Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2009: Previsões


Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

mesmo torcendo para Kate levar o Oscar o problema da dupla indicação se acontecer com Winslet ' date='ela pode sair de mãos vazias igual a Cate Blanchet e outra coisa irritante  é a Globo exibir Big Brother quando os atores condjuvantes já receberam seus prêmios

e pelos test screeming do filme The Reader  disseram que David Kross rouba as cenas do filme

Benicio Del Toro tem chances de levar o Oscar pelo filme Che ,a caracterização do personagem ficou idêntica e lembrou o caso da  Marion Cotillard ( Piaf) Nicole Kidman(As horas) Jamie Foxx( Ray) Hellen Mirren ( A rainha)

apesar que Leonardo Dicaprio foi muito elogiado por Revolutionary Road

alias eu não gostei  (Apenas um sonho) deveria ser mesmo

 Estrada Revolucionaria
[/quote']

 

 

Mas Blanchett já tinha seu Oscar e eu tenho certeza que vão premiar Kate como protagonista, até porque se RR vier com essa força toda, porque eles dariam o prêmio a ela por outro filme e não pelo mais badalado?  Porque eu não vejo essa vontade toda de premiarem a Meryl Streep não.  Lembrem-se que dos últimos que receberam dupla indicação ganharam (Al Pacino e Jammie Foxx) como protagonista.03

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oscar tende a favorecer atores que representam personagens reais

Nas últimas seis edições, atuações baseadas em fatos reais venceram.
No Oscar 2009, Frank Langella, Sean Penn e Josh Brolin saem na frente.

Foto:%20Divulgação/Divulgação 

Divulgação/Divulgação

Josh Brolin interpreta George W. Bush em "W" 

Leonardo DiCaprio e Brad Pitt quase certamente serão candidatos fortes ao Oscar na categoria melhor ator; ao que consta, suas atuações são brilhantes em seus filmes a serem lançados em breve, respectivamente "The curious case of Benjamin Button" e "Revolutionary road".


Mas eles correm o risco de enfrentar uma força sutil contra a qual podem fazer pouco: os eleitores do Oscar tendem a favorecer os atores que representam pessoas reais.

Nas últimas seis disputas pelo Oscar de melhor ator, teve três anos em que um ator que representou uma pessoa real concorreu com atores representando personagens fictícios, e em cada ocasião venceu o ator que representou uma pessoa real.

É preciso voltar a 2001 para encontrar um exemplo contrário: a vitória de Denzel Washington pelo papel de Alonzo Harris em "Dia de treinamento", superando Will Smith no papel de Muhammad Ali e Russell Crowe pelo de Jonathan Nash. Nos outros casos, a estatueta ficou com os atores que representaram figuras da vida real - Ray Charles, Idi Amin e Truman Capote.

Este ano, isso significa que se mesmo apenas um do grupo de atores de primeira linha que inclui Frank Langella (como Richard Nixon), Sean Penn (como Harvey Milk) e Josh Brolin (como George W. Bush) for indicado ao Oscar, todos os outros candidatos terão que concorrer com essa desvantagem.

 Atrizes

No caso do Oscar de melhor atriz, o favoritismo pelas atrizes que representam personagens reais é ainda maior: a estatueta ficou com elas em seis dos oito anos desta década. Mas, como atrizes de primeira grandeza como Meryl Streep, Nicole Kidman e Sally Hawkins fazendo papéis fictícios este ano, a tendência pode ser revertida em 2009.


É difícil definir o que leva os eleitores do Oscar a tender nesse sentido. Mas um fator provável é a existência de um quadro de referência: Philip Seymour Hoffman agindo e soando como Truman Capote provavelmente comoverá os eleitores mais do que Terrence Howard agindo e soando como Djay, de "Ritmo de um sonho", uma pessoa que o membro da Academia nunca terá visto fora do filme.


Além disso, como o eleitor poderia deixar de achar Jamie Foxx, por exemplo, bom em seu papel, se ele até é parecido com Ray Charles?

 Motivos

As coisas nem sempre foram assim. Na década de 1990, personagens fictícios derrotaram pessoas reais na categoria melhor ator em sete das nove ocasiões em que se enfrentaram. E uma atriz que representou uma pessoa real levou o Oscar apenas duas vezes nos anos 1990.O que terá mudado?

Um fator pode ser a ascensão do culto às celebridades. Os TMZs do mundo tornaram mais difícil para o espectador diferenciar os atores de seus papéis, agora que conhecemos os atores como pessoais reais - a não ser que representem outras pessoas reais.

