Members LOTHAR Posted May 29, 2012 Members Report Share Posted May 29, 2012 ESTUDO 175 Estar com o rio não é molhar-se na água. Nem ser leito. É ser a água e o leito. E o mar. E ser as nuvens do céu. Nosso destino é o que somos. Somos o destino – o olho d’água e a foz. Somos a foz e o ruído das águas se encontrando. E as nuvens do céu e o homem sentado numa pedra. E a pedra. Antonio Brasileiro Quote Link to comment
Members Tica Posted July 13, 2012 Members Report Share Posted July 13, 2012 A arte de perder “A arte de perder não é nenhum mistério; Tantas coisas contêm em si o acidente De perdê-las, que perder não é nada sério. Perca um pouquinho a cada dia. Aceite, austero, A chave perdida, a hora gasta bestamente. A arte de perder não é nenhum mistério. ... Depois perca mais rápido, com mais critério: Lugares, nomes, a escala subseqüente Da viagem não feita. Nada disso é sério. Perdi o relógio de mamãe. Ah! E nem quero Lembrar a perda de três casas excelentes. A arte de perder não é nenhum mistério. Perdi duas cidades lindas. E um império Que era meu, dois rios, e mais um continente. Tenho saudade deles. Mas não é nada sério. – Mesmo perder você (a voz, o riso etéreo que eu amo) não muda nada. Pois é evidente que a arte de perder não chega a ser mistério por muito que pareça (Escreve!) muito sério. ” [Elisabeth Bishop] Quote Link to comment
Members Jack Ryan Posted July 14, 2012 Members Report Share Posted July 14, 2012 PEDIDO Ontem no baile Não me atendias! Não me atendias, Quando eu falava. De mim bem longe Teu pensamento!! Teu pensamento, Bem longe errava. Eu vi teus olhos Sobre outros olhos! Sobre outros olhos, Que eu odiava. Tu lhe sorriste Com tal sorriso! Com tal sorriso, Que apunhalava. Tu lhe falaste Com voz tão doce! Com voz tão doce, Que me matava. Oh! não lhe fales, Não lhe sorrias, Se então só qu'rias Exp'rimentar-me. Oh! não lhe fales, Não lhe sorrias, Não lhe sorrias, Que era matar-me. Gonçalves Dias Quote Link to comment
Members Tica Posted July 16, 2012 Members Report Share Posted July 16, 2012 O que há em mim é sobretudo cansaço O que há em mim é sobretudo cansaço Não disto nem daquilo, Nem sequer de tudo ou de nada: Cansaço assim mesmo, ele mesmo, Cansaço. A subtileza das sensações inúteis, As paixões violentas por coisa nenhuma, Os amores intensos por o suposto alguém. Essas coisas todas - Essas e o que faz falta nelas eternamente -; Tudo isso faz um cansaço, Este cansaço, Cansaço. Há sem dúvida quem ame o infinito, Há sem dúvida quem deseje o impossível, Há sem dúvida quem não queira nada - Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles: Porque eu amo infinitamente o finito, Porque eu desejo impossivelmente o possível, Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser, Ou até se não puder ser... E o resultado? Para eles a vida vivida ou sonhada, Para eles o sonho sonhado ou vivido, Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto... Para mim só um grande, um profundo, E, ah com que felicidade infecundo, cansaço, Um supremíssimo cansaço. Íssimo, íssimo. íssimo, Cansaço... (Fernando Pessoa) Quote Link to comment
Members jujuba Posted July 18, 2012 Members Report Share Posted July 18, 2012 "Flor Da Pele" Ando tão à flor da pele, Que qualquer beijo de novela me faz chorar, Ando tão à flor da pele, Que teu olhar flor na janela me faz morrer, Ando tão à flor da pele, Que meu desejo se confunde com a vontade de não ser, Ando tão à flor da pele, Que a minha pele tem o fogo do juízo final. Um barco sem porto, Sem rumo, Sem vela, Cavalo sem sela, Um bicho solto, Um cão sem dono, Um menino, Um bandido, Às vezes me preservo noutras suicido. Oh sim eu estou tão cansado, Mas não pra dizer, Que não acredito mais em você Eu não preciso de muito dinheiro graças a Deus Mas vou tomar aquele velho navio, Aquele velho navio.. Um barco sem porto, Sem rumo, Sem vela, Cavalo sem sela, Um bicho solto, Um cão sem dono, Um menino, Um bandido, Às vezes me preservo noutras suicido. Zeca Baleiro Quote Link to comment
