Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2009: Previsões


Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Fugindo do assunto Cannes:

 

Paul Thomas Anderson pode dirigir adaptação ao cinema de Metal Gear Solid

Executivo responsável pela venda do projeto diz que cineasta está interessado

13/05/2008

Durante uma coletiva de imprensa para divulgar o quarto Metal Gear Solid, Aki Saito, responsável por vender a possível adaptação ao cinema da Konami para algum estúdio grande de Hollywood, falou com o blog Kotaku sobre o projeto.

Saito disse que o criador do jogo, Hideo Kojima, não será o diretor do filme, mas apenas produtor. Sobre um possível cineasta para assumir a cadeira, Saito soltou uma bomba: "Paul Thomas Anderson está interessado".

Antes que você ache que ele trocou os nomes, Saito não estava falando de Paul W.S. Anderson, diretor de Mortal Kombat, Resident Evil e AvP, e sim de Paul Thomas Anderson mesmo, o ícone cult que criou Boogie Nights, Magnólia, Embriagado de Amor e Sangue Negro!

A entrada de PTA fariam bem não só à sua carreira, por ser um grande desafio no cinema de massa, como às aventuras de espionagem e contra-terrorismo de Solid Snake. Será que desta vez teremos um filme à altura do game?

saulomeri2008-05-14 13:23:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Interessante essa notícia do Paul Thomas Anderson.

 

...

 

Blindness - ahahaha.

 

Adorei, os críticos todos perdidos que nem um bando de imbecil, como eles normalmente são.16 Meirelles deve ter feito algo no mínimo fodaaaa!!!16

 

O fato claro é: Julianne Moore de volta!16

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Duas unanimidades, mesmo em meio às críticas negativas:
Julianne Moore e a fotografia de Charlone, bem como Meirelles previu.
Essa mulher deve tá mt foda, pqp.


De resto, essa reação à Blindness encontra ressonancias pretéritas. Pelo teor do filme, fiquei muito surpreso que não tenha sido detonado.
Quem se lembra de PULP FICTION, ELEFANTE e CLUBE DA LUTA execrados pela crítica em Cannes?
TAXI DRIVER idem. O filme de Fincher estava fora de competição. O que ocorreu com os outros três? Levaram a Palma.

 

A reação à BLINDNESS é reação clichê a filme não compreendido.
Ainda bem que há gente decente como Jeff Wells, que mesmo nao gostando exalta suas qualidades (o cara fala que a direção, o ritmo e as atuações sao extraordinarias) e esclarece: Nao aprovou pq o filme é pesado e sombrio.

 

..........................

 

Crítica mega positiva do The Guardian:

 

Meirelles scores with Blindness's vision of horror


Blindness


Fernando Meirelles has taken Jose Saramago's apocalyptic novel and turned it into a drum-tight thriller that challenges as it chills

Peter Bradshaw
Wednesday May 14, 2008

 

The Cannes film festival opens tonight with a film that makes us experience the most chilling and dizzying high anxiety. Blindness is an apocalyptic nightmare adapted from the 1995 novel by Nobel laureate José Saramago and directed by Fernando Meirelles, who finds in it the brutal exposition of shanty-town jungle law we saw in his 2002 movie City of God. The film is superbly photographed by Cesar Charlone.

In an unnamed city of the near future, a terrifying epidemic of "white blindness" - the sufferers seeing only milky white light - spreads like wildfire. The infection's ground zero is a Japanese businessman (Yusuke Iseya) who staggers sightlessly from his luxury automobile which is promptly stolen by an opportunist thief who also goes blind. The man finds himself in the offices of an eye doctor (Mark Ruffalo) who is also treating a high-class prostitute (Alice Braga) in the business of servicing clients in a hotel, with the help of a discreet barman (Gael García Bernal). All go blind and from this nexus, the disease spreads.

The blind are herded into containment camps, guarded by armed cops in anti-infection masks who dump food there and tell prisoners to organise distribution themselves. A Lord of the Flies situation develops in the horrible chaos, but Ruffalo's Doctor has a crucial advantage in this cauldron of the damned. His wife (Julianne Moore) can secretly see.

The city of the blind opens its inhabitants' eyes to their former civilisation's brutality and indifference. What is fascinating to see is how the blind prisoners are admitted to the quarantine camp in the order in which they made fleeting contact in the preceding narrative: a pharmacy clerk, a cop, a hotel maid, all connected via the fleeting and heedless contact of the modern, uncaring city, and now joined in a chain of terrible significance.