Mesmo que DiCaprio e Pitt não consigam reverter a tendência recente, eles poderão se consolar com a probabilidade de que venham a ter outras chances de Oscar futuras. Mas o aparente viés dos eleitores em favor dos papéis de pessoas reais pode ter impacto sobre algumas performances únicas, do tipo que não se repetem nunca.

Estas incluem a volta por cima de Mickey Rourke, cujo personagem em "The wrestler" é uma figura trágica capaz de rivalizar com Willy Loman (o protagonista de "Morte de um caixeiro viajante," de Arthur Miller); Richard Jenkins, cujo Walter Vale em "The visitor" é maravilhosamente sutil, e Christian Bale, cujo Batman em O cavaleiro das trevas" é sombrio e marcante.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que saco, Ralph Fiennes resolve aparecer justo no ano do Ledger (gosto muito do ator, e acho que deveria ter entrado sim em 2005 por O Jardineiro Fiel, apesar da categoria estar num nível altíssimo).

 

Ainda acho que o fator "now or never" mantém o favoritismo do Ledger.

 

 

E na Mostra não teve The Wrestler...04   Che eu nem quis ver, passaram os 2 filmes juntos, dá tipo umas 4 horas de filme....07 Programa de índio num evento tão desgastante como a Mostra.

Se bem que não posso falar muito, me meti numa sessão de um filme indiano com 205 minutos, que começava as 22:00...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Bomba!

 

November

3

 Oscar Watch: Early NYC Reaction to The Reader

 

 

 

 

Readerstill

 

An old pal from NYC has seen The Reader and reports on it in an email:

 

I noticed that you mentioned in your column not knowing

anyone who has seen "The Reader." Well, I have, in its almost-complete

form (missing only the final music). While I would rather you not

mention my name, feel free to say that I found it terrific! Although I

have not yet read the novel, the film has a real moral complexity. "The

Reader" is beautifully acted, especially by Kate Winslet. This is the

third superb Ralph Fiennes supporting performance I've seen this year

(in addition to "In Bruges" and "The Duchess"), and newcomer David

Kross is very fine in the lead.

 

 

Ralph Fiennes is looking strong for a supporting actor nom for the

sum total of these perfs. The question is, which one will it be?

Probably not In Bruges (genre film, which opened very early). If The

Reader is better than The Duchess, it will be the freshest in people's

minds. The Winslet Reader vs. Revolutionary Road situation is getting

dicier, too.

 

FeCamargo2008-11-03 18:01:14

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quem será que aceitaria o Oscar pra Heath Ledger? 05 Nossa' date=' já pensou a emoção? Aposto que aplaudiriam de pé.[/quote']

 

Provavelmente Christopher Nolan, Michelle Williams não se envolve muito em assuntos que envolvem Heath ledger depois de sua morte.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desde que vi o trailer de WENDY AND LUCY estou com a impressão de que Williams terá dessas pequenas atuações que são verdadeiras pérolas... E quando eu conferir, sentirei vergonha da Academia por esnobá-la, assim como me ocorreu com Maggie Gyllenhaal em SHERRYBABY.

 

E a foto de Winslet que postei é ou não é o melhor FYC da temporada? 06

 

EW, VANITY FAIR... Ela está em todas. Ótima campanha a inglesinha começa a fazer!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

SHERRYBABY passou batido sim, assim como HIGH FALLS, em que ela contracena com o maridão Peter Sarsgaard (talentosíssimo). Ambos interpretam um casal que, numa viagem de fim de semana, contam segredos do relacionamento para o melhor amigo que os acompanha. Uma crise descomunal se instaura a partir daí.

 

Outro "odiado" pelas distribuidoras nacionais é Ryan Gosling. HALF NELSON e LARS AND THE REAL GIRL, suas maiores performances, nunca chegaram por aqui.

 

Um vexame.

 

 

Uma nova e incrível geração de grandes atores - negligenciados pelas distribuidoras e preteridos pelo Oscar:

 

sherrybaby2.jpg

Maggie Gyllenhaal em Sherrybaby

 

 

lars-and-the-real-girl.jpg

Ryan Gosling em Lars and the Real Girl

Ronny2008-11-03 19:54:06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas o ano de 2007 estava difícil demais pra Maggie Gyllenhaal, muitos dizem que a categoria Atriz naquele ano estava perfeita (Mirren, Dench, Winslet, Streep e Cruz) e foi a primeira a se fechar desde cedo. Se não fosse um ano tão complicado, ela entraria fácil, fácil.

 

Sobre Milk, não sei o que fazer nas previsões. Acho que vou sacrificar Slumdog Millionaire para encaixá-lo, e deixarei Doubt e Australia de fora também. Esse ano tá difícil demais.

 

Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...