tudo será azul, ouro e rosa!

 

Bom ver a minha escola de volta!!!06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apostaria dinheiro que, da segunda-feira, saem as três primeiras, e, talvez, cinco das seis campeãs. Beija-Flor e Grande Rio têm vagas asseguradas, a Imperatriz desse jeito também, Tijuca ganhou um status de campeã e ninguém a pode tirar mais, senão será considerado roubado e o Fernando Horta tem forte influência. Só não coloco a Mocidade porque no domingo tem Viradouro e Mangueira e pode ser que as duas apareçam. Só que a Vira tem o pior samba e a Manga vem envolvida nessa série de escândalos e deixou de prestigiar Cartola por conta do patrocínio escolhido pelo presidente que já deixou a escola.

 

 

 

E o meu desfile favorito da Imperatriz é 1981: neste palco iluminado, só dá Lá-lá-lá (...) Quem dera que a vida fosse assim, sonhar, sorrir, cantar, sambar e nunca mais ter fim!. Da era Rosa, pelos vídeos, o que mais gostei foi 1996, que tem uma temática similar a esta de 2008, também aproveitando as "coincidências" da princesa Leopoldina com a Imperatriz Leopoldinense.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sinto falta da velha Estação Primeira..

 

 

 

Eu não. Comparando os vídeos e os comentários dos desfiles de 1984, 1986, 1987 e 1988 com os do século XXI; sinceramente, prefiro muito mais o estilo Max Lopes + Carlinhos de Jesus + banderinhas frenéticas. Tirando 1988, que é aquela coisa, um dos mais emocionantes e importantes desfiles da história, mais do que isso, é um documento da nossa história. Por sinal, os mais emocionantes vídeos que têm no YouTube:

 

 

 

Beija-Flor 1989

 

Portela 1995

 

Mangueira 1988

 

Mocidade 1987

 

Império Serrano 1986

 

Imperatriz 1981

 

 

 

Reparem que tirando o Império, todos os demais foram de dia. DISSO eu sinto - e sentirei - enormes saudades. Quero 18 escolas de novo, ou, pelo menos, um aumento de tempo para todas as escolas do GE. Pelo menos uma chuvinha pode cair este ano para poder tornar a coisa mais dramática e inesquecível.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Apostaria dinheiro que' date=' da segunda-feira, saem as três primeiras, e, talvez, cinco das seis campeãs. Beija-Flor e Grande Rio têm vagas asseguradas, a Imperatriz desse jeito também, Tijuca ganhou um status de campeã e ninguém a pode tirar mais, senão será considerado roubado e o Fernando Horta tem forte influência. Só não coloco a Mocidade porque no domingo tem Viradouro e Mangueira e pode ser que as duas apareçam. Só que a Vira tem o pior samba e a Manga vem envolvida nessa série de escândalos e deixou de prestigiar Cartola por conta do patrocínio escolhido pelo presidente que já deixou a escola.

E o meu desfile favorito da Imperatriz é 1981: neste palco iluminado, só dá Lá-lá-lá (...) Quem dera que a vida fosse assim, sonhar, sorrir, cantar, sambar e nunca mais ter fim!. Da era Rosa, pelos vídeos, o que mais gostei foi 1996, que tem uma temática similar a esta de 2008, também aproveitando as "coincidências" da princesa Leopoldina com a Imperatriz Leopoldinense.[/quote']

 

A era Rosa começou em 92. Mas os desfiles de 93, 94, 95 e 96 são brilhantes. Na minha opinião, o ápice. Em 96 e 97, a Imperatriz tinha os maiores carros entre todas as escolas, mas nesse ano, 97, com o enredo da Chiquinha Gonzaga, a escola teve um carro quebrado no meio da avenida pois o eixo não aguentou o peso. Desde então, a Rosa compactou os carros e aumentos o detalhismo e acabamento. A sequência de 99, 2000 e 2001 prova isso. Carros menores, mas de um detalhismo sem igual.

Em 2002, a Rosa flertou com a antropofagia, e desde então seu estilo mudou bastante, deixou de lado o barroco e optou por cores mais fortes, variação e outros elementos que não tinham antes. 2005 foi um grande desfile, com uma colocação roubada, fato esse que até foi cogitado nos bastidores, depois que veio a tona a trapalhada do presidente da liga e presidente da Beija-Flor, roubando o título.

2006 e 2007 foram anos negros para Imperatriz. Enredos bizarros e desfiles pífios. Carros feios e mal acabados. Eu acredito que a escola teve sorte de não ser rebaixada...

2008, enredo dela, e por sinal o melhor do ano. O melhor samba-enredo. Fantasias brilhantes, alegorias de volta ao que eram. A Imperatriz tem tudo para voltar no sábado das campeãs e quem sabe, como costumava fazer, garfar o título quando menos se espera.