As the shuffling inmates become used to their blindness, they experience a crisis prefigured by Berkeley's 18th-century dictum about being and being perceived: they see no one and no one sees them. Do they exist? Did they exist before? Other inmates, however, see a new equality or democracy in blindness: young and old, ugly and beautiful, all are levelled.

And all the time Julianne Moore, exiled from the community of suffering, must endure a vision of horror from which everyone else is spared.

Blindness is a drum-tight drama, with superb, hallucinatory images of urban collapse. It has a real coil of horror at its centre, yet lightened with finely judged touches of gentleness and even humour. It reminded me of George A Romero's Night of the Living Dead, John Wyndham's Day of the Triffids and Peter Schaffer's absurdist stage-play Black Comedy, showing humanity groping in the darkness. This is bold and masterly film-making from Meirelles: popular entertainment with challenging ideas.

Ronny2008-05-14 16:26:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Veja repercussão do novo filme de Fernando Meirelles em Cannes

< = =text/>

 

< =1.1 ="http://bn.uol.com.br/js.ng/site=folha&chan=online.ilustrada&size=180x150&page=7&expble=0&conn=1&tile=166715245782483?" =text/>

 

Publicidade

 

on error resume next

ShockMode = (IsObject(CreateObject("ShockwaveFlash.ShockwaveFlash.6")))

if ( ShockMode <= 0 ) then ShockMode = (Is(Create("ShockwaveFlash.ShockwaveFlash.7")))

 

 

< id=flashad code=http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=6,0,0,0 height=150 width=180 id=clsid:D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-444553540000>< NAME="_cx" VALUE="4763">< NAME="_cy" VALUE="3969">< NAME="FlashVars" VALUE="">< NAME="Movie" VALUE="http://bn.i.uol.com.br/0805/grupocriar/folha/07/grupo-criar_180x150_criare.swf">< NAME="" VALUE="http://bn.i.uol.com.br/0805/grupocriar/folha/07/grupo-criar_180x150_criare.swf">< NAME="WMode" VALUE="Opaque">< NAME="Play" VALUE="-1">< NAME="Loop" VALUE="-1">< NAME="Quality" VALUE="AutoHigh">< NAME="SAlign" VALUE="">< NAME="Menu" VALUE="-1">< NAME="" VALUE="">< NAME="AllowAccess" VALUE="">< NAME="Scale" VALUE="ShowAll">< NAME="DeviceFont" VALUE="0">< NAME="Movie" VALUE="0">< NAME="" VALUE="">< NAME="SWRemote" VALUE="">< NAME="Movie" VALUE="">< NAME="SeamlessTabbing" VALUE="1">< NAME="Pro" VALUE="0">< NAME="ProAddress" VALUE="">< NAME="Pro" VALUE="0">< NAME="AllowNetworking" VALUE="all">< NAME="AllowFullScreen" VALUE="false">

<

="http://bn.i.uol.com.br/0805/grupocriar/folha/07/grupo-criar_180x150_criare.swf"

flashVars="clickTag=http%3A//bn.uol.com.br/.ng/%3Dclick%26FlightID%3D31481%26AdID%3D78566%26TargetID%3D682%26Segments%3D15%2C138%2C385%2C396%2C500%2C544%2C548%2C566%2C693%2C694%2C866%2C877%2C882%2C1411%2C2254%2C2407%2C2414%2C2695%2C2848%2C2871%2C2937%2C3165%2C3172%2C3333%2C3513%26Targets%3D4%2C435%2C682%2C883%2C2481%2C3070%2C3337%2C3890%26Values%3D31%2C51%2C60%2C77%2C83%2C100%2C110%2C150%2C200%2C209%2C211%2C346%2C349%2C373%2C381%2C390%2C409%2C484%2C716%2C958%2C998%2C1039%2C2348%26RawValues%3D%26Redirect%3Dhttp%3A//www.grupocriar.com"

QUALITY=autohigh NAME=flashad swLiveConnect=TRUE WIDTH=180 HEIGHT=150

="application/x-shockwave-flash"

PLUGINSPAGE="http://www.macromedia.com/shockwave/download/index.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash"

WMODE="opaque">>>

da Folha Online

Hoje à noite, "Ensaio sobre a Cegueira" --no original, "Blindness"--, novo filme do diretor brasileiro Fernando Meirelles inspirado em livro homônimo do português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura, abrirá a 61ª edição do Festival de Cannes, a mais importante mostra de cinema no mundo.