Members Tica Posted July 18, 2012 Members Report Share Posted July 18, 2012 Eu queria trazer-te uns versos muito lindos Eu queria trazer-te uns versos muito lindos colhidos no mais íntimo de mim... Suas palavras seriam as mais simples do mundo, porém não sei que luz as iluminaria que terias de fechar teus olhos para as ouvir... Sim! Uma luz que viria de dentro delas, como essa que acende inesperadas cores nas lanternas chinesas de papel! Trago-te palavras, apenas... e que estão escritas do lado de fora do papel... Não sei, eu nunca soube o que dizer-te e este poema vai morrendo, ardente e puro, ao vento da Poesia... como uma pobre lanterna que incendiou! (Mario Quintana) Quote Link to comment
Members Tica Posted July 19, 2012 Members Report Share Posted July 19, 2012 "Pequena mosca, Com minha mão Bruta, cortei Teu jogo vão. Não serei, mosca, Um igual teu? Ou não és tu Homem, como eu? Pois amo a dança, Canções, bebida, Até que a mão cega Me corta a vida." (William Blake, Songs of experience, "The fly") Quote Link to comment
Members jujuba Posted July 20, 2012 Members Report Share Posted July 20, 2012 Poesia musicada "Metade" Que a força do medo que tenho Não me impeça de ver o que anseio Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca Porque metade de mim é o que eu grito Mas a outra metade é silêncio. Que a música que ouço ao longe Seja linda ainda que tristeza Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada Mesmo que distante Porque metade de mim é partida Mas a outra metade é saudade. Que as palavras que eu falo Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor Apenas respeitadas Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos Porque metade de mim é o que ouço Mas a outra metade é o que calo. Que essa minha vontade de ir embora Se transforme na calma e na paz que eu mereço Que essa tensão que me corrói por dentro Seja um dia recompensada Porque metade de mim é o que eu penso mas a outra metade é um vulcão. Que o medo da solidão se afaste, e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável. Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso Que eu me lembro ter dado na infância Por que metade de mim é a lembrança do que fui A outra metade eu não sei. Que não seja preciso mais do que uma simples alegria Pra me fazer aquietar o espírito E que o teu silêncio me fale cada vez mais Porque metade de mim é abrigo Mas a outra metade é cansaço. Que a arte nos aponte uma resposta Mesmo que ela não saiba E que ninguém a tente complicar Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer Porque metade de mim é platéia E a outra metade é canção. E que a minha loucura seja perdoada Porque metade de mim é amor E a outra metade também. Oswaldo Montenegro CharlesEmave 1 Quote Link to comment
Members Tica Posted July 20, 2012 Members Report Share Posted July 20, 2012 Os versos que te fiz Deixa dizer-te os lindos versos raros Que a minha boca tem para dizer! São talhados em mármore Paros Cinzelados por mim pra te oferecer! Têm dolência de veludos caros, São como sedas pálidas a arder... Deixa dizer-te os lindos versos raros Que foram feitos pra te endoidecer! Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda. Que a boca da mulher é sempre linda Se dentro guarda um verso que não fiz! Amo-te tanto! E nunca te beijei... E nesse beijo, Amor, que eu te não dei Guardo os versos mais lindos que te fiz! (Florbela Espanca) Quote Link to comment
Members Tica Posted October 13, 2012 Members Report Share Posted October 13, 2012 Guardar (Antonio Cicero ) Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la. Em cofre não se guarda coisa alguma. Em cofre perde-se a coisa à vista. Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado. Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela, isto é, estar por ela ou ser por ela. Por isso melhor se guarda o vôo de um pássaro Do que um pássaro sem vôos. Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, por isso se declara e declama um poema: Para guardá-lo: Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda: Guarde o que quer que guarda um poema: Por isso o lance do poema: Por guardar-se o que se quer guardar. Quote Link to comment