 

Eu só tenho receios quanto ao casal de mestre-sala e porta-bandeira e a comissão de frente. Até agora não acredito que o Luizinho demitiu o Fábio Melo...11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

não gosto de assistir carnaval pela Tv, é um tédio, para não ficar em casa deitado no sofá e coçando e entulhando latas de cerveja no canto do sofá, decidimos minha Esposa e Eu tomar injeções contra febre amarela e ir tomar umas cervejas em Caldas Novas - Goias durante a folia momesca!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Postando mais para virar logo de página porque não vejo os protótipos ou carros antes do desfile para guardar as surpresas. Revi o DVD de 2006 esta madrugada e minha ordem de preferência manteve-se com aquela estabelecida em 2007:

 

 

 

01. Beija-Flor

 

02. Estação Primeira de Mangueira

 

03. Unidos da Tijuca

 

04. Unidos de Vila Isabel

 

05. Acadêmicos do Grande Rio

 

06. Império Serrano

 

07. Unidos do Viradouro

 

08. Portela

 

09. Acadêmicos do Salgueiro

 

10. Imperatriz Leopoldinense

 

11. Caprichosos de Pilares

 

12. Mocidade Independente de Padre Miguel

 

13. Unidos do Porto da Pedra

 

14. Acadêmicos da Rocinha

 

 

 

Baita saudade dos desfiles começando com o sol já no céu... E carros quebrando e a chuva devastando alguma escola para emocionar e tirar o máximo do componente e de mim mesmo. Tomara que esse ano aconteça algo de extraordinário.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
não gosto de assistir carnaval pela Tv' date=' é um tédio, para não ficar em casa deitado no sofá e coçando e entulhando latas de cerveja no canto do sofá, decidimos minha Esposa e Eu tomar injeções contra febre amarela e ir tomar umas cervejas em Caldas Novas - Goias durante a folia momesca![/quote']

 

E eu ainda não me decidi se vamos para Buenos Aires ou Campos do Jordão . O custo , por incrível que pareça , é praticamente o mesmo .

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
não gosto de assistir carnaval pela Tv' date=' é um tédio, para não ficar em casa deitado no sofá e coçando e entulhando latas de cerveja no canto do sofá, decidimos minha Esposa e Eu tomar injeções contra febre amarela e ir tomar umas cervejas em Caldas Novas - Goias durante a folia momesca![/quote']

 

E eu ainda não me decidi se vamos para Buenos Aires ou Campos do Jordão . O custo , por incrível que pareça , é praticamente o mesmo .

 

 

 

off topic

atualmente ta compensando ir pra Argentina! O cambio ta favoravel aos brazucas.. so pra ter uma ideia, os hermanos tao comprandoo mais Real do q dolares, pra guardar grana.. noutras, estacoes de esqui, patagonia, Mendoza e regiao de Buenos Aires quem quiser conehcer tem q ser agora..02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Postando mais para virar logo de página porque não vejo os protótipos ou carros antes do desfile para guardar as surpresas. Revi o DVD de 2006 esta madrugada e minha ordem de preferência manteve-se com aquela estabelecida em 2007:

 

 

 

01. Beija-Flor

 

02. Estação Primeira de Mangueira

 

03. Unidos da Tijuca

 

04. Unidos de Vila Isabel

 

05. Acadêmicos do Grande Rio

 

06. Império Serrano

 

07. Unidos do Viradouro

 

08. Portela

 

09. Acadêmicos do Salgueiro

 

10. Imperatriz Leopoldinense

 

11. Caprichosos de Pilares

 

12. Mocidade Independente de Padre Miguel

 

13. Unidos do Porto da Pedra

 

14. Acadêmicos da Rocinha

 

 

 

Baita saudade dos desfiles começando com o sol já no céu... E carros quebrando e a chuva devastando alguma escola para emocionar e tirar o máximo do componente e de mim mesmo. Tomara que esse ano aconteça algo de extraordinário.

 

 

 

Olha, eu digo, a Imperatriz teve sorte de não ter sido rebaixada em 2006 e 2007. Acho que foi respeito ao nome Rosa Magalhães que manteve a escola com dois nonos lugares...

 

 

 

Agora 2008, vai ser foda. O barracão tá absurdo. Imperatriz de volta, graças ao bom-Deus e a Rosa. smiley1.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Top 2005, porque revi o DVD hoje, para passar de página, encher lingüiça, e coisa e tal etc.:

 

 

 

01. Beija-Flor

 

02. Unidos da Tijuca

 

03. Imperatriz Leopoldinense

 

04. Acadêmicos do Salgueiro

 

05. Unidos do Porto da Pedra

 

06. Acadêmicos do Grande Rio

 

07. Unidos de Vila Isabel

 

08. Estação Primeira de Mangueira

 

09. Caprichosos de Pilares

 

10. Unidos do Viradouro

 

11. Mocidade Independente de Padre Miguel

 

12. Tradição

 

13. Império Serrano

 

14. Portela

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...