Divulgação

Cena%20de%20Ensaio%20Sobre%20a%20Cegueira,%20do%20cineasta%20Fernando%20Meirelles,%20que%20abre%20o%2061º%20Festival%20de%20Cannes;%20confira%20galeria%20de%20imagens

Cena de "Ensaio Sobre a Cegueira", do cineasta Fernando Meirelles, que abre o 61º Festival de Cannes; confira galeria de imagens

O filme, uma co-produção de Brasil, Canadá e Japão e que traz no elenco nomes como Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael García Bernal e a brasileira Alice Braga, faz parte da seleção oficial do festival e, desta forma, concorre ao prêmio maior do evento, a Palma de Ouro.

Meirelles, que chegou a comentar que é um "gato escaldado" em Cannes e definir "Ensaio sobre a Cegueira" como "um troço meio pós-moderno", é o convidado de honra da festa de abertura do Festival, na noite desta quarta-feira (14).

Porém, antes da exibição ao público, o novo filme do diretor brasileiro já foi exibido para alguns convidados e jornalistas presentes do evento e dividiu a opinião da crítica.

A seguir, veja o que as principais agências de notícias mundiais comentaram sobre "Ensaio sobre a Cegueira".

France Presse

"Metáfora da sociedade humana, de um suspense angustiante, o filme de Meirelles faz do espectador uma testemunha da violência e o convida a refletir sobre o ser humano e seus mais baixos instintos, além da sua capacidade de amar e seu senso de responsabilidade.

Contudo, em meio a esta violência extrema e de caráter quase apocalípticos da história, Meirelles encontra momentos para expressar ternura e até mesmo humor".

Ansa

"O filme de abertura do 61º Festival de Cannes e último trabalho do diretor brasileiro Fernando Meirelles, 'Blindness', recebeu poucos aplausos da platéia após a sua projeção.

Em uma sala lotada, jornalistas assistiram ao filme com atenção e de forma silenciosa".

Reuters

"A escolha de 'Ensaio sobre a Cegueira' para abrir Cannes é adequada para uma edição que privilegia o cinema sul-americano".

"Fernando Meirelles disse que abrir o festival de Cannes é uma honra e também uma pressão, mas acrescentou: 'Para ser franco, acho que este não é o melhor filme para abrir um festival'".

Efe

"Gravado em inglês e japonês, a maior parte do filme foi rodada em São Paulo para não mostrar um perfil de cidade reconhecível. Trata-se de uma produção que mostra até onde o ser humano pode chegar em situações extremas, algo que não é nenhuma novidade, pois já explorado em outros filmes.

Apesar do bom planejamento, montagem e atuação, o filme tem uma trilha sonora pouco adequada, uma história mais previsível do que deveria e um roteiro que parece buscar uma justificativa moral para as ações dos personagens".

"... A originalidade do grande romance de Saramago não é explorada por Meirelles, que fez um filme inspirado na estética de 'Filhos da esperança', de Alfonso Cuarón, e que também lembra "Babel", de Alejandro González Iñárritu, com sua mistura de nacionalidades, raças e idiomas.

Com uma estética futurista-catastrofista, fruto de um bom trabalho de ambientação, 'Blindness' explora o pior do ser humano, mas sempre deixando um grande resquício de esperança".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu li matérias dizendo que na sessão de gala, Blindness foi aplaudido

de pé por mais ou menos cinco minutos. Realmente parece ser um filme

difícil e pouco palatável. Estou olhando para frente pensando que será

provavelmente o melhor filme do Meirelles e um dos melhores do ano.

 

E oq é a Julianne Moore com 47 anos? Parece mais jovem que a Alice Braga e ainda por cima sem plástica. Essa mulher é foda. Linda e unicamente talentosa.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu só sei o que significa "à la folie pas du tout" porque tem um filme da Audry Tautou com esse nome...06 Em português ficou "bem me quer mal me quer".06

 

Não acho que Blindness leva a palma de ouro, mas não ligo nm um pouco para isso. Confio no cinema do Meirelles inteiramente.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Obs1: Por todas as críticas que li, estou muito tranquilo com relação a Blindness. Setembro parece muito distante.

 

Obs2: Ensejado pelo FeCamargo, comento tb o avatar do Vicking. Mais do que ele em si, gostei da rima que vc fez com a assinatura. OS INCOMPREENDIDOS de fato possui um dialogo com UM ESTRANHO NO NINHO. Boa sacada!

 

No mais... Meu Deus, vocês já leram a respeito do filme do Ceylan exibido em Cannes?