Members jujuba Posted October 30, 2012 Members Report Share Posted October 30, 2012 Desejo Drummond Desejo a você Fruto do mato Cheiro de jardim Namoro no portão Domingo sem chuva Segunda sem mau humor Sábado com seu amor Filme do Carlitos Chope com amigos Crônica de Rubem Braga Viver sem inimigos Filme antigo na TV Ter uma pessoa especial E que ela goste de você Música de Tom com letra de Chico Frango caipira em pensão do interior Ouvir uma palavra amável Ter uma surpresa agradável Ver a Banda passar Noite de lua Cheia Rever uma velha amizade Ter fé em Deus Não ter que ouvir a palavra não Nem nunca, nem jamais e adeus. Rir como criança Ouvir canto de passarinho Sarar de resfriado Escrever um poema de Amor Que nunca será rasgado Formar um par ideal Tomar banho de cachoeira Pegar um bronzeado legal Aprender um nova canção Esperar alguém na estação Queijo com goiabada Pôr-do-Sol na roça Uma festa Um violão Uma seresta Recordar um amor antigo Ter um ombro sempre amigo Bater palmas de alegria Uma tarde amena Calçar um velho chinelo Sentar numa velha poltrona Tocar violão para alguém Ouvir a chuva no telhado Vinho branco Bolero de Ravel E muito carinho meu. Quote Link to comment
Members jujuba Posted November 2, 2012 Members Report Share Posted November 2, 2012 " Vem " Vem, que ainda somos jovens Nossos corações ainda não congelaram Nossos corpos ainda não murcharam Nossas vidas ainda nem começaram Vem, enquanto ainda nos conhecemos E ao mesmo tempo somos perfeitos estranhos Enquanto ainda somos curiosos E o tempo ainda não nos fez cínicos Vem, que ainda somos inocentes E de nenhum crime alguém pode nos acusar Ainda não sentimos culpa Ainda não sentimos medo Vem, que o tempo é uma engrenagem implacável Mas ainda não nos engoliu Ainda estamos buscando por nós mesmos E não estamos cansados de ser o que somos Vem, enquanto ainda podemos O peso do mundo ainda não está em nossos ombros Ainda não somos titãs subjugados Nossos calcanhares de Aquiles ainda não foram descobertos Vem, enquanto ainda queremos Vem, enquanto ainda estamos vivos Vem, enquanto tudo o que existe ainda está aqui Vem, enquanto eu ainda te amo Quote Link to comment
Members jujuba Posted August 25, 2013 Members Report Share Posted August 25, 2013 A DESINTELIGÊNCIA HUMANA Que meus sentimentos sejam apenas delírios e alucinação, de um poeta em descompasso. Que... o que eu sinto e vejo, seja breve como uma ventania. E que eu possa compreender, e mudar, se... preciso, os destinos, o meu e de outros, sem fazer do existir... uma agonia. Que eu possa crer sem disfarce, nos sonhos... sem fazê-los, solidão. Que em vez de destruir, edifique os desenganos, e combata os que estão roubando a inteligência dos humanos. E que assuste menos, todas as vezes que olhar o mundo, os homens... Principalmente aqueles que querem despovoar o caminho. Pois, os observo com incerteza, os tenho como predadores de essência, conectam-se apenas através da distancia, reverenciam a ausência. Existem no singular, e vivem na tribo do “eu sozinho”. Interagem mais com as maquinas, com a tela fria de um computador. Perderam o encanto do encontro, a melodia, o olhar na alma, a força da pele, o bálsamo de uma flor. Foram acometidos de uma desinteligência sem igual. Individualistas, autômatos... vagueiam em busca de um Deus. Cegos... o quer perdido na folha pálida de um livro. Buscam nos templos e nos discursos vazios, o toque, a transcendência de um ser supremo, de um criador. Que meus sentimentos sejam apenas delírios e alucinação, de um poeta em descompasso. Onde houver vazios que eu chegue com a sutileza do abraço, e quando encontrar pelo caminho, alguém vencido pelo cansaço saiba oferecer o riso e nada impor. E depois... há? e depois... conceber a vida... a alegria. Encontrar a si mesmo, e instalar na alma um Deus. Não importando o nome, nem o rito, nem a magia, nem o lugar. Ele pode estar no vento, no sol, na beleza de um rouxinol. Que eu possa desmistificar a desinteligência humana, e fazê-los enxergar o amor. Ari Mota Quote Link to comment
Members jujuba Posted September 7, 2013 Members Report Share Posted September 7, 2013 Este não conehcia ainda. Curto mas intenso! OS DEGRAUS (Mário Quintana) Não desças os degraus do sonhoPara não despertar os monstros.Não subas aos sótãos - ondeOs deuses, por trás das suas máscaras,Ocultam o próprio enigma.Não desças, não subas, fica.O mistério está é na tua vida!E é um sonho louco este nosso mundo... Quote Link to comment
Members MajinBoo Posted October 25, 2013 Members Report Share Posted October 25, 2013 mulheres não sabem como amar, ela me disse. você sabe como amar mas mulheres só querem parasitar. sei disso porque sou mulher. hahaha, eu ri. por isso não se preocupe por ter terminado com Susan porque ela apenas irá parasitar outro homem. (velho buk) Quote Link to comment
Recommended Posts