Chama-se Trois Singes. A premissa é muito foda. O longa aborda a incomunicabilidade familiar, tratando de uma família pobre corrompida por um político - e o título faz referencia a uma fabula sobre três macacos: o primeiro cego, o segundo surdo e o terceiro mudo, que não conseguem se comunicar.

 

Essa idéia de degradação moral à qual essa familia é submetida, com um politico como pivô (alegoria mt obvia)... Isso é promessa de algo mt foda.
Toda a crítica atenta para uma caracteristica de Ceylan: integrar a natureza ao desenvolvimento de seus personagens. Aqui, dizem, ele usa um céu quase sempre nublado como metafora.
Os atores, então, despontam como favoritos aos premios de atuação. Com cinco filmes já exibidos, dizem se tratar do melhor até agora.

 

Já está na fila.

 

Uma foto (que visual estarrecedor):

 

024467.jpg
Ronny2008-05-16 17:01:46
Link to comment
Share on other sites

Vicky Cristina Barcelona foi muito bem recebido em Cannes, segue abaixo as críticas, todas positivas:

 

Variety:

"Vicky Cristina Barcelona" is a sexy, funny divertissement that passes as enjoyably as an idle summer's afternoon in the titular Spanish city. With Javier Barden starring as a bohemian artist involved variously with Scarlett Johansson, Penelope Cruz and Rebecca Hall, pic offers potent romantic fantasy elements for men and women and a cast that should produce the best commercial returns for a Woody Allen film since "Match Point." And, in the bargain, if Barcelona wants even more visitors than it already attracts, this film will supply them."

http://www.variety.com/review/VE1117937165.html?categoryid=31&cs=1

 

Cinematical:

Suffice it to say that Allen has created one of his best works in years, a film that is funny, philosophical, and imaginatively explorative of the meaning of love and desire. Cruz turns in a performance that's better, even, than her Oscar-nominated turn in Volver; her Maria Elena is on-the-edge crazy, but is also very funny and engaging. (...) Allen has succeeded in making an excellent film; Vicky Cristina Barcelona is a lovely gift from a filmmaker who, when he's on his game, truly hits the mark."

 

Here's one from Time. It's very positive, but it's by Richard Corliss, so expect some snide putdowns at the beginning of the review. He thinks it's "maybe his most engaging large-scale effort since, let's say, Crimes and Misdemeanors nearly 20 years ago."

http://www.time.com/time/arts/article/0,8599,1807381,00.html

Timeout London:

http://www.timeout.com/chicago/blog/out-and-about/?p=4085

"...the Barcelona-set Vicky is the director’s most enjoyable and fluid film in a long time—and certainly evidence that he hasn’t lost his comic timing. The story of two Americans in Spain (Rebecca Hall and Scarlett Johansson) who get roped into a romantic…pentagon by a mysterious painter (Javier Bardem), the movie is nearly stolen by Penélope Cruz..."

 

Emanuel Levy (B+):

 

--------

 

Notem que além dos elogios ao filme e a todo elenco o nome da Penelope Cruz é o que se destaca, a maioria dessas reviews dizem pra já incluí-la na lista de possíveis coadjuvantes indicadas ano que vem, ali tem um dizendo que o trabalho dela nesse é até melhor do que o de Volver! 13

 

E por último, crítica do Kleber Mendonça Filho:

 

O filme é também o trabalho claro e evidente de um diretor macho que cercou-se de três personagens femininas maravilhosas física e psicologicamente, e não é nada estranho que o beijo lento e sensual entre Cruz e Johannson aconteça sob os desígnios desse autor. Vicky Cristina Barcelona consegue narrar com grau curioso de sensatez, mas conseguindo ainda um resultado que pode ser genericamente descrito como muito divertido.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Allen é um gênio. O problema dele é esse ataque de fazer trocentos filmes! Ele parece que não tem o menor critério.... não espera um bom roteiro para filmar...ele filma aquele meia boca mesmo! Assim, a filmografia de Allen é cheia de filmes "normais e esquecíveis" entre suas grandes obras.

 

Ou seja, para acertar, o Woody precisa errar umas 3 vezes. 06 Veja Match Point....depois ele lançou uns 3 filminhos esquecíveis...e agora vem com outra,aparentemente, grande obra.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito elogiado foi o 'nosso' Linha de Passe, do Walter Salles.

Chegaram a comparar o filme à obra-prima Rocco e Seus Irmãos (um dos filmes da minha vida, by the way).

Já desesperado pra ver.

 

cannes_salles1.jpg

A equipe diz: "Ei Ministério, manda nós pro Oscar 2009"
Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...